PCS JÁ

CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia

Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 69

CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia Empty CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia

Mensagem por Xiola em Ter 01 Set 2015, 7:05 pm

Agora nós - mesmo quem tem nome sujo - podemos fazer um cartão de crédito VISA/MASTER, com juros menores, que ficará "atrelado" aos vencimentos, com desconto de até 5% da margem do contracheque.

É o novo "cartão de crédito consignado" !!!

Leiam o Ato:

ATO SEGPES.GDGSET.GP Nº 473 , DE 25 DE AGOSTO DE 2015.

Altera o ATO.ASLP.SEGPES.GDGSET.GP.N" 363,
    de 3 de junho de 2009, que regulamenta o art. 45 da
    Lei n" 8. 112/1990, dispondo sobre a consignação em
    folha de pagamento.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO, no uso de
    suas atribuições legais e regimentais estabelecidas nos incisos XXI e XXXIII do artigo 35 do
    Regimento Interno, considerando a edição da Medida Provisória n" 681, de I O de julho de 2015,

RESOLVE

Art. 1" Os arts. 5° e 11 do ATO.ASLP.SEGPES.GDGSET.GP.N° 363, de 3 de
    junho de 2009, passam a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 5• ............. ......................................................................................................
    XII - amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito;
    XIII - outros descontos facultativos, autorizados pelo Diretor-Geral da Secretaria
    do Tribunal.
    "

"Art. 11 Excluído do cálculo o valor pago a título de contribuição para serviços de
    saúde patrocinados por órgãos ou entidades públicas, na forma prevista nos incisos
    I e li do art. 5° deste Ato, a soma mensal das consignações facultativas não poderá
    exceder ao valor equivalente a 35% (trinta e cinco por cento) da remuneração do
    consignado, sendo 5% (cinco por cento) reservados exclusivamente para a
    amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito.

Parágrafo único . ..................................................................................................... ..
    "

Art. 2" O ATO.ASLP.SEGPES.GDGSET.GP.N° 363, de 3 de junho de 2009,
    passa a vigorar acrescido do seguinte artigo:

"Art. 11-A Nas operações de cartão de crédito serão observadas as seguintes
    regras:

I - a constituição de limite da renda mensal do magistrado, servidor ativo ou
    inativo ou beneficiário de pensão para uso exclusivo do cartão de crédito somente
    poderá ocorrer após a solicitação formal firmada pelo titular do subsídio,
    remuneração, provento ou benefício de pensão, por escrito ou por meio eletrônico,
    sendo vedada à instituição financeira: emitir cartão de crédito adicional ou
    derivado; e cobrar taxa de manutenção ou anuidade;

li- a instituição financeira poderá cobrar até R$ 15,00 (quinze reais) de taxa pela
    emissão do cartão que, a critério do consignado, poderá ser parcelada em até três
    vezes;

Ili - o limite máximo de comprometimento é de até duas vezes o valor do subsídio,
    remuneração, provento ou benefício de pensão do consignado;

IV - a taxa de juros não poderá ser superior a 3,06% (três vírgula zero seis por
    cento) ao mês, de forma que expresse o custo efetivo;

V - é vedada a cobrança da taxa de abertura de crédito e quaisquer outras taxas
    administrativas, exceto as previstas no inciso li e no § I 0 deste artigo;

VI - o magistrado, servidor ativo ou inativo ou beneficiário de pensão não poderá
    ser onerado com a cobrança de qualquer custo adicional de manutenção ou
    anuidade, excetuando o previsto neste Ato, de forma que a taxa de juros expresse o
    custo efetivo do cartão de crédito.

§ 1 o O titular do cartão de crédito poderá optar pela contratação de seguro contra
    roubo, perda ou extravio, cujo prêmio anual não poderá exceder R$ 3,90 (três reais
    e noventa centavos).

§ 2° A instituição financeira não poderá aplicar juros sobre o valor das compras
    pagas com cartão de crédito quando o beneficiário consignar a liquidação do valor
    total da fatura em uma única parcela na data de vencimento.

§ 3° É proibida a utilização do cartão de crédito para saque.

§ 4° A instituição financeira que receber uma solicitação do consignado para
    cancelamento do cartão de crédito, deverá enviar o comando de exclusão da
    consignação, na forma definida pela Administração do Tribunal, no prazo máximo
    de cinco dias úteis, contados da data da solicitação, quando não houver saldos a
    pagar, ou da data da liquidação do saldo devedor."

Art. 3° Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.

Publique-se.
    ANTONIO JOSÉ DE BARROS LEVENHAGEN
    Presidente do Tribunal Superior do Trabalho

---------------------------------------------------------

Já que muitos servidores estão (como eu), no vermelho, com nome sujo  etc , resolvi criar esse novo tópico, para trocar idéias acerca de um assunto que (além do PL 28, dos 13,23%)  COM CERTEZA também interessa a muitos servidores, usuários do PCSJÁ:   é a novidade (para nós) do "cartão de crédito consignado" !!!!.

Recentemente, o Ministro Levenhagen, Presidente do TST , através do ato SEPES.GDSET.GP nº473, de 25 de agosto de 2015, alterou normatização anterior, no sentido de fazer uma adaptação à Medida Provisória nº681, de 10/07/2015, do executivo.

Em resumo, o Ato fala acerca do aumento da margem consignável, de 30% para 35%.   Esses 5% seriam usados somente para dívidas de cartão de crédito.

O que eu antes pensava que era só pra abater minhas dívidas antigas do cartão (impagáveis, diga-se de passagem....) se mostrou uma esperança radiante de $$$$.    Percebi que os 5% podem também ser usados para que a instituição financeira emita UM NOVO cartão de crédito (VISA, MASTER...), cujo valor mínimo ficaria "amarrado" ao contracheque do servidor....     E, melhor,  sem consulta ao SPC/SERASA, pois funcionaria como uma espécie de consignado, no qual se recebe cartão de crédito, e não grana em espécie  - e com o banco totalmente garantido da inadimplência.

O limite máximo de comprometimento (a exemplo do que ocorre com os aposentados do INSS, que já tem esse tipo de crédito há tempo) é de até duas vezes o salário do servidor (do salário líquido, penso eu)...

Por exemplo, se Fulano ganha 1000, e tem já toda a margem comprometida - ou seja, desconta 300/mês - poderia utilizar doravante + 50  para fazer um "cartão de crédito consignado", com limite de "até" 2000 reais, e autorizando expressamente ao banco o desconto de 50/mês (que seria o mínimo do cartão), pagando o que sobejasse via boleto, até a quitação total da dívida....   Se entendi direito, acho que é isso....   Liguei hoje pro setor de pagamento, mas eles ainda não sabem quando será "regulamentado" esse procedimento, pois terá que ser feito um ........(esqueci o nome)......para cadastrar os bancos conveniados.  Observem que quanto mais bancos, melhor pro servidor, pois os juros em todos eles serão sempre os mesmos   (e sei que tem gente encrencada com banco A, B ou C, e tais instituições não aceitariam jamais fazer consignado, pra quem deve à própria instituição).

Interessante é que o Ato fala que a taxa de juros não pode passar de 3,06% ao mês !!!                    Isso explica porque a FEBRABAN (federação q representa os bancos maiores) foi contra o aumento da margem, alegando que "endividaria mais os servidores".    Ora, desde quando banco se preocupa em lascar/endividar alguém ?  Os bancos grandes são contra essa modalidade de "cartão de crédito consignado"- COM CERTEZA - mas é porque deixariam de cobrar os juros exorbitantes de 395% ao ano, dos cartões convencionais !!!

Estou, pois, aguardando ansioso a implementação desta nova modalidade de crédito, pois estou com dívidas, nome sujo e sem cartão de crédito (e esse pedaço de plástico abençoado faz muita falta, seja pra comprar uma passagem em promoção pela intenet, alugar carro em viagem etc. etc.).

Última edição por Xiola em Sex 11 Set 2015, 5:44 pm, editado 1 vez(es)
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 404

CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia Empty Re: CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia

Mensagem por josebarbos em Ter 01 Set 2015, 8:59 pm

Xiola escreveu:Já que muitos servidores estão (como eu), no vermelho, com nome sujo  etc , resolvi criar esse novo tópico, para trocar idéias acerca de um assunto que (além do PL 28, dos 13,23%)  COM CERTEZA também interessa a muitos servidores, usuários do PCSJÁ:   é a novidade (para nós) do "cartão de crédito consignado" !!!!.

Recentemente, o Ministro Levenhagen, Presidente do TST , através do ato SEPES.GDSET.GP nº473, de 25 de agosto de 2015, alterou normatização anterior, no sentido de fazer uma adaptação à Medida Provisória nº681, de 10/07/2015, do executivo.

Em resumo, o Ato fala acerca do aumento da margem consignável, de 30% para 35%.   Esses 5% seriam usados somente para dívidas de cartão de crédito.

O que eu antes pensava que era só pra abater minhas dívidas antigas do cartão (impagáveis, diga-se de passagem....) se mostrou uma esperança radiante de $$$$.    Percebi que os 5% podem também ser usados para que a instituição financeira emita UM NOVO cartão de crédito (VISA, MASTER...), cujo valor mínimo ficaria "amarrado" ao contracheque do servidor....     E, melhor,  sem consulta ao SPC/SERASA, pois funcionaria como uma espécie de consignado, no qual se recebe cartão de crédito, e não grana em espécie  - e com o banco totalmente garantido da inadimplência.

O limite máximo de comprometimento (a exemplo do que ocorre com os aposentados do INSS, que já tem esse tipo de crédito há tempo) é de até duas vezes o salário do servidor (do salário líquido, penso eu)...

Por exemplo, se Fulano ganha 1000, e tem já toda a margem comprometida - ou seja, desconta 300/mês - poderia utilizar doravante + 50  para fazer um "cartão de crédito consignado", com limite de "até" 2000 reais, e autorizando expressamente ao banco o desconto de 50/mês (que seria o mínimo do cartão), pagando o que sobejasse via boleto, até a quitação total da dívida....   Se entendi direito, acho que é isso....   Liguei hoje pro setor de pagamento, mas eles ainda não sabem quando será "regulamentado" esse procedimento, pois terá que ser feito um ........(esqueci o nome)......para cadastrar os bancos conveniados.  Observem que quanto mais bancos, melhor pro servidor, pois os juros em todos eles serão sempre os mesmos   (e sei que tem gente encrencada com banco A, B ou C, e tais instituições não aceitariam jamais fazer consignado, pra quem deve à própria instituição).

Interessante é que o Ato fala que a taxa de juros não pode passar de 3,06% ao mês !!!                    Isso explica porque a FEBRABAN (federação q representa os bancos maiores) foi contra o aumento da margem, alegando que "endividaria mais os servidores".    Ora, desde quando banco se preocupa em lascar/endividar alguém ?  Os bancos grandes são contra essa modalidade de "cartão de crédito consignado"- COM CERTEZA - mas é porque deixariam de cobrar os juros exorbitantes de 395% ao ano, dos cartões convencionais !!!

Estou, pois, aguardando ansioso a implementação desta nova modalidade de crédito, pois estou com dívidas, nome sujo e sem cartão de crédito (e esse pedaço de plástico abençoado faz muita falta, seja pra comprar uma passagem em promoção pela intenet, alugar carro em viagem etc. etc.).

você já tá "fudido" e quer fazer mais dívida a 3,06% ao mês?

Desculpe, se o texto tinha alguma intenção de ironia, não conseguiu.
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia Empty Re: CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia

Mensagem por Xiola em Ter 01 Set 2015, 10:40 pm

" O problema da ironia é que você depende da inteligência do seu interlocutor para não parecer idiota".  Oscar Wilde

-----------------------------------------------------------------

Ora, estimado colega José Barbosa, quando eu falei em "boa notícia", não quis ser irônico:  para muitos servidores, essa nova modalidade de endividamento será como "estar na terra do leite e do mel".

Pode não ser bom pra você, mas garanto que a nova margem pode ser útil para alguns colegas, pois possibilitará acesso à cartão de crédito a quem está "negativado".  

Ademais, bastará ao servidor quitar sempre o total da fatura, sem entrar no "rotativo", que não haverá juros.

Quem preferir, poderá optar por pegar em espécie os 5% da margem - com juros a 3%  - desde que a finalidade da grana seja para para quitar seu "estourado" VISA/MASTER, escapando da "bola de neve" do rotativo de 14% a.m., que é exatamente o que muitos servidores sensatos farão  (não eu).

Última edição por Xiola em Qua 02 Set 2015, 5:46 am, editado 3 vez(es)
    maligna
    maligna
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 37

Mensagem por maligna em Ter 01 Set 2015, 11:43 pm

Xiola escreveu:Ora, quando eu falei em "boa notícia", não quis ser irônico:  para muitos servidores, essa nova modalidade de endividamento será, como disse Moisés,  como "estar na terra do leite e do mel".

Pode não ser bom pra você, mas garanto que a nova margem pode ser útil a muitos, pois possibilitará acesso à cartão a quem está "negativado".  

Ademais, bastará ao servidor quitar sempre o total da fatura, sem entrar no "rotativo", que não haverá juros.

Quem preferir, pode pegar em espécie os 5% da margem - com juros a 3%  - e usar a grana para quitar seu "estourado" cartão, escapando da "bola de neve" do rotativo de 14% a.m., que é exatamente o que muitos servidores sensatos farão  (não eu).
    Boa sorte, amigo. Mas cuidado, por favor! Use os juros mais baixos para quitar os cartões que cobram juros maiores, e não somar e aumentar as dívidas. Pode ser uma solução sim, mas se utilizada para diminuir as dívidas que antes se mostravam impagáveis.
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Ter 01 Set 2015, 11:51 pm

Obrigado, maligna.
            É sempre bom escutar opiniões de colegas servidores acerca de saúde financeira; gostei do seu bom conselho e o do colega José Barbosa.
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qua 02 Set 2015, 9:06 am

Xiola escreveu:" O problema da ironia é que você depende da inteligência do seu interlocutor para não parecer idiota".  Oscar Wilde

-----------------------------------------------------------------

Ora, estimado colega José Barbosa, quando eu falei em "boa notícia", não quis ser irônico:  para muitos servidores, essa nova modalidade de endividamento será como "estar na terra do leite e do mel".

Pode não ser bom pra você, mas garanto que a nova margem pode ser útil para alguns colegas, pois possibilitará acesso à cartão de crédito a quem está "negativado".  

Quem preferir, poderá optar por pegar em espécie os 5% da margem - com juros a 3%  - desde que a finalidade da grana seja para para quitar seu "estourado" VISA/MASTER, escapando da "bola de neve" do rotativo de 14% a.m., que é exatamente o que muitos servidores sensatos farão  (não eu).

Prezado,

Se você já está negativado e/ou pagando 14% a.m. de juros, deveria "parar o mundo", tirar uns dias de afastamento ou férias e repensar profundamente a sua vida.
    3% a.m., sem os custos do crédito já são 50% ao ano. Já empata com a Argentina, como 2a maior taxa de juros do mundo. A grande diferença é o fato que está comprometendo o seu salário.

Entendo a boa fé das pessoas, mas um desespero de comprometer ainda mais da renda por uma taxa extorsiva destas com algo que ainda não está experimentado, ou sequer regulamentado, parece-me uma péssima opção. Muitas vezes, é melhor assumir a falência, "quebrar", encarar uns anos de nome no cadastro e recomeçar a vida. Se já está, então, nem há que se falar em renegociação.

O tópico de consignados tem algumas importantes dicas.
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Qua 02 Set 2015, 9:49 am

Bem pensado: após fazer esse cartão de crédito consignado, pretendo tirar umas férias no Caribe Venezuelano, e repensar a vida...

Mas antes, vamos derrubar esse maldito VETO ao PL 28 !!!!

Norte_MPU
    Norte_MPU
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 9

Mensagem por Norte_MPU em Qua 02 Set 2015, 10:09 am

maligna escreveu:
    Xiola escreveu:Ora, quando eu falei em "boa notícia", não quis ser irônico:  para muitos servidores, essa nova modalidade de endividamento será, como disse Moisés,  como "estar na terra do leite e do mel".

Pode não ser bom pra você, mas garanto que a nova margem pode ser útil a muitos, pois possibilitará acesso à cartão a quem está "negativado".  

Quem preferir, pode pegar em espécie os 5% da margem - com juros a 3%  - e usar a grana para quitar seu "estourado" cartão, escapando da "bola de neve" do rotativo de 14% a.m., que é exatamente o que muitos servidores sensatos farão  (não eu).
    Boa sorte, amigo. Mas cuidado, por favor! Use os juros mais baixos para quitar os cartões que cobram juros maiores, e não somar e aumentar as dívidas. Pode ser uma solução sim, mas se utilizada para diminuir as dívidas que antes se mostravam impagáveis.

Já cai nessa pegadinha muitas vezes e estou na forca pelo menos até 2019. Ao invés de achar 'jeitinhos' para novos empréstimos consignados preferi entrar em cursos e procurar dicas sobre como melhorar a saúde financeira, cortar gastos supérfluos e reorganizar a casa. Ainda estou aprendendo e erro pra caram.ba, mas ainda acho a melhor solução. Planejamento, planilhas e autocontrole nas compras ... rs
    Bart_subsidio
    Bart_subsidio
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : -60

Mensagem por Bart_subsidio em Qua 02 Set 2015, 12:41 pm

é isso aí... vamos nos endividar um pouquinho mais.... afinal, pra que educação financeira não é mesmo? Td pelo padrão de vida.
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qua 02 Set 2015, 1:02 pm

Bart_subsidio escreveu:é isso aí... vamos nos endividar um pouquinho mais.... afinal, pra que educação financeira não é mesmo? Td pelo padrão de vida.

A ideia é esta!
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Qua 02 Set 2015, 7:18 pm

Educação financeira ?

Quando eu morrer, quero ser consignado, digo, enterrado, ao lado do TRT.

Na minha lápide, há de constar:

"AQUI JAZ XIOLA.

NÃO TENHO NADA, DEVO TUDO; O RESTO, DEIXO PARA OS POBRES".
    Raixoo
    Raixoo
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 11

Mensagem por Raixoo em Qua 02 Set 2015, 7:45 pm

Colega, na CEF há tx de consignado a partir de 1,4 em até 120m...

Tente renegociar. Se for o caso tente conversar c o gerente para que tire algum emp. Da folha e desconte direto na conta, liberando a margem.

Eu migrei meus consignados pra CEF. Melhor coisa q fiz. Tenho dívidas longas, mas que nao comprometem meu salario de forma que me faça viver mal...

(Nao sei de nada, só experiência pessoal...kkk)

Meu saldo devedor na Cef é grande. Prefiro pagar muito comprometendo pouco da minha renda mensal, do que pagar contratos em menor tempo e passar dificuldades...

Que Deus Te Abençoe nos seus projetos...
    fairbanks
    fairbanks
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 7

Mensagem por fairbanks em Qua 02 Set 2015, 7:47 pm

Raixoo escreveu:Colega, na CEF há tx de consignado a partir de 1,4 em até 120m...

Tente renegociar. Se for o caso tente conversar c o gerente para que tire algum emp. Da folha e desconte direto na conta, liberando a margem.

Eu migrei meus consignados pra CEF. Melhor coisa q fiz. Tenho dívidas longas, mas que nao comprometem meu salario de forma que me faça viver mal...

(Nao sei de nada, só experiência pessoal...kkk)

Meu saldo devedor na Cef é grande. Prefiro pagar muito comprometendo pouco da minha renda mensal, do que pagar contratos em menor tempo e passar dificuldades...

Que Deus Te Abençoe nos seus projetos...

Você conseguiu fazer portabilidade dos seus consignados pra CEF??como??
    Raixoo
    Raixoo
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por Raixoo em Qua 02 Set 2015, 7:54 pm

Só o do BB que ela comprou. Fiz o consig., a gerente transferiu pro BB e quitou e liberou o restante na minha conta da CEF... Os outros empréstimos menores eu quitei mediante emprestimos na CEF.

A diferença nas taxas, ao menos pra mim aqui em BSB, é grande.

BB por exemplo, cerca de 2,3 em até 96m.
    fairbanks
    fairbanks
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 7

Mensagem por fairbanks em Qua 02 Set 2015, 8:06 pm

Raixoo escreveu:Só o do BB que ela comprou. Fiz o consig., a gerente transferiu pro BB e quitou e liberou o restante na minha conta da CEF... Os outros empréstimos menores eu quitei mediante emprestimos na CEF.

Blz. Você já consegui alterar um consignado para débito em conta-corrente, ?
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qua 02 Set 2015, 8:58 pm

fairbanks escreveu:
    Raixoo escreveu:Só o do BB que ela comprou. Fiz o consig., a gerente transferiu pro BB e quitou e liberou o restante na minha conta da CEF... Os outros empréstimos menores eu quitei mediante emprestimos na CEF.

Em julho (pode ter subido), cheguei a fazer uma pesquisa de portabilidade, mas não deu. Apenas a título de informação, a Caixa fazia para servidores do MPU uma taxa de até 1,43%, desde que você recebesse o salário através dela.

O exemplo do colega acima, em alguns casos, é uma boa ideia. O ideal é fazer o empréstimo no menor prazo possível. Até porque além da proporção juros/empréstimo, você tem outros custos indiretos (IOF) que agravam ainda mais esta razão à medida que se espicha o prazo. Entretanto, também é importante ser realista, a ponto de que não vá hoje sacrificar muito da margem e em pouco tempo (e pouco pode ser dois anos), no qual é obrigado a liquidar fazendo uma nova dívida e aí numa bola de neve, em que se paga aquele IOF tudo de novo.
    Raixoo
    Raixoo
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por Raixoo em Qui 03 Set 2015, 8:10 am

fairbanks escreveu:

Sim, colega...Tudo em off...Rs...

Tenho bons relacionamentos com meus gerentes. Não seria possível, normalmente. Mais pode ocorrer de "deixarem a margem vencer", por exemplo. Jogue a real com o gerente. Eu tenho um bem pequeno cuja prestação é 170,00, e ele nem desconta em folha, e quando o fiz, foi a 1,2%.

(tenho até receio de falar aqui, pra não parecer "babação", mas a CEF me concedeu empréstimos com txs abaixo de financ. de veículos...) teve um que fiz a 1,2 em 120m. (mas foi em 2013)
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qui 03 Set 2015, 10:51 am

Raixoo escreveu:
    fairbanks escreveu:

Tenho bons relacionamentos  com meus gerentes. Não seria possível, normalmente. Mais pode ocorrer de "deixarem a margem vencer", por exemplo. Jogue a real com o gerente. Eu tenho um bem pequeno cuja prestação é 170,00, e ele nem desconta em folha, e quando o fiz, foi a 1,2%.

(tenho até receio de falar aqui, pra não parecer "babação", mas a CEF me concedeu empréstimos com txs abaixo de financ. de veículos...) teve um que fiz a 1,2 em 120m. (mas foi em 2013)

Como ex-funcionário da Caixa, vendo tal informação, fico chocado. Trata-se de medida de risco do gerente (que está assumindo sabe-se lá por que motivo), e que se mais generalizada é caso de demissão da empresa. Sinal de que o controle interno falhou, por ação ou omissão.
    Não sei exatamente que histórico você tem como cliente e a situação em que o gerente se encontra, mas isto é uma situação absolutamente excepcional, ultrapassando os limites da "camaradagem". Não serve de exemplo. Sem saber da história completa, minha primeira dúvida seria que além de ser um servidor de alto padrão para a agência, o gerente está com a cabeça a prêmio e precisando bater metas de crédito, para justificar um erro grosseiro destes. Afinal de contas, o banco está abrindo mão da sua principal garantia. Se amanhã você resolve receber em outro banco (e tem todo o direito de fazê-lo), como fica a quitação do empréstimo?
    Raixoo
    Raixoo
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por Raixoo em Qui 03 Set 2015, 11:07 am

josebarbos escreveu:
    Raixoo escreveu:
    fairbanks escreveu:

Tenho bons relacionamentos  com meus gerentes. Não seria possível, normalmente. Mais pode ocorrer de "deixarem a margem vencer", por exemplo. Jogue a real com o gerente. Eu tenho um bem pequeno cuja prestação é 170,00, e ele nem desconta em folha, e quando o fiz, foi a 1,2%.

Como ex-funcionário da Caixa, vendo tal informação, fico chocado. Trata-se de medida de risco do gerente (que está assumindo sabe-se lá por que motivo), e que se mais generalizada é caso de demissão da empresa. Sinal de que o controle interno falhou, por ação ou omissão.
    Não sei exatamente que histórico você tem como cliente e a situação em que o gerente se encontra, mas isto é uma situação absolutamente excepcional, ultrapassando os limites da "camaradagem". Não serve de exemplo. Sem saber da história completa, minha primeira dúvida seria que além de ser um servidor de alto padrão para a agência, o gerente está com a cabeça a prêmio e precisando bater metas de crédito, para justificar um erro grosseiro destes. Afinal de contas, o banco está abrindo mão da sua principal garantia. Se amanhã você resolve receber em outro banco (e tem todo o direito de fazê-lo), como fica a quitação do empréstimo?

Pois é. Eu não sei como funcionam essas coisas não. A única coisa que fiz foi mandar um e-mail solicitando (autorizando) o débito autorizado na conta corrente.

Outra vez, fiz um empréstimo e ocorreu de eu ter adiantado o salário por causa das férias e talz. Daí minha margem ficou negativa. Por conta disso tive de pagar as duas primeiras parcelas na conta direto, me comprometendo a levar a margem no mês seguinte. Depois a CEF me ligou e perguntou se poderia continuar debitando na conta. Eu autorizei e nem foi pra folha.

De qualquer forma, essas duas ocorrências se deram com empréstimos pequenos, creio que foi um de 7500,00 e outro de 13000,00. Não sei se isso interfere.

Mas foi conversa franca, e eu tinha margem disponível no momento. Não pedi pra tirarem não. Eles que me propuseram. E também tenho financiamento imobiliário lá (25 anos). Não sei se interfere também.

SENATUS
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 33

Mensagem por SENATUS em Qui 03 Set 2015, 11:11 am

Raixoo escreveu:
    fairbanks escreveu:

Falando em dívidas alguém sabe como faz pra um tribunal ter emprestimos em até 120 meses, aqui no TST vai "só" até 96. Laughing Laughing Laughing
    Raixoo
    Raixoo
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por Raixoo em Qui 03 Set 2015, 11:15 am

SENATUS escreveu:
    Raixoo escreveu:
    fairbanks escreveu:

Falando em dívidas alguém sabe como faz pra um tribunal ter emprestimos em até 120 meses, aqui no TST vai "só" até 96. Laughing Laughing Laughing

vish, sei não. TJDFT vai até 120.
    desta_para_melhor
    desta_para_melhor
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : -10

Mensagem por desta_para_melhor em Qui 03 Set 2015, 11:51 am

Xiola escreveu:Já que muitos servidores estão (como eu), no vermelho, com nome sujo  etc , resolvi criar esse novo tópico, para trocar idéias acerca de um assunto que (além do PL 28, dos 13,23%)  COM CERTEZA também interessa a muitos servidores, usuários do PCSJÁ:   é a novidade (para nós) do "cartão de crédito consignado" !!!!.

Colega, vc se diz altamente endividado e mesmo assim ta querendo um cartão de crédito pra comprar passagem em promoção e alugar carro em viagem?

Savissimo
    Savissimo
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 552

Mensagem por Savissimo em Qui 03 Set 2015, 1:10 pm

Aqui gerente da Caixa falou que não estão fazendo isso e qu não trabalham ainda com os 5%
    Oi
    Oi
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 26

Mensagem por Oi em Qui 03 Set 2015, 1:35 pm

Eu quero saber onde é que eu peço esse cartão de crédito?
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Qui 03 Set 2015, 4:33 pm

Os benditos - ou malditos, como queiram - cartões de crédito consignados vão ser regulamentados em breve aqui no TST: foi o que me disseram no setor de pagamento.     Não sei quando ocorrerá nos TRT's, pois penso que dependerá de convênios com os bancos interessados...

Ouvi falar que os juros baixos (melhor dizendo, menos extorsivos) de até 3,06%  estão espantando o interesse dos chamados bancos grandes (CEF, BB, ITAU etc) em adotarem essa nova modalidade de crédito (endividamento) do servidor público federal.

Algumas instituições bancárias, como o BMG, já disponibilizam faz tempo cartões de crédito MASTER - consignados no contracheque dos velhinhos aposentados do INSS...

Faço "mea maxima culpa": fiz a besteira de pegar consignado, sucessivamente, em 36, 48, 60, 72, 90 e.... cheguei aos 120 meses !!!  

Agora, passados 4 anos que a m.... está feita (dos 120 meses), serão ainda 6 longos anos de privação.

Respondendo ao amigo, que me perguntou: "você pretende viajar e alugar carro, mesmo estando endividado até o pescoço" ?

Resposta sincera: quero pegar um cartão de crédito consignado, para poder curtir um pouco a vida (viajar pelo menos uma vez por ano).  Você queria que eu fizesse o quê, desse um tiro na cabeça ?

Última edição por Xiola em Qui 03 Set 2015, 4:48 pm, editado 1 vez(es)
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Qui 03 Set 2015, 4:42 pm

Transcrevo, abaixo, o Ato que trata do assunto em comento:

ATO SEGPES.GDGSET.GP N" 4 7 3 ,DE 2 5 DE AGOSTO DE 2015.

Altera o ATO.ASLP.SEGPES.GDGSET.GP.N" 363,
    de 3 de junho de 2009, que regulamenta o art. 45 da
    Lei n" 8. 112/1990, dispondo sobre a consignação em
    folha de pagamento.
    O PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO, no uso de
    suas atribuições legais e regimentais estabelecidas nos incisos XXI e XXXIII do artigo 35 do
    Regimento Interno, considerando a edição da Medida Provisória n" 681, de I O de julho de 2015,
    RESOLVE
    Art. 1" Os arts. 5° e li do ATO.ASLP.SEGPES.GDGSET.GP.N° 363, de 3 de
    junho de 2009, passam a vigorar com a seguinte redação:
    "Art. s• ..................................................................................................................... .
    XII - amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito;
    XIII - outros descontos facultativos, autorizados pelo Diretor-Geral da Secretaria
    do Tribunal.
    "
    "Art. 11 Excluído do cálculo o valor pago a título de contribuição para serviços de
    saúde patrocinados por órgãos ou entidades públicas, na forma prevista nos incisos
    I e li do art. 5° deste Ato, a soma mensal das consignações facultativas não poderá
    exceder ao valor equivalente a 35% (trinta e cinco por cento) da remuneração do
    consignado, sendo 5% (cinco por cento) reservados exclusivamente para a
    amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito.
    Parágrafo único . ..................................................................................................... ..
    "
    Art. 2" O ATO.ASLP.SEGPES.GDGSET.GP.N° 363, de 3 de junho de 2009,
    passa a vigorar acrescido do seguinte artigo:
    "Art. 11-A Nas operações de cartão de crédito serão observadas as seguintes
    regras:
    I - a constituição de limite da renda mensal do magistrado, servidor ativo ou
    inativo ou beneficiário de pensão para uso exclusivo do cartão de crédito somente
    poderá ocorrer após a solicitação formal firmada pelo titular do subsídio,
    remuneração, provento ou benefício de pensão, por escrito ou por meio eletrônico,
    sendo vedada à instituição financeira: emitir cartão de crédito adicional ou
    derivado; e cobrar taxa de manutenção ou anuidade;
    li- a instituição financeira poderá cobrar até R$ 15,00 (quinze reais) de taxa pela
    emissão do cartão que, a critério do consignado, poderá ser parcelada em até três
    vezes;
    Ili - o limite máximo de comprometimento é de até duas vezes o valor do subsídio,
    remuneração, provento ou benefício de pensão do consignado;
    IV - a taxa de juros não poderá ser superior a 3,06% (três vírgula zero seis por
    cento) ao mês, de forma que expresse o custo efetivo;
    V - é vedada a cobrança da taxa de abertura de crédito e quaisquer outras taxas
    administrativas, exceto as previstas no inciso li e no § I 0 deste artigo;
    VI - o magistrado, servidor ativo ou inativo ou beneficiário de pensão não poderá
    ser onerado com a cobrança de qualquer custo adicional de manutenção ou
    anuidade, excetuando o previsto neste Ato, de forma que a taxa de juros expresse o
    custo efetivo do cartão de crédito.
    § 1 o O titular do cartão de crédito poderá optar pela contratação de seguro contra
    roubo, perda ou extravio, cujo prêmio anual não poderá exceder R$ 3,90 (três reais
    e noventa centavos).
    § 2° A instituição financeira não poderá aplicar juros sobre o valor das compras
    pagas com cartão de crédito quando o beneficiário consignar a liquidação do valor
    total da fatura em uma única parcela na data de vencimento.
    § 3° É proibida a utilização do cartão de crédito para saque.
    § 4° A instituição financeira que receber uma solicitação do consignado para
    cancelamento do cartão de crédito, deverá enviar o comando de exclusão da
    consignação, na forma definida pela Administração do Tribunal, no prazo máximo
    de cinco dias úteis, contados da data da solicitação, quando não houver saldos a
    pagar, ou da data da liquidação do saldo devedor."
    Art. 3° Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.

Publique-se
    Ministro ANTONIO JOSÉ DE BARROS LEVENHAGEN
    Presidente do Tribunal Superior do Trabalho - - --
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qui 03 Set 2015, 8:26 pm

Raixoo escreveu:
    josebarbos escreveu:
    Raixoo escreveu:
    fairbanks escreveu:

Pois é. Eu não sei como funcionam essas coisas não. A única coisa que fiz foi mandar um e-mail solicitando (autorizando) o débito autorizado na conta corrente.

Outra vez, fiz um empréstimo e ocorreu de eu ter adiantado o salário por causa das férias e talz. Daí minha margem ficou negativa. Por conta disso tive de pagar as duas primeiras parcelas na conta direto, me comprometendo a levar a margem no mês seguinte. Depois a CEF me ligou e perguntou se poderia continuar debitando na conta. Eu autorizei e nem foi pra folha.

De qualquer forma, essas duas ocorrências se deram com empréstimos pequenos, creio que foi um de 7500,00 e outro de 13000,00. Não sei se isso interfere.

Mas foi conversa franca, e eu tinha margem disponível no momento. Não pedi pra tirarem não. Eles que me propuseram. E também tenho financiamento imobiliário lá (25 anos). Não sei se interfere também.

Pois é, o que ocorreu foi algum erro da Caixa que tornou impossível a consignação em folha, e aí acordaram de fazer o débito em conta. Não quer dizer que um coelga pode ir lá e sequer sugerir isto, caso não tenha margem.

Excepcionalidades assim podem ocorrer no caso de renegociação, redução de margem judicial etc. Em princípio, nunca como uma forma ordinária de concessão do crédito.
    veralucia
    veralucia
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Cargo : TÉCNICO ADMINISTRATIVO
    Reputação : 3

Mensagem por veralucia em Qui 03 Set 2015, 8:29 pm

Xiola escreveu:Educação financeira ?

Quando eu morrer, quero ser consignado, digo, enterrado, ao lado do TRT.

Na minha lápide, há de constar:

"AQUI JAZ XIOLA.

NÃO TENHO NADA, DEVO TUDO; O RESTO, DEIXO PARA OS POBRES".

KKKK... pelo jeito não falta humor pra vc!

josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qui 03 Set 2015, 8:30 pm

Xiola escreveu:Os benditos - ou malditos, como queiram - cartões de crédito consignados vão ser regulamentados em breve aqui no TST: foi o que me disseram no setor de pagamento.     Não sei quando ocorrerá nos TRT's, pois penso que dependerá de convênios com os bancos interessados...

Ouvi falar que os juros baixos (melhor dizendo, menos extorsivos) de até 3,06%  estão espantando o interesse dos chamados bancos grandes (CEF, BB, ITAU etc) em adotarem essa nova modalidade de crédito (endividamento) do servidor público federal.

Algumas instituições bancárias, como o BMG, já disponibilizam faz tempo cartões de crédito MASTER - consignados no contracheque dos velhinhos aposentados do INSS...

Faço "mea maxima culpa": fiz a besteira de pegar consignado, sucessivamente, em 36, 48, 60, 72, 90 e.... cheguei aos 120 meses !!!  

Agora, passados 4 anos que a m.... está feita (dos 120 meses), serão ainda 6 longos anos de privação.

Respondendo ao amigo, que me perguntou: "você pretende viajar e alugar carro, mesmo estando endividado até o pescoço" ?

Resposta sincera: quero pegar um cartão de crédito consignado, para poder curtir um pouco a vida (viajar pelo menos uma vez por ano).  Você queria que eu fizesse o quê, desse um tiro na cabeça ?

Eu, particularmente, recomenod que você faça uma profunda e sincera revisão das suas contas.

Em educação financeira, não existe resposta pronta. Mas parcelar viagens em geral é uma péssima prática: você curte a experiência por um curto período, e depois de dois meses de 10 ou 12 prestações você fica mais bravo de ainda estar pagando do que satisfeito e descansado. O ideal é sempre pagar antes, para que o que fique na lembrança são os bons momentos, não a conta.
    Oi
    Oi
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 26

Mensagem por Oi em Qui 03 Set 2015, 10:19 pm

Eu quero um cartão de credito cosignaldo
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Qui 03 Set 2015, 11:27 pm

Para quem está negativado e não pode mais fazer cartão, é uma boa esse cartão consignado; por exemplo, permitirá comprar passagem aérea barata de madrugada, em sites como  decolar.com etc...(ei, não tô fazendo propaganda).  E pra alugar carro em locadora, é essencial.

Não se sabe ainda se terá bandeira  MASTER - como os do banco BMG,  de alguns aposentados do INSS que conheço...ou se VISA...
       Nem se será nacional ou internacional...  Nem se dará para juntar as famosas "milhas" com ele.

Mas já está decidido que não servirá para saque - pelo menos no âmbito do TST.   Talvez cada TRT tenha autonomia pra decidir certos detalhes...

Se o servidor usar com consciência, pagando sempre o total da fatura, não haverá juro algum : quitará - por boleto, suponho -  apenas o que ultrapassar o valor que já é descontado automáticamente no holerite.  

Mas se se descontrolar, tá f.....       Ideal é não ter dívida, pagar tudo à vista.    Mas, convenhamos: é melhor tá f..com juros a 3,06% do que tá f... com juros a 13,7% !!!

Pelo que escuto de colegas - dos bancos aqui no TST - até agora só o BB se interessou...  Tomara que haja vários oferecendo, pois a concorrência nos trará vantagens.
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sex 04 Set 2015, 12:13 am

Xiola escreveu:Para quem está negativado e não pode mais fazer cartão, é uma boa esse cartão consignado; por exemplo, permitirá comprar passagem aérea barata de madrugada, em sites como  decolar.com etc...(ei, não tô fazendo propaganda).  E pra alugar carro em locadora, é essencial.

Não se sabe ainda se terá bandeira  MASTER - como os do banco BMG,  de alguns aposentados do INSS que conheço...ou se VISA...
       Nem se será nacional ou internacional...  Nem se dará para juntar as famosas "milhas" com ele.

Mas já está decidido que não servirá para saque - pelo menos no âmbito do TST.   Talvez cada TRT tenha autonomia pra decidir certos detalhes...

Se o servidor usar com consciência, pagando sempre o total da fatura, não haverá juro algum : quitará - por boleto, suponho -  apenas o que ultrapassar o valor que já é descontado automáticamente no holerite.  

Mas se se descontrolar, tá f.....       Ideal é não ter dívida, pagar tudo à vista.    Mas, convenhamos: é melhor tá f..com juros a 3,06% do que tá f... com juros a 13,7% !!!

Pelo que escuto de colegas - dos bancos aqui no TST - até agora só o BB se interessou...  Tomara que haja vários oferecendo, pois a concorrência nos trará vantagens.

Prezado, apenas como dica, e a considere se o quiser, hoje em dia já estão ficando bastante comuns os cartões de crédito pré-pagos. Não vou fazer propaganda de nenhum, mas é fácil achar.

Independente de estar ou não negativado, você tem um ótimo limite: aquele que você credita no cartão, para estas necessidades modernas em que não dá para ficar sem. Nada de fazer dívidas.

Não existe melhor. Se você está fudido a juros de 13,7% ao mês, de toda a forma está errado:
    - Se está com o nome sujo, já deveria ter dado o cano e as demais providências a respeito, inclusive refletir porque chegou nesta situação;
    - Se ainda está com o nome limpo, medir se vale a pena o sacrifício, porque está recorrendo a uma modalidade de crédito tão cara.

Eu, particularmente, vejo que o crédito consignado em dinheiro, à vista, deveria ser de, no máximo, 10% do salário. Mais do que isto, só se fosse para financiamentos específicos: compra de bem durável e de imóvel.
    Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Sex 04 Set 2015, 12:14 am

o negócio mesmo é cada um viver sua realidade. o crédito consignado, no meu ponto de vista, é um socorro superhiperemergencial, destinado somente a casos esporádicos (saúde de algum familiar etc).
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sex 04 Set 2015, 12:25 am

PS: só para constar, eu particularmente acho uma enorme besteira vincular uma parte do salário ao cartão de crédito, de forma irretratável, num cenário que empresas ligam cada vez menos para qualidade dos seus produtos.

Eu sou cliente da Caixa desde os 18 anos, quando lá entrei. Tinha um cartão totalmente isento de tarifa em condição que peguei, na época, porque era empregado. Já esperava, em breve, cancelá-los, com a grana que viria do 13o. Entretanto, em maio, por uma falha do sistema da Caixa, fui cobrado em pouco mais de setenta reais entre multa e outros, por um simples dia de atraso porque a Caixa, por falha do sistema, não tinha o boleto disponível pelo internet banking nem no atendimento. Jà fiz quatro reclamações, nem sei quanto tempo perdi.

Há duas semanas, até para instruir futura ação, registrei reclamação no Banco Central: olha o tamanho da "competência" do banco:

Prezado Senhor,

Em respeito à sua reclamação registrada no Banco Central, RDR No. ..., a Ouvidoria da CAIXA esclarece que, a demanda, cujo protocolo CAIXA é o número ..., encontra-se ainda em tratamento. A área responsável permanece solucionando o quanto fora pleiteado; contudo, ainda há providências a serem tomadas e, destarte, o prazo cedido pelo Banco Central do Brasil para resposta necessitará ser prorrogado por mais 10 dias.

Concluindo, informamos que até o dia 18/09/2015, esta Centralizadora de Ouvidoria CAIXA efetuará contato conclusivo com a resposta final sobre seu relato.

Caso prefira contato telefônico, ligue para o SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente – 0800 726 0101(atendimento 24h/dia) e para reclamações não resolvidas no primeiro contato, fale com a Ouvidoria no telefone 0800 725 7474, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h.

Atenciosamente,

Ouvidoria da CAIXA

Por sorte, era um valor pouco relevante perto do total. Inclusive, em outras oporutnidades, que tive clonagem do cartão, a empresa não agiu de forma tão inepta. Agora, imagina uma cobrança indevida sobre 5% do teu salário mais juros. Até a justiça decidir alguma coisa, provar que focinho de porco não é tomada, você pode ter passado muita dor de cabeça, ou, na linguagem de alguns magistrados, "mero aborrecimento da vida cotidiana cada vez mais complexa".

josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sex 04 Set 2015, 12:28 am

Franzkafka escreveu:o negócio mesmo é cada um viver sua realidade. o crédito consignado, no meu ponto de vista, é um socorro superhiperemergencial, destinado somente a casos esporádicos (saúde de algum familiar etc).

Como elemento para complementar renda inexistente é um verdadeiro atraso de vida. Crédito consignado é uma alternativa que em geral é uma pá que só serve para afundar ainda mais o buraco em que você está. O fato do instrumento (juro) ser um pouco menor que a média não modifica sua função nem o inexorável resultado trágico no final.

Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Sex 04 Set 2015, 10:49 am

Nisso você tem razão, Barbosa - o crédito consignado é uma armadilha que reflete diretamente na qualidade de vida.

Descobri isso muito tarde: somente há quatro anos atrás é que percebi que eu estava dando uma vida de "trabalho duro" para a CEF...   E resolvi nunca mais renovar, e não o fiz   (a prova é que já tenho novamente uma "margem consignável sem uso", fruto dos 3 aumentos "mixurucas" de 5%, que a Dilmônio nos deu...).

Então, mesmo não sendo dos alcóolicos anônimos, já me sinto curado e - dessa forma - prefiro adotar esse cartão de crédito consignado, e  - desculpando a reiteração - prefiro me arriscar a pagar os 3,03% ao mês, do que continuar na contingência de ter que pagar os atuais 13%.
    Norte_MPU
    Norte_MPU
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 9

Mensagem por Norte_MPU em Sex 04 Set 2015, 12:08 pm

josebarbos escreveu:
    Xiola escreveu:Para quem está negativado e não pode mais fazer cartão, é uma boa esse cartão consignado; por exemplo, permitirá comprar passagem aérea barata de madrugada, em sites como  decolar.com etc...(ei, não tô fazendo propaganda).  E pra alugar carro em locadora, é essencial.

Prezado, apenas como dica, e a considere se o quiser, hoje em dia já estão ficando bastante comuns os cartões de crédito pré-pagos. Não vou fazer propaganda de nenhum, mas é fácil achar.

Independente de estar ou não negativado, você tem um ótimo limite: aquele que você credita no cartão, para estas necessidades modernas em que não dá para ficar sem. Nada de fazer dívidas.

Não existe melhor. Se você está fudido a juros de 13,7% ao mês, de toda a forma está errado:
    - Se está com o nome sujo, já deveria ter dado o cano e as demais providências a respeito, inclusive refletir porque chegou nesta situação;
    - Se ainda está com o nome limpo, medir se vale a pena o sacrifício, porque está recorrendo a uma modalidade de crédito tão cara.

Eu, particularmente, vejo que o crédito consignado em dinheiro, à vista, deveria ser de, no máximo, 10% do salário. Mais do que isto, só se fosse para financiamentos específicos: compra de bem durável e de imóvel.

Eu já dei o cano, tô com o nome sujo mesmo, Serasa, Cadin, SPC, PQP, devo não nego pago quando puder... e quando puder MESMO. Os bancos que esperem e que na hora certa façam uma boa proposta de quitação. Eu que não vou passar fome, sacrificar minha família e ficar urrando por sabe-se lá quantos anos, por causa de uma presidAnta famigerada que nunca esteve afim de conceder nossa recomposição salarial (no meu caso são 7 anos de penúria). SE for derrubado o veto e o dinheiro começar a cair na conta, AÍ SIM, volto à mesa de negociações com meus credores e vamos chegar aos acordos. Até lá, eles que esperem. Já estou me acostumando a viver só com compras à vista mesmo. Amém.
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Sex 04 Set 2015, 1:07 pm

Norte_MPU : assino embaixo.    Não incentivo o calote: ideal mesmo é pagar tudo à vista, e viver tranquilo.       Mas  - após se f... -  infinitamente preferível é "dar o cano" em todos, do que passar necessidade.
     Isso não significa ser irresponsável, mas se adequar às circunstâncias.

Como eu sei que tenho margem , mas há 4 anos não faço mais consignado, já considero uma melhora.    Meu banco (CEF), em julho, até me ofereceu um cartão de crédito convencional, mas vou esperar mais um pouco, pra fazer o tal do "cartão de crédito consignado", de juros mais baixos.

Penso que não cabe a mim, nem ao José Barbosa, nem a outros colegas ter "a fórmula mágica" de conduta ideal para resolver os problemas financeiros dos colegas servidores públicos federais.     O blog é um espaço democrático, e isso é ótimo.      Mas é cada um de nós que sabe "onde aperta a pedra no seu próprio sapato".  

Para os jovens servidores, eu aconselho o mesmo que o colega Barbosa sabiamente falou: não faça consignado nem a pau (a não ser em casos excepcionais, como, por exemplo, p/ comprar um imóvel e sair do aluguel, desde que a prestação  - em custo-benefício  - valha a pena).

Se o veto ao PL28 cair, todos poderemos dar uma respirada..    Eu estava ouvindo hoje, no restaurante, alguns colegas comentarem que -  no começo do século, lá pro ano 2001/2002   - eles chegaram a ganhar entre 20 a 25 salários mínimos mensais.     Atualmente - devido aos anos sem recomposição salarial, somado ao endividamento crônico- não auferem nem 10 SM !
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sab 05 Set 2015, 11:31 am

A realidade é esta: não há resposta pronta, cada um tem suas soluções.

Na verdade, até vi UMA boa solução para o tal do cartão de crédito consignado: como um limite de crédito em substituição ao cheque especial. Logo, se vc substitui o crédito rotativo da conta pelo do cartão, está fazendo um bom negócio em termos de juros e despesas, desde que seja sempre planejado e mire que despesas não podem ser maiores do que receitas, e quanto mais demora a entender isto, mais fundo é o buraco em que se enfia, perdendo em qualidade de vida.

Tanto é que toda solução é válida que até o calote pode ser uma última alternativa. Mas até um calote tem que ter seu planejamento. Dependendo do banco, eles gastam muito mais que o valor da própria dívida em sua respectiva cobrança: bancos públicos, por exemplo, fazem isto. A CEF, que é inteiramente estatal, então, é PÉSSIMA para negociar. E o calote, por si só, é uma última medida, que te impede de ter um monte de coisas básicas, te sacrifica os cinco anos de vida da prescrição e, embora não seja oficial, acredito que muito provavelmente fica no histórico do banco em que você deu o tombo. O Brasil é um mercado muito concentrado de instituições, e acaba que você tem pouquíssimas opções de alternativa, pensando numa vida inteira sem um ou dois bancos como alternativas.
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Sab 05 Set 2015, 12:12 pm

É... Com a CEF, pelo menos, tem que tá limpo, pois muita gente provavelmente precisará financiar imóvel (embora melhor seja comprar à vista, como meu irmão fez :adquiriu um apt. de 2 quartos na periferia; juntou $ e passou pra um de dois quartos, num bairro de classe média; juntou $ e, finalmente, passou pra um de três aposentos, no bairro que ele sonhava morar...).

Lembrei agora de um colega do tempo de Vara de Trabalho no interior: ex-militar, andou 10 anos de fusca, passou pro vectra e, daí por diante, nunca mais deixou de ter Hilux do ano - sempre juntando e adquirindo à vista, sem financiar nadinha. Ele viajava todo ano pro exterior e disse que nunca na vida ia comprometer 1 real sequer do seu salário, nem como compra de casa própria, nem com empréstimo consignado. Dizia que "seu lugar era o mundo", e que preferia morar bem - até morrer - em apt. alugado, tendo carrão e grana guardada, do que financiar imóvel e diminuir sua renda (ele se aposentou aos 70 anos, mantendo essa filosofia de vida).

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 19 Set 2019, 7:54 pm