PCS JÁ

CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia

Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Reputação : 291

CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia - Página 4 Empty Re: CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia

Mensagem por Galizezin em Ter 22 Dez 2015, 12:20 pm

Tá explicado porque motivos os bancos estão fugindo/resistindo a essa nova modalidade.

Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 69

CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia - Página 4 Empty Re: CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia

Mensagem por Xiola em Ter 22 Dez 2015, 5:04 pm

No TRT/21 - Rio Grande do Norte  - o Diretor do Setor competente me disse, poucos dias antes do recesso, que alguns bancos "recuaram"(sic)  na oferta de cartões de crédito consignado - ou na liberação de $$$ pra quitação de dívidas de cartões anteriores, com uso da margem extra de 5%  - tão logo souberam que os juros seriam "menos extorsivos" do que os praticados atualmente...

E o TRT/RN continua com o duopólio Caixa/Banco do Brasil... Absurdamente, o TRT/21, há mais de uma década, não quer fazer convênio com nenhum outro banco para pgto. da remuneração dos servidores : somos obrigados a escolher entre esses dois, PQP  !!!
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 404

Mensagem por josebarbos em Ter 29 Dez 2015, 11:52 am

Saiu a portaria do MPU:

PORTARIA Nº 124, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015
    Altera a Portaria PGR/MPU nº 39, de 24/6/2014, que regulamenta as consignações em folha de pagamento no âmbito do Ministério Público da União.
    O PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA EM EXERCÍCIO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 26, incisos VIII e XIII, da Lei Complementar n° 75, de 20/5/1993, e tendo em vista o que consta
    do Processo Administrativo PGR/MPF nº 1.00.000.004951/2012-44, resolve:
    Art. 1° Alterar a Portaria PGR/MPU nº 39, de 24/6/2014, publicada no Diário Oficial da União nº 119, de 25/6/2014, Seção 1, página 109, que passa a vigorar com a seguinte redação:
    "Art. 7º A soma mensal das consignações facultativas de cada consignado não excederá a 35% (trinta e cinco por cento) da respectiva remuneração, sendo 5% (cinco por cento) reservados exclusivamente para
    a amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito.
    ..........................................................….........................................
    Art. 15. É dever da instituição financeira consignatária promover a renegociação do saldo devedor, nos termos e condições oferecidos para as operações consignadas em folha de pagamento, quando o
    comprometimento da margem consignável ultrapassar o limite de 35% (trinta e cinco por cento) da remuneração do consignado, em razão de desconto superveniente à contratação e decorrente de determinação judicial
    ou administrativa.
    ...............................................…........................................." (NR)
    Art. 2° Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
    EUGÊNIO JOSÉ GUILHERME DE ARAGÃO
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Ter 29 Dez 2015, 11:59 am

johnbsb escreveu:
    estao sim
    6130434828
    kitei todos os meus cartoes, to sem divida em nenhum cartao...
    santa lol!

Você tem algum contato lá para conversar a este respeito? A credjustra é só para servidores da justiça do trabalho ou outros, como do MPU, também poderiam se beneficiar, tem idéia?
    alecspe
    alecspe
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 53

Mensagem por alecspe em Ter 29 Dez 2015, 12:14 pm

josebarbos escreveu:Olha, se o tal Xiola não for um troll, nem um vendedor destes cartões consignados, tem um sério problema.

Outra coisa, os juros já subiram: o teto passou para 3,36%a.m.; e dos cartões convencionais para a nossa renda variam de 7 a 10%.

3,36 é uma extorsão do mesmo jeito. Na argentina, segundo maior juro de cartão do mundo, você consegue isto sem precisar amarrar uma parte do seu salário.

Com uma renda líquida de 10k, que para isto você precisaria ganhar 13 a 14, dá para consignar R$ 500,00 nisto aí... Como o BC estabelece que o valor mínimo tem que ser de 20% do total da fatura, ou maior, isto significa que vai se ter um limite de crédito na casa de 2,5 a 3 mil reais. Se o banco quiser ser "ousado" e dobrar isto aí, vai para 5. Muito pouco para quem ganha 10 e conseguiu se enforcar.

Aluguel de carro não sei... mas avião COM CERTEZA adota Paypal e cartão de débito; bem como a maioria das empresas aceita débito online.

Amigo, desculpe aí, mas acho que vc tá julgando demais o xiola. Dizer que o cara tem sério problema pq quer viver a vida do jeito dele, acho deselegante para dizer o mínimo. Só minha opinião.

PS: quanto às suas opiniões financeiras concordo plenamente com elas. Só não acredito que deva considerar lunático quem pensa totalmente diferente de mim.
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Ter 29 Dez 2015, 5:34 pm

Isso mesmo, colega Alecspe:  não interessa aos usuários do FORUM PCS se eu ou o José Barbosa somos troll ou lunáticos, nem se primamos pela coerência: cada um gasta sua grana/cartão como quiser.

Vamos debater sim sobre o tópico em comento: o advento do CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO !

Assinado: Xiola
    johnbsb
    johnbsb
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Cargo : Técnico Judiciário
    Reputação : 8

Mensagem por johnbsb em Dom 03 Jan 2016, 11:10 pm

josebarbos escreveu:
    johnbsb escreveu:
    estao sim
    6130434828
    santa lol!

Você tem algum contato lá para conversar a este respeito? A credjustra é só para servidores da justiça do trabalho ou outros, como do MPU, também poderiam se beneficiar, tem idéia?
    ROSA OU BRUNO
    Flurj
    Flurj
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 10

Mensagem por Flurj em Seg 04 Jan 2016, 6:30 am

sou do RS ... sera que a rosa ou bruno conseguem resolver isso ???

johnbsb escreveu:
    josebarbos escreveu:
    johnbsb escreveu:
    estao sim
    6130434828
    santa lol!

ROSA OU BRUNO
    johnbsb
    johnbsb
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Cargo : Técnico Judiciário
    Reputação : 8

Mensagem por johnbsb em Seg 04 Jan 2016, 10:34 pm

Flurj escreveu:sou do RS ... sera que a rosa ou bruno conseguem resolver isso ???

johnbsb escreveu:
    josebarbos escreveu:
    johnbsb escreveu:
    estao sim
    6130434828
    santa lol!

ROSA OU BRUNO
    NÃO
    MAS PODEM INFORMAR QUAL COOPERATIVA ATENDE VCS DA DO RS
    PedroHeenk
    PedroHeenk
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Cargo : Técnico do MPU
    Reputação : 1

Mensagem por PedroHeenk em Sex 08 Jan 2016, 1:57 pm

johnbsb escreveu:
    Flurj escreveu:sou do RS ... sera que a rosa ou bruno conseguem resolver isso ???

johnbsb escreveu:
    josebarbos escreveu:

ROSA OU BRUNO
    NÃO

queria saber dessa informação tb, se credjustra atende o MPU tb, pois to precisando muito para diminuir os juros de pagamento!
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sex 08 Jan 2016, 2:24 pm

PedroHeenk escreveu:
    johnbsb escreveu:

johnbsb escreveu:
    ROSA OU BRUNO
    NÃO

queria saber dessa informação tb, se credjustra atende o MPU tb, pois to precisando muito para diminuir os juros de pagamento!

Prezado, eu já liguei para o Bruno.

Não atende ainda. Ele me recomendou procurar no Google qual seria a cooperativa vinculada. Até achei, Sicoob Judiciário e aí observei uma coisa curiosa.

Na verdade, o MPU não pode como um todo, mas o MPT sim, mas parece que o próprio Bruno não sabia.

Esta outra cooperativa, que em tese atenderia a todo o MPU é a Sicoob Judiciário. Esta ainda não tem o cartão e nem sabe como funciona.

A lista completa das cooperativas está em: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Logo, algum colega do MPT que tiver interesse entre em contato e nos diga o que conseguiu negociar.

PS: cumpre-me informar que todos foram muito solícitos no atendimento, o Bruno teve muita paciência de explicr tudo direitinho, até porque ele mesmo não sabia exatamente a vinculação do MPF ao Executivo ou Judiciário, para me orientar na busca no google.
    cmomback
    cmomback
    Novo Usuário

Reputação : 0

CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia - Página 4 Empty A credijustrasicoob atende a Justiça do Trabalho

Mensagem por cmomback em Sex 08 Jan 2016, 2:54 pm

Gostaria de saber se a CredijustraSicoob atende a justiça do trabalho e se tem em Porto Alegre , bem como se já atende ao Cartão Consignado
    PedroHeenk
    PedroHeenk
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por PedroHeenk em Sex 08 Jan 2016, 3:28 pm

cmomback escreveu:Gostaria de saber se a CredijustraSicoob atende a justiça do trabalho  e se tem em Porto Alegre   , bem como se já atende  ao Cartão Consignado

o endereço dessa empresa em POA é Avenida Bastian, Nº 114, Sala 3. Bairro Menino Deus, achei isso no sítio deles.
    PedroHeenk
    PedroHeenk
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por PedroHeenk em Sex 08 Jan 2016, 3:29 pm

josebarbos escreveu:
    PedroHeenk escreveu:
    johnbsb escreveu:

NÃO

Não atende ainda. Ele me recomendou procurar no Google qual seria a cooperativa vinculada. Até achei, Sicoob Judiciário e aí observei uma coisa curiosa.

Na verdade, o MPU não pode como um todo, mas o MPT sim, mas parece que o próprio Bruno não sabia.

Esta outra cooperativa, que em tese atenderia a todo o MPU é a Sicoob Judiciário. Esta ainda não tem o cartão e nem sabe como funciona.

A lista completa das cooperativas está em: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Logo, algum colega do MPT que tiver interesse entre em contato e nos diga o que conseguiu negociar.

PS: cumpre-me informar que todos foram muito solícitos no atendimento, o Bruno teve muita paciência de explicr tudo direitinho, até porque ele mesmo não sabia exatamente a vinculação do MPF ao Executivo ou Judiciário, para me orientar na busca no google.

Obrigado pela informações! Vi isso, ficou um meio que tanto confuso. Já mandei o e-mail a Raquel, segundo o site é a responsável daqui em POA, vou tentar obter mais informações!
    analista_ti
    analista_ti
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por analista_ti em Ter 12 Jan 2016, 1:33 pm

Aqui na 15 ninguém sabe de nada deste cartão liga no nro que indicaram ai de Brasilia e tb não sabem de nada...será que alguém poderia dar uma luz aqui para os endividados da 15 .....
    Flurj
    Flurj
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por Flurj em Qua 13 Jan 2016, 6:48 am

Falei com Marcia do sicoob justica POA e ela nao sabe de nada ...

outra duvida..alguem tem consignado no banrisul ? É facil fazer para quem nao eh correntista ?

PedroHeenk escreveu:
    josebarbos escreveu:
    PedroHeenk escreveu:
    johnbsb escreveu:
    NÃO

Obrigado pela informações! Vi isso, ficou um meio que tanto confuso. Já mandei o e-mail a Raquel, segundo o site é a responsável daqui em POA, vou tentar obter mais informações!
    roberto.barrao
    roberto.barrao
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Cargo : tecnico judiciario
    Reputação : 5

Mensagem por roberto.barrao em Qua 13 Jan 2016, 12:49 pm

Pessoal, n site da caixa tem telefone de cartão consignado, então, creio que eles já o fazem, aqui no TRT21, já sai margem dos 5%, só que não tem convenio algum para a confecção do cartão, se alguem já conseguiu, favor esclarecer aos colegas.
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Qui 14 Jan 2016, 8:43 am

Nos anos 90, o TRT/21 já chegou ter convênio com uns oito bancos...

Agora, infelizmente - e há mais de uma década - só tem a Caixa e o Banco do Brasil...o que lasca os servidores !
    Vamos rogar ao Diretor Geral que faça algo para nos ajudar - firmando convênio com outras instituições bancárias - nesse momento de aflição, com tantos anos sem um plano de cargos e salários decente !!!

Nova margem ? No TST, procure a representante do Banco PAN (tá fazendo “cartão de crédito consignado”mesmo, com juros de 3,03% a.m.) e o SICOOB (esse, tá aplicando os mesmos juros do empréstimo consignado, mas só pra fins de “quitação” de débitos - de cartão já existente). Vários colegas passaram as festas de fim de ano, digamos, “mais sorridentes”, recorrendo a tal expediente....

Todo dia, eu vejo colegas fazendo fila no setor de pagamento, pra pegar a margem extra de 5%, com essa finalidade...

[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]
    analista_ti
    analista_ti
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por analista_ti em Qui 14 Jan 2016, 9:12 am

Aqui no TRT15, ninguém de nada, nunca viu..etc....NEM NESTA TAL DE SISCOB (que aparece para fazer consignado)....Valha me Deus...
    Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qui 14 Jan 2016, 9:26 am

Deus proteja a todos que estão na iminência de entrar nessa gelada de aumento de margem para consignado de cartão de crédito.
    Essa é a forma moderna de escravidão, aquela na qual empenhamos nossos salários ao sistema financeiro, e os banqueiros cada vez mais apertando a nossa dependência deles.
    Sugiro que corram disso, enquanto puderem.
    Falo de camarote, já me ferrei, e é a duras penas e muito sacrifício que estou me recuperando.
    Restrição de crédito há quase 4 anos.
    Nunca mais farei cartão de crédito.
    Só compro à vista o que realmente necessito e consigo adquirir.
    É isso.
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Qui 14 Jan 2016, 12:06 pm

Pra quitar uma dívida com juros maiores, vale a pena (a matemática não mente).

Pra fazer novo cartão (com limite baixo), salvo melhor juízo, só se for objetivando quitar e cancelar o cartão antigo.
    Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qui 14 Jan 2016, 1:05 pm

Xiola escreveu:             Pra quitar uma dívida com juros maiores, vale a pena (a matemática não mente).

Pra fazer novo cartão (com limite baixo), salvo melhor juízo, só se for objetivando quitar e cancelar o cartão antigo.

Desde que se trate da última carta na manga, aí vale.
    Mas o melhor é "cortar na carne", pra não fazer novas dívidas com a ilusão desse crédito supostamente "à disposição".
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Qui 14 Jan 2016, 1:28 pm

Você tem toda razão: o melhor mesmo é "cortar na carne" e não fazer pôrra de cartão nem consignado nenhum !

Mas minha carne é fraca: então eu pegarei o cartão, e vou pro Caribe gastá-lo.
    Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qui 14 Jan 2016, 10:24 pm

Xiola escreveu:Você tem toda razão: o melhor mesmo é "cortar na carne" e não fazer pôrra de cartão nem consignado nenhum !

kkk, então, bora tomar uma!
    Só depois não diz que não avisei, hehe.
    Chuck Coleman
    Chuck Coleman
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 103

Mensagem por Chuck Coleman em Sex 15 Jan 2016, 5:48 am

Xiola é o cara. Vendo seus posts a gente fica numa tranquilidade danada. Sempre tem alguém pior que você por aí...
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Sex 15 Jan 2016, 6:42 am

Não diria "pior".... Cada um viva a sua vida, sem turbar o direito alheio.

Quem quiser bons conselhos e o caminho da virtude, siga o blog do José Barbosa...
    Flurj
    Flurj
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por Flurj em Sex 15 Jan 2016, 7:03 am

Acho que vou aproveitar mais uma dica deste forum... cortar mais um pouco na carne... ate pq nao tenho mais margem..rs...

Tenho um depoimento a fazer :

Há uns 2/3 anos , enquanto todos esperavam e brigavam por mais um pcs, um colega(infelizmente nao lembro quem foi ) comentou .. "meu pcs ja ta garantido ..vou mudar de regional e fazer a minha vida mais simples..." .. Quando li a msg , na hora , senti q realmente esta era a melhor saida... e desde aquela epoca reprogramei tudo... hj , ainda falo de um buraco que foi construido por muito tempo, mas hj ja consigo ver a luz... mudei de regional , vendi apto q tinha um zilhao de financiamento.. mudei habitos... enfim... os consignados feitos estao sendo pagos e um dia irao acabar... acho que ta faltando pouco para ter uam vida em paz... e finalmente conquistar o verdadeiro PCS...

Fica a dica!

DJANGO escreveu:
    Xiola escreveu:Você tem toda razão: o melhor mesmo é "cortar na carne" e não fazer pôrra de cartão nem consignado nenhum !

kkk, então, bora tomar uma!
    Só depois não diz que não avisei, hehe.
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sex 15 Jan 2016, 8:42 am

Xiola escreveu:     Não diria "pior"....    Cada um viva a sua vida, sem turbar o direito alheio.

Quem quiser bons conselhos e o caminho da virtude, siga o blog do José Barbosa...

Meu blog foi encerrado, sem previsão de volta. Motivo: corte de despesas (é sério).
    Chuck Coleman
    Chuck Coleman
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 103

Mensagem por Chuck Coleman em Sex 15 Jan 2016, 9:20 am

Xiola escreveu:     Não diria "pior"....    Cada um viva a sua vida, sem turbar o direito alheio.

Você está certo, me desculpe. Corrigindo: "pior" na minha visão.
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Sex 15 Jan 2016, 9:57 am

É brincadeira, José Barbosa: sempre ouço os seus conselhos, principalmente na área contábil, pois vc tem muita experiência e ótimas dicas pra passar para os servidores.

Tem um velho colega meu - que entrou aqui no TST em 1975 (já tá de abono permanência/senilidade), que me aconselhou a "limpar o contracheque".       Segui a dica : cortei alguns supérfluos (não todos), quitei e quebrei dois cartões e, desde então, parei de fazer os consignados de praxe...

Hoje  - graças aos aumentos de 5% da Dilma - já possuo margem consignável suficiente pra adquirir um "carro popular zero", mas NÃO cedi novamente à tentação: prefiro andar no meu velho veículo 2002, bom de motor & com pneus novos, do que comprometer um centavo sequer do meu combalido holerite...

Mas conjecturei que essa nova margem de 5% serviria para substituir meu atual cartão de crédito  - de juros maiores - por um de "menor poder ofensivo": destarte, decidi fazê-lo.  

Talvez me arrependa amargamente  - pois não deixa de ser + um maldito consignado  - mas pretendo aproveitar minha vida hoje, não daqui a dez anos...
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Sab 23 Jan 2016, 6:18 pm

Vejam que o governo quer aumentar a oferta de crédito e o consumo, mas "ferrando" cada vez mais os trabalhadores da iniciativa privada...

Notícia nos principais jornais do Brasil, hoje:

"Para estimular o crédito e retomar o crescimento da economia, o governo estuda usar a multa do FGTS como garantia para empréstimos consignados. Ao deixar o Fórum Econômico Mundial, nesta sexta-feira, em Davos, na Suíça, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou que a proposta foi feita por instituições financeiras para diminuir o risco de inadimplência. Em contrapartida, os bancos reduziriam os juros das operações com desconto em folha, o que aumentaria a demanda por crédito.

A operação seria voltada apenas aos trabalhadores da iniciativa privada. Em caso de demissão sem justa causa, a parcela da multa de 40% do FGTS seria usada para pagar o empréstimo.

Barbosa anunciou a proposta um dia depois da Serasa Experian divulgar que o número de brasileiros inadimplentes já chega a 59 milhões. “Representantes do mercado financeiro sugeriram ao governo a possibilidade de usar o FGTS, especificamente o saldo da multa, mas também outras alternativas, como garantia para o consignado. Caso o trabalhador perca o emprego, (a multa) poderia ser usada como garantia para pagamento. Isso foi proposto ano passado, e está sendo analisado”, declarou o ministro. "

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Desde meados do ano passado, o governo autorizou os bancos a oferecerem cartão de crédito consignado - com juros reduzidos - aos servidores públicos federais, mediante a garantia de 5% dos contracheques, para este fim. Até agora - janeiro de 2016 - nenhum banco do meu Estado demonstrou qualquer interesse pela proposta : mesmo com "garantia forte", os banqueiros não querem saber de "juros reduzidos"...
    Segurança
    Segurança
    Novo Usuário

Reputação : 0

Mensagem por Segurança em Dom 24 Jan 2016, 2:11 pm

Alguém aqui têm alguma informação se o MPF já formalizou convênio com alguma instituição bancária referente ao cartão de crédito consignado?

Agradeço desde já pela informação.
    PedroHeenk
    PedroHeenk
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por PedroHeenk em Dom 24 Jan 2016, 7:18 pm

Segurança escreveu:Alguém aqui têm alguma informação se o MPF já formalizou convênio com alguma instituição bancária referente ao cartão de crédito consignado?

Agradeço desde já pela informação.

Por enquanto nada, Tb estou nessa busca de informações...
    macfly
    macfly
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Cargo : ANALISTA
    Reputação : 45

Mensagem por macfly em Ter 26 Jan 2016, 12:04 pm

josebarbos escreveu:Saiu a portaria do MPU:

PORTARIA Nº 124, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015
    Altera a Portaria PGR/MPU nº 39, de 24/6/2014, que regulamenta as consignações em folha de pagamento no âmbito do Ministério Público da União.
    O PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA EM EXERCÍCIO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 26, incisos VIII e XIII, da Lei Complementar n° 75, de 20/5/1993, e tendo em vista o que consta
    do Processo Administrativo PGR/MPF nº 1.00.000.004951/2012-44, resolve:
    Art. 1° Alterar a Portaria PGR/MPU nº 39, de 24/6/2014, publicada no Diário Oficial da União nº 119, de 25/6/2014, Seção 1, página 109, que passa a vigorar com a seguinte redação:
    "Art. 7º A soma mensal das consignações facultativas de cada consignado não excederá a 35% (trinta e cinco por cento) da respectiva remuneração, sendo 5% (cinco por cento) reservados exclusivamente para
    a amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito.
    ..........................................................….........................................
    Art. 15. É dever da instituição financeira consignatária promover a renegociação do saldo devedor, nos termos e condições oferecidos para as operações consignadas em folha de pagamento, quando o
    comprometimento da margem consignável ultrapassar o limite de 35% (trinta e cinco por cento) da remuneração do consignado, em razão de desconto superveniente à contratação e decorrente de determinação judicial
    ou administrativa.
    ...............................................…........................................." (NR)
    Art. 2° Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
    EUGÊNIO JOSÉ GUILHERME DE ARAGÃO

ENFIM, JÁ REGULAMENTARAM O USO DO CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO NO:

TST;
    MPU;
    INSS.

EM ALGUM OUTRO TRIBUNAL JÁ ESTÁ REGULAMENTADO O USO DO CARTÃO CONSIGNADO?

ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA, MAS QUEM SOUBER, POR FAVOR, POSTE AQUI.
    analista_ti
    analista_ti
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por analista_ti em Ter 26 Jan 2016, 2:50 pm

Caros colegas, será que alguem poderia me ajudar com duvidas sobre o emprestimo consignado:
    É o seguinte fiz um empréstimo junto a caixa e tinha margem (é um valor alto), com o negócio do 13,23% o TRT da 15 deixou de pagar 2 meses e depois pagou, nestes dois meses miha margem ficou negativa, e o DP descontou o valor de até 30% e SEM SABER, fiquei devendo uma direrenca de 600,00 para a CEF, a qual não me comunicou em nenhum momento somente agora veio o SPC E SERASA, meu score ficou negativo junto a este orgão...sento e choro, ou se alguém puder me dar uma idéia eu agradeço..Obrigado. Só para complementar AQUI NA 15 NADA DO CARTÃO CONSIGNADO CONTO DE FADA.....
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Ter 26 Jan 2016, 8:00 pm

analista_ti escreveu:Caros colegas, será que alguem poderia me ajudar com duvidas sobre o emprestimo consignado:
    É o seguinte fiz um empréstimo junto a caixa e tinha margem (é um valor alto), com o negócio do 13,23% o TRT da 15 deixou de pagar 2 meses e depois pagou, nestes dois meses miha margem ficou negativa, e o DP descontou o valor de até 30% e SEM SABER, fiquei devendo uma direrenca de 600,00 para a CEF, a qual não me comunicou em nenhum momento somente agora veio o SPC E SERASA, meu score ficou negativo junto a este orgão...sento e choro, ou se alguém puder me dar uma idéia eu agradeço..Obrigado. Só para complementar AQUI NA 15 NADA DO CARTÃO CONSIGNADO CONTO DE FADA.....

Cara, vamos lá...

Antes de tudo, primeira coisa: peça a cópia do seu contrato.

Vou basear as informações que estou te passando na cópia do meu contrato, naquilo que os termos acordados forem importantes.

Esta questão está prevista nos parágrafos quinto e sexto, nas seguintes hipóteses:
    1) A convenente descontou, mas não repassou à Caixa. O Banco tem que te notificar e lhe dá um prazo de quinze dias para comprovar o desconto;
    2) Não houve o desconto, em decorrência de suspensão de salário: você tem que pagar a prestação diretamente nas agências da Caixa, até a data de vencimento.

Não ficou claro para mim se você teve o desconto parcial da prestação ou não descontaram nada referente a este contrato. Sobre esta questão, é algo importante.

Creio que pela aplicação do CDC (não o bancário, mas o Código de Defesa do Consumidor), tem que ficar bem clara a situação como contratante e, inclusive, competiria ao banco comprovar as diligências realizadas quando verifica diferença entre os lançamentos em folha e os que deveriam ser recebidos daquele convênio. Ou seja, até mesmo uma "boa fé" do banco em entrar em contato com você por um dos meios disponibilizados e informá-lo que não ocorrera o débito, até para saber se você teve ou não descontados. Não vejo como o banco pode ter um meio certo de saber que foi descontado e não foi repassado, seria "confiar demais" no convenente, e em banco "não se confia, nem desconfia, confere!".

Sobre a inclusão do nome no SPC/Serasa, ela já ocorreu ou você foi apenas notificado?

Se houver inclusão do nome sem que tenha havido notificação pelo correio, prévia, com prazo de pelo menos dez dias, ela é indevida, e o dano moral é presumido. Entretanto, eventual indenização só é cabível se você tiver o nome limpo, sem outras restrições.

Neste caso, você pode ajuizar ação na justiça federal contra a CEF pela inclusão indevida. Eu entenderia que o fato de não ter sido notificado de qualquer forma pelo não desconto pode te ajudar nisto, mas tudo depende da boa vontade do juiz. Muitos deles entendem os contratos à risca, mesmo em situações absurdas.
    analista_ti
    analista_ti
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por analista_ti em Qua 27 Jan 2016, 7:49 am

josebarbos escreveu:
    analista_ti escreveu:Caros colegas, será que alguem poderia me ajudar com duvidas sobre o emprestimo consignado:

Cara, vamos lá...

Antes de tudo, primeira coisa: peça a cópia do seu contrato.

Vou basear as informações que estou te passando na cópia do meu contrato, naquilo que os termos acordados forem importantes.

Esta questão está prevista nos parágrafos quinto e sexto, nas seguintes hipóteses:
    1) A convenente descontou, mas não repassou à Caixa. O Banco tem que te notificar e lhe dá um prazo de quinze dias para comprovar o desconto;
    2) Não houve o desconto, em decorrência de suspensão de salário: você tem que pagar a prestação diretamente nas agências da Caixa, até a data de vencimento.

Não ficou claro  para mim se você teve o desconto parcial da prestação ou não descontaram nada referente a este contrato. Sobre esta questão, é algo importante.

Creio que pela aplicação do CDC (não o bancário, mas o Código de Defesa do Consumidor), tem que ficar bem clara a situação como contratante e, inclusive, competiria ao banco comprovar as diligências realizadas quando verifica diferença entre os lançamentos em folha e os que deveriam ser recebidos daquele convênio. Ou seja, até mesmo uma "boa fé" do banco em entrar em contato com você por um dos meios disponibilizados e informá-lo que não ocorrera o débito, até para saber se você teve ou não descontados. Não vejo como o banco pode ter um meio certo de saber que foi descontado e não foi repassado, seria "confiar demais" no convenente, e em banco "não se confia, nem desconfia, confere!".

Sobre a inclusão do nome no SPC/Serasa, ela já ocorreu ou você foi apenas notificado?

Se houver inclusão do nome sem que tenha havido notificação pelo correio, prévia, com prazo de pelo menos dez dias, ela é indevida, e o dano moral é presumido. Entretanto, eventual indenização só é cabível se você tiver o nome limpo, sem outras restrições.

Neste caso, você pode ajuizar ação na justiça federal contra a CEF pela inclusão indevida. Eu entenderia que o fato de não ter sido notificado de qualquer forma pelo não desconto pode te ajudar nisto, mas tudo depende da boa vontade do juiz. Muitos deles entendem os contratos à risca, mesmo em situações absurdas.
    O desconto foi parcial nos meses 09 e 10 / 17 ( quando o trt15 tirou os treze), e não notei no hollerith que o banco tinha descontado valor a menor da prestação, e só fiquei sabendo isso quando chegou carta do spc ...do serasa já estava a mais de 40 dias e nunca recebi nenhuma carta, fui até lá reclamar e alegaram que enviaram mas não deram data e só. E tambem eu nem sabia que se o valor passasse dos 30% o desconto seria só até esta porcentagem. Como sempre entendia prestação seria sempre fixa. Mas agradeço suas explicações...vou correr atrás agora para tentar reaver meu pequeno score...pois ficou negativo...
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qui 28 Jan 2016, 9:22 pm

analista_ti escreveu:
    O desconto foi parcial nos meses 09 e 10 / 17 ( quando o trt15 tirou os treze), e não notei no hollerith que o banco tinha descontado valor a menor da prestação, e só fiquei sabendo isso quando chegou carta do spc ...do serasa já estava a mais de 40 dias e nunca recebi nenhuma carta, fui até lá reclamar e alegaram que enviaram mas não deram data e só. E tambem eu nem sabia que se o valor passasse dos 30% o desconto seria só até esta porcentagem. Como sempre entendia prestação seria sempre fixa. Mas agradeço suas explicações...vou correr atrás agora para tentar reaver meu pequeno  score...pois ficou negativo...    

O chato é que basta o banco comprovar que postou a correspondência (independe de AR - existe até PL no Legislativo tratando sobre o tema). Mas em juízo pelo menos vão te dar uma data, se realmente mandaram.

Acho que ter descontado a menor é excelente, porque houve um desconto.
    Mais do que isto, te recomendo que procure a portaria sobre consignações no TRT, porque o limite dos 30% é em virtude de lei (noutro tópico, os colegas até explicam uma ação sobre o desconto máximo de 30% do salário, obrigando o banco a renegociar).

Ou seja, o TRT não fez nada "errado", fez o que a lei determina, e a Caixa deveria ter te notificado sobre esta diferença, inclusive, se fosse o caso, com proposta de renegociação.

E aí é tocar bola na ação e torcer para o juiz não defender banco. Além de restabelecer o score ainda deve levar um troco pelo dano moral.

Raixoo
    Raixoo
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 11

Mensagem por Raixoo em Sex 29 Jan 2016, 3:38 pm

Desculpe a minha ignorância: vale a pena aderir a este cadastro positivo?

(pergunto porque aprendo muito com a galera aqui).

Nunca fiz, e meu nome nos ultimos anos foi negativado umas 5 vezes indevidamente (empresas diferentes). Demandei e ganhei dano moral de todas. Final do ano passado levantei uma grana pois a caixa negativou meu nome por causa de um consignado que "entrou" fora do mês previsto. (Ela negativou 3 vezes).

Caso eu tivesse esse cadastro minha situação seria pior ou melhor?

Abc
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sex 29 Jan 2016, 6:43 pm

Raixoo escreveu:Desculpe a minha ignorância: vale a pena aderir a este cadastro positivo?

(pergunto porque aprendo muito com a galera aqui).

Nunca fiz, e meu nome nos ultimos anos foi negativado umas 5 vezes indevidamente (empresas diferentes). Demandei e ganhei dano moral de todas. Final do ano passado levantei uma grana pois a caixa negativou meu nome por causa de um consignado que "entrou" fora do mês previsto. (Ela negativou 3 vezes).

Caso eu tivesse esse cadastro minha situação seria pior ou melhor?

Abc

Pergunta extremamente interessante e pertinente.

Hoje, para nós? Te digo sinceramente, NÃO! Explico porquê:

Na teoria, seria muito semelhante ao sistema norte-americano. Nele, você começa com 0, e sua vida é "fod...", porque você não vai ter nada, precisa de crédito e ninguém vai te dar. Não sei como, eles tem um sistema bastante integrado, pelo qual conseguem saber como anda seu pagamento de alugueis, prestações de menor risco (como eletrônicos), carros etc. E, efetivamente, o que é mais importante, há um diferencial enorme na taxa de juros cobrada em função do seu escore. Os bons pagadores é que conseguem cartões de crédito com juros na faixa de 5 a 10% a.a. e outros benefícios que tornam o crédito tão barato que, por exemplo, é melhor você trocar de carro após dois anos de uso por um zero do que permanecer com o veículo e arcar com o aumento dos custos de manutenção. Se procurar na internet, vai achar alguns exemplos bem interessantes a respeito de como funciona o crédito lá e até de valores em função do escore em que se encontra.

Linda teoria, não? Mas estamos na Banânia, e como tal, aí devemos avaliar os efeitos práticos disto:

1) Não temos condições diferenciadas de juros em empréstimos em função da pessoa. E, inclusive, creio que teríamos alguns problemas legais para a implementação deste sistema. A responsabilidade jurídica me impede de dar um exemplo claro que, se tivermos a oportunidade de discutir num bar, em níveis etilicamente elevados e sem qualquer formalidade, talvez lhe dê indícios suficientes para compreender. Hoje, o crédito é diferenciado em função da instituição, linha e convênio específico firmado entre empresa e instituição financeira.
    2) Não vejo, num curto prazo, mudança neste sistema. E pegando a habitação por exemplo, vemos que a questão dos juros está muito mais ligada à ideologia política que à qualidade de crédito: enquanto um minha casa minha vida tem juros subsidiados sem qualquer compromisso com a Caixa, experimente você negociar a taxas bem mais altas na modalidade crédito de salário e depois tirar o crédito da sua conta. E da mesma forma, vide pacotão de crédito de ontem, a tendência é de apenas determinados nichos de crédito serem privilegiados.
    3) Resumindo, no que tange às taxas, bancos não negociam. Estipulam uma taxa e você aceita, ou não. Na verdade, você pode ter a melhor experiência possível com uma instituição, fidelidade e produtos. Se não topar uma venda casada ali na hora, no que depender do gerente, sua análise recomeça do zero.
    4) Você está abrindo seus dados num país onde dado não é protegido. Se até a Receita já enfrentou vazamento de dados, que o diga cadastros particulares. Na verdade, caso tenha QUALQUER problema com um banco, você estará encurtando o trabalho deles de pesquisa, de verificar a viabilidade de executá-lo. Sem contar que fica muito mais fácil aplicar-lhe golpes, sabendo dados como o valor e data de vencimentos de parcelas. Ou mesmo sendo mais "positivo", você se torna um alvo mais interessante para empresas de marketing, que sabem o que você compra, quanto paga e como paga. Comprou um carro? Prepare-se para as seguradoras. Um smartphone? Operadoras. A que você já tem vai oferecer um combo com algum produto inútil. E por aí vai.
    5) Nós já temos uma condição privilegiada de crédito no Brasil. Se fôssemos financeiramente educados (e isto inclui entender exatamente como é a dinâmica dos nossos salários e entender que ele não é estável), utilizaríamos dois tipos de financiamento: o imobiliário e um consignado no começo da carreira para comprar um carrinho seminovo simples, dar aquela montada básica e rápida na casa, para um apuro enquanto não formamos a poupança de emergências ou para alguma oportunidade que vai trazer retorno superior à taxa de juros. O "juro zero" de alguns carros 0km na verdade tem um monte de "pequenos" custos envolvidos que vão muito além da TAC e, portanto, é uma hipótese remota.

A quem eventualmente pode interessar cadastro positivo? Para quem não tem renda formal. Neste caso, sim, um histórico consistente de pagamento de serviços e financiamentos diversos pode significar uma grande diferneça na hora da composição da renda. Embora ainda assim tenha que encarar não somente os riscos já mencionados como também ficará à mercê de eventual ação fiscal, caso não faça o recolhimento devido dos tributos cabíveis, que por si só já seria uma maneira formal bastante segura de demonstrar capacidade de renda. E memso assim, normalmente estamos falando de uma outra "camada", literalmente, que conseguiria reduzir 6% a.m. para 5, enquanto nós podemos ter menos que 2 com incrível facilidade.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 20 Ago 2019, 11:44 am