PCS JÁ

CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia

Raixoo
    Raixoo
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 11

CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia - Página 5 Empty Re: CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia

Mensagem por Raixoo em Dom 31 Jan 2016, 11:36 am

josebarbos escreveu:
    Raixoo escreveu:Desculpe a minha ignorância: vale a pena aderir a este cadastro positivo?

(pergunto porque aprendo muito com a galera aqui).

Nunca fiz, e meu nome nos ultimos anos foi negativado umas 5 vezes indevidamente (empresas diferentes). Demandei e ganhei dano moral de todas. Final do ano passado levantei uma grana pois a caixa negativou meu nome por causa de um consignado que "entrou" fora do mês previsto. (Ela negativou 3 vezes).

Caso eu tivesse esse cadastro minha situação seria pior ou melhor?

Abc

Pergunta extremamente interessante e pertinente.

Hoje, para nós? Te digo sinceramente, NÃO! Explico porquê:

Na teoria, seria muito semelhante ao sistema norte-americano. Nele, você começa com 0, e sua vida é "fod...", porque você não vai ter nada, precisa de crédito e ninguém vai te dar. Não sei como, eles tem um sistema bastante integrado, pelo qual conseguem saber como anda seu pagamento de alugueis, prestações de menor risco (como eletrônicos), carros etc. E, efetivamente, o que é mais importante, há um diferencial enorme na taxa de juros cobrada em função do seu escore. Os bons pagadores é que conseguem cartões de crédito com juros na faixa de 5 a 10% a.a. e outros benefícios que tornam o crédito tão barato que, por exemplo, é melhor você trocar de carro após dois anos de uso por um zero do que permanecer com o veículo e arcar com o aumento dos custos de manutenção. Se procurar na internet, vai achar alguns exemplos bem interessantes a respeito de como funciona o crédito lá e até de valores em função do escore em que se encontra.

Linda teoria, não? Mas estamos na Banânia, e como tal, aí devemos avaliar os efeitos práticos disto:

1) Não temos condições diferenciadas de juros em empréstimos em função da pessoa. E, inclusive, creio que teríamos alguns problemas legais para a implementação deste sistema. A responsabilidade jurídica me impede de dar um exemplo claro que, se tivermos a oportunidade de discutir num bar, em níveis etilicamente elevados e sem qualquer formalidade, talvez lhe dê indícios suficientes para compreender. Hoje, o crédito é diferenciado em função da instituição, linha e convênio específico firmado entre empresa e instituição financeira.
    2) Não vejo, num curto prazo, mudança neste sistema. E pegando a habitação por exemplo, vemos que a questão dos juros está muito mais ligada à ideologia política que à qualidade de crédito: enquanto um minha casa minha vida tem juros subsidiados sem qualquer compromisso com a Caixa, experimente você negociar a taxas bem mais altas na modalidade crédito de salário e depois tirar o crédito da sua conta. E da mesma forma, vide pacotão de crédito de ontem, a tendência é de apenas determinados nichos de crédito serem privilegiados.
    3) Resumindo, no que tange às taxas, bancos não negociam. Estipulam uma taxa e você aceita, ou não. Na verdade, você pode ter a melhor experiência possível com uma instituição, fidelidade e produtos. Se não topar uma venda casada ali na hora, no que depender do gerente, sua análise recomeça do zero.
    4) Você está abrindo seus dados num país onde dado não é protegido. Se até a Receita já enfrentou vazamento de dados, que o diga cadastros particulares. Na verdade, caso tenha QUALQUER problema com um banco, você estará encurtando o trabalho deles de pesquisa, de verificar a viabilidade de executá-lo. Sem contar que fica muito mais fácil aplicar-lhe golpes, sabendo dados como o valor e data de vencimentos de parcelas. Ou mesmo sendo mais "positivo", você se torna um alvo mais interessante para empresas de marketing, que sabem o que você compra, quanto paga e como paga. Comprou um carro? Prepare-se para as seguradoras. Um smartphone? Operadoras. A que você já tem vai oferecer um combo com algum produto inútil. E por aí vai.
    5) Nós já temos uma condição privilegiada de crédito no Brasil. Se fôssemos financeiramente educados (e isto inclui entender exatamente como é a dinâmica dos nossos salários e entender que ele não é estável), utilizaríamos dois tipos de financiamento: o imobiliário e um consignado no começo da carreira para comprar um carrinho seminovo simples, dar aquela montada básica e rápida na casa, para um apuro enquanto não formamos a poupança de emergências ou para alguma oportunidade que vai trazer retorno superior à taxa de juros. O "juro zero" de alguns carros 0km na verdade tem um monte de "pequenos" custos envolvidos que vão muito além da TAC e, portanto, é uma hipótese remota.

A quem eventualmente pode interessar cadastro positivo? Para quem não tem renda formal. Neste caso, sim, um histórico consistente de pagamento de serviços e financiamentos diversos pode significar uma grande diferneça na hora da composição da renda. Embora ainda assim tenha que encarar não somente os riscos já mencionados como também ficará à mercê de eventual ação fiscal, caso não faça o recolhimento devido dos tributos cabíveis, que por si só já seria uma maneira formal bastante segura de demonstrar capacidade de renda. E memso assim, normalmente estamos falando de uma outra "camada", literalmente, que conseguiria reduzir 6% a.m. para 5, enquanto nós podemos ter menos que 2 com incrível facilidade.

Obrigado. Valeu pela sugestão. Smile
    analista_ti
    analista_ti
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 10

CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia - Página 5 Empty Re: CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - boa notícia

Mensagem por analista_ti em Ter 02 Fev 2016, 7:36 am

josebarbos escreveu:
    analista_ti escreveu:
    O desconto foi parcial nos meses 09 e 10 / 17 ( quando o trt15 tirou os treze), e não notei no hollerith que o banco tinha descontado valor a menor da prestação, e só fiquei sabendo isso quando chegou carta do spc ...do serasa já estava a mais de 40 dias e nunca recebi nenhuma carta, fui até lá reclamar e alegaram que enviaram mas não deram data e só. E tambem eu nem sabia que se o valor passasse dos 30% o desconto seria só até esta porcentagem. Como sempre entendia prestação seria sempre fixa. Mas agradeço suas explicações...vou correr atrás agora para tentar reaver meu pequeno  score...pois ficou negativo...    

O chato é que basta o banco comprovar que postou a correspondência (independe de AR - existe até PL no Legislativo tratando sobre o tema). Mas em juízo pelo menos vão te dar uma data, se realmente mandaram.

Acho que ter descontado a menor é excelente, porque houve um desconto.
    Mais do que isto, te recomendo que procure a portaria sobre consignações no TRT, porque o limite dos 30% é em virtude de lei (noutro tópico, os colegas até explicam uma ação sobre o desconto máximo de 30% do salário, obrigando o banco a renegociar).

Ou seja, o TRT não fez nada "errado", fez o que a lei determina, e a Caixa deveria ter te notificado sobre esta diferença, inclusive, se fosse o caso, com proposta de renegociação.

E aí é tocar bola na ação e torcer para o juiz não defender banco. Além de restabelecer o score ainda deve levar um troco pelo dano moral.

Josebarbos, gostaria que vc pudesse me informar qual tópico " (noutro tópico, os colegas até explicam uma ação sobre o desconto máximo de 30% do salário, obrigando o banco a renegociar)."
    Mais uma vez muito obrigado...
    EL98
    EL98
    Novo Usuário

Reputação : 0

Mensagem por EL98 em Ter 01 Mar 2016, 10:38 am

Bom dia pessoal,

Alguem tem mais alguma novidade sobre o cartão consignado?
    Segurança
    Segurança
    Novo Usuário

Mensagem por Segurança em Ter 15 Mar 2016, 12:34 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 69

Mensagem por Xiola em Ter 15 Mar 2016, 7:07 pm

De que adianta ter direito ao cartão de crédito consignado - com limite maior & juros menos extorsivos - se os TRT's não fazem convênio com nenhum banco que ofereça o serviço ?

Vejam a resposta que obtive da Ouvidoria do meu TRT de origem, acerca da oferta dessa nova modalidade de crédito:

"De ordem da Exma. Sra. Desembargadora Ouvidora, comunicamos a vossa senhoria as informações recebidas da Diretoria Geral de Secretaria deste Regional:

"Em atenção ao tema versado no assunto RI 798/2015, participo que a matéria se encontra instruída nos autos do Processo TRT nº 908/15, tendo a Presidência da Casa deferido a adequação deste Regional ao novo limite de consignação facultativa definido no art. 45 da Lei nº 8.112/1990, com redação dada pela Lei nº 13.172/2015. Portanto, todos os comandos internos relacionados à matéria foram efetivamente praticados, tendo sido emitidas margens consignáveis sob a nova égide legal, inclusive.

Entretanto, verifica-se que os Bancos ainda não se adaptaram ao novo sistema, sendo deles a causa de até o momento nenhuma consignação ter sido realizada nos termos previstos pela Lei nº 13.172/2015."

Mas, felizmente, aqui no TST muitas pessoas já obtiveram e estão usando o cartão de crédito (consignado), pois o banco PAN e o SICOOB já trabalham com a margem extra de 5%... Eu e meus colegas temos o VISA INTERNACIONAL (juros 3% a.m.) !!!
    EL98
    EL98
    Novo Usuário

Mensagem por EL98 em Sex 18 Mar 2016, 1:53 pm

Boa tarde Xiola.

Vc sabe informar se para o uso da margem de 5% para o cartão, as instituições estão efetuando a consignação para quem tem restrições (nome CPF SUJO)?
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Sex 18 Mar 2016, 2:06 pm

Não pode tá enrolado no banco onde você vai fazer.  Tem que negociar antes.

Empréstimos consignados - pelo menos nos bancos que eu fiz - nunca consultaram nada.     Desde que você não esteja enrolado "na própria instituição" (pelo menos no caso da CEF, BB. PAN, ITAU e SANTANDER) você faz seu empréstimo consignado tranquilo, até com o nome sujíssimo (como é meu caso), sem problema !!!  Pelo menos foi assim comigo.

O cartão de crédito consignado é quase a mesma coisa.  Só que a $$$$ dessa "margem de 5%" do seu contracheque será usada para calcular o limite do seu novo cartão - como o VISA INTERNACIONAL "físico" do banco PAN, por exemplo, com juros limitados a 3,03% a.m. - ou como parâmetro para se calcular o valor que você tem direito para abatimento/quitação de dívida anterior, desde que advinda de cartão de crédito.
    EL98
    EL98
    Novo Usuário

Mensagem por EL98 em Sex 18 Mar 2016, 3:28 pm

Obrigado pelas informações companheiro Xiola.
    Para mim foram muito válidas, eis que tenho o nome sujo, com restrições quando instituições fazem análises.
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Sex 18 Mar 2016, 4:13 pm

Valeu.

Se o seu órgão (TRT, TST, TRE, MPU etc.etc.) tiver "convênio" com o banco no qual vc pretende fazer seu cartão (ou empréstimo) consignado, melhor ainda.
    Basta ir no setor de pagamento do seu órgão e solicitar para "receber seu salário doravante naquele banco x".  

Após seu salário sair na instituição bancária, eles "abrem as pernas": te oferecem cheque especial, cartões de crédito, consignado, CDC etc...- mesmo que você tenha restrições no SPC/SERASA por k-lote noutros locais!!!
    EL98
    EL98
    Novo Usuário

Mensagem por EL98 em Ter 29 Mar 2016, 10:25 am

Enquanto os TRTs não conseguem implementar e, parece que têm pouco interesse olha só no executivo:

Alexandro MartelloDo G1, em Brasília

Facebook

Os servidores públicos federais podem solicitar, a partir desta segunda-feira (14), o limite de 5%, do total da margem consignável da remuneração mensal (35%), para a amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito, informou o Ministério do Planejamento. Esse limite também poderá ser utilizado em saques por meio do cartão.

As regras estão detalhadas em decreto publicado no "Diário Oficial da União" desta segunda. O crédito consignado é aquele com desconto na folha de pagamentos, mediante autorização dos servidores. No caso dos servidores públicos federais, seus aposentados e pensionistas, a lei estabelece um limite para esta finalidade (margem consignável), de, no máximo, 35% de sua remuneração.

saiba maisDilma sanciona lei que aumenta limite de desconto do crédito consignado
    Medida provisória amplia limite do crédito consignado

Segundo o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, a medida vai possibilitar que o servidor possa pagar, com juros mais baixos, as dívidas do cartão.

"A novidade é abrir a margem de no máximo 5% da remuneração do servidor para que ele possa amortizar despesas contraídas por meio do cartão com uma taxa melhor que a taxa usualmente praticada pelos fundos rotativos de cartão de crédito. Ele vai poder trocar, por uma dívida mais barata, uma dívida que hoje ele paga mais caro", explicou Mendonça.

Além do servidor público, o decreto regulamenta também a margem consignável dos empregados públicos cuja folha de pagamento seja processada por meio do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE).

Esse grupo é composto pelos anistiados do Governo Collor, os servidores do Hospital das Forças Armadas e alguns agentes de endemias, conhecidos como Mata-Mosquitos. Para estes, a margem consignável é de 40%, sendo que a novidade é que, desse total, 5% passa a ser exclusivo para amortização de despesas com o cartão, informou o Ministério do Planejam
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Sab 02 Abr 2016, 1:44 am

O negócio não é ter margem extra:  quase todo  mundo ou já tem ou vai ter em breve esse "plus" na margem consignável - executivo, legislativo e judiciário (vi ontem na TV que até a iniciativa privada vai poder fazer consignado, dando parte do FGTS como garantia...) .

O problema mesmo são os banqueiros quererem nos emprestar dinheiro com juros menores !!!    Reparem que aqui no TST o Ministro Levenhagen baixou Ato    - desde agosto de 2015 - e até agora não apareceu nenhum banco "grande" (como CEF, BB. ITAU, BRADESCO, SANTANDER) querendo fazer cartão de crédito consignado nem oferecendo grana para quitação de dívidas antigas de cartão com essas taxas reduzidas...
      Quando eu indagava aos gerentes dessas instituições, vinham sempre com essa história de que "tinham ainda que se adaptar às normas, para poder oferecer o serviço"... conversa fiada !!! Se aumentasse os lucros deles,  aposto que estava implementado já na semana seguinte !

Eles temeram foi a "debandada geral" dos servidores pro cartão de crédito consignado - onde o rotativo não pode passar dos 3,03%, -  já antevendo que o prejuízo deles seria enorme.

No meu TRT de origem, ocorre a mesma coisa: a Desembargadora Presidente autorizou o uso dos 5% extras desde antes do Natal, mas nenhum banco  (meu TRT só trabalha com CEF e BB)  se interessou em fazer, e ponto final.  

Chorar na cama que é lugar quente...
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 404

Mensagem por josebarbos em Sab 02 Abr 2016, 12:14 pm

Xiola escreveu:O negócio não é ter margem extra:  quase todo  mundo ou já tem ou vai ter em breve esse "plus" na margem consignável - executivo, legislativo e judiciário (vi ontem na TV que até a iniciativa privada vai poder fazer consignado, dando parte do FGTS como garantia...) .

O problema mesmo são os banqueiros quererem nos emprestar dinheiro com juros menores !!!    Reparem que aqui no TST o Ministro Levenhagen baixou Ato    - desde agosto de 2015 - e até agora não apareceu nenhum banco "grande" (como CEF, BB. ITAU, BRADESCO, SANTANDER) querendo fazer cartão de crédito consignado nem oferecendo grana para quitação de dívidas antigas de cartão com essas taxas reduzidas...
      Quando eu indagava aos gerentes dessas instituições, vinham sempre com essa história de que "tinham ainda que se adaptar às normas, para poder oferecer o serviço"... conversa fiada !!! Se aumentasse os lucros deles,  aposto que estava implementado já na semana seguinte !

Eles temeram foi a "debandada geral" dos servidores pro cartão de crédito consignado - onde o rotativo não pode passar dos 3,03%, -  já antevendo que o prejuízo deles seria enorme.

No meu TRT de origem, ocorre a mesma coisa: a Desembargadora Presidente autorizou o uso dos 5% extras desde antes do Natal, mas nenhum banco  (meu TRT só trabalha com CEF e BB)  se interessou em fazer, e ponto final.  

Chorar na cama que é lugar quente...

Um dos grandes problemas do país é o fato de que existe absurda concentração bancária e ela só aumenta.
    É absurdo que, enquanto servidores públicos, não possamos escolher QUALQUER banco para receber nosso salário.
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Ter 27 Set 2016, 8:11 pm

"ASSUNTO: PROAD Nº 2231/2016

Em resposta a sua manifestação, comunicamos a Vossa Senhoria que esta Ouvidoria, em contato com a Diretoria Geral deste regional, quanto ao questionamento por si colocado obteve a resposta que segue abaixo transcrita:

1) De fato, este Regional, depois de 24 anos mantendo convênios com apenas 02(duas) instituições financeiras, recentemente firmou convênio com o SICOOB Judiciário, Cooperativa que pratica juros para empréstimos em consignação abaixo dos valores praticados no mercado, além de outras inúmeras possibilidades, como possibilidade de recebimento de salários, conta corrente, poupança, investimentos diversos, seguros, previdência privada, cartões de crédito com as mais diversas bandeiras, e, futuramente, a possibilidade de empréstimos para a casa própria.

2) Salutar a lembrança do servidor com relação a possibilidade de se elevar o percentual de margem consignável de 30% para 35%, visto que tal matéria foi trazida ao mundo jurídico pela MP nº 681/15, e prontamente instruída por essa Diretoria-Geral, e levada a decisão da Presidência deste Tribunal, tendo a Excelentíssima Senhora Presidente regulamentado através de um despacho a presente matéria nesta Corte de Justiça. É de lembrar que o TRT21 foi o único dentre todos os Tribunais do Trabalho do país a regulamentar a presente matéria.

3) Por oportuno, informo ainda, que ao se regulamentar a matéria, imediatamente oficiamos o Setor de Preparação de Folha de Pessoal, ligado a Coordenadoria de Gestão de Pessoas, e, ato contínuo, aquele Setor começou a liberar a margem adicional de 5%, conforme previsto na retro mencionado MP 681/15. Pois bem, percebendo que estava havendo negativa por parte dos bancos conveniados, compareci pessoalmente a Caixa Econômica Federal, e falei com o Gerente-Geral daquela Agência, Srº Alderi, e o indaguei sobre o porquê daquela negativa, e este me repassou: impossibilidade de conceder o valor de 5% previsto na MP 681/15, pois como se observa no texto da norma, tal valor é exclusivo para ser concedido via cartão de crédito consignado, e ainda, tal cartão é um produto específico que os bancos tem que ter em seu rol de serviços. Prossigo, dizia ele que a CEF tinha adquirido o Banco Pan-Americano recentemente, e que este Banco teria este produto em seu cardápio de serviços, e que, por isso, a CEF, agora dona do Banco Pan-Americano, iria implantar tal cartão de crédito consignado em seu portfólio de serviços oferecidos aos cliente.

4) Por fim, informo que o BB também não detém tal produto em seu cardápio de serviços, assim como o SICOOB Judiciário, recentemente conveniado, estando este Tribunal no aguardo de que os Bancos aqui conveniados venham a disponibilizar em seus cardápios de serviços o cartão de crédito reclamado pela norma MP 681/15.

Colocamo-nos à disposição de V. Senhoria para mais esclarecimentos.

Atenciosamente,

Ouvidoria - TRT 21ª Região "
    Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qua 28 Set 2016, 2:14 am

Aqui no RS o Banrisul anda anunciando esse serviço na mídia e na página, na internet.
    Só para aposentados do INSS e pensionistas...
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Xiola em Sex 30 Set 2016, 2:27 pm

O  BMG também disponibiliza - mas só pra para aposentados e pensionistas.    Aqui em Brasília(no TST), só o banco PAN faz o tal do "cartão de crédito" consignado.

Perguntei pro gerente do SICOOB porque eles não ofereciam em seu "cardápio" esse produto (cartão de crédito consignado), e ele respondeu: "é que nós somos uma instituição que busca ajudar aos membros da cooperativa e, por isso, não queremos dar corda pro servidor se enforcar" (sic).  

Fingi que acreditei nessa conversa fiada - pois todos os bancos são iguais: só visam lucro e querem garantia.   Estão se lixando se você é servidor ou não, se vai se superendividar ou não.

O nosso SICOOB JUDICIÁRIO, por exemplo, não te dá um cartão de crédito com limite de 100 reais, se não tiver garantia - e, mesmo assim, somente autorizam após passar pela análise "de mil comitês".      

Mas essa mesma bondosa cooperativa não tem escrúpulo nenhum de te oferecer um consignado de 50k - pra ferrar você e sua família - desde que o desconto mensal esteja avalizado no contracheque.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex 23 Ago 2019, 9:40 pm