PCS JÁ

FUNPRESP

Compartilhe
    wilhelm
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Cargo : AJAJ C13 Querendo dar Área desta Josta de País
    Reputação : 12

Re: FUNPRESP

Mensagem por wilhelm em Sex 29 Jun 2018, 10:03 am

androsvilazza escreveu:Reitero o que eu disse há algum tempo: A discussão sobre o benefício especial ser, ou não, "direito adquirido", é importante, é relevante, mas não deve ser fator preponderante para se optar ou não pela migração. O destino do benefício especial está, a meu ver, atrelado ao do benefício "normal". Muito provavelmente, qualquer mudança que afetar um dos dois institutos, afetará o outro. As mudanças possíveis incluem:
    - consideração de 100% das contribuições na média, e não apenas as 80% melhores;
    - mudança do tempo mínimo de contribuição (hoje, 35 anos/455 meses), tanto para a aposentadoria "integral" quanto para o cálculo do benefício especial (influenciaria no fator);
    - índice de correção (hoje, INPC, poderia ser outro).

Observem que qualquer mudança afetaria tanto a aposentadoria "normal" quanto o benefício especial. Pode ser que se consolide a tese segundo a qual o benefício especial seria ato jurídico perfeito (no caso, as mudanças posteriores não o afetariam), mas isso deve ser considerado como um bônus. Se a pessoa está propensa a migrar por causa do benefício especial, é bom se preparar para a eventualidade de um governo futuro (com a conivência do STF/Congresso) mudar sua forma de cálculo, afinal, a lei é o que eles dizem que é.

Do mesmo modo, se a pessoa não quer migrar por medo de que mexam no benefício especial, é bom lembrar que, mesmo não havendo muita segurança jurídica sobre ele, hoje, ele ainda é juridicamente mais seguro que a aposentadoria normal (esta é, indiscutivelmente, mera expectativa de direito).

Exato! No sopesamento das probabilidades jurídicas de nos fodermos, é maior a de mexerem no RPPS, repito, sob o ponto de vista de facilidade de argumentação jurídica anterior (durante o processo legislativo) e posteriormente (em ações judiciais) à modificação.
    Caçador_de_Troll
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por Caçador_de_Troll em Sex 29 Jun 2018, 11:04 am

Bom dia pessoal, ontem criei um grupo para discussão do tema Funpresp - JUD/MPU no telegram, adicionei links, vídeos e artigos de textos relacionados ao tema.

Nesses últimos dias muitos servidores se interessaram acerca do assunto e o Grupo já conta com 53 integrantes.

O telegram é interessante, pois não tem limite de membros e os arquivos armazenados (mesmo antes do ingresso do membro) ficam organizados e disponíveis ao acesso por meio de simples busca.

Quem puder e quiser ingressar no grupo será muito bem vindo, pois tem muita gente boa por aqui com grande conhecimento acerca do assunto.

O link para ingresso é [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abraço.

Última edição por Caçador_de_Troll em Seg 02 Jul 2018, 6:57 am, editado 1 vez(es)
    facao
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Cargo : Analista Judiciário
    Reputação : 1

Mensagem por facao em Dom 01 Jul 2018, 7:31 pm

Caçador_de_Troll escreveu:Bom dia pessoal, ontem criei um grupo para discussão do tema Funpresp - JUD/MPU no telegram, adicionei links, vídeos e artigos de textos relacionados ao tema.

Nesses últimos dias muitos servidores se interessaram acerca do assunto e o Grupo já conta com 53 integrantes.

O telegram é interessante, pois não tem limite de membros e os arquivos armazenados (mesmo antes do ingresso do membro) ficam organizados e disponíveis ao acesso por meio de simples busca.

Quem puder e quiser ingressar no grupo será muito bem vindo, pois tem muita gente boa por aqui com grande conhecimento acerca do assunto.

O link para ingresso é [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abraço.

Não deu certo o link amigo. Posta novamente.
    Caçador_de_Troll
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por Caçador_de_Troll em Seg 02 Jul 2018, 6:51 am

Olá amigo, tente agora?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

facao escreveu:
    Caçador_de_Troll escreveu:Bom dia pessoal, ontem criei um grupo para discussão do tema Funpresp - JUD/MPU no telegram, adicionei links, vídeos e artigos de textos relacionados ao tema.

Abraço.

Não deu certo o link amigo. Posta novamente.
    maligna
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 30

Mensagem por maligna em Qui 05 Jul 2018, 7:47 am

Perdão pela ignorância, mas uma questão me chamou a atenção, e muito me interessa: alguém comentou que o Diretor-Geral do STF, apesar de já ter tempo suficiente para se aposentar com paridade e integralidade de vencimentos, optou pela Funpresp. É isso mesmo?
    Provavelmente, completarei todos os requisitos para a aposentadoria em menos de um ano. Sendo assim, sempre achei que a Funpresp, infelizmente, não era para mim.
    Quer dizer que não é bem assim? Não pretendo me aposentar imediatamente, tenho a intenção de receber o abono-permanência por algum tempo.
    Há uma remota possibilidade de ser a Funpresp uma opção a ser considerada? Alguém sabe me dizer? Sabem de mais alguém que fez essa migração com alguma vantagem?
    euvoltei
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 119

Mensagem por euvoltei em Qui 05 Jul 2018, 8:47 am

maligna escreveu:Perdão pela ignorância, mas uma questão me chamou a atenção, e muito me interessa: alguém comentou que o Diretor-Geral do STF, apesar de já ter tempo suficiente para se aposentar com paridade e integralidade de vencimentos, optou pela Funpresp. É isso mesmo?
    Provavelmente, completarei todos os requisitos para a aposentadoria em menos de um ano. Sendo assim, sempre achei que a Funpresp, infelizmente, não era para mim.
    Quer dizer que não é bem assim? Não pretendo me aposentar imediatamente, tenho a intenção de receber o abono-permanência por algum tempo.
    Há uma remota possibilidade de ser a Funpresp uma opção a ser considerada? Alguém sabe me dizer? Sabem de mais alguém que fez essa migração com alguma vantagem?

Verdade.

Há vídeos dele explicando o porque...
    Basicamente, migração ou não, nessa altura, tem haver com escolher tipo reajustes durante a aposentação, e não com saldo funpresp...

Simplificando ao extremo, tem-se:
    Paridade, reajuste igual os ativos.
    Migrados, reajuste anual pelo índice do governo(INSS).

EmCuiabá
    Novo Usuário

Reputação : 0

Mensagem por EmCuiabá em Qui 05 Jul 2018, 8:54 am

Bom dia, tenho uma dúvida, sou servidor publico desde 2001, e, a partir de então, troquei de cargo publico por duas vezes, ate chegar no Tribunal. Dando uma estudada na interpretação jurisprudencial majoritária sobre a regra de transição instituída pela EC 43/2003, que garante paridade e integralidade de proventos, detectei que se exige a continuidade a prestação de serviço público, ou seja, não pode haver interrupções entre o termino do labor em um cargo e o inicio no subsequente. Na maioria dos casos que analisei, usou-se como parâmetro para a verificação da continuidade a data da posse no novo cargo.

Ocorre que, no meu caso, no último cargo que exerci não havia adquirido estabilidade, não podendo vagá-lo em razão da posse em outro inacumulável.

Ademais, não havia data previamente designada para posse, já que o Tribunal exigia a previa apresentação da documentação relativa ao preenchimento dos requisitos, bem assim empossava por ordem de apresentação (pois avia lista de prioridade de lotações).

Assim, na época, me exonerei do antigo cargo APÓS A NOMEAÇÃO pelo Tribunal, ou seja, ANTES DA POSSE, mas apos a nomeação.

Alguém já viu algum caso parecido, tenho receio que possa ter algum problema decorrente de tal fato. Aliás, em razão dele não cogito a adesão ao FUNPRESP.
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 264

Mensagem por androsvilazza em Qui 05 Jul 2018, 9:54 am

EmCuiabá escreveu:Bom dia, tenho uma dúvida, sou servidor publico desde 2001, e, a partir de então, troquei de cargo publico por duas vezes, ate chegar no Tribunal. Dando uma estudada na interpretação jurisprudencial majoritária sobre a regra de transição instituída pela EC 43/2003, que garante paridade e integralidade de proventos, detectei que se exige a continuidade a prestação de serviço público, ou seja, não pode haver interrupções entre o termino do labor em um cargo e o inicio no subsequente. Na maioria dos casos que analisei, usou-se como parâmetro para a verificação da continuidade a data da posse no novo cargo.

Ocorre que, no meu caso, no último cargo que exerci não havia adquirido estabilidade, não podendo vagá-lo em razão da posse em outro inacumulável.

Ademais, não havia data previamente designada para posse, já que o Tribunal exigia a previa apresentação da documentação relativa ao preenchimento dos requisitos, bem assim empossava por ordem de apresentação (pois avia lista de prioridade de lotações).

Assim, na época, me exonerei do antigo cargo APÓS A NOMEAÇÃO pelo Tribunal, ou seja, ANTES DA POSSE, mas apos a nomeação.

Alguém já viu algum caso parecido, tenho receio que possa ter algum problema decorrente de tal fato. Aliás, em razão dele não cogito a adesão ao FUNPRESP.

O ideal é que você peça uma análise precisa ao setor de pessoal do seu tribunal. Eles é que podem lhe informar, com certeza, a sua situação funcional. Inclusive seria bom formalizar um procedimento administrativo, de modo a lhe aferir segurança jurídica.

Mas analisando as informações por alto, a minha impressão (quase certeza) é que, havendo a quebra do vínculo com a Administração pública, entre os dois cargos, você perdeu o direito à paridade, mantendo o direito à integralidade (obviamente, caso a quebra de vínculo tenha se dado antes de 2013). Se essa mudança vai ser favorável ou prejudicial, é difícil afirmar com precisão agora, pois depende de vários fatores. Comparando paridade e integralidade, em linhas gerais, tem-se:

A paridade tende a ser benéfica se:
    1) sua média salarial tiver sido muito baixa, em relação ao seu salário atual;
    2) você já estiver próximo da aposentadoria, impossibilitando o aumento da média acima referida;
    3) você futuramente tomar posse em um cargo com salário muito superior à sua média (o que levaria ao item 1);
    4) os reajustes da ativa, futuramente, forem iguais ou superiores aos reajustes do RGPS (improvável).

Se as respostas aos itens acima forem negativas, por outro lado, a integralidade tende a ser mais benéfica, então talvez sua quebra de vínculo não tenha sido assim tão prejudicial.
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Qui 05 Jul 2018, 10:03 am

euvoltei escreveu:
    maligna escreveu:Perdão pela ignorância, mas uma questão me chamou a atenção, e muito me interessa: alguém comentou que o Diretor-Geral do STF, apesar de já ter tempo suficiente para se aposentar com paridade e integralidade de vencimentos, optou pela Funpresp. É isso mesmo?

Verdade.

Basicamente, migração ou não, nessa altura, tem haver com escolher tipo reajustes durante a aposentação, e não com saldo funpresp...

Tenho um palpite adicional, que ele obviamente não ia citar:
    Futura quebra de paridade.

Ele obviamente está muito mais por dentro que nós, quanto às discussões em relação à carreira. No cenário atual, é muito provável que esteja sendo gestado um plano com alguma gratificação exclusiva para os ativos (por exemplo, GD) ou concentração do impacto orçamentário no aumento de níveis no final da carreira. É claro que não deixariam os aposentados ao léu, provavelmente manteriam algum reajuste sobre VB+GAJ, mas tanto eventual GD quanto o aumento de níveis no fim de carreira deixariam os aposentados "de fora", permitindo reajustes mais razoáveis para os ativos (repetindo a menção ao cenário atual, que enseja redução ou incrementos mínimos nos gastos: tende a ser uma briga constante por fatias de orçamento).

Respondendo objetivamente à pergunta da colega maligna:

Pode ser que a migração seja interessante também no seu caso, mesmo com a proximidade da aposentadoria. O primeiro passo para saber se é ou não interessante é descobrir qual seria o seu Benefício Especial. Peça ao seu órgão pra calcular, ou faça os cálculos você mesma. Me parece que o pessoal da Funpresp também está fazendo as simulações de benefício especial, mas não sei se estão levando em consideração o mês a mês (todas as remunerações, o que seria o ideal, considerando que a remuneração nem sempre segue uma linearidade previsível).
    darkshi
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 231

Mensagem por darkshi em Qui 05 Jul 2018, 10:14 am

androsvilazza escreveu:
    euvoltei escreveu:

Verdade.

Tenho um palpite adicional, que ele obviamente não ia citar:
    Futura quebra de paridade.

Ele obviamente está muito mais por dentro que nós, quanto às discussões em relação à carreira. No cenário atual, é muito provável que esteja sendo gestado um plano com alguma gratificação exclusiva para os ativos (por exemplo, GD) ou concentração do impacto orçamentário no aumento de níveis no final da carreira. É claro que não deixariam os aposentados ao léu, provavelmente manteriam algum reajuste sobre VB+GAJ, mas tanto eventual GD quanto o aumento de níveis no fim de carreira deixariam os aposentados "de fora", permitindo reajustes mais razoáveis para os ativos (repetindo a menção ao cenário atual, que enseja redução ou incrementos mínimos nos gastos: tende a ser uma briga constante por fatias de orçamento).

Respondendo objetivamente à pergunta da colega maligna:

Pode ser que a migração seja interessante também no seu caso, mesmo com a proximidade da aposentadoria. O primeiro passo para saber se é ou não interessante é descobrir qual seria o seu Benefício Especial. Peça ao seu órgão pra calcular, ou faça os cálculos você mesma. Me parece que o pessoal da Funpresp também está fazendo as simulações de benefício especial, mas não sei se estão levando em consideração o mês a mês (todas as remunerações, o que seria o ideal, considerando que a remuneração nem sempre segue uma linearidade previsível).

Além da quebra da paridade (que provavelmente irá vir com o aumento dos níveis de nossa carreira) tem a questão dos quintos.
    O papo de corredor é que os quintos para quem vai para a funpresp é garantido. Já quem permanecer no regime antigo ficará dependendo do STF para receber ou não os quintos.
    EmCuiabá
    Novo Usuário

Mensagem por EmCuiabá em Qui 05 Jul 2018, 10:50 am

androsvilazza escreveu:
    EmCuiabá escreveu:Bom dia, tenho uma dúvida, sou servidor publico desde 2001, e, a partir de então, troquei de cargo publico por duas vezes, ate chegar no Tribunal. Dando uma estudada na interpretação jurisprudencial majoritária sobre a regra de transição instituída pela EC 43/2003, que garante paridade e integralidade de proventos, detectei que se exige a continuidade a prestação de serviço público, ou seja, não pode haver interrupções entre o termino do labor em um cargo e o inicio no subsequente. Na maioria dos casos que analisei, usou-se como parâmetro para a verificação da continuidade a data da posse no novo cargo.

O ideal é que você peça uma análise precisa ao setor de pessoal do seu tribunal. Eles é que podem lhe informar, com certeza, a sua situação funcional. Inclusive seria bom formalizar um procedimento administrativo, de modo a lhe aferir segurança jurídica.

Mas analisando as informações por alto, a minha impressão (quase certeza) é que, havendo a quebra do vínculo com a Administração pública, entre os dois cargos, você perdeu o direito à paridade, mantendo o direito à integralidade (obviamente, caso a quebra de vínculo tenha se dado antes de 2013). Se essa mudança vai ser favorável ou prejudicial, é difícil afirmar com precisão agora, pois depende de vários fatores. Comparando paridade e integralidade, em linhas gerais, tem-se:

A paridade tende a ser benéfica se:
    1) sua média salarial tiver sido muito baixa, em relação ao seu salário atual;
    2) você já estiver próximo da aposentadoria, impossibilitando o aumento da média acima referida;
    3) você futuramente tomar posse em um cargo com salário muito superior à sua média (o que levaria ao item 1);
    4) os reajustes da ativa, futuramente, forem iguais ou superiores aos reajustes do RGPS (improvável).

Se as respostas aos itens acima forem negativas, por outro lado, a integralidade tende a ser mais benéfica, então talvez sua quebra de vínculo não tenha sido assim tão prejudicial.

Obrigado pelas informações, ainda não estou perto do aposentadoria (apenas na metade), mas acho que vale a pena brigar pela paridade, até porque a nomeação tem seus efeitos jurídicos e penso que mais a frente devem surgir hipóteses semelhantes.

Minha média remuneratória foi baixa na maior parte do tempo de contribuição. Outrossim, sabe-se que o labor efetivo só começa no com o exercício, e não necessariamente na posse. Assim, a discussão, a meu ver, recai sobre a semelhança/distinção entre os efeitos jurídicos da posse e da nomeação. A possibilidade de levar a paridade para cargos mais altos é, com certeza, um grande inventivo à busca do crescimento profissional.
    Fireball
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 28

Mensagem por Fireball em Qui 05 Jul 2018, 4:17 pm

Certo, ele assumiu um cargo que lhe paga o dobro do que recebia, migrou pra funpresp porque é requisito do cargo, seu FC=TC/Tt já é superior a 1, então deve ganhar muito mais, cada 1.5k que ele contribui a União colocará mais 1.5k mês e tem o IR, a contribuição de 11% acima do que for acima teto ao invés ao invés de tudo e por aí vai.

Diferente dos técnicos em começo de carreira.
    Mesmo caso dos magistrados, pra eles é um excelente negócio.
    Fireball
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Fireball em Qui 05 Jul 2018, 4:45 pm

Colega estou numa situação semelhante, na época da posse no 3o cargo público o órgão exigiu que não estivesse acumulando cargo, então pedi exoneração numa semana e posse na outra, eu entendo que não houve "descontinuidade" dado a nomeação e posse e tal, mas isso é pra se questionar futuramente no judiciário.
    Por hora o cenário mais provável, considerando que de 98 pra cá houveram 3 reformas e uma nova está por vir que será bem mais prejudicial as anteriores.
    Certeza que será 100% das remunerações, atualizadas, adicionadas de um redutor, um novo fator previdenciário, de forma que não recebe os 100%.
    EmCuiabá
    Novo Usuário

Mensagem por EmCuiabá em Qui 05 Jul 2018, 7:34 pm

Fireball escreveu:

Colega estou numa situação semelhante, na época da posse no 3o cargo público o órgão exigiu que não estivesse acumulando cargo, então pedi exoneração numa semana e posse na outra, eu entendo que não houve "descontinuidade" dado a nomeação e posse e tal, mas isso é pra se questionar futuramente no judiciário.
    Por hora o cenário mais provável, considerando que de 98 pra cá houveram 3 reformas e uma nova está por vir que será bem mais prejudicial as anteriores.
    Certeza que será 100% das remunerações, atualizadas, adicionadas de um redutor, um novo fator previdenciário, de forma que não recebe os 100%.

Pois é, creio que seja algo para levar à discussão administrativa e judicial quando da data da aposentadoria, o que, no meu caso, só vai ocorrer em 17 anos.. Mas certamente até lá muita água vai rolar.
    maligna
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 30

Mensagem por maligna em Sex 06 Jul 2018, 12:13 am

Valeu, gente, vou pesquisar junto à FUNPRESP.
    Caçador_de_Troll
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por Caçador_de_Troll em Ter 10 Jul 2018, 4:01 pm

Pessoal, após pedidos, o grupo para discussão do tema Funpresp também agora é destinando a investimentos, portanto, caso algum colega tenha interesse em fazer parte das discussões, o link para ingresso é

marco trt8
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por marco trt8 em Qua 18 Jul 2018, 11:33 am

Jurídico da Fenajufe reforça cuidados sugeridos pelo Sintrajud sobre o Funpresp

Parecer do escritório Cezar Britto Advogados Associados – um dos mais respeitados do país - destaca pontos já apresentados em análise apresentada em material do Sindicato.

Luciana Araujo

A Fenajufe divulgou hoje parecer elaborado pela assessoria jurídica sobre o Funpresp-Jud. O documento traz reflexões de um dos mais respeitados escritórios do país, o Cezar Britto Advogados Associados – que assessora a categoria em suas lutas jurídicas – e analisa os aspectos técnicos da migração, os prós e contras dessa possibilidade.

O parecer busca auxiliar os servidores em sua decisão, tendo em vista que aproxima-se o prazo legal para ingressantes no Judiciário Federal antes de 14 de outubro de 2013 optarem ou não por migrar ao regime de Previdência Complementar, que limita a aposentadoria ao teto dos benefícios do INSS (hoje R$ 5.645,80) e permite a adesão aos fundos disponibilizados pela Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário.

Pontos positivos

Nos aspectos positivos dos planos da Funpresp-Jud, Britto aponta a contribuição de até 8,5% por parte do patrocinador; a opção do regime de tributação regressiva que reduz de 35% para 10% a alíquota do IRPF e a possibilidade de dedução da base de cálculo do IRPF até o limite de 12% sobre as contribuições feitas no ano. Além da possibilidade de resgate total das contribuições feitas pelo participante e de um percentual sobre a contribuição do patrocinador equivalente ao tempo de vínculo funcional.

O coordenador Jurídico do Sintrajud, César Lignelli, pondera que para haver a redução da alíquota do IRPF no regime regressivo de tributação para 10% o servidor deverá manter os depósitos no Fundo por no mínimo 10 anos. Além disso, quando a pessoa adere ao novo regime o valor que ela paga de contribuição previdenciária diminui, mas isso automaticamente faz aumentar a base de cálculo do imposto de renda. E na hipótese de resgate total das contribuições ao Fundo serão deduzidos o IRPF e as taxas estabelecidas no regulamento.

Pontos negativos

Entre os pontos negativos, Cezar Britto destaca “o pouco tempo de criação [da Funpresp-Jud], o que o torna menos competitivo no aspecto de confiança e solidez no mercado, bem como a baixa taxa de adesão ao plano, fato que impõe taxas administrativas mais elevadas.” Além de que “não se tem qualquer garantia do quanto que irá receber quando da aposentadoria, porque depende da gestão financeira e dos resultados dos investimentos realizados”. E ainda que “caso não tenha a adesão pretendida, o Funpresp-Jud ficará numa situação complicada, pois além de ter que equilibrar suas contas” ainda terão “que lidar com o adiantamento da União no importe de R$ 25 milhões, a título de aporte de contribuições futuras.”

O advogado avalia ainda que “poderá demorar muito até que o fundo tenha rendimentos que sejam interessantes, ainda mais ao ser comparado com outros fundos de previdência privada que estão há mais tempo no mercado”.

Riscos e possibilidades

Para os servidores ingressantes antes de 14 de outubro de 2013, o jurista destaca a necessidade de avaliação de três aspectos:

1) situação pessoal (tempo de contribuição, regime ao qual está vinculado, idade, etc);

2) tempo para aposentadoria (e riscos de alteração das regras); e

3) fatores político-econômicos como a conjuntura, perspectivas nacionais, etc – sendo este aspecto “o mais imprevisível” na opinião do advogado.

Diante da possibilidade de serem aprovadas as medidas previstas na Proposta de Emenda Constitucional 287-A (a ‘reforma’ da Previdência do governo Temer), ou da elevação da alíquota de contribuição previdenciária de 11% para 14%, o advogado aponta que poderia haver um aumento de risco de manutenção no atual regime e “indicativo para a migração”. Ressalta que “o cômputo do teto do RGPS e do benefício especial certamente não chegará perto do valor constante no contracheque quando da aposentadoria, de modo que a complementação teria que ser num valor suficiente para garantia a manutenção, ao menos aproximada, do padrão de vida”.

No entanto, acrescenta que “esta complementação está sujeita à gestão do fundo, a partir de investimentos no mercado de capitais, os quais podem tanto dar lucro (garante a rentabilidade), quanto dar prejuízo (risco do plano).”

A conclusão do jurista corrobora as avaliações apresentadas no seminário promovido pelo Sintrajud sobre o tema pelo coordenador do Deptº Jurídico do Sindicato, César Lignelli, o assessor econômico Washington Moura Lima e o diretor do Sindicato Tarcísio Ferreira.

O advogado Cesar Lignelli ressalta ainda que o ‘Benefício Especial’, considerado por Britto e outros juristas como o principal atrativo aos planos da Funpresp-Jud, não é sequer uma previsão constitucional e “sua forma de cálculo e correção pode ser alterada por lei a qualquer tempo. Além de estar pacificado pelo STF que não há direito adquirido a regime jurídico, o que gera bastante insegurança.”

No próximo dia 25 o Conselho da Justiça Federal pode decidir se o benefício especial tem caráter previdenciário ou indenizatório. A decisão será conferida em consulta feita pela Ajufe (Associação de Juízes Federais) devido à preocupação dos magistrados com as possibilidades de mudanças nas regras de concessão e cálculo desta parcela.

Seminário do Sintrajud já havia apontado necessidade de cautela e avaliação individual

No seminário do Sindicato, Tarcísio lembrou que “pode haver mudanças nas regras de Previdência, mas também pode haver alterações na expectativa de remuneração de longo prazo dos fundos de investimentos, que dependem de uma série de variáveis, entre elas a política de juros. E podem mudar a legislação e o regulamento dos fundos. Na verdade, todas as regras de qualquer regime podem mudar.”

O parecer de Cezar Britto ressalta também que “o benefício complementar no acumulado de 2014 a 2017 rendeu reajuste pela soma do acumulado do IPCA com 5,4% (o problema é que não é fixo e depende da rentabilidade do investimento feito no mercado de capitais).” Esta avaliação já havia sido feita também no Encarte Especial do Jornal do Judiciário publicado na edição nº 575 (faça o download aqui).

Britto lembra ainda os rombos bilionários nos fundos fechados Postalis (Correios), Petros (Petrobras), Funcef (Caixa Econômica Federal) e Previ (Banco do Brasil). Caso também referido no material do Sintrajud a partir dos resultados da CPI dos Fundos de Pensão.

Para Cezar Britto, “qualquer escolha carrega consigo uma cota considerável de risco, sendo necessário que cada um analise com cuidado todas as variáveis, faça simulações e pense a longo prazo, não apenas na rentabilidade individual, mas também na própria sustentabilidade de ambos os regimes”.

Por isso, o documento reiterando que a decisão é exclusivamente individual dadas as especificidades da situação de cada servidor – o que também vem sendo destacado pelo Sindicato.

E mesmo para os servidores ingressantes após 14 de outubro de 2013, que têm a aposentadoria obrigatoriamente limitada ao teto do RGPS (hoje R$ 5.645,80), o jurista destaca que os riscos estão entre os “maiores” no mercado. Sem a cobertura integral da garantia previdenciária, este servidor “poderá escolher se sobre este valor excedente valeria a pena um investimento com maior possibilidade de rentabilidade, mas que vem agregado com maior risco (investimento no mercado de capitais) ou se valeria um risco mais contido e uma rentabilidade de baixa a mediana (poupança, tesouro nacional, imóveis, previdência complementar privada).”

A íntegra do parecer está disponível aqui.

Fireball
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Fireball em Qui 19 Jul 2018, 1:46 pm

EmCuiabá escreveu:
    Fireball escreveu:

Pois é, creio que seja algo para levar à discussão administrativa e judicial quando da data da aposentadoria, o que, no meu caso, só vai ocorrer em 17 anos.. Mas certamente até lá muita água vai rolar.

Conforme seu extrato de contribuição previdenciária que tem recolhimento de ambos os órgãos no mesmo mês eu entendo que não houve interrupção, pois a contribuição é mensal e não diária.
    euquerodignidade
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 10

Pode isso, Arnaldo?

Mensagem por euquerodignidade em Sex 20 Jul 2018, 10:25 am

Apenas uma consideração:

Quando a voz da Razão fala alto, o direito adquirido murcha as orelhas.

Última edição por euquerodignidade em Sex 20 Jul 2018, 10:27 am, editado 1 vez(es) (Razão : erro de digitação)
    henriquetrt15
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Cargo : (VASSALO)Técnico Judiciário
    Reputação : 9

Mensagem por henriquetrt15 em Sex 20 Jul 2018, 11:01 am

Planejamento admite erro nos cálculos do benefício especial dos servidores
    Publicado em 19/07/2018 - 21:04 Vera BatistaServidor

Ministério informa que o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) já foi acionado para a correção. Mas não há previsão de prorrogação do prazo para a migração ao Regime de Previdência Complementar (Funpresp), que se encerra em 29 de julho

Após denúncias, ontem, do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), de graves erros no Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe), que prejudicam a simulação da aposentadoria do funcionalismo, o Ministério do Planejamento admitiu que, “na simulação, o valor da gratificação natalina está sendo somado, indevidamente, à remuneração de novembro, o que pode influenciar no valor simulado do benefício, uma vez que a gratificação natalina deve ser considerada no cálculo, porém à parte”. De acordo com o órgão, “o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) já foi acionado para devida correção”.

O Planejamento, no entanto, apesar do apertado prazo de menos de 10 dias para a decisão irreversível, não acenou favoravelmente ao principal desejo dos servidores – que usaram o deslize oficial para insistir na postergação do prazo de adesão por mais dois anos. Ao constatar que os equívocos induzem os servidores a erro, por apresentar uma média salarial majorada em mais de 10%, o Fonacate enviou, ontem, um ofício ao ministro do Planejamento, Esteves Colnago, para que a adesão seja postergada para 2020. No entendimento do ministério, porém, não houve exatamente um dano grave aos que usaram o sistema, mesmo com a falha do governo.

“O Sigepe do Poder Executivo federal disponibiliza aos servidores um simulador para o cálculo aproximado do valor do benefício especial. Os resultados apresentados constituem apenas uma simulação, não tendo validade legal e nem constituído o valor real deste benefício, pois este será calculado efetivamente no momento da aposentadoria do servidor”, justificou o órgão. “Por fim, o prazo para os servidores migrarem para o Regime de Previdência Complementar encerrará no dia 29 de julho. Não há previsão de prorrogação deste prazo, no momento”, enfatizou.

De acordo com o Fonacate, o valor do 13º salário não aparece, na simulação do Sigepe, como um mês à parte. Ele é somado à remuneração do mês em que o 13º foi pago. Isso faz com que o número de contribuições fique subestimado e a média salarial, superestimada. “O que resulta em benefícios especiais quase 10% mais elevados do que os calculados a partir da planilha de simulação disponível no site do próprio Funpresp”, denunciou. Outro contratempo é o percentual de inflação – pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – usado para a atualização dos salários de contribuição. O Fonacate garante que estão incorretos.

Nos meses de julho, agosto e setembro de 2017, por exemplo, o simulador Sigepe utilizou IPCA de 2,71%, 2,46% e 2,54%, respectivamente, quando deveria ter utilizado 0,24%, 0,19% e 0,16%, aponta a nota do Fonacate. “Os cálculos pelo Sigepe estão elevando artificialmente os valores do benefício especial. Os servidores estão sendo induzidos a erro, o que poderá levar a disputas judiciais todos aqueles que se sentirem lesados por terem feito a opção confiando nessa metodologia”, assinalou Marques.

Falsa indicação

O lado mais dramático do erro é a falsa indicação para servidores que ingressaram antes de fevereiro de 2013 e não deveriam aderir à previdência complementar, apontou o especialista em serviço público Rudi Cassel, sócio do Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados. “Há uma linha empírica que observamos nas simulações. Praticamente nenhum servidor que aguarde menos de 12 anos para se aposentar tem indicação de migração. E a maioria dos que ingressaram no serviço público com 30 anos ou mais, também não. É um momento difícil e muitos servidores estão tomando sua decisão sem saber o que significa, embora seja irrevogável e irretratável”, destacou Cassel.

De acordo com o advogado, o prazo deveria ser reaberto em lei federal. “É positivo para todos, especialmente nesse contexto confuso que exige uma avaliação individual muito séria. Recomendamos a simulação diretamente com a Funpresp”, afirmou. De acordo com Larissa Benevides, do escritório Torreão Braz Advogados, o “fato novo” descoberto pelo Fonacate aumentou a insegurança e abre espaço para a judicialização. “Houve um vício na manifestação da vontade que vai pesar. O Supremo Tribunal Federal (STF) foi contra a prorrogação em decisão cautelar. Ainda não foi julgado o mérito. Por isso, como a fórmula não é simples e, no passado, a conjuntura era diferente, pois ainda se discutia a reforma da Previdência, é muito provável que o STF considere alongar esse tempo por mais dois anos”, destacou Larissa.

Para a advogada Thaís Riedel, especialista em previdência, o ideal também seria o adiamento. “Esses erros demonstram que ainda há muita incerteza no cenário atual para que o servidor possa tomar uma decisão tão séria em sua vida, de caráter irrevogável e irretratável”. Além do Fonacate, que reúne 30 entidades federais, outras representações, isoladamente, lutam pelo mesmo objetivo. “Seria prudente que o governo prorrogasse por pelo menos mais dois anos. Estamos conversando com parlamentares e insistindo nesse sentido”, destacou Paulo Martins, vice-presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e TCU (Sindilegis). O Fupresp não quis se pronunciar, segundo a assessoria de imprensa.
    MConcursos
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 29

Mensagem por MConcursos em Sex 20 Jul 2018, 1:02 pm

O prazo do dia 28 é para ter direito ao bebeficio especial?
    Marcos Moura de Souza
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 7

Mensagem por Marcos Moura de Souza em Sex 20 Jul 2018, 3:09 pm

Esse prazo deveria ser prorrogado por pelo menos mais um ano.

Seria muito mais fácil para as pessoas escolherem depois da provável reforma da previdência que acontecerá no novo governo, acredito eu.

Se a contribuição aumentar para 14%, por exemplo, o número de pessoas "beneficiadas" com a adesão ao Fundo seria muito maior.

Enfim, torcer para que algum iluminado pense nisso.
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Sex 20 Jul 2018, 4:38 pm

MConcursos escreveu:O prazo do dia 28 é para ter direito ao bebeficio especial?

Isso, e ficar limitado ao teto do RGPS, tanto para contribuições, hoje, quanto a título de benefício previdenciário futuramente.

androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Sex 20 Jul 2018, 4:48 pm

Marcos Moura de Souza escreveu:Esse prazo deveria ser prorrogado por pelo menos mais um ano.

Seria muito mais fácil para as pessoas escolherem depois da provável reforma da previdência que acontecerá no novo governo, acredito eu.

Se a contribuição aumentar para 14%, por exemplo, o número de pessoas "beneficiadas" com a adesão ao Fundo seria muito maior.

Não faço ideia do que pensam os Ministros da Fazenda e do Planejamento, mas eles com certeza pensam pelo lado da Administração, e não do servidor. Então eu acho provável que tenham considerado os seguintes aspectos:

- A migração favorece a saúde atuarial do regime (reduz o déficit futuro, já que os servidores terão direito a um benefício menor, advindo do RPPS).
    - Por outro lado, a migração drena recursos presentes. Cada servidor que migra significa menos recursos entrando no curto prazo (menor desconto para o RPPS), e mais recursos saindo (aportes para o Funpresp). Isso levando em consideração que a contrapartida da União ao RPPS é uma miragem contábil.

Ponderando os dois aspectos, há um limite de servidores que poderiam migrar, melhorando a saúde do sistema no médio e longo prazo, sem afetar drasticamente o fluxo de caixa no curto prazo. Não sei se fizeram este cálculo, mas se o fizeram já sabem até quando é interessante manter a migração aberta, e se o prazo pode ou não ser prorrogado.

De toda forma, é bom lembrar que a preocupação dos governantes é sempre maior com o presente que com o futuro, então não acredito que fiquem reabrindo prazo indefinidamente, principalmente se acharem que determinada medida a ser aprovada no Congresso possa levar a uma migração em massa.
    Lord Sith
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 88

Mensagem por Lord Sith em Sex 20 Jul 2018, 5:19 pm

Milagre os "advogados" do FUNPRESP não terem aparecido ainda pra falar que mesmo assim é melhor migrar...

henriquetrt15 escreveu:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Planejamento admite erro nos cálculos do benefício especial dos servidores
    Publicado em 19/07/2018 - 21:04 Vera BatistaServidor

Ministério informa que o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) já foi acionado para a correção. Mas não há previsão de prorrogação do prazo para a migração ao Regime de Previdência Complementar (Funpresp), que se encerra em 29 de julho

Após denúncias, ontem, do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), de graves erros no Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe), que prejudicam a simulação da aposentadoria do funcionalismo, o Ministério do Planejamento admitiu que, “na simulação, o valor da gratificação natalina está sendo somado, indevidamente, à remuneração de novembro, o que pode influenciar no valor simulado do benefício, uma vez que a gratificação natalina deve ser considerada no cálculo, porém à parte”. De acordo com o órgão, “o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) já foi acionado para devida correção”.

O Planejamento, no entanto, apesar do apertado prazo de menos de 10 dias para a decisão irreversível, não acenou favoravelmente ao principal desejo dos servidores – que usaram o deslize oficial para insistir na postergação do prazo de adesão por mais dois anos. Ao constatar que os equívocos induzem os servidores a erro, por apresentar uma média salarial majorada em mais de 10%, o Fonacate enviou, ontem, um ofício ao ministro do Planejamento, Esteves Colnago, para que a adesão seja postergada para 2020. No entendimento do ministério, porém, não houve exatamente um dano grave aos que usaram o sistema, mesmo com a falha do governo.

“O Sigepe do Poder Executivo federal disponibiliza aos servidores um simulador para o cálculo aproximado do valor do benefício especial. Os resultados apresentados constituem apenas uma simulação, não tendo validade legal e nem constituído o valor real deste benefício, pois este será calculado efetivamente no momento da aposentadoria do servidor”, justificou o órgão. “Por fim, o prazo para os servidores migrarem para o Regime de Previdência Complementar encerrará no dia 29 de julho. Não há previsão de prorrogação deste prazo, no momento”, enfatizou.

De acordo com o Fonacate, o valor do 13º salário não aparece, na simulação do Sigepe, como um mês à parte. Ele é somado à remuneração do mês em que o 13º foi pago. Isso faz com que o número de contribuições fique subestimado e a média salarial, superestimada. “O que resulta em benefícios especiais quase 10% mais elevados do que os calculados a partir da planilha de simulação disponível no site do próprio Funpresp”, denunciou. Outro contratempo é o percentual de inflação – pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – usado para a atualização dos salários de contribuição. O Fonacate garante que estão incorretos.

Nos meses de julho, agosto e setembro de 2017, por exemplo, o simulador Sigepe utilizou IPCA de 2,71%, 2,46% e 2,54%, respectivamente, quando deveria ter utilizado 0,24%, 0,19% e 0,16%, aponta a nota do Fonacate. “Os cálculos pelo Sigepe estão elevando artificialmente os valores do benefício especial. Os servidores estão sendo induzidos a erro, o que poderá levar a disputas judiciais todos aqueles que se sentirem lesados por terem feito a opção confiando nessa metodologia”, assinalou Marques.

Falsa indicação

O lado mais dramático do erro é a falsa indicação para servidores que ingressaram antes de fevereiro de 2013 e não deveriam aderir à previdência complementar, apontou o especialista em serviço público Rudi Cassel, sócio do Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados. “Há uma linha empírica que observamos nas simulações. Praticamente nenhum servidor que aguarde menos de 12 anos para se aposentar tem indicação de migração. E a maioria dos que ingressaram no serviço público com 30 anos ou mais, também não. É um momento difícil e muitos servidores estão tomando sua decisão sem saber o que significa, embora seja irrevogável e irretratável”, destacou Cassel.

De acordo com o advogado, o prazo deveria ser reaberto em lei federal. “É positivo para todos, especialmente nesse contexto confuso que exige uma avaliação individual muito séria. Recomendamos a simulação diretamente com a Funpresp”, afirmou. De acordo com Larissa Benevides, do escritório Torreão Braz Advogados, o “fato novo” descoberto pelo Fonacate aumentou a insegurança e abre espaço para a judicialização. “Houve um vício na manifestação da vontade que vai pesar. O Supremo Tribunal Federal (STF) foi contra a prorrogação em decisão cautelar. Ainda não foi julgado o mérito. Por isso, como a fórmula não é simples e, no passado, a conjuntura era diferente, pois ainda se discutia a reforma da Previdência, é muito provável que o STF considere alongar esse tempo por mais dois anos”, destacou Larissa.

Para a advogada Thaís Riedel, especialista em previdência, o ideal também seria o adiamento. “Esses erros demonstram que ainda há muita incerteza no cenário atual para que o servidor possa tomar uma decisão tão séria em sua vida, de caráter irrevogável e irretratável”. Além do Fonacate, que reúne 30 entidades federais, outras representações, isoladamente, lutam pelo mesmo objetivo. “Seria prudente que o governo prorrogasse por pelo menos mais dois anos. Estamos conversando com parlamentares e insistindo nesse sentido”, destacou Paulo Martins, vice-presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e TCU (Sindilegis). O Fupresp não quis se pronunciar, segundo a assessoria de imprensa.
    euvoltei
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 119

Mensagem por euvoltei em Sex 20 Jul 2018, 6:25 pm

androsvilazza escreveu:
    Marcos Moura de Souza escreveu:Esse prazo deveria ser prorrogado por pelo menos mais um ano.

Não faço ideia do que pensam os Ministros da Fazenda e do Planejamento, mas eles com certeza pensam pelo lado da Administração, e não do servidor. Então eu acho provável que tenham considerado os seguintes aspectos:

- A migração favorece a saúde atuarial do regime (reduz o déficit futuro, já que os servidores terão direito a um benefício menor, advindo do RPPS).
    - Por outro lado, a migração drena recursos presentes. Cada servidor que migra significa menos recursos entrando no curto prazo (menor desconto para o RPPS), e mais recursos saindo (aportes para o Funpresp). Isso levando em consideração que a contrapartida da União ao RPPS é uma miragem contábil.

Ponderando os dois aspectos, há um limite de servidores que poderiam migrar, melhorando a saúde do sistema no médio e longo prazo, sem afetar drasticamente o fluxo de caixa no curto prazo. Não sei se fizeram este cálculo, mas se o fizeram já sabem até quando é interessante manter a migração aberta, e se o prazo pode ou não ser prorrogado.

De toda forma, é bom lembrar que a preocupação dos governantes é sempre maior com o presente que com o futuro, então não acredito que fiquem reabrindo prazo indefinidamente, principalmente se acharem que determinada medida a ser aprovada no Congresso possa levar a uma migração em massa.

O Amarildo comentou essa situação... vi num vídeo.
    Basicamente aumentaram o prazo porque o fundo ainda não estava viabilizado (pouca gente), o que não é caso hoje, com mais de 10 mil pessoas, as taxas já cobrem os custos de manutenção do fundo...
    Ao fechar a possibilidade de migração, o governo acaba tendo vantagens atuariais... não lembro bem, mas pelo o que entendi, com cada um no seu canto e "preso" lá, o governo no fim sai ganhando em relação a estarem todos soltinhos, migrando de lá pra cá e cá pra lá...
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 382

Mensagem por josebarbos em Sex 20 Jul 2018, 10:09 pm

EmCuiabá escreveu:
    Fireball escreveu:

Boa sorte, porque foram raríssimas as vezes que vi o Judiciário decidindo pró-servidor quando se tratava de uma jurisprudência custosa.

Mas fica o alerta: quem tem intenção de manter o regime, não pode abrir uma vírgula para discussão de quebra de continuidade. Existem inúmeras formas de fazer isto. O importante é nunca descasar o exercício de um cargo com o outro.
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sex 20 Jul 2018, 10:20 pm

euvoltei escreveu:
    androsvilazza escreveu:

O Amarildo comentou essa situação... vi num vídeo.
    Basicamente aumentaram o prazo porque o fundo ainda não estava viabilizado (pouca gente), o que não é caso hoje, com mais de 10 mil pessoas, as taxas já cobrem os custos de manutenção do fundo...
    Ao fechar a possibilidade de migração, o governo acaba tendo vantagens atuariais... não lembro bem, mas pelo o que entendi, com cada um no seu canto e "preso" lá, o governo no fim sai ganhando em relação a estarem todos soltinhos, migrando de lá pra cá e cá pra lá...

Se não houvesse o benefício especial, até que haveria discussão, mas não há.

Quanto maior o prazo, melhor única e exclusivamente para o servidor, e não para o governo. Cada indivíduo tem mais tempo, menos risco, e conhece mais cenários para tomar a decisão. O fato é que a absurda maioria só vai tomar algum caminho quando a porta estiver fechando.

Mas enquanto não decide, mais benefício especial deve pagar, e com maior conhecimento dos riscos, os servidores migram apenas quando podem constatar uma "vantagem". Por exemplo, lá na frente a alíquota de contribuição pode subir bastante, e se a migração está aberta, pode causar um resultado inesperado às receitas atuais, ainda que atuarialmente, e no futuro, seja benéfico.
    MConcursos
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por MConcursos em Sab 21 Jul 2018, 1:49 am

Esse "erro" no calculo do beneficio especial se deu so no executivo? O TRT ao qual estou vinculado me passou hoje o valor do meu beneficio especial, $2300. Sera que esta errado? Esse valor seria atualizado pelos mesmos indicies do valor teto do regime geral? Existe alguma norma que de seguranca a quem migrar de que nao vao tungar esse beneficio especial?
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Sab 21 Jul 2018, 9:07 am

MConcursos escreveu:Esse "erro" no calculo do beneficio especial se deu so no executivo? O TRT ao qual estou vinculado me passou hoje o valor do meu beneficio especial, $2300. Sera que esta errado? Esse valor seria atualizado pelos mesmos indicies do valor teto do regime geral? Existe alguma norma que de seguranca a quem migrar de que nao vao tungar esse beneficio especial?

O erro ali referido ocorreu só no executivo, no tal Sigep. Lógico que é possível que tenha havido erro no cálculo do seu benefício especial, afinal é um ser humano fazendo, e muito em cima do prazo, com muita demanda. Mas é provável que tenham feito certo, já que têm praticado muito, e a prática leva à perfeição Laughing

De toda forma, apenas um erro muito grosseiro poderia fazer grande impacto a ponto de mudar uma decisão. O erro do 13°, por exemplo, distorce bastante, mas nem tanto (aumenta a média salarial, mas reduz o multiplicador do benefício especial). No fim, dá uma diferença de alguns reais, o que no grosso, e em termos percentuais, dá o mínimo de impacto. A única chance de dar aquele erro de 10% que apontam é se o sistema, ao mesmo tempo, soma o décimo terceiro à remuneração de dezembro, e depois considera 13 remunerações mensais no ano, o que seria de fato um erro horrível. E aquele outro erro que apontaram (índice de inflação em meses recentes) é ridículo, vai dar diferença de centavos no BE.

É lógico que todo mundo tem que tomar suas decisões sobre bases tão fidedignas quanto possível, mas está claro que estão tentando usar o erro do sistema para conseguir a dilação do prazo. Posso estar ficando velho, e relaxado demais pra esses assuntos, mas não vejo sentido em exigir precisão de centavos no cálculo do benefício especial, sendo que a decisão de migração se trata de uma análise de cenário futuro, sem qualquer possibilidade de ter essa precisão milimétrica. Um ano de perda salarial, (valorização do teto do rgps acima ou abaixo do nosso reajuste) e todo o cenário muda; um mês de rendimento do Funpresp acima ou abaixo do esperado, e aquele valor projetado para aposentadoria muda.

Quem espera precisão cirúrgica em cálculo de cenário futuro, pode tirar o cavalinho da chuva, que isso é impossível. No Brasil até o passado é incerto. Mesmo um BE calculado 100% corretamente, se daqui pra frente for atualizado em índices diferentes do nosso reajuste, tudo muda (atualização do BE maior que o reajuste, ponto favorável pra migração; reajuste maior que a inflação, ponto pra permanência no regime atual).

Quanto à segurança jurídica do benefício especial, recomendo ler esse parecer solicitado pelo Funpresp (que obviamente terá viés favorável):

Tem um do sintrajud rodando por aí, que obviamente tem viés desfavorável. Recomendo que procure por ele no Google, leia os dois e chegue à sua própria conclusão.
    MConcursos
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por MConcursos em Sab 21 Jul 2018, 10:56 am

Obrigado Androsvilazza.
    lobodosmares
    Novo Usuário

Reputação : 1

Mensagem por lobodosmares em Sab 21 Jul 2018, 8:51 pm

Pra mim essa FUNPRESP não passa de um barco furado no futuro e tem gente que cai nessa conversa do vigário. Tá mais que demonstrado que esses sistemas não funcionam. Postalis da vida, o Petros, etc.
    Eu fico no convencional até o governo me empurrar de forma obrigatória pro outro. Agora, obviamente, quem ingressou após 2013 não tem opção mesmo.
    MConcursos
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por MConcursos em Sab 21 Jul 2018, 9:01 pm

Se eu sair é para estar por conta própria. Nada de funpresp.
    Caçador_de_Troll
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por Caçador_de_Troll em Dom 22 Jul 2018, 7:22 am

Pessoal que busca informação sobre FUNPRESP, informo que há um grupo no telegram com mais de 270 membros, em que há diversos links de artigos, planilhas, vídeos e debates de casos individuais, o link para ingresso é

josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Seg 23 Jul 2018, 10:49 am

lobodosmares escreveu:Pra mim essa FUNPRESP não passa de um barco furado no futuro e tem gente que cai nessa conversa do vigário. Tá mais que demonstrado que esses sistemas não funcionam. Postalis da vida, o Petros, etc.
    Eu fico no convencional até o governo me empurrar de forma obrigatória pro outro. Agora, obviamente, quem ingressou após 2013 não tem opção mesmo.

Aqui estão listadas todas as entidades de previdência fechada do Brasil:

Apenas uma meia dúzia (tudo bem, estatais), teve alguns problemas, claramente identificáveis. Alguns, mesmo com a ingerência política, funcionam a contento. Comparar o Funpresp-jud com Postalis ou Funcef é, para aqueles que são do MPU, comparar o Plan-Assiste com o Saúde Caixa ou o plano de saúde dos correios, que são, de fato, muito inferiores, não apenas por interferência política, mas por questões conceituais.

josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Seg 23 Jul 2018, 10:50 am

MConcursos escreveu:Se eu sair é para estar por conta própria. Nada de funpresp.

Aí tu me conta o milagre de conseguir 3% a.a. em renda fixa e o custo de seguro para isto ser financeiramente vantajoso.
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Seg 23 Jul 2018, 10:52 am

MConcursos escreveu:Esse "erro" no calculo do beneficio especial se deu so no executivo? O TRT ao qual estou vinculado me passou hoje o valor do meu beneficio especial, $2300. Sera que esta errado? Esse valor seria atualizado pelos mesmos indicies do valor teto do regime geral? Existe alguma norma que de seguranca a quem migrar de que nao vao tungar esse beneficio especial?

Para quem tem conta na BB e CEF (creio que a maioria de nós), é possível obter o extrato de contribuições previdenciárias, e fazer o cálculo por conta própria.
    Não precisa ser absurdamente preciso, posto que se trata de mera expectativa e aproximação.

Ilhense
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 22

Mensagem por Ilhense em Seg 23 Jul 2018, 8:38 pm

Quem ingressou antes de 2013 e se aposenta pela média das 80 maiores contribuições, terá os valores a receber atualizados pelo INPC?

Faço o questionamento, pois fui informado na seção de cálculo do meu tribunal que para o pessoal que se aposenta com a paridade, há uma dependência de implementação de novos reajustes para o pessoal da ativa, enquanto para aqueles vinculados a proporcionalidade, ocorre uma correção monetária que ao cabo, considerando - se que o governo não vem concedendo sequer a reposição inflacionária, acaba sendo vantajoso.

Outra coisa: no tocante ao benefício especial, há um valor que torna a migração para o regime do teto + Funpresp interessante?
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Ter 24 Jul 2018, 7:45 am

Ilhense escreveu:Quem ingressou antes de 2013 e se aposenta pela média das 80 maiores contribuições, terá os valores a receber atualizados pelo INPC?

Faço o questionamento, pois fui informado na seção de cálculo do meu tribunal que para o pessoal que se aposenta com a paridade, há uma dependência de implementação de novos reajustes para o pessoal da ativa, enquanto para aqueles vinculados a proporcionalidade, ocorre uma correção monetária que ao cabo, considerando - se que o governo não vem concedendo sequer a reposição inflacionária, acaba sendo vantajoso.

Outra coisa: no tocante ao benefício especial, há um valor que torna a migração para o regime do teto + Funpresp interessante?

Sim, há data-base (janeiro) e índice (INPC).

Não existe qualquer patamar de valor, depende muito, são inúmeras variáveis. Depende de salários, perspectivas, cenários possíveis e convicções.
    Ricardo-TRT
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 5

Mensagem por Ricardo-TRT em Ter 24 Jul 2018, 9:38 am

Benefício especial simulado no SIGEPE está consideravelmente maior. O da minha esposa, no simulador de lá, tá dando 844, e o correto é 487. Os problemas nos cálculo do simulador são;

1) Não consideram os 13º salários. Incluem tudo no mês de dezembro;
    2) Não utilizam o regime de competência, o que gera excesso de valor, por exemplo, em um mês em que são pagos valores retroativos;
    3) Erro (majoração) do ipca.

Não acredito que um erro desse tamanho não seja intencional por parte do governo.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Tópicos similares

-

Data/hora atual: Ter 25 Set 2018, 6:15 pm