PCS JÁ

Dicas Financeiras

Compartilhe
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 367

Re: Dicas Financeiras

Mensagem por josebarbos em Qui 01 Fev 2018, 6:37 am

Marcos Moura de Souza escreveu:
    Alexandro Mendes escreveu:Caro Marcos, invisto na órama desde ano passado e nunca tive problemas, em relação ao seu investimento em CDB do Banco Máxima se fosse vc daria uma olhada em outras opções, pois o Banco Maxima não gera muito confiança, verifica os dados no site do banco data.

Valeu mesmo, colega.

Fui pesquisar e vi que esse banco já estava com sérios problemas desde 2016.

Por isso, ele está pagando tanto. É a única forma de atrair grana.

Não sendo muito chato, você indicaria algum CDB específico comercializado pela Orama?

Vi de outros bancos na faixa de 115 a 122 do CDI...

Vou aplicar pouco só para pegar essa experiência e jogar o resto no TD mesmo.

Se é para aplicar com o objetivo do longo prazo, sem perspectiva de precisar o dinheiro, ainda que de forma não planejada (emergência ou negócio de ocasião), não faz sentido temer a situação do banco, graças ao FGC. Nisto, a ideia seria exatamente de aumentar o risco e buscar produtos que paguem mais, mas de forma garantida. Não apenas CDB, mas também LCs (letras de câmbio) que, dada pela natureza dos emissores, naturalmente significam um risco mais elevado e que, por consequência, podem trazer retornos maiores.
    marco trt8
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 0

Mensagem por marco trt8 em Qui 01 Fev 2018, 11:35 am

olá amigos, eu sei que 120% ou 122% do CDI é um bom cbd para investir. Mas há corretoras que colocam esses valores entre 20% e 30% do CDI. Pergunto: como eu sei que estes últimos valores (20% ou 30%) correspondem aos mesmos 120% ou 122% do CDI do mesmo cdb? não sei se consegui expor bem a minha dúvida, mas, de qualquer maneira, agradeço a quem puder me ajudar.
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qui 01 Fev 2018, 8:28 pm

marco trt8 escreveu:olá amigos, eu sei que 120% ou 122% do CDI é um bom cbd para investir. Mas há corretoras que colocam esses valores entre 20% e 30% do CDI. Pergunto: como eu sei que estes últimos valores (20% ou 30%) correspondem aos mesmos 120% ou 122% do CDI do mesmo cdb? não sei se consegui expor bem a minha dúvida, mas, de qualquer maneira, agradeço a quem puder me ajudar.

tem algum erro aí...
    mesmo os CDB's mais indecentes vão pagar na faixa de 70% do CDI. Ao mesmo tempo, 20 a 30%, hoje, não existe como opção pré-fixada (aí seria a taxa mesmo, e não o referencial). Pode ser que estes 20 ou 30% se refiram a todo o período, de maneira pré-fixada.

Acima de 115%, já é um ótimo retorno, especialmente, se for um banco sólido.
    Caçador_de_Troll
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 12

Mensagem por Caçador_de_Troll em Sex 02 Fev 2018, 6:49 am

androsvilazza escreveu:
    Caçador_de_Troll escreveu:
    androsvilazza escreveu:Pra ajudar, vou relatar minha posição no Funpresp, de janeiro a novembro deste ano:

Aportei 2903,39 (contribuição de 8,5% sobre o que excede o teto) e tenho um saldo de 4701,60 (incluso a contribuição do patrocinador, e já descontados os repasses para o FCBE e taxa de carregamento).

Este ano ainda não pude utilizar o benefício fiscal, mas mesmo deixando esse parâmetro de fora, aponto o Funpresp como uma boa opção: não se consegue investimento que retorne 60% em 11 meses, quanto mais um investimento de aportes mensais, cujo saldo médio é obviamente menor do que um investimento integral, de aporte único.

Minha opinião é de que o Funpresp compensa, especialmente, nessas condições: como patrocinado, e aporte na alíquota máxima "coberta" pela União.

A partir dessa alíquota (ou como participante vinculado/não patrocinado), passa a ser como qualquer outra previdência complementar, com as mesmas vantagens (em especial o benefício fiscal), mas com uma desvantagem terrível em comparação aos demais investimentos: a impossibilidade de saque enquanto se estiver vinculado ao órgão público.

Resumindo, uma combinação que acho interessante para quem deseja optar pelo limite ao teto do RGPS é esta (que, inclusive, é a que estou adotando):

- adesão ao Funpresp como patrocinado, até a alíquota limite de 8,5%;
    - para quem faz declaração completa de IR, é interessante o aporte adicional a previdência complementar (Funpresp ou outra de mercado), para aproveitar o benefício fiscal;
    - com o restante, ou para quem faz declaração simplificada de IR, investimentos diversos.

Esta é uma estratégia possível para quem visa o longo prazo (10+ anos), e não quer correr muitos riscos, ou ter muito "trabalho" para garantir o futuro.

Olá androsvilazza, recentemente aderi ao funpresp na condição patrocinado. Como você faz para ter acesso ao saldo de sua conta? Grato.

Em breve você deve receber um e-mail com sua senha provisória de acesso ao portal do participante. Demora um pouquinho, acho que só lhe cadastram no sistema depois de efetuado o primeiro depósito, ou seja, no início do mês seguinte à sua adesão.

Consegui.

Depois de inúmeras mensagens enviadas no portal, ontem mandei uma mensagem para o e-mail que encontrei no site. Responderam, fizeram meu cadastro no funpresp e consegui realizar o primeiro acesso e consequente cadastro da senha.
    MConcursos
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 25

Mensagem por MConcursos em Qua 07 Fev 2018, 10:07 am

Colegas o Daycoval esta com uma LCI de 7,75% ao ano para resgate em 29/01/20, dois anos portanto. Voces acham valido apostar no pre fixado, contra a subida do DI? Hoje equivaleria a uma LCI DE 112% do DI.
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qua 07 Fev 2018, 6:56 pm

MConcursos escreveu:Colegas o Daycoval esta com uma LCI de 7,75% ao ano para resgate em 29/01/20, dois anos portanto. Voces acham valido apostar no pre fixado, contra a subida do DI? Hoje  equivaleria a uma LCI DE 112% do DI.

Embora isto seja uma decisão pessoal, me parece óbvio que na virada do ano os juros já voltarão a patamares em torno de 2 dígitos, após a eleição (fato histórico), numa provável falta de reforma de previdência e quando o novo governante colocar a culpa na gestões passadas (seja quem for eleito). No cenário internacional, os juros americanos devem subir, e com isto vários outros papeis seguirão a tendência.

Independentemente deste fato, pondere se 7,75% é um bom número frente ao risco. Acredito que não valha a pena. Salvo para composição de carteira, o ideal seria travar em algo que pague 98% do CDI, mas te protege quanto a inflação.

Última edição por josebarbos em Qua 07 Fev 2018, 10:15 pm, editado 1 vez(es)
    MConcursos
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 25

Mensagem por MConcursos em Qua 07 Fev 2018, 8:21 pm

Valeu José Barbosa. Havia ponderado no mesmo sentido.
    Obrigado.
    marco trt8
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por marco trt8 em Qui 08 Fev 2018, 11:57 am

amigos, como eu sei que esse percentual de 7,75% equivale a 112% do CDI? no caso da lci citada pelo colega? geralmente, eu só ouço falar na referência dda taxa de um título com base no CDI. desculpem pela pergunta bem básica.
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 222

Mensagem por androsvilazza em Qui 08 Fev 2018, 1:28 pm

marco trt8 escreveu:amigos, como eu sei que esse percentual de 7,75% equivale a 112% do CDI? no caso da lci citada pelo colega? geralmente, eu só ouço falar na referência dda taxa de um título com base no CDI. desculpem pela pergunta bem básica.

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é uma taxa utilizada para "empréstimos" (geralmente de prazo curtíssimo - 1 dia) entre bancos. A intenção é que o banco feche o dia com saldo positivo em caixa, segundo regra do Banco Central. Geralmente fica bem próximo à taxa SELIC: se há escassez de dinheiro no mercado, há maior dificuldade de captação, e o CDI fica acima da SELIC. Quando há excesso de liquidez no mercado, a captação de recursos fica fácil, e o CDI fica um pouco abaixo da SELIC.

Hoje, a SELIC está em 6,75%, e o CDI em 6,89%. Portanto, 112% do CDI, hoje, seriam 7,72%. O cálculo que o colega fez foi o oposto = 7,75 / 6,89 = 1,125.

Como o CDI flutua bastante, em decorrência do excesso ou escassez de liquidez no mercado, pra saber a equivalência de uma taxa em relação ao CDI é preciso acompanhar a "cotação" mensal, ou estimar, grosso modo, como um valor aproximado da SELIC.

marco trt8
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por marco trt8 em Sex 09 Fev 2018, 9:58 am

obrigado amigo pela informação, então, a fórmula seria dividir a taxa selic pelo CDI atual do dia? ou é o oposto? agradeço se vc puder tirar mais essa dúvida sobre essa fórmula de cálculo.
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Sex 09 Fev 2018, 10:09 am

marco trt8 escreveu:obrigado amigo pela informação, então, a fórmula seria dividir a taxa selic pelo CDI atual do dia? ou é o oposto? agradeço se vc puder tirar mais essa dúvida sobre essa fórmula de cálculo.

Para saber qual o percentual do CDI correspondente a determinada taxa (não a SELIC, no caso, mas uma taxa fixa qualquer, ofertada por investimento), você divide a taxa pelo CDI e multiplica por 100.
    Exemplo: um CDB pré-fixado que esteja oferecendo 8% a.a. de retorno, hoje, equivaleria a 116% do CDI (6,89%): 8 / 6,89 x 100 = 116,11.

Já no sentido contrário, para investimentos pós-fixados baseados no CDI, que você queira saber, hoje, qual seria o retorno esperado, você divide por 100 e multiplica pela taxa CDI.
    Exemplo: um CDB que ofereça 105% do CDI, equivaleria, hoje, a um retorno de 7,23% a.a.: 105/100 x 6,89 = 7,2345.

De todo modo, pra quem não se sentir seguro fazendo os cálculos, é bom usar um simulador de investimento. São fáceis de encontrar, às vezes a própria corretora já oferece um. Digo isto porque, às vezes, os cálculos são mais complicados para quem não está habituado, principalmente se for levar em consideração fatores como pagamento (ou isenção) de imposto de renda no resgate, e qual a alíquota aplicada; se incide IOF ou não, e a própria capitalização mensal (juros sobre juros) do investimento.
    marco trt8
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por marco trt8 em Sex 09 Fev 2018, 10:35 am

obrigado amigo, era essa forma de cálculo que eu estava querendo entender.
    marco trt8
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por marco trt8 em Qua 14 Fev 2018, 1:20 pm

ao amigo que me explicou bem a fórmula do cálculo do CDI. a easynvest me mandou uma oferta de CDB:

CDB Pré
    12% a.a

• Emissor: Banco Máxima
    • Prazo: 5 anos
    • Mínimo: R$ 2 mil
    • Rentabilidade no Período: 64,80%
    • Garantido pelo FGC

nesta situação, 12% do CDB correspoderia a 174,16% do CDI? (12 / 6.89 x 100 = 174,16, supondo que o CDI esteja valendo 6.89. será que estou certo nos meus cálculos, considerando um título prefixado.
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Qua 14 Fev 2018, 5:08 pm

marco trt8 escreveu:ao amigo que me explicou bem a fórmula do cálculo do CDI. a easynvest me mandou uma oferta de CDB:

CDB Pré
    12% a.a

• Emissor: Banco Máxima
    • Prazo: 5 anos
    • Mínimo: R$ 2 mil
    • Rentabilidade no Período: 64,80%
    • Garantido pelo FGC

nesta situação, 12% do CDB correspoderia a 174,16% do CDI? (12 / 6.89 x 100 = 174,16, supondo que o CDI esteja valendo 6.89. será que estou certo nos meus cálculos, considerando um título prefixado.

Isso, seria esta a equivalência hoje. Sei que parece alto, mas é normal haver taxas desse tipo em um momento de juros e inflação baixos. Significa que determinada instituição bancária, que oferece o título, está 1) com dificuldade de captação (pouca liquidez disponível no mercado, baixo nível de confiança na instituição, dentre outros motivos possíveis); 2) pouca disponibilidade de recursos próprios, e objetivando uma determinada oportunidade; 3) apostando na alta dos juros e índices de inflação no médio prazo (daí a vantagem de oferecer taxa alta, mas pré-fixada).
    marco trt8
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por marco trt8 em Qui 15 Fev 2018, 9:55 am

ok amigo, obrigado mais uma vez. vc saberia informar onde encotrar um bom simulador para fazer cálculos de rendimentos, levando em consideração a taxa de inflação projetada, a Selic, o CDI, entre outras variáveis?
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Qui 15 Fev 2018, 10:18 am

marco trt8 escreveu:ok amigo, obrigado mais uma vez. vc saberia informar onde encotrar um bom simulador para fazer cálculos de rendimentos, levando em consideração a taxa de inflação projetada, a Selic, o CDI, entre outras variáveis?

Esse site aqui me parece bom:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
    marco trt8
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por marco trt8 em Qui 15 Fev 2018, 11:45 am

ok amigo, grato pela dica do site
    marco trt8
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por marco trt8 em Sex 16 Fev 2018, 10:14 am

amigos, eu apliquei R$ 10.000,00 reais em uma LI de 97% do CDI em 24/01/2018, fiz a simulação para 365 dias, o resultado foi de que eu teria um rendimento, ao final do perído, de R$ 10. 60000, aproximadamente. No entanto, consultei o meu saldo, eis que a minha LCI já está em R$ 10.317,00, ou seja, quase na metade do rendimento simulado para o período de 365 dias. será que esse simulador está fazendo os cálculos corretos, ouhaverá um desconto no fim do período aplicado para se chegar no valor indicado por ele?
    euvoltei
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 106

Mensagem por euvoltei em Sex 16 Fev 2018, 12:32 pm

marco trt8 escreveu:amigos, eu apliquei R$ 10.000,00 reais em uma LI de 97% do CDI em 24/01/2018, fiz a simulação para 365 dias, o resultado foi de que eu teria um rendimento, ao final do perído, de R$ 10. 60000, aproximadamente. No entanto, consultei o meu saldo, eis que a minha LCI já está em R$ 10.317,00, ou seja, quase na metade do rendimento simulado para o período de 365 dias. será que esse simulador está fazendo os cálculos corretos, ouhaverá um desconto no fim do período aplicado para se chegar no valor indicado por ele?

CDI é variável.... só há certeza sobre o passado...

josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sab 17 Fev 2018, 3:44 pm

Estes simuladores são apenas uma referência, e normalmente tratam de uma taxa atual. Hoje, com o CDI/Selic/Outra taxa a tanto, você vai ter determinado valor. E, normalmente, comparando com outras aplicações (principalmente poupança). Mudando a taxa, os valores mudam.

É preciso tomar muito cuidado com publicidade que vise explorar um CDI atualmente baixo. É um extremo, e como sempre, no âmbito de aplicações, é temporário e não significará ganho futuro. Se num ano renda fixa deu muito, noutro tende a perder de ações. E assim sucessivamente. A grande sacada para melhorar a rentabilidade é saber diversificar com inteligência, e, se for o caso, mudar o enfoque de seu conjunto de investimentos antecipando movimentos do mercado. Timing é fundamental.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 19 Fev 2018, 3:45 pm