PCS JÁ

Dicas Financeiras

Compartilhe
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 367

Re: Dicas Financeiras

Mensagem por josebarbos em Seg 21 Ago 2017, 9:20 pm

O sistema chileno é privado. Você é obrigado a colocar 10% do que ganha num fundo previndenciário.

Mas a grande questão é que também é LIVRE, de você poder migrar de um fundo para outro, conforme seu desejo. Isto é fundamental para alcançar o sucesso da medida: você pode trocar um fundo mal administrado por um bom, em busca de maior segurança e/ou rentabilidade.
    cicero_pb
    Moderador
    Moderador

Reputação : 156

Mensagem por cicero_pb em Ter 22 Ago 2017, 8:13 am

Liberdade... essa utopia que sempre persegui.

Para algumas pessoas não importa o resultado final, mas se foi de livre escolha. Eu sou um desses.

Ainda estava em lua de mel com a internet quando surgiu o paypal. Não precisava de cpf. Bastava um email. Cadastrei-me e passei a comprar algumas coisas que não existem na banânia, mesmo que uma ou outra não chegasse...

Hoje tem paypal brasileiro, que já colocou o cpf (onde encontraram?) e há restrições para compras fora do bananil (e, aqui, as opções beiram a zero).

Agora estou tentando comprar criptomoedas e fazer pequenos investimentos na bolsa americana. Que burocracia! É o preço a se pagar por ter aqui nascido.

Assim é nossa previdência. Se o governo tivesse a mínima vontade de possibilitar oportunidades, colocaria no nosso sistema esse ingrediente tão caro e sem custo operacional: LIBERDADE.

Quanto mais leio, mais percebo que nasci numa prisão.

ps: a internet ainda nos dar um céu com poucas nuvens. Pelo menos ainda podemos olhar para o alto e ver os pássaros voando...
    wilhelm
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Cargo : AJAJ C13 Querendo dar Área desta Josta de País
    Reputação : 8

Mensagem por wilhelm em Ter 22 Ago 2017, 11:35 am

cicero_pb escreveu:Liberdade... essa utopia que sempre persegui.

Para algumas pessoas não importa o resultado final, mas se foi de livre escolha. Eu sou um desses.

Ainda estava em lua de mel com a internet quando surgiu o paypal. Não precisava de cpf. Bastava um email. Cadastrei-me e passei a comprar algumas coisas que não existem na banânia, mesmo que uma ou outra não chegasse...

Hoje tem paypal brasileiro, que já colocou o cpf (onde encontraram?) e há restrições para compras fora do bananil (e, aqui, as opções beiram a zero).

Agora estou tentando comprar criptomoedas e fazer pequenos investimentos na bolsa americana. Que burocracia! É o preço a se pagar por ter aqui nascido.

Assim é nossa previdência. Se o governo tivesse a mínima vontade de possibilitar oportunidades, colocaria no nosso sistema esse ingrediente tão caro e sem custo operacional: LIBERDADE.

ps: a internet ainda nos dar um céu com poucas nuvens. Pelo menos ainda podemos olhar para o alto e ver os pássaros voando...

Cícero, você conseguiu investir nos EUA já? Tb estou querendo montar uma carteira de dividendos em dólares que se retroalimente.
    cicero_pb
    Moderador
    Moderador

Mensagem por cicero_pb em Ter 22 Ago 2017, 2:13 pm

Ainda estou no estudo. Mas já sei que o caminho mais prático é via bitcoins (minha realidade), mas isso envolve grandes riscos. Não recomendo a ninguém. Não sou referência.

Na verdade, sou contraditório, pois o mercado melhor de risco que existe é o bananil.

Mas não vejo com bons olhos day trade.

Sou um péssimo investidor. Nos próximos doze meses vou somente aportar em criptomoedas. Depois vou ver como se comportar nessa história de bolsa. E, ainda (devo ser masoquista), não fico triste se perder lá fora. Só de saber que meu dinheiro não vai parar no bolso de algum bananense já fico feliz.
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Ter 22 Ago 2017, 2:56 pm

Não estudei profundamente, mas foi dica de alguém que já está alguns passos adiantados e infelizmente não tenho mais contato para conseguir maiores informações.

Para quem é absolutamente "novato", dizem que o atalho é o Banco do Brasil. Há como você ter uma conta nos EUA, mesmo sendo não residente. Mas é voltado para a alta renda. Na época, cheguei a dar uma olhada, mas o custo era proibitivo.

Para quem já pode operar volumes maiores, é um caso a se pensar.

Ilhense
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 19

Mensagem por Ilhense em Ter 22 Ago 2017, 7:07 pm

Alguém sabe se de fato o governo vai passar a cobrar IR das LCI e LCA? Se a ideia for mesmo levada adiante, eles irão taxar todos os títulos ou somente os que forem adquiridos a partir da alteração tributária?
    cicero_pb
    Moderador
    Moderador

Mensagem por cicero_pb em Ter 22 Ago 2017, 8:32 pm

Não acredito nisso, Ilhense. O governo não é tão burro. E seria somente a partir de
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Ter 22 Ago 2017, 8:40 pm

cicero_pb escreveu:Liberdade... essa utopia que sempre persegui.

No Brasil o Estado cria dificuldade para vender facilidade. Quer um exemplo crasso e didático? Detran. Mas o que mata é que o brasileiro muitas vezes paga absurdamente caro (despachante) apenas para retroalimentar o sistema.

Já desisti de liberdade aqui. Muito pelo contrário, aqui o governo quer chegar ao extremo de Laffer. Pedimos ao ineficiente Estado para tutelar por nós, por preguiça de pensarmos e cuidamos de nossas próprias vidas. Óbvio que não vai dar certo.

Num país que internet "banda larga" é luxo, somos pioneiros num "marco civil". Para que? A meta, só pode, é ser uma China, na qual vamos ter apenas uma pequena bolha.

Agradeço cada ano em que, pelo menos, a CPMF (ainda) não voltou. Porque aí mata, de fato, toda a minha mínima liberdade financeira que ainda há hoje. Não porque sonego, mas porque oneraria absurdamente meu modo de vida.
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Ter 22 Ago 2017, 8:41 pm

cicero_pb escreveu:Não acredito nisso, Ilhense. O governo não é tão burro. E seria somente a partir de

Vou na mesma linha. O governo não é burro a este ponto. Sabe onde não pode interferir no dinheiro. Tributar LCx, lá na frente, tem um impacto tremendo no mercado de capitais e no PIB.

Ilhense
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Ilhense em Ter 22 Ago 2017, 8:52 pm

josebarbos escreveu:
    cicero_pb escreveu:Não acredito nisso, Ilhense. O governo não é tão burro. E seria somente a partir de

Vou na mesma linha. O governo não é burro a este ponto. Sabe onde não pode interferir no dinheiro. Tributar LCx, lá na frente, tem um impacto tremendo no mercado de capitais e no PIB.

Então, fiz raciocínio próximo por considerar que a ributação desses títulos prejudicaria o único setor que vem salvando nossa balança comercial (agronegócio) e o mercado imobiliário, que a partir da construção civil acaba por gerar mais empregos.

Porém, do modo como andam desnorteados, com perspectivas de piora do déficit fiscal, eventual rebaixamento de nota, enfim, fica complicado se planejar...

OJAF RJ
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 16

Mensagem por OJAF RJ em Sab 26 Ago 2017, 10:11 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
    Lord Sith
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 84

Mensagem por Lord Sith em Qui 31 Ago 2017, 3:38 pm

OJAF RJ escreveu:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

E aí galera? Algum posicionamento se vale a pena migrar para o FUNPRESP ou ficar no RPPS? Qual a razão da debandada do pessoal do legislativo? Será que estão sabendo de mais alguma coisa que não sabemos?
    Chaves
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por Chaves em Qui 31 Ago 2017, 5:09 pm

O problema é viver no Brasil. O funpresp é uma aposta, dizem muitos. Mas permanecer no rpps também é. Quantas reformas in pejus inda ocorrerão até a maioria de nós nos apresentarmos?
    Eu estou nesse dilema. Sobretudo ante a possibilidade do patrocínio da União até junho de 2018.
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qui 31 Ago 2017, 9:06 pm

Lord Sith escreveu:
    OJAF RJ escreveu:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

E aí galera? Algum posicionamento se vale a pena migrar para o FUNPRESP ou ficar no RPPS? Qual a razão da debandada do pessoal do legislativo? Será que estão sabendo de mais alguma coisa que não sabemos?

Este tipo de discussão está sendo aperfeiçoada no tópico da reforma da previdência.

Existem inúmeros prós e contras.
    Até em razão da boataria que circunda reforma, 14%, fim da possibilidade de migrar ao RPC, estou num estudo razoavelmente avançado, hoje com viés de migrar para o RPC.

Antes de tudo, fique bastante claro que se trata de uma aposta, baseada em convicções personalíssimas, das quais posso me arrepender tremendamente, escolhendo um ou outro caminho.
    Lord Sith
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por Lord Sith em Sex 01 Set 2017, 1:29 pm

josebarbos escreveu:
    Lord Sith escreveu:

Este tipo de discussão está sendo aperfeiçoada no tópico da reforma da previdência.

Até em razão da boataria que circunda reforma, 14%, fim da possibilidade de migrar ao RPC, estou num estudo razoavelmente avançado, hoje com viés de migrar para o RPC.

Antes de tudo, fique bastante claro que se trata de uma aposta, baseada em convicções personalíssimas, das quais posso me arrepender tremendamente, escolhendo um ou outro caminho.

O meu maior complicador para essa decisão é a possibilidade de privatização do FUNPRESP e possível fim do patrocínio do governo...aí quem mudou vai chorar amargamente...
    Fireball
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 25

Mensagem por Fireball em Sex 01 Set 2017, 1:49 pm

josebarbos escreveu:
    Lord Sith escreveu:

Única certeza que eu tenho é que se for bom pro governo, 99,9999% de chance de não ser bom pra nós.
    Sigma
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Cargo : Analista Judiciário - Especialidade TI
    Reputação : 91

Mensagem por Sigma em Sex 01 Set 2017, 1:57 pm

Aos libertários:

Bitcoin.

Aos libertários e especuladores:

Bitcoin e altcoins.
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sex 01 Set 2017, 3:37 pm

Lord Sith escreveu:

O meu maior complicador para essa decisão é a possibilidade de privatização do FUNPRESP e possível fim do patrocínio do governo...aí quem mudou vai chorar amargamente...

Nem tanto.

Além de ser pouco provável que ele suspenda o patrocínio (até porque isto teria dentre outras implicações, uma tributária), não é "garantido" que haverá arrependimento.

Os 8,5, que viram algo efetivamente em torno de 12%, não são o bastante para uma formação de poupança. Por óbvio, são importantes, mas estamos falando de servidores que precisam pensar em algo, no mínimo, entre 20 a 30% da renda investida em longo prazo a fim de garantir um patamar de renda equivalente ao da ativa.

Quem vai se arrepender, neste cenário, seriam apenas aqueles que continuaram delegando TODA a responsabilidade sobre a própria aposentadoria ao governo.
    pernalonga
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 738

Mensagem por pernalonga em Sex 01 Set 2017, 4:32 pm

prevejo em pouco tempo o governo anunciando alterações prejudiciais aos aderentes no funpresp alegando desequilíbrio atuarial

OJAF RJ
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 16

Mensagem por OJAF RJ em Sex 01 Set 2017, 7:23 pm

pernalonga escreveu:prevejo em pouco tempo o governo anunciando alterações prejudiciais aos aderentes no funpresp alegando desequilíbrio atuarial

Aí é que está, não há desequilíbrio atuarial na conta individual da Funpresp, pois o sistema é de capitalização, ou seja, não é passível de déficit. Já o RPPS é suscetível a alterações pois o sistema é de repartição simples, num país que a população passará por um processo agudo de envelhecimento nos próximos 30 anos e a taxa de natalidade é cada vez menor. Essa pirâmide financeira não é sustentável no longo prazo, o sistema de previdência brasileiro é uma bomba relógio.
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sex 01 Set 2017, 11:06 pm

pernalonga escreveu:prevejo em pouco tempo o governo anunciando alterações prejudiciais aos aderentes no funpresp alegando desequilíbrio atuarial

Improvável. O FCBE no Funpresp-exe é tido até como bastante conservador, e a princípio por enquanto vai formar poupança. Pelo menos para quem está começando, tende a ser vantajoso e ter menos riscos.

jornalista
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 27

Mensagem por jornalista em Sab 02 Set 2017, 12:43 pm

josebarbos escreveu:

Improvável. O FCBE no Funpresp-exe é tido até como bastante conservador, e a princípio por enquanto vai formar poupança. Pelo menos para quem está começando, tende a ser vantajoso e ter menos riscos.
    Uma pergunta: os gestores não aplicam os valores dessa poupança? Se aplicam e erram ou se fraudarem, como é improvável?
    subsidioja_
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 321

Mensagem por subsidioja_ em Sab 02 Set 2017, 7:23 pm

jornalista escreveu:
    josebarbos escreveu:

Uma pergunta: os gestores não aplicam os valores dessa poupança? Se aplicam e erram ou se fraudarem, como é improvável?

Tem que dar uma olhada na política de investimentos, mas a grande maior parte dos valores são investidos em renda fixa.
    Isso diminui bastante os riscos de perda por erro de manipulação dos recursos. No maximo, acarretará um rendimento abaixo do que poderia.

Quanto ao risco de fraude, existe em qualquer alternativa. Inclusive, quem é do RPPS está bastante suscetível às consequências da corrupção.
    Ainda é muito comum aquela ideia de que "o governo garante tudo", que "apesar da corrupção desmedida, sempre haverá dinheiro pra pagar os benefícios".
    Acho arriscado pensar assim. O regime é uma pirâmide e daqui a 30 anos estará totalmente invertida. Vai desabar.

jornalista
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 27

Mensagem por jornalista em Sab 02 Set 2017, 8:25 pm

De tudo que já foi exposto, parece que o funpresp pode ser um bom negócio pro início de carreira, uma possibilidade pra tem está no meio e uma baita incógnita pra quem está no fim.
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 222

Mensagem por androsvilazza em Dom 03 Set 2017, 10:06 pm

jornalista escreveu:De tudo que já foi exposto, parece que o funpresp pode ser um bom negócio pro início de carreira, uma possibilidade pra tem está no meio e uma baita incógnita pra quem está no fim.

Bem resumido!

Pra quem está mais próximo à aposentadoria, a migração (saída do regime atual) para o Funpresp tende a ser prejudicial, no entanto, o Funpresp como opção de complementação é interessante (como participante vinculado). Se não o Funpresp, de qualquer forma é bom buscar a composição de reservas pessoais, para fazer frente às inseguranças futuras.
    Lord Sith
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por Lord Sith em Seg 04 Set 2017, 9:47 am

josebarbos escreveu:
    Lord Sith escreveu:

Nem tanto.

Além de ser pouco provável que ele suspenda o patrocínio (até porque isto teria dentre outras implicações, uma tributária), não é "garantido" que haverá arrependimento.

Os 8,5, que viram algo efetivamente em torno de 12%, não são o bastante para uma formação de poupança. Por óbvio, são importantes, mas estamos falando de servidores que precisam pensar em algo, no mínimo, entre 20 a 30% da renda investida em longo prazo a fim de garantir um patamar de renda equivalente ao da ativa.

Quem vai se arrepender, neste cenário, seriam apenas aqueles que continuaram delegando TODA a responsabilidade sobre a própria aposentadoria ao governo.

Particularmente minha saída é aplicações mensais no IPCA+2045 e investimento em ações a longo prazo com reinvestimento dos dividendos, uma mescla de renda fixa e variável. Não acho, nem espero que vou aposentar aos 65 anos, sendo em que a expectativa de vida só aumenta em nosso país, por isso já tracei o plano B. Tô seguinte pensamento: quanto menos o governo decidir as coisas por mim, melhor....rsrs
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Seg 04 Set 2017, 6:16 pm

Análise interessante: aluguel x imóvel próprio:

Marcos Moura de Souza
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 3

Mensagem por Marcos Moura de Souza em Ter 07 Nov 2017, 4:44 pm

Prezados, alguém poderia me ajudar?

A Orama está oferecendo uma LC pagando 125% do CDI em 5 anos.

Vocês consideram um bom investimento?

Estou pensando em aplicar uns R$ 10.000,00.

Sabem se há garantia do FGC, nesse caso?

Alguém aqui já aplicou com essa corretora?

Obrigado
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Ter 07 Nov 2017, 8:10 pm

Marcos Moura de Souza escreveu:Prezados, alguém poderia me ajudar?

Obrigado

LC tem garantia do FGC. Tem que ver quem está oferecendo, mas o único risco é a questão de custo de oportunidade, caso a financeira venha a quebrar, e demorar um pouco a receber do FGC. Mas hoje este risco é relativamente pequeno.

Importante ver quem é a financeira que a está emitindo e a sua situação. A Orama apenas distribui o papel.
    ale1969
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 24

Mensagem por ale1969 em Qua 08 Nov 2017, 10:08 am

androsvilazza escreveu:
    jornalista escreveu:De tudo que já foi exposto, parece que o funpresp pode ser um bom negócio pro início de carreira, uma possibilidade pra tem está no meio e uma baita incógnita pra quem está no fim.

Bem resumido!

Pra quem está mais próximo à aposentadoria, a migração (saída do regime atual) para o Funpresp tende a ser prejudicial, no entanto, o Funpresp como opção de complementação é interessante (como participante vinculado). Se não o Funpresp, de qualquer forma é bom buscar a composição de reservas pessoais, para fazer frente às inseguranças futuras.

Exato, o FUNPRESP é um ótimo investimento para quem pretende se aposentar pelo regime geral( pós 2013). Para quem pode optar, também pode ser uma boa, mas tem que fazer a conta e ficar um bom tempo capitalizando( + 20 anos). Agora para quem falta pouco tempo para se aposentar(- 10 anos), meu caso, vai ter que morrer abraçado ao regime próprio que será o alvo preferencial da reforma futura. Em tempo, participo do FUNPRESP como vinculado, mas nesse caso é um fundo de previdência complementar privado normal, com a vantagem de não visar lucro(taxas baixas) e desvantagem de sacar apenas quando aposentar. No meu caso achei que vale a pena para repor, mesmo que parcialmente, a perda da gratificação da atividade.
    Jubilando
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 23

Mensagem por Jubilando em Qua 08 Nov 2017, 12:23 pm

ale1969 escreveu:
    androsvilazza escreveu:

Bem resumido!

Exato, o FUNPRESP é um ótimo investimento para quem pretende se aposentar pelo regime geral( pós 2013). Para quem pode optar, também pode ser uma boa, mas tem que fazer a conta e ficar um bom tempo capitalizando( + 20 anos). Agora para quem falta pouco tempo para se aposentar(- 10 anos), meu caso, vai ter que morrer abraçado ao regime próprio que será o alvo preferencial da reforma futura. Em tempo, participo do FUNPRESP como vinculado, mas nesse caso é um fundo de previdência complementar privado normal, com a vantagem de não visar lucro(taxas baixas) e desvantagem de sacar apenas quando aposentar. No meu caso achei que vale a pena para repor, mesmo que parcialmente, a perda da gratificação da atividade.

a) Qual o seu custo mensal da participação do Funpresp como vinculado?
    b) quanto tempo precisa recolher (desde a adesão até a aposentadoria)?
    ale1969
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 24

Mensagem por ale1969 em Qua 08 Nov 2017, 1:22 pm

Jubilando escreveu:
    ale1969 escreveu:
    androsvilazza escreveu:

Bem resumido!

Aplico R$82,53 Vinculado 6,5% e R$1.426,29 facultativo 112,2% desde outubro de 2015. Como disse o FUNPRESP não tem fins lucrativos, ou seja, só pago taxa sobre R$82,53 que é o valor mínimo. Hoje tenho duas janelas de aposentadoria janeiro de 2023, proporcional(art. 2º EC 41/03) ou junho de 2024, integral(art. 3º EC 47/05) regra 85/95. Como sei haverá mudanças nas regras devo contribuir por pelo menos 10 anos ao FUNPRESP. Vai dar para as Heinekens do final de semana. Ops... esqueci, todo dia vai ser final de semana!
    Caçador_de_Troll
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 12

Mensagem por Caçador_de_Troll em Qua 08 Nov 2017, 1:45 pm

Marcos Moura de Souza escreveu:Prezados, alguém poderia me ajudar?

Obrigado

Acho muito tempo para ficar preso a um investimento, prefiro as LCAs (não há IRPF) do Indusval a 90% por 4 meses a R$5000.
    Marcos Moura de Souza
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 3

Mensagem por Marcos Moura de Souza em Qua 08 Nov 2017, 2:17 pm

Obrigado pelas dicas. Very Happy Very Happy Very Happy
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qua 08 Nov 2017, 6:43 pm

Caçador_de_Troll escreveu:
    Acho muito tempo para ficar preso a um investimento, prefiro as LCAs (não há IRPF) do Indusval a 90% por 4 meses a R$5000.

Na verdade cinco anos é até pouco, para longo prazo.

Numa estrutura adequada de investimentos (orçamento no azul, reserva de emergência, planos de médio e planos de longo prazo), uma parcela não precisa ser resgatada, e em relativamente pouco tempo se paga graças à rentabilidade.
    Ganhar 1 a 2% a mais ao ano, sem sacrificar as finanças de hoje, representa muito quando jogamos em 20, 30, 40 anos...
    Jubilando
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 23

Mensagem por Jubilando em Qui 09 Nov 2017, 7:12 am

Jubilando escreveu:
    ale1969 escreveu:
    androsvilazza escreveu:

Bem resumido!

Valeu, colega!
    Caçador_de_Troll
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 12

Mensagem por Caçador_de_Troll em Qui 09 Nov 2017, 2:05 pm

josebarbos escreveu:

Na verdade cinco anos é até pouco, para longo prazo.

Numa estrutura adequada de investimentos (orçamento no azul, reserva de emergência, planos de médio e planos de longo prazo), uma parcela não precisa ser resgatada, e em relativamente pouco tempo se paga graças à rentabilidade.
    Ganhar 1 a 2% a mais ao ano, sem sacrificar as finanças de hoje, representa muito quando jogamos em 20, 30, 40 anos...

Concordo que 5 anos seja pouco tempo para longo prazo.

Entretanto, pelo valor envolvido e pelo tipo de investimento mencionado (pós-fixado), diante das taxas semelhantes que se encontra na praça por períodos bem menores de carência, a meu ver não me parece o melhor investimento.

Eu prefiro que os pós fixados como LFT, LCA, CDB, etc tenham a melhor liquidez e taxas possíveis. Por outro lado, NTNBs, LTN e outros prefixados com altas taxas (que não são encontradas no momento) eu considero bons investimentos para longo prazo, mas aí depende do perfil de cada um.

josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sex 10 Nov 2017, 9:37 am

Concordo que 5 anos seja pouco tempo para longo prazo.

Entretanto, pelo valor envolvido e pelo tipo de investimento mencionado (pós-fixado), diante das taxas semelhantes que se encontra na praça por períodos bem menores de carência, a meu ver não me parece o melhor investimento.

Eu prefiro que os pós fixados como LFT, LCA, CDB, etc tenham a melhor liquidez e taxas possíveis. Por outro lado, NTNBs, LTN e outros prefixados com altas taxas (que não são encontradas no momento) eu considero bons investimentos para longo prazo,  mas aí depende do perfil de cada um.

Mas aí cabe uma discussão interessante.

Existem basicamente três formas de se aumentar rentabilidade: por sorte/oportunidade; aumentando o risco; diminuindo a liquidez.
    O dinheiro para a aposentadoria não precisa, e talvez nem deva ter liquidez. E, se houver, deve ser para, numa oportunidade, trocar por um outro ativo, não para resgate.

Nisto, uma pequena margem de 10 a 15 pontos do CDI podem representar de 1/5 a 1/3 a mais num longo prazo. às vezes, um desprezado 0,1% ao mês virá uma fortuna lá na frente, e te permite aposentar alguns anos antes.
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Sex 10 Nov 2017, 11:03 pm

Pra quem ainda não conhece a estratégia do balanceamento renda fixa x variável, ou pra quem conhece e se interessa, segue um artigo interessante:
    [url=O Blog Onde Comprar Balanceamento De Carteira 1995 A 2017, O Que Aconteceu?][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

É uma ótima estratégia para se obter ganhos superiores aos normalmente obtidos exclusivamente em renda fixa, sem necessitar de conhecimentos avançados sobre o mercado de ações, e reduzindo fortemente o risco corrido. Basta entender os princípios gerais, e ter a disciplina de manter a estratégia.

Dicas adicionais: neste tipo de estratégia, pelo menos 20% das suas aplicações em renda fixa devem se concentrar em ativos de maior liquidez, ainda que de menor rentabilidade. É o "colchão" de que você vai precisar, para balancear os investimentos e aproveitar um momento de baixa na Bolsa de Valores. Já com relação à carteira de renda variável, é bom não diversificar demais, pra não dificultar o processo de análise e acompanhamento.
    euvoltei
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 106

Mensagem por euvoltei em Sab 11 Nov 2017, 10:15 am

androsvilazza escreveu:Pra quem ainda não conhece a estratégia do balanceamento renda fixa x variável, ou pra quem conhece e se interessa, segue um artigo interessante:
    [url=O Blog Onde Comprar Balanceamento De Carteira 1995 A 2017, O Que Aconteceu?][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

É uma ótima estratégia para se obter ganhos superiores aos normalmente obtidos exclusivamente em renda fixa, sem necessitar de conhecimentos avançados sobre o mercado de ações, e reduzindo fortemente o risco corrido. Basta entender os princípios gerais, e ter a disciplina de manter a estratégia.

Dicas adicionais: neste tipo de estratégia, pelo menos 20% das suas aplicações em renda fixa devem se concentrar em ativos de maior liquidez, ainda que de menor rentabilidade. É o "colchão" de que você vai precisar, para balancear os investimentos e aproveitar um momento de baixa na Bolsa de Valores. Já com relação à carteira de renda variável, é bom não diversificar demais, pra não dificultar o processo de análise e acompanhamento.

Muito bom esse blog, principalmente pela sinceridade das afirmações e da capacidade de expor o mundo real...

Só para exemplificar copio um trecho:

"Direito adquirido e expectativa de direito são robustos conceitos jurídicos, mas fragilíssimos conceitos econômicos. Não há ordem judicial que faça aparecer um dinheiro que não há."

Do artigo abaixo.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 19 Fev 2018, 3:47 pm