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    Reforma da Previdência (versão 2016.2)

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    Mensagem por Solange4 em Ter 16 Maio 2017, 9:48 am

    PRINCIPAIS REGRAS DE TRANSIÇÃO PARA OS SETORES PÚBLICO E PRIVADO

    Para aposentadoria por tempo de contribuição do INSS e para os servidores públicos, são exigidos dois requisitos:

    1) Tempo adicional (pedágio) de 30% sobre o que falta para cumprir o tempo mínimo de contribuição na data de entrada em vigor da reforma.

    Servidores públicos

    Idade mínima inicial para se aposentar: 55 anos para mulheres e 60 anos para homens, como já é hoje.

    Aumento na idade mínima de transição: um ano a cada dois anos, a partir de 2020, até atingir 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

    Tempo mínimo de contribuição de 30 anos para mulheres e de 35 anos para homens, acrescido do pedágio

    2) Ter a idade mínima exigida para cada trabalhador. A idade mínima vai subindo progressivamente, aumentando um ano a cada dois anos.

    Ano Idade mulher Idade homem
    Até 2019 55 60
    2020/21 56 61
    2022/23 57 62
    2024/25 58 63
    2026/27 59 64
    2028/29 60 65
    2030/31 61 65
    2032/33 62 65
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    Reforma da Previdência (versão 2016.2) - Página 3 Empty dúvida

    Mensagem por neusapel em Ter 16 Maio 2017, 10:16 am


    Vale a pena, para quem entrou antes de 2003, aceitar sair antes dos 62-65 anos para o servidor público? A perda será muito grande?
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    Mensagem por cicero_pb em Ter 16 Maio 2017, 10:22 am

    neusapel,

    como nessa terra até o passado é incerto, vale a reflexão:

    Na condição que vc colocou, o sujeito aposentar-se-á pela média. Hoje isso implica em reajuste anual pelo índice aplicado ao INSS.

    Isso é bom ou ruim?

    Não sabemos.

    Mas posso lhe adiantar que, quem se aposentou pela média alguns anos atrás, está sem reclamar.

    Técnico aposentado que recebe igual a analista ou mais. Analista tendo abate-teto...

    Vai ser assim no futuro? Não sei.


    Última edição por cicero_pb em Ter 16 Maio 2017, 10:31 am, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por cicero_pb em Ter 16 Maio 2017, 10:24 am

    Dito de outra forma:

    Os aposentados pela média NÃO estão tendo ganho salarial.

    Nós é que estamos indo ladeira abaixo.
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    Mensagem por tre-rj em Ter 16 Maio 2017, 10:41 am

    Para o cálculo da média é necessário pegar todas as contribuições desde 1994 e atualizá-las pelo INPC, fiz o procedimento para o período 1996-2017, órgão atual, faltaria os anos 1994-1996.

    Resultado : 22% de perda. Mas ainda tenho pelo menos12 anos de contribuição, o que, em épocas de congelamento ou índices mínimos, levaria a uma convergência dessa média ao salário atual, sendo menor a perda.

    Num cenário de congelamento, o que acho bastante factível, a aposentadoria pela média poderá ser uma forma de se livrar das amarras do congelamento que os servidores ativos e aposentados pela paridade, possivelmente, devem enfrentar.

    neusapel escreveu:
    Vale a pena, para quem entrou antes de 2003, aceitar sair antes dos 62-65 anos para o servidor público? A perda será muito grande?
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    Mensagem por jornalista em Ter 16 Maio 2017, 11:17 am

    tre-rj escreveu:Para o cálculo da média é necessário pegar todas as contribuições desde 1994 e atualizá-las pelo INPC, fiz o procedimento para o período 1996-2017, órgão atual, faltaria os anos 1994-1996.

    Resultado : 22% de perda. Mas ainda tenho pelo menos12 anos de contribuição, o que, em épocas de congelamento ou índices mínimos, levaria a uma convergência dessa média ao salário  atual, sendo menor a perda.

    Num cenário de congelamento, o que acho bastante factível, a aposentadoria pela média poderá ser uma forma de se livrar das amarras do congelamento que os servidores ativos e aposentados pela paridade, possivelmente, devem enfrentar.

    neusapel escreveu:
    Vale a pena, para quem entrou antes de 2003, aceitar sair antes dos 62-65 anos para o servidor público? A perda será muito grande?
    Mas está garantido que o reajuste de quem se aposentar pela média será pelo sm? Outra: a política de valorização do sm, embora justa, leva o país a contrair mais dívida e eleva o gasto público, o que ajudou a gerar a crise atual. Logo dificilmente será mantida. Ainda assim será melhor que ficar sem reajuste aposentando aos 65/62?
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    Mensagem por cicero_pb em Ter 16 Maio 2017, 11:19 am

    Não é pelo sm.

    A regra do sm é uma, a dos aposentados pelo inss, outra. É nesse última que estão os aposentados pela média.
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    Mensagem por Galizezin em Ter 16 Maio 2017, 1:30 pm

    Solange4 escreveu:Interessante o Resumão:


    Particularidades para servidores públicos

    Quem ingressou no funcionalismo até 2003 terá duas opções:

    1) esperar a idade de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens para se aposentar com salário integral; ou

    2) cumprir os requisitos de idade mínima e tempo mínimo de contribuição da transição do servidor para se aposentar com 100% da média das contribuições, considerados todos os salários desde 1994.

    Quem ingressou de 2004 até a instituição da previdência complementar (o que ocorreu em 2013 para os servidores federais) segue a regra geral, calculada sobre a média das contribuições desde 1994, mas sem o limite do teto do INSS.

    Já quem entrou após a instituição da previdência complementar se aposenta conforme a regra geral, respeitado o teto do INSS.


    Quando vc diz salário integral, refere-se à paridade?


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    Mensagem por Solange4 em Ter 16 Maio 2017, 1:56 pm

    Galizezin escreveu:
    Solange4 escreveu:Interessante o Resumão:


    Particularidades para servidores públicos

    Quem ingressou no funcionalismo até 2003 terá duas opções:

    1) esperar a idade de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens para se aposentar com salário integral; ou

    2) cumprir os requisitos de idade mínima e tempo mínimo de contribuição da transição do servidor para se aposentar com 100% da média das contribuições, considerados todos os salários desde 1994.

    Quem ingressou de 2004 até a instituição da previdência complementar (o que ocorreu em 2013 para os servidores federais) segue a regra geral, calculada sobre a média das contribuições desde 1994, mas sem o limite do teto do INSS.

    Já quem entrou após a instituição da previdência complementar se aposenta conforme a regra geral, respeitado o teto do INSS.


    Quando vc diz salário integral, refere-se à paridade?

    A cartilha não fala em paridade nenhuma vez.
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    Mensagem por Solange4 em Ter 16 Maio 2017, 2:01 pm

    Vejam se eu entendi a regra de transição...

    Em 2023 eu terei 55 anos e 30 de contribuição. Faltam 6 anos.

    Tenho que acrescentar mais 2 anos de pedágio (2024) e/ou esperar atingir a idade mínima (final de 2026, aos 59 anos)

    Tem que atingir os dois, e portanto, vale o "mais tarde" . É isso?


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    Mensagem por Lord Sith em Ter 16 Maio 2017, 3:03 pm

    [quote="Solange4"]
    Galizezin escreveu:
    Solange4 escreveu:Interessante o Resumão:


    Particularidades para servidores públicos

    Quem ingressou no funcionalismo até 2003 terá duas opções:

    1) esperar a idade de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens para se aposentar com salário integral; ou

    2) cumprir os requisitos de idade mínima e tempo mínimo de contribuição da transição do servidor para se aposentar com 100% da média das contribuições, considerados todos os salários desde 1994.

    Quem ingressou de 2004 até a instituição da previdência complementar (o que ocorreu em 2013 para os servidores federais) segue a regra geral, calculada sobre a média das contribuições desde 1994, mas sem o limite do teto do INSS.

    Já quem entrou após a instituição da previdência complementar se aposenta conforme a regra geral, respeitado o teto do INSS.


    Quando vc diz salário integral, refere-se à paridade?

    Uma coisa é 100% da média, outra coisa é paridade. essa é o direito de ter o reajuste que os ativos terão. Quem pegar 100% da média terá sua aposentadoria corrigida com o % que INSS der para quem ganha mais de um salário mínimo.

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    Mensagem por corujito em Ter 16 Maio 2017, 3:32 pm

    o texto de Maia não muda o critério de escolha das contribuições, que se dá pela Lei 10.887

    como o substitutivo mantém o critério definido em Lei, continua sendo as 80% maiores contribuições, o que permite, na prática, integralidade -- ou algo muito próximo disso -- para a maioria dos servidores.
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    Mensagem por corujito em Ter 16 Maio 2017, 3:44 pm

    Galizezin escreveu:
    cicero_pb escreveu:subsidioja_

    Perfeita sua colocação. Diria até que é óbvia, como óbvio é o que coloco.

    Procuro fazer meu planejamento com opções fora dessa sociedade doente.

    Mas, apesar de saber que são nulas as possibilidades de qualquer cenário minimamente civilizado nessas bestiais terras, é bom que vozes digam que o rei está nu.

    O princípio do socialismo só gera mazelas e dor. É isso que está posto. Esse regime é de viés socialista, daí essa porcaria.


    Pode até ser que um ou outro cidadão consiga, mas no geral, quase que de forma absoluta, o brasileiro não consegue fazer previdência. E a principal justificativa é mais que óbvia. Na condição de empregado, são raros aqueles que conseguem economizar dinheiro num sistema financeiro que te empurra 5 meses de salário só para pagamento de impostos. No geral, o americano cobre todas as despesas do mês com apenas 1 semana de trabalho.  


    cara, muito numa boa MESMO. Não leve a mal. Qual o motivo dessas corriqueiras afirmações sem qualquer respaldo em qualquer coisa?

    nos EUA os liberais (*libertários) têm até um dia do ano para comemorar algo como "O dia da liberdade", que seria o dia em que não trabalham mais para pagar impostos. É na última semana de abril, começando maio esse dia. A carga tributária lá é pouco menor que a nossa.
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    Mensagem por concurseiro_mor em Ter 16 Maio 2017, 3:53 pm

    corujito escreveu:
    Galizezin escreveu:
    cicero_pb escreveu:subsidioja_

    Perfeita sua colocação. Diria até que é óbvia, como óbvio é o que coloco.

    Procuro fazer meu planejamento com opções fora dessa sociedade doente.

    Mas, apesar de saber que são nulas as possibilidades de qualquer cenário minimamente civilizado nessas bestiais terras, é bom que vozes digam que o rei está nu.

    O princípio do socialismo só gera mazelas e dor. É isso que está posto. Esse regime é de viés socialista, daí essa porcaria.


    Pode até ser que um ou outro cidadão consiga, mas no geral, quase que de forma absoluta, o brasileiro não consegue fazer previdência. E a principal justificativa é mais que óbvia. Na condição de empregado, são raros aqueles que conseguem economizar dinheiro num sistema financeiro que te empurra 5 meses de salário só para pagamento de impostos. No geral, o americano cobre todas as despesas do mês com apenas 1 semana de trabalho.  


    cara, muito numa boa MESMO. Não leve a mal. Qual o motivo dessas corriqueiras afirmações sem qualquer respaldo em qualquer coisa?

    nos EUA os liberais (*libertários) têm até um dia do ano para comemorar algo como "O dia da liberdade", que seria o dia em que não trabalham mais para pagar impostos. É na última semana de abril, começando maio esse dia. A carga tributária lá é pouco menor que a nossa.

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    Mensagem por Solange4 em Ter 16 Maio 2017, 4:02 pm

    corujito escreveu:o texto de Maia não muda o critério de escolha das contribuições, que se dá pela Lei 10.887

    como o substitutivo mantém o critério definido em Lei, continua sendo as 80% maiores contribuições, o que permite, na prática, integralidade -- ou algo muito próximo disso -- para a maioria dos servidores.


    Mas, depois de calculada a média, não entra a conta abaixo?

    70% + 1,5 (2; 2,5) por ano acima de 25 anos de contribuição? Pra chegar a 100% tem que atingir 40 anos...

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    Mensagem por corujito em Ter 16 Maio 2017, 4:16 pm

    Solange4 escreveu:
    corujito escreveu:o texto de Maia não muda o critério de escolha das contribuições, que se dá pela Lei 10.887

    como o substitutivo mantém o critério definido em Lei, continua sendo as 80% maiores contribuições, o que permite, na prática, integralidade -- ou algo muito próximo disso -- para a maioria dos servidores.


    Mas, depois de calculada a média, não entra a conta abaixo?

    70% + 1,5 (2; 2,5) por ano acima de 25 anos de contribuição? Pra chegar a 100% tem que atingir 40 anos...


    Sim. Da mesma forma que no texto original aplicaríamos os 51% + 1% por ano.

    Mas sobre a média das 80% maiores contribuições. Isso é muito relevante porque os servidores mais antigos têm salários bem baixos do período 1994~2002 que certamente os prejudicariam ao se calcular a média caso levássemos em conta 100% das contribuições.
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    Mensagem por Sete Vidas em Ter 16 Maio 2017, 6:35 pm


    Creio que até 2024 terá outra mexida na Previdência e aumento idade mínima de aposentadoria. Quem viver...........
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    Mensagem por Galizezin em Ter 16 Maio 2017, 7:50 pm

    corujito escreveu:
    Galizezin escreveu:
    cicero_pb escreveu:subsidioja_

    Perfeita sua colocação. Diria até que é óbvia, como óbvio é o que coloco.

    Procuro fazer meu planejamento com opções fora dessa sociedade doente.

    Mas, apesar de saber que são nulas as possibilidades de qualquer cenário minimamente civilizado nessas bestiais terras, é bom que vozes digam que o rei está nu.

    O princípio do socialismo só gera mazelas e dor. É isso que está posto. Esse regime é de viés socialista, daí essa porcaria.


    Pode até ser que um ou outro cidadão consiga, mas no geral, quase que de forma absoluta, o brasileiro não consegue fazer previdência. E a principal justificativa é mais que óbvia. Na condição de empregado, são raros aqueles que conseguem economizar dinheiro num sistema financeiro que te empurra 5 meses de salário só para pagamento de impostos. No geral, o americano cobre todas as despesas do mês com apenas 1 semana de trabalho.  


    cara, muito numa boa MESMO. Não leve a mal. Qual o motivo dessas corriqueiras afirmações sem qualquer respaldo em qualquer coisa?

    nos EUA os liberais (*libertários) têm até um dia do ano para comemorar algo como "O dia da liberdade", que seria o dia em que não trabalham mais para pagar impostos. É na última semana de abril, começando maio esse dia. A carga tributária lá é pouco menor que a nossa.

    Na boa também, mas percebi que vc é um cara que gosta de refutar postagens dos outros sem um mínimo de pesquisa prévia. Sim, o brasileiro trabalha, em média, 153 dias para pagar impostos, já o americano, 98 dias. Precisamos ainda pesar na balança - e que peso - o fato do americano ganhar um salário com poder aquisitivo infinitamente maior que o do brasileiro. Lá nos states o salário é maior e as coisas são mais baratas. Hoje vc não precisa mais ter amigos nos EUA para saber dessas coisas, basta pesquisar no youtube, com a galera que mora lá.


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    Mensagem por Galizezin em Ter 16 Maio 2017, 7:51 pm

    Sete Vidas escreveu:
    Creio que até 2024 terá outra mexida na Previdência e aumento idade mínima de aposentadoria. Quem viver...........

    especialistas calculam que a compulsória em 2024 vai pular para 95 anos.


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    Mensagem por jornalista em Ter 16 Maio 2017, 7:55 pm

    Galizezin escreveu:
    Sete Vidas escreveu:
    Creio que até 2024 terá outra mexida na Previdência e aumento idade mínima de aposentadoria. Quem viver...........

    especialistas calculam que a compulsória em 2024 vai pular para 95 anos.
    Do jeito que está, sem direito a receber a aposentadoria.
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    Mensagem por corujito em Ter 16 Maio 2017, 8:53 pm

    É evidente que o modelo previdenciário, salvo engano josebarbosa comentou disso aqui, limitar-se-á, na prática, ao papel da seguridade social. O aposentado receberá nada mais do que uma espécie de salário mínimo sem qualquer vínculo com o que contribuiu. A contribuição tem papel previdenciário, tributário e solidário, não há qualquer óbice para quebrar a relação entre contribuição e benefício/provento.
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    Mensagem por magmontal em Ter 16 Maio 2017, 10:18 pm

    corujito escreveu:
    Solange4 escreveu:
    corujito escreveu:o texto de Maia não muda o critério de escolha das contribuições, que se dá pela Lei 10.887

    como o substitutivo mantém o critério definido em Lei, continua sendo as 80% maiores contribuições, o que permite, na prática, integralidade -- ou algo muito próximo disso -- para a maioria dos servidores.


    Mas, depois de calculada a média, não entra a conta abaixo?

    70% + 1,5 (2; 2,5) por ano acima de 25 anos de contribuição? Pra chegar a 100% tem que atingir 40 anos...


    Sim. Da mesma forma que no texto original aplicaríamos os 51% + 1% por ano.

    Mas sobre a média das 80% maiores contribuições. Isso é muito relevante porque os servidores mais antigos têm salários bem baixos do período 1994~2002 que certamente os prejudicariam ao se calcular a média caso levássemos em conta 100% das contribuições.

    Como funciona essa questão das 80% maiores contribuições ?  As contribuições mais antigas são corrigidas por algum índice ou é o valor efetivamente recebido na época, seco ?
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    Mensagem por androsvilazza em Ter 16 Maio 2017, 10:35 pm

    Um bom artigo sobre o modelo de previdência do Chile, e suas dificuldades atuais:

    [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

    Achei interessante essa parte: "Hoje, todos os trabalhadores chilenos são obrigados a depositar ao menos 10% do salário por no mínimo 20 anos para se aposentar. A idade mínima para mulheres é 60 e para homens, 65. Não há contribuições dos empregadores ou do Estado."

    Acredito, s.m.j., que o erro esteja nessa parte, uma contribuição de "apenas" 10%, sem contrapartida do empregador, enquanto no regime brasileiro o empregador contribui com, via de regra, 2x a alíquota do trabalhador.

    Talvez o ideal fosse um regime misto, com uma parte maior das contribuições indo para as contas individuais, e parte menor para o fundo social, a fim de financiar os menos favorecidos. E, claro, mantendo a obrigatoriedade de contribuição por parte dos empregadores (já que a desoneração, sabidamente, não seria transferida à massa salarial).
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    Mensagem por corujito em Ter 16 Maio 2017, 10:50 pm

    magmontal escreveu:
    corujito escreveu:
    Solange4 escreveu:
    corujito escreveu:o texto de Maia não muda o critério de escolha das contribuições, que se dá pela Lei 10.887

    como o substitutivo mantém o critério definido em Lei, continua sendo as 80% maiores contribuições, o que permite, na prática, integralidade -- ou algo muito próximo disso -- para a maioria dos servidores.


    Mas, depois de calculada a média, não entra a conta abaixo?

    70% + 1,5 (2; 2,5) por ano acima de 25 anos de contribuição? Pra chegar a 100% tem que atingir 40 anos...


    Sim. Da mesma forma que no texto original aplicaríamos os 51% + 1% por ano.

    Mas sobre a média das 80% maiores contribuições. Isso é muito relevante porque os servidores mais antigos têm salários bem baixos do período 1994~2002 que certamente os prejudicariam ao se calcular a média caso levássemos em conta 100% das contribuições.

    Como funciona essa questão das 80% maiores contribuições ?  As contribuições mais antigas são corrigidas por algum índice ou é o valor efetivamente recebido na época, seco ?

    Atualizadas pelo índice do RGPS. Nos últimos 10 anos foi mais do que tivemos de reajuste
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    Mensagem por Galizezin em Ter 16 Maio 2017, 11:00 pm

    Hoje Temer anunciou perdão de 30 bilhões de dívida dos municípios com o INSS. Como assim a previdência está quebrada? Perdoar dívida de um lado e propor reforma do outro cabe um processo por improbidade.


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    Mensagem por androsvilazza em Ter 16 Maio 2017, 11:33 pm

    Galizezin escreveu:Hoje Temer anunciou perdão de 30 bilhões de dívida dos municípios com o INSS. Como assim a previdência está quebrada? Perdoar dívida de um lado e propor reforma do outro cabe um processo por improbidade.

    Pois é, clássico exemplo de como funciona a "política" no Brasil... Ninguém apoia -nem combate - propostas e planos de governo pelas ideias envolvidas, mas sempre pelos "segundos interesses". Fica a aparência de "negociação", mas o que se negociam são cargos, emendas, entre outras chantagens...

    Foi o mesmo que aconteceu com a PEC do teto: o Governo federal alegava a necessidade da PEC, por causa da crise fiscal. Por outro lado, para aprovação, tiveram de engolir o rombo da renegociação das dívidas dos Estados.
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    Mensagem por josebarbos em Qua 17 Maio 2017, 7:09 am

    corujito escreveu:
    magmontal escreveu:
    corujito escreveu:
    Solange4 escreveu:


    Mas, depois de calculada a média, não entra a conta abaixo?

    70% + 1,5 (2; 2,5) por ano acima de 25 anos de contribuição? Pra chegar a 100% tem que atingir 40 anos...


    Sim. Da mesma forma que no texto original aplicaríamos os 51% + 1% por ano.

    Mas sobre a média das 80% maiores contribuições. Isso é muito relevante porque os servidores mais antigos têm salários bem baixos do período 1994~2002 que certamente os prejudicariam ao se calcular a média caso levássemos em conta 100% das contribuições.

    Como funciona essa questão das 80% maiores contribuições ?  As contribuições mais antigas são corrigidas por algum índice ou é o valor efetivamente recebido na época, seco ?

    Atualizadas pelo índice do RGPS. Nos últimos 10 anos foi mais do que tivemos de reajuste

    Para complementar, o índice usado é o INPC. É, normalmente, um pouco mais alto que o IPCA e tende a refletir melhor o custo de vida das famílias, pois "mira" na faixa de 1 a 8 salários mínimos, enquanto o IPCA, com um objetivo mais genérico e uma metodologia mais ampla, considera o custo de vida de 1 a 40 salários mínimos.

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    Mensagem por josebarbos em Qua 17 Maio 2017, 7:13 am

    androsvilazza escreveu:
    Galizezin escreveu:Hoje Temer anunciou perdão de 30 bilhões de dívida dos municípios com o INSS. Como assim a previdência está quebrada? Perdoar dívida de um lado e propor reforma do outro cabe um processo por improbidade.

    Pois é, clássico exemplo de como funciona a "política" no Brasil... Ninguém apoia -nem combate - propostas e planos de governo pelas ideias envolvidas, mas sempre pelos "segundos interesses". Fica a aparência de "negociação", mas o que se negociam são cargos, emendas, entre outras chantagens...

    Foi o mesmo que aconteceu com a PEC do teto:  o Governo federal alegava a necessidade da PEC, por causa da crise fiscal. Por outro lado, para aprovação, tiveram de engolir o rombo da renegociação das dívidas dos Estados.

    O pior de tudo nem é o perdão em si. Imagino que muitos dos municípios estejam, de fato, com uma situação complicada e que este alívio pode se refletir nalguma melhoria à população.

    Um problema muito maior é que tem se formado uma cultura do idiota que paga imposto em dia.
    A prefeitura aqui lançou um Reffis de 99% de desconto sobre multas e juros. Por óbvio, até se você deixasse no FGTS, teria mais rendimento que isto.

    Aqui o inadimplente sempre se dá bem. E vem piorando: hoje qualquer besteira gera inscrição nos registros de proteção, mas eles de longe significam, de fato, algum transtorno como era antigamente, de crédito absolutamente fechado.

    A grande questão é que quando o grosso do povo entender este problema, podemos ter ainda mais problemas fiscais.
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    Mensagem por jornalista em Qua 17 Maio 2017, 8:05 am

    Foi perdão mesmo ou ele postergou o pagamento?
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    Mensagem por corujito em Qua 17 Maio 2017, 1:40 pm

    josebarbos escreveu:
    corujito escreveu:
    magmontal escreveu:
    corujito escreveu:

    Sim. Da mesma forma que no texto original aplicaríamos os 51% + 1% por ano.

    Mas sobre a média das 80% maiores contribuições. Isso é muito relevante porque os servidores mais antigos têm salários bem baixos do período 1994~2002 que certamente os prejudicariam ao se calcular a média caso levássemos em conta 100% das contribuições.

    Como funciona essa questão das 80% maiores contribuições ?  As contribuições mais antigas são corrigidas por algum índice ou é o valor efetivamente recebido na época, seco ?

    Atualizadas pelo índice do RGPS. Nos últimos 10 anos foi mais do que tivemos de reajuste

    Para complementar, o índice usado é o INPC. É, normalmente, um pouco mais alto que o IPCA e tende a refletir melhor o custo de vida das famílias, pois "mira" na faixa de 1 a 8 salários mínimos, enquanto o IPCA, com um objetivo mais genérico e uma metodologia mais ampla, considera o custo de vida de 1 a 40 salários mínimos.


    Sim, sim. EU havia entendido que era a atualização dos proventos.

    Os salários de contribuição para calcular a média (80% maiores) são atualizados pelo INPC. Definido o valor dos proventos, esses sim passam a ser reajustados com mesmo índice do RGPS.
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    Mensagem por servidor.tre em Qua 17 Maio 2017, 4:38 pm

    Não sei se vão poder me ajudar, mas o meu caso é o seguinte:

    Entrei nas forças armadas em 03/1195, com 18 anos, em 03/2007, entrei na Justiça Federal (não houve interrupção do tempo de serviço), consegui averbar esse tempo das forças armadas junto à Justiça Federal para fins de aposentadoria.
    Hoje tenho 22 anos e 02 meses de serviço público federal e com 40 anos, alguém sabe dizer como fica minha situação?
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    Mensagem por pernalonga em Qua 17 Maio 2017, 5:10 pm

    servidor.tre escreveu:Não sei se vão poder me ajudar, mas o meu caso é o seguinte:

    Entrei nas forças armadas em 03/1195, com 18 anos, em 03/2007, entrei na Justiça Federal (não houve interrupção do tempo de serviço), consegui averbar esse tempo das forças armadas junto à Justiça Federal para fins de aposentadoria.
    Hoje tenho 22 anos e 02 meses de serviço público federal e com 40 anos, alguém sabe dizer como fica minha situação?

    vc vai ter de trabalhar mais 25 anos se a proposta de reforma da previdencia encaminhada ao plenario da Camara for aprovado, pois a transição é: quer aposentadoria integral, trabalhe até os 65 anos se homem ou 60 se mulher
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    Mensagem por corujito em Qua 17 Maio 2017, 5:31 pm

    servidor.tre escreveu:Não sei se vão poder me ajudar, mas o meu caso é o seguinte:

    Entrei nas forças armadas em 03/1195, com 18 anos, em 03/2007, entrei na Justiça Federal (não houve interrupção do tempo de serviço), consegui averbar esse tempo das forças armadas junto à Justiça Federal para fins de aposentadoria.
    Hoje tenho 22 anos e 02 meses de serviço público federal e com 40 anos, alguém sabe dizer como fica minha situação?

    se alguém se dispuser a calcular certinho, melhor.

    farei uma conta de padeiro


    Em 2030 você faria os 35 anos de contribuição e teria 53 de idade, faltando 7 para os 60. Tirando 1 ano da idade mínima de 60 anos para cada ano a mais de contribuição, lá no meio de 2033 você poderia se aposentar.

    Colocando o pedágio de 30%, em 2037 você poderá se aposentar, mas só terá 60 anos. Calcule sua aposentadoria pela tabela

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    Mensagem por magmontal em Qua 17 Maio 2017, 5:45 pm

    corujito escreveu:
    josebarbos escreveu:
    corujito escreveu:
    magmontal escreveu:

    Como funciona essa questão das 80% maiores contribuições ?  As contribuições mais antigas são corrigidas por algum índice ou é o valor efetivamente recebido na época, seco ?

    Atualizadas pelo índice do RGPS. Nos últimos 10 anos foi mais do que tivemos de reajuste

    Para complementar, o índice usado é o INPC. É, normalmente, um pouco mais alto que o IPCA e tende a refletir melhor o custo de vida das famílias, pois "mira" na faixa de 1 a 8 salários mínimos, enquanto o IPCA, com um objetivo mais genérico e uma metodologia mais ampla, considera o custo de vida de 1 a 40 salários mínimos.


    Sim, sim. EU havia entendido que era a atualização dos proventos.

    Os salários de contribuição para calcular a média (80% maiores) são atualizados pelo INPC. Definido o valor dos proventos, esses sim passam a ser reajustados com mesmo índice do RGPS.


    Obrigado pelos esclarecimentos pessoal !
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    Mensagem por Solange4 em Qui 18 Maio 2017, 9:44 am

    Agora, com a queda de Temer, adeus reforma da Previdência!

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    Mensagem por euvoltei em Qui 18 Maio 2017, 10:10 am

    Solange4 escreveu:Agora, com a queda de Temer, adeus reforma da Previdência!


    A reforma é péssima, ... não ter reforma, é pior ainda... o Brasil vai virar um grande RJ, em uns 10 anos...
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    Mensagem por jornalista em Qui 18 Maio 2017, 10:21 am

    euvoltei escreveu:
    Solange4 escreveu:Agora, com a queda de Temer, adeus reforma da Previdência!


    A reforma é péssima, ... não ter reforma, é pior ainda... o Brasil vai virar um grande RJ, em uns 10 anos...
    Para nós, por enquanto, é ótimo. O problema é lá na frente, se virar um RS ou RJ. Não haverá União para socorrer. Eu, como ex-servidor do RS, sei bem o que é não receber.
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    Mensagem por Chuck Coleman em Qui 18 Maio 2017, 11:33 am

    Agora, com a queda de Temer, adeus Reforma da Previdência LIGHT. Preparem o lombo pra próxima proposta de reforma que virá, com o eventual novo governo. Vai ser feia a coisa.
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    Mensagem por servidor.tre em Qui 18 Maio 2017, 1:20 pm

    corujito escreveu:
    servidor.tre escreveu:Não sei se vão poder me ajudar, mas o meu caso é o seguinte:

    Entrei nas forças armadas em 03/1195, com 18 anos, em 03/2007, entrei na Justiça Federal (não houve interrupção do tempo de serviço), consegui averbar esse tempo das forças armadas junto à Justiça Federal para fins de aposentadoria.
    Hoje tenho 22 anos e 02 meses de serviço público federal e com 40 anos, alguém sabe dizer como fica minha situação?

    se alguém se dispuser a calcular certinho, melhor.

    farei uma conta de padeiro


    Em 2030 você faria os 35 anos de contribuição e teria 53 de idade, faltando 7 para os 60. Tirando 1 ano da idade mínima de 60 anos para cada ano a mais de contribuição, lá no meio de 2033 você poderia se aposentar.

    Colocando o pedágio de 30%, em 2037 você poderá se aposentar, mas só terá 60 anos. Calcule sua aposentadoria pela tabela

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    A questão é que eu era militar antes... a contribuição era outra...
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    Mensagem por Galizezin em Qui 18 Maio 2017, 1:37 pm

    euvoltei escreveu:
    Solange4 escreveu:Agora, com a queda de Temer, adeus reforma da Previdência!


    A reforma é péssima, ... não ter reforma, é pior ainda... o Brasil vai virar um grande RJ, em uns 10 anos...

    Precisamos de uma reforma, mas ela precisa ser justa e definitiva. Não essa bagunça proposta por Temer. Primeiro, separar o que é seguridade e o que é previdência. Acabar com desvios. Cobrar os devedores. Criminalizar agente político que conceda perdão ou descontos, sem consulta prévia aos verdadeiros prejudicados: contribuintes.


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