PCS JÁ

Dicas Financeiras

Compartilhe
    ale1969
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 29

Dicas Financeiras

Mensagem por ale1969 em Qua 08 Nov 2017, 1:22 pm

Jubilando escreveu:
    ale1969 escreveu:
    androsvilazza escreveu:
    jornalista escreveu:De tudo que já foi exposto, parece que o funpresp pode ser um bom negócio pro início de carreira, uma possibilidade pra tem está no meio e uma baita incógnita pra quem está no fim.

Bem resumido!

Pra quem está mais próximo à aposentadoria, a migração (saída do regime atual) para o Funpresp tende a ser prejudicial, no entanto, o Funpresp como opção de complementação é interessante (como participante vinculado). Se não o Funpresp, de qualquer forma é bom buscar a composição de reservas pessoais, para fazer frente às inseguranças futuras.

Exato, o FUNPRESP é um ótimo investimento para quem pretende se aposentar pelo regime geral( pós 2013). Para quem pode optar, também pode ser uma boa, mas tem que fazer a conta e ficar um bom tempo capitalizando( + 20 anos). Agora para quem falta pouco tempo para se aposentar(- 10 anos), meu caso, vai ter que morrer abraçado ao regime próprio que será o alvo preferencial da reforma futura. Em tempo, participo do FUNPRESP como vinculado, mas nesse caso é um fundo de previdência complementar privado normal, com a vantagem de não visar lucro(taxas baixas) e desvantagem de sacar apenas quando aposentar. No meu caso achei que vale a pena para repor, mesmo que parcialmente, a perda da gratificação da atividade.

a) Qual o seu custo mensal da participação do Funpresp como vinculado?
    b) quanto tempo precisa recolher (desde a adesão até a aposentadoria)?

Aplico R$82,53 Vinculado 6,5% e R$1.426,29 facultativo 112,2% desde outubro de 2015. Como disse o FUNPRESP não tem fins lucrativos, ou seja, só pago taxa sobre R$82,53 que é o valor mínimo. Hoje tenho duas janelas de aposentadoria janeiro de 2023, proporcional(art. 2º EC 41/03) ou junho de 2024, integral(art. 3º EC 47/05) regra 85/95. Como sei haverá mudanças nas regras devo contribuir por pelo menos 10 anos ao FUNPRESP. Vai dar para as Heinekens do final de semana. Ops... esqueci, todo dia vai ser final de semana!
    Caçador_de_Troll
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 12

Re: Dicas Financeiras

Mensagem por Caçador_de_Troll em Qua 08 Nov 2017, 1:45 pm

Marcos Moura de Souza escreveu:Prezados, alguém poderia me ajudar?

A Orama está oferecendo uma LC pagando 125% do CDI em 5 anos.

Vocês consideram um bom investimento?

Estou pensando em aplicar uns R$ 10.000,00.

Sabem se há garantia do FGC, nesse caso?

Alguém aqui já aplicou com essa corretora?

Obrigado

Acho muito tempo para ficar preso a um investimento, prefiro as LCAs (não há IRPF) do Indusval a 90% por 4 meses a R$5000.
    Marcos Moura de Souza
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 4

Mensagem por Marcos Moura de Souza em Qua 08 Nov 2017, 2:17 pm

Obrigado pelas dicas. Very Happy Very Happy Very Happy
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 372

Mensagem por josebarbos em Qua 08 Nov 2017, 6:43 pm

Caçador_de_Troll escreveu:
    Acho muito tempo para ficar preso a um investimento, prefiro as LCAs (não há IRPF) do Indusval a 90% por 4 meses a R$5000.

Na verdade cinco anos é até pouco, para longo prazo.

Numa estrutura adequada de investimentos (orçamento no azul, reserva de emergência, planos de médio e planos de longo prazo), uma parcela não precisa ser resgatada, e em relativamente pouco tempo se paga graças à rentabilidade.
    Ganhar 1 a 2% a mais ao ano, sem sacrificar as finanças de hoje, representa muito quando jogamos em 20, 30, 40 anos...
    Jubilando
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 31

Mensagem por Jubilando em Qui 09 Nov 2017, 7:12 am

Jubilando escreveu:
    ale1969 escreveu:
    androsvilazza escreveu:
    jornalista escreveu:De tudo que já foi exposto, parece que o funpresp pode ser um bom negócio pro início de carreira, uma possibilidade pra tem está no meio e uma baita incógnita pra quem está no fim.

Bem resumido!

Pra quem está mais próximo à aposentadoria, a migração (saída do regime atual) para o Funpresp tende a ser prejudicial, no entanto, o Funpresp como opção de complementação é interessante (como participante vinculado). Se não o Funpresp, de qualquer forma é bom buscar a composição de reservas pessoais, para fazer frente às inseguranças futuras.

Exato, o FUNPRESP é um ótimo investimento para quem pretende se aposentar pelo regime geral( pós 2013). Para quem pode optar, também pode ser uma boa, mas tem que fazer a conta e ficar um bom tempo capitalizando( + 20 anos). Agora para quem falta pouco tempo para se aposentar(- 10 anos), meu caso, vai ter que morrer abraçado ao regime próprio que será o alvo preferencial da reforma futura. Em tempo, participo do FUNPRESP como vinculado, mas nesse caso é um fundo de previdência complementar privado normal, com a vantagem de não visar lucro(taxas baixas) e desvantagem de sacar apenas quando aposentar. No meu caso achei que vale a pena para repor, mesmo que parcialmente, a perda da gratificação da atividade.

a) Qual o seu custo mensal da participação do Funpresp como vinculado?
    b) quanto tempo precisa recolher (desde a adesão até a aposentadoria)?

Valeu, colega!
    Caçador_de_Troll
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por Caçador_de_Troll em Qui 09 Nov 2017, 2:05 pm

josebarbos escreveu:

Na verdade cinco anos é até pouco, para longo prazo.

Numa estrutura adequada de investimentos (orçamento no azul, reserva de emergência, planos de médio e planos de longo prazo), uma parcela não precisa ser resgatada, e em relativamente pouco tempo se paga graças à rentabilidade.
    Ganhar 1 a 2% a mais ao ano, sem sacrificar as finanças de hoje, representa muito quando jogamos em 20, 30, 40 anos...

Concordo que 5 anos seja pouco tempo para longo prazo.

Entretanto, pelo valor envolvido e pelo tipo de investimento mencionado (pós-fixado), diante das taxas semelhantes que se encontra na praça por períodos bem menores de carência, a meu ver não me parece o melhor investimento.

Eu prefiro que os pós fixados como LFT, LCA, CDB, etc tenham a melhor liquidez e taxas possíveis. Por outro lado, NTNBs, LTN e outros prefixados com altas taxas (que não são encontradas no momento) eu considero bons investimentos para longo prazo, mas aí depende do perfil de cada um.

josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sex 10 Nov 2017, 9:37 am

Concordo que 5 anos seja pouco tempo para longo prazo.

Entretanto, pelo valor envolvido e pelo tipo de investimento mencionado (pós-fixado), diante das taxas semelhantes que se encontra na praça por períodos bem menores de carência, a meu ver não me parece o melhor investimento.

Eu prefiro que os pós fixados como LFT, LCA, CDB, etc tenham a melhor liquidez e taxas possíveis. Por outro lado, NTNBs, LTN e outros prefixados com altas taxas (que não são encontradas no momento) eu considero bons investimentos para longo prazo,  mas aí depende do perfil de cada um.

Mas aí cabe uma discussão interessante.

Existem basicamente três formas de se aumentar rentabilidade: por sorte/oportunidade; aumentando o risco; diminuindo a liquidez.
    O dinheiro para a aposentadoria não precisa, e talvez nem deva ter liquidez. E, se houver, deve ser para, numa oportunidade, trocar por um outro ativo, não para resgate.

Nisto, uma pequena margem de 10 a 15 pontos do CDI podem representar de 1/5 a 1/3 a mais num longo prazo. às vezes, um desprezado 0,1% ao mês virá uma fortuna lá na frente, e te permite aposentar alguns anos antes.
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 242

Mensagem por androsvilazza em Sex 10 Nov 2017, 11:03 pm

Pra quem ainda não conhece a estratégia do balanceamento renda fixa x variável, ou pra quem conhece e se interessa, segue um artigo interessante:
    [url=O Blog Onde Comprar Balanceamento De Carteira 1995 A 2017, O Que Aconteceu?][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

É uma ótima estratégia para se obter ganhos superiores aos normalmente obtidos exclusivamente em renda fixa, sem necessitar de conhecimentos avançados sobre o mercado de ações, e reduzindo fortemente o risco corrido. Basta entender os princípios gerais, e ter a disciplina de manter a estratégia.

Dicas adicionais: neste tipo de estratégia, pelo menos 20% das suas aplicações em renda fixa devem se concentrar em ativos de maior liquidez, ainda que de menor rentabilidade. É o "colchão" de que você vai precisar, para balancear os investimentos e aproveitar um momento de baixa na Bolsa de Valores. Já com relação à carteira de renda variável, é bom não diversificar demais, pra não dificultar o processo de análise e acompanhamento.
    euvoltei
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 113

Mensagem por euvoltei em Sab 11 Nov 2017, 10:15 am

androsvilazza escreveu:Pra quem ainda não conhece a estratégia do balanceamento renda fixa x variável, ou pra quem conhece e se interessa, segue um artigo interessante:
    [url=O Blog Onde Comprar Balanceamento De Carteira 1995 A 2017, O Que Aconteceu?][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

É uma ótima estratégia para se obter ganhos superiores aos normalmente obtidos exclusivamente em renda fixa, sem necessitar de conhecimentos avançados sobre o mercado de ações, e reduzindo fortemente o risco corrido. Basta entender os princípios gerais, e ter a disciplina de manter a estratégia.

Dicas adicionais: neste tipo de estratégia, pelo menos 20% das suas aplicações em renda fixa devem se concentrar em ativos de maior liquidez, ainda que de menor rentabilidade. É o "colchão" de que você vai precisar, para balancear os investimentos e aproveitar um momento de baixa na Bolsa de Valores. Já com relação à carteira de renda variável, é bom não diversificar demais, pra não dificultar o processo de análise e acompanhamento.

Muito bom esse blog, principalmente pela sinceridade das afirmações e da capacidade de expor o mundo real...

Só para exemplificar copio um trecho:

"Direito adquirido e expectativa de direito são robustos conceitos jurídicos, mas fragilíssimos conceitos econômicos. Não há ordem judicial que faça aparecer um dinheiro que não há."

Do artigo abaixo.
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sab 11 Nov 2017, 1:57 pm

androsvilazza escreveu:Pra quem ainda não conhece a estratégia do balanceamento renda fixa x variável, ou pra quem conhece e se interessa, segue um artigo interessante:

Eu não gosto muito de determinar percentuais fixos, mas colocar 20% em renda fixa líquida é uma estratégia, via de regra, tremendamente agressiva.

Mas a estratégia do balanceamento é boa. Há raríssimas boas previdências privadas em que você pode adotá-la: quando a análise indica que a bolsa vai subir, coloque dinheiro nos fundos baseados em ações; quando a bolsa tende a estagnar/cair, volte para a renda fixa. E antecipar um pouco estes movimentos, via análise fundamentalista, pode maximizar incrivelmente os ganhos.

E outra vantagem dos fundos, neste caso, é o fato de que você não precisaria ter um recurso muito alto para aproveitar os ganhos na bolsa, posto que os custos operacionais normalmente são muito altos para quem já não tem um volume considerável de recursos para os nossos padrões médios.
    marco trt8
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 0

Mensagem por marco trt8 em Dom 12 Nov 2017, 9:47 am

amigos, alguém aconselha uma boa corretora para investimentos?

OJAF RJ
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 20

Mensagem por OJAF RJ em Dom 12 Nov 2017, 4:03 pm

marco trt8 escreveu:amigos, alguém aconselha uma boa corretora para investimentos?

Se for para investir em ações e FIIs eu aconselho a Modal, corretagem 1,49 para ações e zero para FIIs. A custódia também é zero. Melhor custo benefício. Para renda fixa e fundos aconselho a XP, a maior corretora no país.
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Dom 12 Nov 2017, 7:22 pm

OJAF RJ escreveu:
    marco trt8 escreveu:amigos, alguém aconselha uma boa corretora para investimentos?

Se for para investir em ações e FIIs eu aconselho a Modal, corretagem 1,49 para ações e zero para FIIs. A custódia também é zero. Melhor custo benefício. Para renda fixa e fundos aconselho a XP, a maior corretora no país.

A XP é muito boa, mas exige um montante maior para ir para lá. Além disto tem umas coisas meio burocráticas e um portal mais chatinho que outras corretoras. Acaba sendo aquela coisa chata de quem é muito grande, tem muitos clientes e não vai te dar muita atenção.
    Gosto de ler os relatórios de alocação, especialmente quando não há muito tempo para acompanhar o que anda no mercado. São melhores do que a média.
    marco trt8
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por marco trt8 em Seg 13 Nov 2017, 5:28 am

ok amigo, obrigado. e easynvest, o que vc acha?
    Caçador_de_Troll
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por Caçador_de_Troll em Seg 13 Nov 2017, 9:15 am

Eu iria para a Modal, pois Tesouro Direto está com 0% de taxa de administração, tem várias LCAs, LCIs, CDBs com ótimas alíquotas, bem como as melhores taxas de corretagem do mercado se pretende investir em ações ou em mercado futuro (dólar ou índice).
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Ter 14 Nov 2017, 9:41 pm

marco trt8 escreveu:ok amigo, obrigado. e easynvest, o que vc acha?

Eu tenho, é uma boa corretora, mas peca na plataforma: é muito instável e muitas informações são incorretas.
    marco trt8
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por marco trt8 em Ter 12 Dez 2017, 10:46 am

olá pessoal, eu estou em dúvida sobre qual plano escolher dentre aqueles oferecidos pelas corretoras. no modal, existem alguns, mas qualseria o mais em contta e razoável para começar a investir? por outro lado, na XP, qual seria uma boa opção de plano para iniciar investimentos?
    agradeço a quem puder me ajudar.
    Caçador_de_Troll
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por Caçador_de_Troll em Qua 13 Dez 2017, 7:47 am

marco trt8 escreveu:olá pessoal, eu estou em dúvida sobre qual plano escolher dentre aqueles oferecidos pelas corretoras. no modal, existem alguns, mas qualseria o mais em contta e razoável para começar a investir? por outro lado, na XP, qual seria uma boa opção de plano para iniciar investimentos?
    agradeço a quem puder me ajudar.

Olá Marco, tenho conta na modal, quanto ao plano a se escolher, vai depender de seu perfil. Aconselho que num primeiro momento fique no plano grátis, que te dará direito ao Tesouro Direto com taxa 0 de administração e acesso a outros produtos de renda fixa sem quaisquer taxas também, tais como LCIs, LCAs, CDBs etc.

Se pretender renda variável e plataformas de operação mais avançadas, aconselho olhar outros planos.

Abraço.
    marco trt8
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por marco trt8 em Qua 13 Dez 2017, 9:40 am

ok amigo, muito obrigado pela dica!!!!

forte abraço
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Reputação : 205

Mensagem por Galizezin em Qua 13 Dez 2017, 11:37 am

Moedas virtuais: BITCOIN, nas alturas: US$ 18 mil dólares. IOTA rendeu 800% em 1 mês.

Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 102

Mensagem por Chuck Coleman em Qua 13 Dez 2017, 11:52 am

Galizezin escreveu:Moedas virtuais: BITCOIN, nas alturas: US$ 18 mil dólares. IOTA rendeu 800% em 1 mês.

Estou me aventurando! Alguém mais?

Comprando meu primeiro lote de IOTAS neste exato momento! affraid
    Lord Sith
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 84

Mensagem por Lord Sith em Qua 13 Dez 2017, 1:22 pm

Pessoal, alguém está fazendo reserva de emergência em CDB de liquidez diária no SOFISA ou Intermedium? Alguém pode dizer como é o resgate, se é simples e em quanto tempo.
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 242

Mensagem por androsvilazza em Qua 13 Dez 2017, 4:10 pm

Lord Sith escreveu:Pessoal, alguém está fazendo reserva de emergência em CDB de liquidez diária no SOFISA ou Intermedium? Alguém pode dizer como é o resgate, se é simples e em quanto tempo.

No inter é instantâneo. Pediu resgate, caiu na conta.
    Fireball
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 26

Mensagem por Fireball em Qua 13 Dez 2017, 5:46 pm

No Sofisa também. Acho que dos menores é o que tem melhor e-banking.
    Está com LCI de 91-96% 6m-3 anos, dá um cdb de mais de 120%, mas sem liquidez diária.
    Eu mantenho um tanto em cdb com liquidez diária e sempre que sobra um pouco dessa reserva movimento pra LCI 6-12 meses pra não perder as oportunidades.
    Investimento a longo prazo em renda fixa só participando de grupos.
    Caçador_de_Troll
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por Caçador_de_Troll em Qui 14 Dez 2017, 12:32 pm

Bacana, no momento estou com LCI da modal:

LCI Pine 100,00% do CDI 540 dias R$ 5.000,00 R$ 0,00
    LCI Pine 96,00% do CDI 365 dias R$ 5.000,00 R$ 0,00

Fireball escreveu:No Sofisa também.  Acho que dos menores é o que tem melhor e-banking.
    Está com LCI de 91-96% 6m-3 anos, dá um cdb de mais de 120%, mas sem liquidez diária.
    Eu mantenho um tanto em cdb com liquidez diária e sempre que sobra um pouco dessa reserva movimento pra LCI 6-12 meses pra não perder as oportunidades.
    Edyrio2010
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 14

Mensagem por Edyrio2010 em Qui 14 Dez 2017, 2:27 pm

Chuck Coleman escreveu:
    Galizezin escreveu:Moedas virtuais: BITCOIN, nas alturas: US$ 18 mil dólares. IOTA rendeu 800% em 1 mês.

to querendo pegar o 13º e aplicar nessas moedas são várias todas com grande valorização....olha a bolha!!!
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qui 14 Dez 2017, 7:59 pm

Edyrio2010 escreveu:
    Chuck Coleman escreveu:

to querendo pegar o 13º e aplicar nessas moedas são várias todas com grande valorização....olha a bolha!!!

Ainda curioso sobre o fato de que se a eventual "bolha" existe, e/ou é um reflexo da inovadora tecnologia de blockchain.

De toda a forma, a péssima liquidez me afasta deste tipo de investimento. Tem muitas das características de pirâmide.
    euvoltei
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 113

Mensagem por euvoltei em Qui 14 Dez 2017, 9:19 pm

De repente tem gente pagando milhares de dólares por registros computacionais que nem sabe ao certo a quem reclamar se isso simplesmente sair do ar do dia pra noite...

Se invadirem teu computador é te roubarem isso, talvez você nem consiga registrar um simples BO, pois não há nada nem ninguém que respondam por isso...

jornalista
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 30

Mensagem por jornalista em Sex 15 Dez 2017, 6:00 am

Há um tempo li uma reportagem segundo a qual a Coreia do Norte estaria metendo a mão nessas moedas. Eles teriam especialistas em informática para essa finalidade, além de outros crimes cibernéticos.
    Edyrio2010
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 14

Mensagem por Edyrio2010 em Sex 15 Dez 2017, 8:58 am

josebarbos escreveu:
    Edyrio2010 escreveu:
    Chuck Coleman escreveu:

Ainda curioso sobre o fato de que se a eventual "bolha" existe, e/ou é um reflexo da inovadora tecnologia de blockchain.

De toda a forma, a péssima liquidez me afasta deste tipo de investimento. Tem muitas das características de pirâmide.

é difícil pegar o dinheiro de volta...anda jose barbosa...não esconda nada Very Happy bounce Shocked
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Sex 15 Dez 2017, 9:06 am

jornalista escreveu:Há um tempo li uma reportagem segundo a qual a Coreia do Norte estaria metendo a mão nessas moedas. Eles teriam especialistas em informática para essa finalidade, além de outros crimes cibernéticos.

Salvo engano, existe certificação para toda compra de moeda virtual. Como conseguiriam isso?

Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por Lord Sith em Sex 15 Dez 2017, 12:32 pm

androsvilazza escreveu:
    Lord Sith escreveu:Pessoal, alguém está fazendo reserva de emergência em CDB de liquidez diária no SOFISA ou Intermedium? Alguém pode dizer como é o resgate, se é simples e em quanto tempo.

No inter é instantâneo. Pediu resgate, caiu na conta.

Valeu colega!
    Lord Sith
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por Lord Sith em Sex 15 Dez 2017, 12:33 pm

Fireball escreveu:No Sofisa também.  Acho que dos menores é o que tem melhor e-banking.

Valeu colega!

jornalista
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 30

Mensagem por jornalista em Sab 16 Dez 2017, 4:27 am

Galizezin escreveu:
    jornalista escreveu:Há um tempo li uma reportagem segundo a qual a Coreia do Norte estaria metendo a mão nessas moedas. Eles teriam especialistas em informática para essa finalidade, além de outros crimes cibernéticos.

Salvo engano, existe certificação para toda compra de moeda virtual. Como conseguiriam isso?
    A reportagem nem citava isso.
    Fireball
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 26

Mensagem por Fireball em Sab 16 Dez 2017, 10:05 am

Sofisa está com CDB PRÉ de 2 anos por 10%a.a, acho uma boa opção pra curto prazo, considerando o cenário político nos próximos 2 anos.
    Parar um grana com 10% é uma opção a se considerar, diversificando, até um IPCA + alguma coisa.
    Chuck Coleman
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por Chuck Coleman em Ter 19 Dez 2017, 1:59 pm

jornalista escreveu:
    Galizezin escreveu:

IOTA explodindo!!! Valorização de 30% só hoje!!! cheers cheers cheers cheers cheers
    Jubilando
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 31

Mensagem por Jubilando em Ter 19 Dez 2017, 2:29 pm

Sugestão para aplicação segura e lucrativa e resgate razoavelmente fácil, de quantia na casa de 6 dígitos + ,00?
    (não é pra mim, hehe, é p/pessoa próxima)
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Ter 19 Dez 2017, 3:58 pm

Chuck Coleman escreveu:
    jornalista escreveu:
    Galizezin escreveu:

IOTA explodindo!!! Valorização de 30% só hoje!!! cheers cheers cheers cheers cheers

vc aplicou? hehehe

Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por Chuck Coleman em Ter 19 Dez 2017, 6:23 pm

Galizezin escreveu:
    Chuck Coleman escreveu:
    jornalista escreveu:
    Galizezin escreveu:

vc aplicou? hehehe

Comprei umas dezenas quanto tava menos de U$ 2,00! lol2
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Ter 19 Dez 2017, 10:10 pm

Chuck Coleman escreveu:
    Galizezin escreveu:
    Chuck Coleman escreveu:
    jornalista escreveu:

vc aplicou? hehehe

Comprei umas dezenas quanto tava menos de U$ 2,00! lol2

Conselho? Não fique com isso aplicado por muito tempo. Mas a decisão é tua.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 21 Maio 2018, 9:50 am