PCS JÁ

Dicas Financeiras

servidor.tre
    servidor.tre
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 32

Dicas Financeiras - Página 7 Empty Re: Dicas Financeiras

Mensagem por servidor.tre em Sex 18 Jan 2019, 5:32 pm

TJ/TREMG escreveu:
    servidor.tre escreveu:
    TJ/TREMG escreveu:
    TJ/TREMG escreveu:

Sim, vc pode vender qualquer título sempre que quiser. O que vai mudar é o IR, pois a tabela é regressiva, partindo de 22,5% até 15%, a depender do número de dias. Não há multa.

No curto prazo tem que tomar cuidado, pois o preço de venda pode estar menor que o preço do dia da compra.

Outra coisa: se vender em menos de 30 dias da compra, paga IOF.

Ok.

Se tiver alguma cartilha específica sobre o TD, por favor me envie.

Infelizmente não tenho. Tudo que sei sobre TD foi lendo sites de investimento e canais do YouTube.

Tranquilo, você já me ajudou muito mesmo.

Abraços!
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 404

Mensagem por josebarbos em Qua 23 Jan 2019, 10:11 pm

Uma dica valiosa no Tesouro (e uma das que os analistas inexperientes menos entendem) é que você pode, e deve, jogar com o binômio que é a grande sacada do produto: garantia de rentabilidade até o vencimento, sem resgate antecipado, e liquidez diária.

Por exemplo, com a queda das taxas, a sua rentabilidade foi maximizada. Vender agora ou daqui a pouco pode ser uma decisão sábia de acordo com o cenário (se você acha que vai cair mais ou não), bem como de esperar um pouquinho para pegar uma faixa melhor de tributação. Mas não vale "carregar" até o vencimento uma taxa ruim, salvo se o perfil for extremamente conservador.
    Daenerys
    Daenerys
    Novo Usuário

Reputação : 0

Dicas Financeiras - Página 7 Empty PrevidÊncia privada

Mensagem por Daenerys em Seg 04 Fev 2019, 9:01 am

Bom dia!

Tenho uma previdência privada no BB, com taxa de administração de 3% ao ano. O meu marido é advogado e a OAB possui uma previdência na qual posso aderir se quiser. Este mês eles eliminaram a taxa de carregamento e a taxa de administração é de 0,55% ao ano. Será que vale apena migrar, tendo em vista que, na migração, terei que pagar imposto de renda e taxa de carregamento? Acredito que a longo prazo será melhor.... Neutral
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 327

Mensagem por androsvilazza em Seg 04 Fev 2019, 11:54 am

Daenerys escreveu:Bom dia!

Tenho uma previdência privada no BB, com taxa de administração de 3% ao ano. O meu marido é advogado e a OAB possui uma previdência na qual posso aderir se quiser. Este mês eles eliminaram a taxa de carregamento e a taxa de administração é de 0,55% ao ano. Será que vale apena migrar, tendo em vista que, na migração, terei que pagar imposto de renda e taxa de carregamento? Acredito que a longo prazo será melhor.... Neutral

1) 3% a.a. é uma taxa de administração absurda!

2) Optando pela portabilidade (em vez do resgate e reaplicação) você não paga imposto de renda, nem carregamento. Além disso, não interrompe a contagem de prazo dos seus depósitos já efetuados no plano anterior (aquele prazo que importa para o regime regressivo de tributação).

Obs.: há duas hipóteses em que a regra acima (não pagamento de IR e taxa de carregamento) não se aplica:
    1. no caso de você querer trocar um plano PGBL por outro que seja VGBL, ou vice-versa;
    2. no caso de você estar atualmente no regime regressivo de tributação, e desejar optar pelo progressivo no novo plano. A opção contrária (progressivo para regressivo) pode ser feita sem precisar pagar IR e carregamento.

Apenas nestes casos, de troca de modalidade (VGBL para PGBL ou PGBL para VBGL) e troca de regime tributário (regressivo para progressivo), você teria a necessidade de resgatar e reinvestir, resultando no pagamento de imposto de renda e carregamento.

Para os demais casos (manutenção de modalidade e regime de tributação, ou troca do progressivo para o regressivo), você não precisaria pagar IR e carregamento, e a portabilidade compensaria. Óbvio que ainda vale a pena você estudar a rentabilidade e segurança do plano da OAB ao qual você quer aderir. Mesmo que decida não aderir a este plano, mantenho minha opinião de que a sua taxa de administração atual é absurda, e vale a pena trocar por (quase) qualquer outro plano de previdência. Há inúmeras opções melhores.
    Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qui 21 Fev 2019, 10:59 am

Algm aqui investe em cripto?
    Ilhense
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 22

Mensagem por Ilhense em Qua 27 Fev 2019, 8:53 pm

josebarbos escreveu:Uma dica valiosa no Tesouro (e uma das que os analistas inexperientes menos entendem) é que você pode, e deve, jogar com o binômio que é a grande sacada do produto: garantia de rentabilidade até o vencimento, sem resgate antecipado, e liquidez diária.

Por exemplo, com a queda das taxas, a sua rentabilidade foi maximizada. Vender agora ou daqui a pouco pode ser uma decisão sábia de acordo com o cenário (se você acha que vai cair mais ou não), bem como de esperar um pouquinho para pegar uma faixa melhor de tributação. Mas não vale "carregar" até o vencimento uma taxa ruim, salvo se o perfil for extremamente conservador.

José Barbosa, você se refere à títulos com a taxa de retorno já fixada ou com liquidez diária?
    TJ/TREMG
    TJ/TREMG
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 1

Mensagem por TJ/TREMG em Ter 14 Maio 2019, 10:37 am

Bora comprar VVAR3! VARA neles!
    Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qui 16 Maio 2019, 12:11 pm

Pimponete escreveu:Algm aqui investe em cripto?

Quando fiz essa pergunta NINGUÉM RESPONDEU HAHAHAH

Enquanto isso bitcoin subindo mais de 100 por cento, outras cripto 400 por cento e ainda tem gente aqui que falou que era PIRÂMIDADE hahahaha

Hoje pedi exoneração do serviço público com oq ganheis nos últimos 12 meses... E sei de mais uns dois servidores (1 do mpu e outro do tre) que tbm estão pensando em pedir em razão do que ganharam

Fica a dica pra quem ainda tá de papinho em RENDA FIXA (peloamordedeus) e invistam em cripto. Em 2022, 1 bitcoin vai ta valendo mais do que 150 mil dólares. Acordem.
    sprg4
    sprg4
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 29

Mensagem por sprg4 em Qui 16 Maio 2019, 12:26 pm

Pimponete escreveu:

Enquanto isso bitcoin subindo mais de 100 por cento, outras cripto 400 por cento e ainda tem gente aqui que falou que era PIRÂMIDADE hahahaha

Hoje pedi exoneração do serviço público com oq ganheis nos últimos 12 meses... E sei de mais uns dois servidores (1 do mpu e outro do tre) que tbm estão pensando em pedir em razão do que ganharam

Fica a dica pra quem ainda tá de papinho em RENDA FIXA (peloamordedeus) e invistam em cripto. Em 2022, 1 bitcoin vai ta valendo mais do que 150 mil dólares. Acordem.

affraid
    eder.lima
    eder.lima
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 22

Mensagem por eder.lima em Qui 16 Maio 2019, 12:50 pm

Pimponete escreveu:

MP pra você
    phelipes007
    phelipes007
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 12

Mensagem por phelipes007 em Qui 16 Maio 2019, 3:39 pm

Pimponete escreveu:

sem querer duvidar da sua história, colega, mas há 12 meses uma bitcoin estava 30 mil reais... hj está 32 mil reais... etherum perdeu metade do valor nos mesmos 12 meses... litecoin n valorizou grandes coisas... só se vc comprou 2 milhões de reais de bitcoin em 2018 e agora (1 ano depois) tem 2,5 milhões de reais e está largando o serviço público...kkkkk...

brincadeiras a parte, pq não conta mais aí da tua história e compartilha com os colegas suas dicas q possibilitaram esse sonho... eu estou firme na renda fixa e arriscando alguma coisinha na variável... não acho q vou largar o serviço público daqui 12 meses... mas talvez dentro de uns 48...60 meses consiga... até em bolão da loteca e poker eu arrisco... criptomoedas ainda n tive coragem... conta o segredo aí p nós sonhadores... o tópico é para dicas... ajuda aí cheers
    Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Sex 17 Maio 2019, 12:39 pm

Iniciei exatamente em 06 de abril de 2018. Primeira compra 20mil reais em bitcoin, valor estava em torno de 6500 dólares. Inicialmente comprei e deixei em uma exchange nacional. Quando bateu 9500 dólares (isso foi em maio de 2018)vendi e segurei o lucro.

Recebi um valor de uma ação judicial em junho (quando o valor oscilou entre 6200 e 7400 dólares), mas não realizei nenhuma compra. Em julho comprei 80 mil reais (do lucro de abril e mais da indenização que recebi via judicial) quando estava em 7400 dólares. Vendi semanas depois por 8200 dólares. Só aqui tive mais de 10 por cento de lucro.

Retirei o lucro e fiquei aguardando. Em novembro (dia 07) comprei 120 mil reais em bitcoin por uns 6500 dólares. AQUI TIVE MEU PRIMEIRO PREJUÍZO. Dias após PERDI QUASE 15 POR CENTO. Ocorreu um dump enorme e o preço caiu ABSURDOS. Vendi oq tive de perda (tive sorte, pois se tivesse segurado teria perdido mais).

Em dezembro o valor chegou a 3400 dólares (muito menos do que os quase 10 mil de maio) e oq eu fiz? COMPREI A RODO. Retirei de outros investimentos e COLOQUEI TUDO em bitcoin, ethereum, litecoin e bnb (binance coin). Fiz as compras entre os dias 12 e 18 de dezembro. Valor total das compras: 155 mil reais.

De lá pra cá bitcoin aumentou mais de 100 por cento, ethereum mais de 300 por cento e litecoin mais de 400 por cento. Bnb mais de 500 por cento. Faz as contas, meu caro colega.

Não quer aprender, não aprenda. Só não faça juízo de valor negativo nem DESESTIMULE OUTROS a enxergarem um pouco além.

Dica: MESMO NA QUEDA, é possível obter lucro: existem exchanges que mesmo nas quedas é possível ganhar bitcoin, operando em shorts.

E mais uma coisa: desde a minha primeira postagem em fevereiro os preços mais do que dobraram... Por qual motivo as pessoas não enxergam o óbvio? Estão tão amarradas em suas "crenças", a ponto de não perceberam a mudança de paradigmas?

Guardem esse post, virei aqui novamente daqui uns meses/anos e perguntarei como estão. Vou tirar um print inclusive pra registrar.

2021 estarei de volta, talvez antes. Quem quiser aproveitar, recebam como uma dica de algm que gosta de fazer o bem. Caso contrário, riam agora e chorem mais tarde. Só ter paciência e ESTUDEM a respeito.

Abraços e beijos.

Última edição por Pimponete em Sex 17 Maio 2019, 12:51 pm, editado 1 vez(es)
    sprg4
    sprg4
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por sprg4 em Sex 17 Maio 2019, 12:49 pm

Pimponete escreveu:Iniciei exatamente em 06 de abril de 2018. Primeira compra 20mil reais em bitcoin, valor estava em torno de 6500 dólares. Inicialmente comprei e deixei em uma exchange nacional. Quando bateu 9500 dólares (isso foi em maio de 2018)vendi e segurei o lucro.

Recebi um valor de uma ação judicial em junho (quando o valor oscilou entre 6200 e 7400 dólares), mas não realizei nenhuma compra. Em julho comprei 80 mil reais (do lucro de abril e mais da indenização que recebi via judicial) quando estava em 7400 dólares. Vendi semanas depois por 8200 dólares. Só aqui tive mais de 10 por cento de lucro.

Retirei o lucro e fiquei aguardando. Em novembro (dia 07) comprei 120 mil reais em bitcoin por uns 6500 dólares. AQUI TIVE MEU PRIMEIRO PREJUÍZO. Dias após PERDI QUASE 15 POR CENTO. Ocorreu um dump enorme e o preço caiu ABSURDOS. Vendi oq tive de perda (tive sorte, pois se tivesse segurado teria perdido mais).

Em dezembro o valor chegou a 3400 dólares (muito menos do que os quase 10 mil de maio) e oq eu fiz? COMPREI A RODO. Retirei de outros investimentos e COLOQUEI TUDO em bitcoin, ethereum, litecoin e bnb (binance coin). Fiz as compras entre os dias 12 e 18 de dezembro. Valor total das compras: 155 mil reais.

De lá pra cá bitcoin aumentou mais de 100 por cento, ethereum mais de 300 por cento e litecoin mais de 400 por cento. Bnb mais de 500 por cento. Faz as contas, meu caro colega.

Não quer aprender, não aprenda. Só não faça juízo de valor negativo nem DESESTIMULE OUTROS a enxergarem um pouco além.

Dica: MESMO NA QUEDA, é possível obter lucro: existem exchanges que mesmo nas quedas é possível ganhar bitcoin, operando em shorts.

E mais uma coisa: desde a minha primeira postagem em fevereiro os preços mais do que dobraram... Por qual motivo as pessoas não enxergam o óbvio? É incapacidade intelectual? Ou estão tão amarradas em suas "crenças", a ponto de não perceberam a mudança de paradigmas?

Guardem esse post, virei aqui novamente daqui uns meses/anos e perguntarei como estão. Vou tirar um print inclusive pra registrar.

2021 estarei de volta, talvez antes. Quem quiser aproveitar, recebam como uma dica de algm que gosta de fazer o bem. Caso contrário, riam agora e chorem mais tarde. Só ter paciência e ESTUDEM a respeito.

Abraços e beijos.

Diz aí quais foram suas fontes de estudo, colega!
    Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Sex 17 Maio 2019, 1:02 pm

1)Iniciem estudando sobre o que é o bitcoin e outras moedas. Foquem nas maiores num primeiro momento. Pesquisem sobre o que é a blockchain e como ela vai revolucionar o mundo.

Pesquisem em sites estrangeiros (coin desk, bitcoin magazine, a forbes tbm escreve sobre criptomoedas, crypto briefing, etc). Sigam influenciadores de criptos em suas respectivas redes sociais (https://medium.com/altcoin-magazine/top-100-blockchain-and-crypto-influencers-to-follow-on-twitter-9a822cad976) (https://www.tokentarget.com/top-10-crypto-influencers-on-instagram-in-2018/).

2)Após isso, estudem sobre análise gráfica (bo williams é demais), mas ecolham quem agradar mais.

3) façam pequenos investimentos. Comecem com exchanges nacionais e depois migrem pra binance, coinbase, kraken e posteriormente bitmex, bitifinex.

OBS: sei de mais servidores que estão nessa há tempos e estão indo bem. Mpt, tre e jf.
    Marcos Moura de Souza
    Marcos Moura de Souza
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 9

Mensagem por Marcos Moura de Souza em Sex 17 Maio 2019, 2:16 pm

Parabéns pela coragem!!!

Eu, infelizmente (ou felizmente), não a tenho.

Fico na renda fixa mesmo, com um pouco na variável.

Conheço um colega que comprou naquela alta aos 19 mil dólares e tomou um prejuízo mega monstruoso.

O mercado é instável demais para minha pouca coragem. rsrsrsr

Mas boa sorte para ti e os demais colegas que estão nessa.

Pimponete escreveu:1)Iniciem estudando sobre o que é o bitcoin e outras moedas. Foquem nas maiores num primeiro momento. Pesquisem sobre o que é a blockchain e como ela vai revolucionar o mundo.

Pesquisem em sites estrangeiros (coin desk, bitcoin magazine, a forbes tbm escreve sobre criptomoedas, crypto briefing, etc). Sigam influenciadores de criptos em suas respectivas redes sociais (https://medium.com/altcoin-magazine/top-100-blockchain-and-crypto-influencers-to-follow-on-twitter-9a822cad976)    (https://www.tokentarget.com/top-10-crypto-influencers-on-instagram-in-2018/).

2)Após isso, estudem sobre análise gráfica (bo williams é demais), mas ecolham quem agradar mais.

3) façam pequenos investimentos. Comecem com exchanges nacionais e depois migrem pra binance, coinbase, kraken e posteriormente bitmex, bitifinex.

OBS: sei de mais servidores que estão nessa há tempos e estão indo bem. Mpt, tre e jf.
    Sniper
    Sniper
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 43

Mensagem por Sniper em Sex 17 Maio 2019, 2:50 pm

Pimponete escreveu:Iniciei exatamente em 06 de abril de 2018. Primeira compra 20mil reais em bitcoin, valor estava em torno de 6500 dólares. Inicialmente comprei e deixei em uma exchange nacional. Quando bateu 9500 dólares (isso foi em maio de 2018)vendi e segurei o lucro.

E mais uma coisa: desde a minha primeira postagem em fevereiro os preços mais do que dobraram... Por qual motivo as pessoas não enxergam o óbvio? Estão tão amarradas em suas "crenças", a ponto de não perceberam a mudança de paradigmas?

Abraços e beijos.

Ousado...
    Espero que seus investimentos estejam diversificados, porque aplicar tudo em um único tipo de produto, sobretudo a criptomoeda, é muito arriscado.
    Criptomoeda e derivados ainda são obscuros. É preciso muita coragem (e dinheiro sobrando) para desbravar esse mundo.
    Não creio que seja a melhor opção para formar patrimônio para a aposentadoria.
    Warret Buffett, que dispensa apresentações, possui a seguinte opinião sobre as criptomoedas:
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Warren Buffet: “Bitcoin é uma ilusão e só atrai charlatões”
    Por Matheus Henrique Postado em fevereiro 25, 2019 19s Comentários

Por mais que o criptomercado tenha evoluído muito recentemente e o Bitcoin tenha “conquistado” até grandes críticos, como o banco JP Morgan Chase, ainda existem pessoas que parecem não estar nem um pouco por “dentro do mercado”, ou apenas continuam tendo uma opinião muito negativa sobre o BTC e outras altcoins. Esse é o caso do milionário CEO da Berkshire Hathaway, Warren Buffet.

Warren disse em uma entrevista com a CNBC que o Bitcoin é “uma ilusão” e que apenas atrai charlatões. Essa não é a primeira vez que Buffet faz declarações no mínimo curiosas sobre o Bitcoin, ele já tinha falado também que comprar Bitcoin como investimento é um jogo de apostas e que ninguém sabe qual é a maior criptomoeda do mercado de verdade.

Durante a entrevista, ele foi perguntado se tinha mudado a sua ideia em relação ao Bitcoin, ele afirmou que não e disse que o bitcoin é basicamente uma desilusão. Durante a conversa, ele também disse que o Bitcoin não tem nenhum valor único, já que a “blockchain não depende do Bitcoin” e que ele não produz nada.

“Você pode olhar para ele o dia todo e nenhum Bitcoin vai ser produzido ou algo assim. É uma ilusão, basicamente”, disse Warren Buffet.

O CEO ainda acrescentou: “Quem sabe onde nós estaremos no próximo ano”, além de ter feito diversos comentários empáticos sobre as pessoas que investiram no Bitcoin para tentar mudar de vida.

Já em 2018, Warren buffet disse que comprar Bitcoin não é nenhum investimento, é apenas especulação e uma aposta de que alguém vai pagar mais caro do que você no futuro.
    Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Sex 17 Maio 2019, 3:09 pm

É arriscado, é. Mas realmente não há escapatória. O buffett fez a grana dele em cima de um mercado tradicional. É um cara mais velho, com uma mentalidade diferente da atual. Geração nova não quer saber de banco tradicional, de mídia tradicional, nem nada tradicional hehe

Quanto à análise do que é bitcoin, se for realizada exclusivamente por notícias, seguem:

https://www.wired.com/story/microsoft-wants-protect-identity-bitcoin/ MICROSOFT, BILL GATES HAHA

https://www.forbes.com/sites/billybambrough/2019/05/08/facebook-has-lit-a-fire-under-bitcoin-and-crypto/#1e874873329e FACEBOOK, ZUCKERBERG

https://www.theblockcrypto.com/tiny/elon-musk-thinks-paper-money-is-going-away-and-crypto-will-take-its-place/ ELON MUSK

https://www.coindesk.com/jaguar-land-rover-plans-to-give-drivers-crypto-in-return-for-their-data JAGUAR E LAND ROVER

https://www.ccn.com/winklevoss-twins-facebook-cryptocurrency-is-cool-but-bitcoin-is-better NOVAMENTEEEE FACEBOOK com os irmãos winklevoss...

Agora façam suas escolhas...

Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Sex 17 Maio 2019, 3:13 pm

Me retiro agora, volto daqui 1/2 anos pra ver como andam.. Não acessarei mais o forum. Alguns colegas mandaram mensagens privadas solicitando informações, sendo que respondi os que consegui e deixei acima algumas dicas. Sigam elas, caso haja interesse.

Em menos de 5 anos 1 btc estará PELO MENOS 150 mil dólares. Hoje está 7-8 mil dólares.

Desejo sorte e prosperidade aos que ficam.
    Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Sex 17 Maio 2019, 3:23 pm

E finalizando: PESQUISEM sobre, mas tbm estudem um pouco sobre oq está por trás disso: uso, valor, contexto histórico e econômico ao redor das criptos, etc

Somente uma pesquisa e estudo sobre o assunto não significa que vcs irão necessariamente investir nisso.

Só não fechem os olhos pra algo que pode mudar a vida de vcs.
    TJ/TREMG
    TJ/TREMG
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 1

Mensagem por TJ/TREMG em Sab 18 Maio 2019, 7:49 pm

Abraços e beijos.

Parabéns pelo sucesso, colega! Mto bacana msm.

Pra ser sincero, até hj não parei pra estudar as cripto. Minha carteira é de moderado para arrojada, 50% em renda fixa e 50% em variável. To querendo pegar uns 10% da renda fixa e ir testando em cripto, vamos ver o que -----.

Parabens novamente!
    pernalonga
    pernalonga
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 827

Mensagem por pernalonga em Ter 21 Maio 2019, 5:51 pm

Olho vivo com os golpes, pessoal...

Operação investiga instituição financeira ilegal de criptomoedas e cumpre mandados em SC

Ação é realizada na manhã desta terça-feira (21) em Florianópolis e em Laguna, no Sul do Estado
    21/05/2019 - 10h25 - Atualizada em: 21/05/2019 - 12h22

Compartilhe
    Redação
    Por Redação DC
    (Foto: NSC Total)

Uma operação que investiga uma instituição financeira ilegal de criptomoedas cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Florianópolis e Laguna na manhã desta terça-feira (21).

A operação, realizada pela Polícia Federal e Receita Federal, acontece também em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Além dos mandados, foram emitidas ordens judiciais de bloqueio de ativos financeiros de pessoas físicas e jurídicas, imóveis e apreensão de veículos de luxo.

A ação, intitulada Operação Egypto, investiga a atuação da instituição financeira sem a autorização do Banco Central. Com sede no município de Novo Hamburgo (RS), a empresa estaria captando recursos de terceiros para o investimento no mercado de criptomoedas de acordo com o inquérito instaurado em janeiro deste ano segundo a PF. A empresa assumia o compromisso de retorno de pelo menos 15% no primeiro mês de aplicação.

Conforme a Polícia Federal, entre agosto de 2018 e fevereiro deste ano, uma das contas da empresa teria recebido créditos de mais de R$ 700 milhões. Os sócios teriam apresentado evolução patrimonial significativa, que, em alguns casos, teria passado de cerca de R$100 mil para dezenas de milhões de reais em aproximadamente um ano.

Além dos crimes de operação de instituição financeira sem autorização legal, estão sendo investigados os crimes de gestão fraudulenta, apropriação indébita financeira, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O inquérito apura também o envolvimento de pessoas que teriam tentado obter informações sigilosas da investigação.

O procurador da República Celso Tres afirma que a empresa citava o suposto investimento em criptomoedas às vítimas como o serviço a ser operado com os valores depositados. No entanto, o dinheiro seria aplicado em outros investimentos e na compra de bens.

A Indeal teria movimentado pelo menos R$ 700 milhões entre agosto de 2018 e fevereiro deste ano. Segundo Tres, essa quantia pode aumentar após análise do material colhido na operação desta terça-feira.
    Como funcionaria o esquema

1. Isca

Representantes da empresa contatam as vítimas para participar de uma reunião, onde o negócio será apresentado.

2. Encontro

Na reunião, pessoas que participam do negócio relatam lucros e vantagens do esquema na tentativa de convencer as vítimas.

3. Parâmetros do acordo

Pelo menos 15% de lucro ao mês, em cima do valor investido no negócio, seria oferecido. Outros 5% poderiam ser incluídos em caso da indicação de mais pessoas para investir. Outros 2% ou 3% poderiam ser acrescentados nesse montante caso o investidor também atuasse como captador no esquema e agenciando as transações com o dinheiro das vítimas.

4. Pagamento

O investidor assina um contrato — reconhecido em cartório — e faz o depósito em conta bancária. A empresa alega que o valor é investido em criptomoedas. o trâmite no cartório seria usado para dar ares de credibilidade ao esquema.

5. Uso do dinheiro

Dinheiro é sacado e utilizado em negócios como previdência privada e na compra imóveis, veículos e artigos de luxo.

*Com informações de GaúchaZH
    RicardoMII
    RicardoMII
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 6

Mensagem por RicardoMII em Qua 22 Maio 2019, 8:51 am

Alguém recomenda algum banco para abertura de conta para menor de idade?
    Finalidade: Educação Financeira, quero que ele comece a aplicar, por exemplo, no Tesouro Direto
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 327

Mensagem por androsvilazza em Qua 22 Maio 2019, 9:36 pm

RicardoMII escreveu:Alguém recomenda algum banco para abertura de conta para menor de idade?
    Finalidade: Educação Financeira, quero que ele comece a aplicar, por exemplo, no Tesouro Direto

Com certeza há várias boas opções. Das que eu conheço, recomendo o Banco da Modal. Ele aceita a abertura de conta em nome de menores, e é bem intuitivo para fins de aplicação financeira. O Banco inter também possui as mesmas vantagens, mas ainda não oferece opções de investimento em tesouro direto.
    sprg4
    sprg4
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por sprg4 em Qui 23 Maio 2019, 11:28 am

Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Seg 08 Jul 2019, 10:53 am

Pimponete escreveu:Me retiro agora, volto daqui 1/2 anos pra ver como andam.. Não acessarei mais o forum. Alguns colegas mandaram mensagens privadas solicitando informações, sendo que respondi os que consegui e deixei acima algumas dicas. Sigam elas, caso haja interesse.

Em menos de 5 anos 1 btc estará PELO MENOS 150 mil dólares.  Hoje está 7-8 mil dólares.

OI Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Razz Razz Razz Razz Razz

na data da postagem estava 7-8 mil dólares.

1 MÊS DEPOIS BATEU QUASE 14 MIL DÓLARES

Hoje es´ta na faixa de 12 mil dólares

Voltarei mais vezes king

https://www.coindesk.com/above-13k-bitcoins-price-extends-2019-gains-to-17-month-highs

https://www.nytimes.com/reuters/2019/06/26/technology/26reuters-crypto-currencies.html
    GDJ
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 11

Mensagem por GDJ em Seg 08 Jul 2019, 11:44 am

Pimponete escreveu:
    Pimponete escreveu:Me retiro agora, volto daqui 1/2 anos pra ver como andam.. Não acessarei mais o forum. Alguns colegas mandaram mensagens privadas solicitando informações, sendo que respondi os que consegui e deixei acima algumas dicas. Sigam elas, caso haja interesse.

Em menos de 5 anos 1 btc estará PELO MENOS 150 mil dólares.  Hoje está 7-8 mil dólares.

OI  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Razz  Razz  Razz  Razz  Razz

Voltarei mais vezes king

Desculpe por abordar esse assunto, sei que é OFF-Topic, porém vc tem notícia do suposto corte de FCs/CJs e do alargamento da carreira para 25 níveis?
    Lembro que vc disse que tinha uma fonte e que trabalhava com isso.

pernalonga
    pernalonga
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por pernalonga em Seg 08 Jul 2019, 12:53 pm

Distrito Federal
    Servidores de alta classe perdem milhões em golpe da pirâmide no DF
    Rogério Casagrande (foto) utilizou o esquema para lucrar R$ 11,7 milhões. Ele prometia pagar até 7% de juros aos investidores

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga grande esquema de fraude financeira planejado por um técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Rogério Moreira Casagrande, de 42 anos, é acusado de aplicar golpes que somam R$ 11,7 milhões, repassados por pelo menos 10 vítimas – maior parte formada por servidores públicos dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

De acordo com as apurações, o suspeito valia-se do cargo para captar investidores, muitos deles colegas de trabalho, além de funcionários com alto poder aquisitivo de órgãos como o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e do governo local (GDF). As vítimas eram seduzidas com a promessa de rentabilidade de 7% sobre o valor investido. O dinheiro, dizia ele, era aplicado em uma empresa especializada na venda de açaí.

Em apenas um dos casos, Rogério Casagrande recebeu depósitos bancários no valor de R$ 3,9 milhões. As ocorrências registradas em diversas delegacias do DF foram centralizadas pela 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), que conduz as investigações. O Metrópoles não divulgará os nomes dos envolvidos a fim de não expô-los.

O estelionatário formalizava os golpes por meio de contratos de “constituição de renda”. Para aumentar o faturamento e transparecer uma falsa sensação de segurança, o golpista pagava, por alguns meses, os juros sobre os valores investidos pelas vítimas. Animadas com a alta rentabilidade do negócio, muitas pessoas eram convencidas por Rogério a reverter o faturamento em novos aportes financeiros.

Bola de neve

Após os primeiros pagamentos de juros, Rogério Casagrande interrompia as transferências. A partir desse momento, as vítimas já não conseguiam mais ser ressarcidas. A polícia suspeita de que o servidor do TJDFT tenha desenvolvido uma espécie de pirâmide financeira e de que ele usava os novos aportes feitos pelas vítimas para pagar investidores recentes. Em algum momento, a corrente de transações se quebrou e todos amargaram o prejuízo.

Em decorrência dos termos de declaração prestados pelas vítimas na PCDF, o Metrópoles teve acesso ao montante investido por cada um dos servidores públicos captados por Rogério. Um deles depositou três cheques nos valores de R$ 470 mil, R$ 217 mil e R$ 100 mil na conta do técnico judiciário. A vítima recebeu dividendos apenas entre outubro e dezembro de 2018. Depois, o suspeito nunca mais atendeu as ligações.

Outra vítima relata o prejuízo milionário. O servidor público fez depósitos totalizando R$ 2,3 milhões e chegou a receber alguns valores dos juros, mas nunca os 7% firmados no contrato de constituição de renda. Segundo o termo de declaração feito na delegacia, ele afirmou que deixou de ganhar os investimentos em novembro do ano passado. Como nos outros casos, o acusado desapareceu e nunca mais atendeu aos telefonemas.

A reportagem entrou em contato com o TJDFT para obter informações sobre o técnico judiciário. De acordo com o tribunal, Rogério Casagrande foi empossado em 7 de dezembro de 2011 e está afastado do cargo desde 15 de maio de 2017, “para usufruto de licença sem vencimento para tratar de interesses particulares”. Segundo o Portal da Transparência do Judiciário, o servidor recebia R$ 10 mil de salário. Rogério foi procurado pelo Metrópoles por meio de três telefones celulares, mas ele não atendeu as ligações.
    Relatos

Com medo de sofrer represálias, três vítimas aceitaram contar seus casos à reportagem a partir de um acordo para manter suas identidades e locais de trabalho preservados. Todos preferiram fazer seus próprios relatos sobre os golpes sofridos. Os textos foram mantidos na íntegra e são reproduzidos a seguir:
    “Como já tinha minha confiança, resolvi ajudar. Foi o meu erro”

“Fui convidado por um amigo próximo de trabalho que já estava há algum tempo investindo na empresa de açaí de alguém que ele considerava confiável – uma vez que o Rogério, o dito empresário de sucesso, vinha cumprindo com seus compromissos.

Na época, mais ou menos em agosto de 2016, fui apresentado ao tal empresário, que, usando da confiança que eu sempre tive com meus amigos, me apresentou contrato social com a empresa de açaí, com a qual detinha sociedade com um tal de Cleiton. Ele também mostrou os números mágicos do seu capital de giro, dizendo que chegava a ganhar mais de 100% de retorno, o que justificava a remuneração do investimento, algo em torno de 7% ao mês, juros simples.

Por um tempo, deu certo, mas, no momento em que decidi não mais investir meu capital – já que estava reservado para festa de meu casamento e para troca do apartamento em conjunto com minha noiva, ele me pediu que aplicasse por mais uma vez.

Diante da minha negativa, ele me pediu um último favor: que eu emprestasse meu dinheiro por mais um mês. Como já tinha minha confiança, uma vez que o considerava um amigo, resolvi ajudar, pensando ser um problema passageiro de fluxo de caixa. Foi o meu erro. Nada mais foi devolvido! Percebemos logo depois que o Rogério, usando da empresa da qual era sócio, estava operando uma pirâmide financeira, tomando empréstimos de um para pagar outros. Caímos num golpe rasteiro de alguém que considerávamos amigo.”
    Reprodução / FacebookReprodução / Facebook
    Rogério Moreira Casagrande, de 42 anos, é acusado de aplicar golpes que somam R$ 11,7 milhões
    “Finalmente, constatamos que estávamos diante de um bem arquitetado plano de pirâmide financeira”

“Fui apresentado ao Rogério no início de 2017. Alguns amigos já investiam com ele há algum tempo, e me disseram que recebiam um percentual de 7% sobre os valores aportados no capital de giro da empresa distribuidora de açaí. Os contratos eram elaborados, as assinaturas reconhecidas em cartório e, junto com a via do investidor, um cheque caução pelo valor total ao final de quatro meses.

Invariavelmente, não eram resgatados mensalmente o percentual de 7%, e o valor residual era reaplicado quando da renovação, o que gerava uma bola de neve e o montante principal se avolumava cada vez mais. Não tivemos a preocupação maior de investigar a idoneidade da participação do Rogério na sociedade com a empresa, porque ele já havia levado alguns investidores à empresa, apresentado as câmaras frigoríficas de armazenagem do estoque, sem contar com a convivência por anos junto aos servidores do TJDFT, onde ele e sua esposa são concursados.

Recebi mensalmente os rendimentos acordados ao longo de dois anos e, em dezembro de 2018, após várias desculpas e promessas de pagamento, finalmente constatamos que estávamos diante de um bem arquitetado plano de pirâmide financeira, onde os sócios simularam um rompimento da sociedade. O Rogério se desfez de todos os bens em seu nome, inclusive mudando o regime de casamento para separação total de bens, e nos vimos sem ter a quem cobrar a dívida que, no meu caso, supera o valor de 1,5 milhão.”
    “Rogério destruiu a vida de muitas pessoas e, hoje, vive bem com o lucro obtido”

“Ele tinha o álibi perfeito. Servidor concursado do TJDFT, morador de um condomínio de luxo ao lado do ParkShopping. Com base nisso, esse sujeito com cara de bom moço abordou servidores com uma proposta de investimento extremamente atrativa, cujo rendimento variava de 5 a 7% ao mês. Demonstrava com simplicidade a matemática que encantava a todos.

Ele comprava o quilo do açaí diretamente do estado do Pará por R$ 3,50 e, com a distribuidora que ele havia aberto com seu sócio, revendia para todo o DF por R$ 13, ou seja, um lucro tão grande, que pagar 5% ou 7% para quem investisse era fácil, já que o consumo desse produto virou moda e é sucesso até hoje. Diante disso, em 2016, investi todo o dinheiro que tinha e, mensalmente, resgatava parte dos rendimentos, sendo que o resíduo ficaria para resgatar ao final do contrato assinado por mim e por ele, reconhecido em cartório e com validade de quatro meses.

Ocorre que, antes de acabar o contrato, Rogério Casagrande dizia que a venda do açaí estava tão grande que precisariam comprar mais e mais. Diante disso, ele começou a angariar mais investidores. No meu caso, perguntou se alguém da minha família também queria investir e, como já havia passado 1 ano com ele sempre pagando em dia parte dos juros, alguns familiares e amigos também investiram, vendendo imóveis, resgatando economias de uma vida inteira, acreditando nessa falsa promessa.

Em 2017, em reunião com alguns investidores, percebi que a dívida que ele tinha conosco era mais alta do que o valor da sua empresa, razão pela qual fomos questioná-lo. Com a fala mansa, tranquilo e passando credibilidade, ele dizia que era uma oportunidade e que em breve sairia um empréstimo junto ao Santander, com vistas à quitação dessa dívida que, à época (2017), já estava em torno de R$ 12 milhões de reais.

Em 2018, apesar de continuar pagando parte dos juros, a dívida só aumentava e, a partir do segundo semestre, começaram os atrasos no pagamento. Até que, em novembro de 2018, Rogério já sabendo que estava enrolado disse que em janeiro iria quitar a dívida com todos os investidores, pois o dono de uma empresa iria colocar R$ 18 milhões no negócio. Com essa conversa, ele deu a cartada final, dizendo que havia um lote de açaí com um preço especial e, por isso, pagaria um rendimento de 8,5% no prazo de 30 dias.

Mais uma vez caímos no golpe e, pior, pois nunca mais pagou um centavo sequer. Acuado por todos, Rogério fugiu para o Rio de Janeiro. Depois, voltou dizendo que foi enganado pelo seu sócio. Como consequência, Rogério Moreira Casagrande destruiu a vida de muitas pessoas e hoje, licenciado do tribunal, vive bem com o lucro obtido com os golpes.”
    Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Seg 08 Jul 2019, 1:27 pm

A galera ainda teima em pirâmide envolvendo bitcoin. Tem pirâmide de tudo que é jeito, vide o caso acima do "açaí"...

e só pra deixar claro, caso algum doentinho pense o contrário: eu não fiz propaganda alguma aqui nesse fórum. Apenas MOSTREI algo que está ocorrendo na FUÇA DE VCS...

Deus do céu, quanta gente chata. Por favor.

E É CLARO QUE VCS DEVEM TOMAR PRECAUÇÕES. TEM GENTE QUE CAI NO CONTO DO BILHETE AINDA HOJE!!!! Então investir em bitcoin É EVIDENTE que exige um cuidado maior ainda...

E se algm ainda tem uma dúvida, façam o seguinte: comprem a quantia que quiserem em bitcoin e GUARDEM. Apenas isso. Vendam daqui 5/10 anos. SÓ ISSO.

Eu ainda vou voltar aqui quando isso tiver 300 mil reais e AINDA VAI TER GENTE FALANDO EM PIRÂMIDE. MERECEM viver oq vivem...

Suspect Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
    Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Seg 08 Jul 2019, 1:31 pm

GDJ escreveu:
    Pimponete escreveu:

OI  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Razz  Razz  Razz  Razz  Razz

Voltarei mais vezes king

https://www.coindesk.com/above-13k-bitcoins-price-extends-2019-gains-to-17-month-highs

https://www.nytimes.com/reuters/2019/06/26/technology/26reuters-crypto-currencies.html

Desculpe por abordar esse assunto, sei que é OFF-Topic, porém vc tem notícia do  suposto corte de FCs/CJs e do alargamento da carreira para 25 níveis?
    Lembro que vc disse que tinha uma fonte e que trabalhava com isso.

Sim. Eu graças a deus pedi exoneração, mas sim, era o papo até então. Inclusive acho que já saiu eleição do pgr, né? Posso estar enganado, mas os candidatos a pgr vieram com uns papinhos de criar fc/cc pra MEMBRO. Já pra servidor o assunto era cortar FC E CC sim... E os níveis tbm, é certo que vao mudar a carreira. Falei isso TEMPÃO ATRÁS e ta tudo acontecendo, entao boa sorte.

Talvez sobre alguma merreca de aumento logo logo mas na proxima decada nao esperem grande coisa nao (principalmente os tecnicos, esses sim tao f***** se nao conseguirem o NS)
    pernalonga
    pernalonga
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por pernalonga em Seg 08 Jul 2019, 1:50 pm

Só dei notícia de um golpista que é servidor e está agindo nos tribunais e repartições públicas do DF. Todo o cuidado é pouco com promessas de dinheiro fácil Very Happy
    Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Seg 08 Jul 2019, 2:38 pm

Sim, mas logo após eu postar acho no mínimo "estranho"...

Se tu tivesse investido 14 mil reais início do ano, hoje estaria com quase 50. Óbvio que parece "fácil", mas não é. Primeiro o indivíduo tem que saber dos riscos envolvidos (é uma montanha-russa o investimento) e ter psicológico pra isso. Depois, saber os momentos certos de entradas e saídas.

Outro ponto: pesquisem o preço do bitcoin 4 anos atrás. Era menos de mil reais. Hoje tá quase 50 mil.

Não é algo que aumentou o valor da noite pro dia, mas vem aumentando gradativamente e de forma muito rápida. Investir nisso é o mesmo que comprar ações da apple ou google no início das suas histórias.

E por fim, acho engraçado essas postagens que realmente ASSUSTAM os desinformados logo num " Portal Conscientizando o Servidor".

Baita conscientização amarrar alguém na mediocridade.
    pernalonga
    pernalonga
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por pernalonga em Seg 08 Jul 2019, 6:15 pm

Pimponete escreveu:Sim, mas logo após eu postar acho no mínimo "estranho"...

Se tu tivesse investido 14 mil reais início do ano, hoje estaria com quase 50. Óbvio que parece "fácil", mas não é. Primeiro o indivíduo tem que saber dos riscos envolvidos (é uma montanha-russa o investimento) e ter psicológico pra isso. Depois, saber os momentos certos de entradas e saídas.

Outro ponto: pesquisem o preço do bitcoin 4 anos atrás. Era menos de mil reais. Hoje tá quase 50 mil.

Não é algo que aumentou o valor da noite pro dia, mas vem aumentando gradativamente e de forma muito rápida. Investir nisso é o mesmo que comprar ações da apple ou google no início das suas histórias.

E por fim, acho engraçado essas postagens que realmente ASSUSTAM os desinformados logo num " Portal Conscientizando o Servidor".

Baita conscientização amarrar alguém na mediocridade.

Vc tá viajando...Eu vi essa notícia no sábado pelo Whatsapp, postei nesse tópico logo que cheguei no trampo hoje, pq que sei que a galera discute todo tipo de "dicas financeiras" e assuntos relacionados a investimentos, e muitos são colegas do DF. Se melindrou à toa, a postagem não é direcionada a vc, que não tenho nem ideia quem seja, de onde é, o que faz ou onde trabalha, talkey?
    GDJ
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 11

Mensagem por GDJ em Ter 09 Jul 2019, 7:17 am

Pimponete escreveu:

Sim. Eu graças a deus pedi exoneração, mas sim, era o papo até então. Inclusive acho que já saiu eleição do pgr, né? Posso estar enganado, mas os candidatos a pgr vieram com uns papinhos de criar fc/cc pra MEMBRO. Já pra servidor o assunto era cortar FC E CC sim... E os níveis tbm, é certo que vao mudar a carreira. Falei isso TEMPÃO ATRÁS e ta tudo acontecendo, entao boa sorte.

Talvez sobre alguma merreca de aumento logo logo mas na proxima decada nao esperem grande coisa nao (principalmente os tecnicos, esses sim tao f***** se nao conseguirem o NS)

Obrigado pela resposta!
    Então, vc não é mais servidor do MPU?
    Preferiu ganhar a vida com bitcoins??? Very Happy Very Happy
    Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qua 10 Jul 2019, 10:00 am

GDJ escreveu:
    Pimponete escreveu:

Obrigado pela resposta!

Não sou mais. Juntei um bom valor pra sair do serviço público (só volto como membro, se voltar), enquanto isso advogo e invisto (criptomoedas e forex).

josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 404

Mensagem por josebarbos em Qui 11 Jul 2019, 4:28 am

Pimponete escreveu:
    GDJ escreveu:
    Pimponete escreveu:

Obrigado pela resposta!

Não sou mais. Juntei um bom valor pra sair do serviço público (só volto como membro, se voltar), enquanto isso advogo e invisto (criptomoedas e forex).

Mais fake do que nota de 3 reais... engraçado como validou o cadastro sem um e-mail correto.
    GremistaPraticante
    GremistaPraticante
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 15

Mensagem por GremistaPraticante em Seg 15 Jul 2019, 1:44 pm

Desculpem se não escrevo no tópico correto, mas preciso de indicações atuais de sites com cursos gratuitos de EAD para fins de aprender muito, digo, aumentar um pouquinho o soldo.

Desde já agradeço a compressão e as valorosas dicas !
    euvoltei
    euvoltei
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 137

Mensagem por euvoltei em Seg 15 Jul 2019, 2:05 pm

josebarbos escreveu:
    Pimponete escreveu:
    GDJ escreveu:
    Pimponete escreveu:

Obrigado pela resposta!

Mais fake do que nota de 3 reais... engraçado como validou o cadastro sem um e-mail correto.

Toda vez que leio essa palavra FOREX só lembro do mussum falando forévis....
    intrigado
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 3

Mensagem por intrigado em Seg 15 Jul 2019, 4:09 pm

GremistaPraticante escreveu:Desculpem se não escrevo no tópico correto, mas preciso de indicações atuais de sites com cursos gratuitos de EAD para fins de aprender muito, digo, aumentar um pouquinho o soldo.

Olá, colega!
    Indico a ENAP - Escola Nacional de Administração Pública, ILB - Instituto Legislativo Brasileiro, vinculado ao Senado Federal, e Fundação Bradesco.
    Cursos gratuitos, EAD, e que fornecem certificados aceitos pelos Tribunais para adicional por ações de treinamento. Já fiz muitos.
    Boa sorte!
    GremistaPraticante
    GremistaPraticante
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 15

Mensagem por GremistaPraticante em Ter 16 Jul 2019, 9:46 am

intrigado escreveu:
    GremistaPraticante escreveu:Desculpem se não escrevo no tópico correto, mas preciso de indicações atuais de sites com cursos gratuitos de EAD para fins de aprender muito, digo, aumentar um pouquinho o soldo.

Olá, colega!
    Indico a ENAP - Escola Nacional de Administração Pública, ILB - Instituto Legislativo Brasileiro, vinculado ao Senado Federal, e Fundação Bradesco.
    Cursos gratuitos, EAD, e que fornecem certificados aceitos pelos Tribunais para adicional por ações de treinamento. Já fiz muitos.
    Boa sorte!

Muito obrigado, colega ! Grande abraço !
    intrigado
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 3

Mensagem por intrigado em Ter 16 Jul 2019, 9:50 am

GremistaPraticante escreveu:
    intrigado escreveu:

Olá, colega!
    Boa sorte!

Muito obrigado, colega ! Grande abraço !

Por nada, às ordens.
    Abração!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex 23 Ago 2019, 11:36 pm