PCS JÁ

DISCUSSÃO DE PROSPOSTAS - Haddad vs Bolsonaro

Compartilhe
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Reputação : 228

Re: DISCUSSÃO DE PROSPOSTAS - Haddad vs Bolsonaro

Mensagem por Galizezin em Qua 10 Out 2018, 9:20 pm

Bastião escreveu:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

O petista disse ainda que não pretende estressar Bolsonaro nos debates. "Ele falou que não quer se estressar, eu não vou estressar ele. Vou falar da forma mais calma possível. Vou falar docemente. Não altero a voz. Nem olho para ele se ele ficar com muito receio. Faço o que ele quiser para ele falar o que ele pensa e debater o país. Com assistência médica, enfermaria, em qualquer ambiente.

Vamo lá Mito! Papai e mamãe ficarão orgulhosos!

Discutir por discutir, só porque domina oratória? O povo está cheio do tagarelismo dos políticos, de promessas ao vento.
    O que cada um deveria fazer é analisar qual candidato, mesmo com defeitos, tem mantido um mínimo de caráter.
    Haddad mudou seu projeto de governo de um dia para o outro, pode isso Arnaldo? Dá para acreditar em gente assim? Até a bandeira dos comunistas ficou verde e amarela. Como disse o Daciolo no debate: são tudo farinha do mesmo saco. Brigam aqui, depois estão juntos. Haddad, o prostituto, está correndo atrás do PSDB para costurar aliança.
    Vamos continuar com esse mesmo tipo de gente governando o país? Vamos raciocinar gente. Bolsonaro não está nem aí para o mercado. Já anunciou que a reforma da previdência, do Temer, é imprestável e que irá fazer uma que de fato seja definitiva.

Ademais, o povo brasileiro precisa deixar de tomar mingau, deixar de ser pueril e crescer na cabeça (maturidade). Chegará o dia em que votaremos em pessoas que sejam governantes de fato, e não heróis. Porque todo poder emana do povo. Somos todos governantes, indiretamente, por meio de pessoas escolhidas democraticamente. Colocamos e tiramos, quem quer que seja. Urge a alternância de poder, para que esses populistas corruptos saibam que a política deve ser usada para o bem do povo, e não para se locupletarem. O Brasil é dos brasileiros. Vamos exercer nosso poder votando em Jair Bolsonaro para presidente. E se ele desgovernar, daqui a 4 anos vai sair pela porta que entrou.

Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Qua 10 Out 2018, 9:24 pm

josebarbos escreveu:Um resumo muito bom, inclusive para passar a quem tem dúvida:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Uma publicação compartilhada por [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] (@jairmessiasbolsonaro) em

Haddad está certo em desmilitarizar a PM. Militarização é para o exército, e só.

Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 41

Mensagem por Protocol em Qui 11 Out 2018, 1:11 am

Galizezin escreveu:

Haddad está certo em desmilitarizar a PM. Militarização é para o exército, e só.

Não concordo. Acho que cada estado da federação deveria ter o direito de definir como organizar sua polícia.

O que melhora a atuação policial é instrução, gestão e inteligência.

O que o Haddad propõe é mais do mesmo, a União impondo uniformização em uma "federação".
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Qui 11 Out 2018, 8:45 am

Protocol escreveu:
    Galizezin escreveu:

Não concordo. Acho que cada estado da federação deveria ter o direito de definir como organizar sua polícia.

O que melhora a atuação policial é instrução, gestão e inteligência.

O que o Haddad propõe é mais do mesmo, a União impondo uniformização em uma "federação".

Respeito seu ponto de vista, entretanto: Gastam 3 vezes ou mais para o pessoal de alta patente, que só fica sentado na cadeira, enquanto quem vai para o enfrentamento ganha pouco. Instrução, gestão e inteligência significa investimento pesado, e isso somente com recursos e pessoal bem pago.

Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 121

Mensagem por euvoltei em Qui 11 Out 2018, 8:49 am

Sugestão do PT pra segurança?

Prefiro nem ouvir quem entregou o país com 60 mil assassinatos / ano.

E se ouvir, de imediato vou concluir que o certo é o contrário.
    Vitória
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 16

Mensagem por Vitória em Qui 11 Out 2018, 10:05 am

Li hoje sobre o Bolsonaro ter dito algo sobre retirar as gratificações dos servidores. Não sei detalhes sobre isso, apenas vi algo meio por alto, então me perdoem pela imprecisão.
    Pergunta rápida: isso tem a ver com a GAMPU ou GAJ? Seria de fato possível tirar isso?
    Khal Drogo
    Administrador
    Administrador

Cargo : Analista Judiciário
    Reputação : 62

Mensagem por Khal Drogo em Qui 11 Out 2018, 10:17 am

Não.

Vitória escreveu:Li hoje sobre o Bolsonaro ter dito algo sobre retirar as gratificações dos  servidores. Não sei detalhes sobre isso, apenas vi algo meio por alto, então me perdoem pela imprecisão.
    Pergunta rápida: isso tem a ver com a GAMPU ou GAJ? Seria de fato possível tirar isso?
    PCS-TRE
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 154

Mensagem por PCS-TRE em Qui 11 Out 2018, 10:40 am

Ele falou sobre as gratificações em comissão que o servidor incorpora ao salário e leva para a aposentadoria. Isso tem tempos que acabou a nível federal, mas ainda existem em muitos estados e municípios.

Khal Drogo escreveu:Não.

Vitória escreveu:Li hoje sobre o Bolsonaro ter dito algo sobre retirar as gratificações dos  servidores. Não sei detalhes sobre isso, apenas vi algo meio por alto, então me perdoem pela imprecisão.
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 269

Mensagem por androsvilazza em Qui 11 Out 2018, 12:09 pm

PCS-TRE escreveu:Ele falou sobre as gratificações em comissão que o servidor incorpora ao salário e leva para a aposentadoria. Isso tem tempos que acabou a nível federal, mas ainda existem em muitos estados e municípios.

Khal Drogo escreveu:Não.

Pura retórica de campanha. O governo federal não há de interferir na autonomia de Estados e Municípios para definir suas carreiras e seus "privilégios". Duvido muito que ele decida dispensar parte do seu tempo à negociação com Estados e Municípios, para que eles promovam essa alteração em suas legislações. Vai se desgastar com coisas alheias ao nível federal, tendo tanta coisa pra arrumar na própria União? Vai oferecer o que em troca aos governadores e prefeitos, para que eles assumam esse "ônus"?

Há, também, a possibilidade de que ele desconheça a 8.112, e que já não existe incorporação há algum tempo (além do fato de que algumas incorporações antigas estão caindo no STF).

De um jeito ou de outro, me parece mais um discurso para atrair votos, fingindo ter propostas onde não há nenhuma. Apregoa o "fim dos privilégios", atraindo o voto de quem detesta servidor público. Ao mesmo tempo, deixa de afastar o voto do servidor público, que sabe que não vão lhe tirar algo que ele já não tem. Acho que a próxima "proposta" agora será "eliminar o auxílio-moradia dos servidores do Judiciário. Afinal, o Brasil não tem como pagar auxílio-moradia de 5 mil reais a cada um dos 120 mil servidores do PJU".

Bastião
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 15

Mensagem por Bastião em Qui 11 Out 2018, 12:50 pm

Nossa, o filtro do bem acerca do que Bolsonaro fala é bem efetivo aqui.

Essa guinada dele mais progressista para ganhar alguns votos faz parte da campanha de 2o turno. Tá certo ele, já que eleição é feita para se ganhar.

Já sei que não há mais volta. Que o candidato do PSL me surpreenda, na média, positivamente.
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Qui 11 Out 2018, 1:44 pm

Bastião escreveu:Nossa, o filtro do bem acerca do que Bolsonaro fala é bem efetivo aqui.

Essa guinada dele mais progressista para ganhar alguns votos faz parte da campanha de 2o turno. Tá certo ele, já que eleição é feita para se ganhar.

Já sei que não há mais volta. Que o candidato do PSL me surpreenda, na média, positivamente.

Na minha perspectiva pessoal (e, obviamente, só posso falar por mim), não é filtro. É constatação do óbvio: servidor público federal já não tem possibilidade de incorporação. Por isso só temos três hipóteses: 1) o Bolsonaro está desinformado a respeito da carreira federal (grande chance); 2) ele quer interferir para que Estados e Municípios retirem a possibilidade de incorporação de seus Estatutos (pouca chance, dado o ônus desnecessário de assumir para si a responsabilidade de outrem); 3) ele sabe disso tudo e fez a proposta calculadamente, pra ganhar votos num nicho do eleitorado sem perder em outro nicho (também boa chance, dada a forma como político trabalha no Brasil).
    PCS-TRE
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por PCS-TRE em Qui 11 Out 2018, 3:28 pm

Bolsonaro trabalhando firme para o Haddad terminar o segundo turno com uma votação menor que a do primeiro.

O cara sabe combater o PT com os remédios certos.

Bastião
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por Bastião em Qui 11 Out 2018, 3:39 pm

Filtro do bem detected.

Do contrário: POPULISTA, VAI TIRAR DINHEIRO DAONDE??? TEM QUE ENSINAR A PESCAR!!! #@$#@$!#@
    Solange4
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 101

Mensagem por Solange4 em Qui 11 Out 2018, 4:09 pm

Claramente, o marketing dos dois lados mandou baixar o tom, desradicalizar, ir pro centro:

- O PT agora e verde amarelo, sem Lula, não quer mais mudar a constituição, prof. Haddad paz e amor...
    - O PSL fala em 13o. pra bolsa família, esvazia a reforma e a privatização, Bolsonaro Paz e Amor

Quem não conhece, que os compre.
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Qui 11 Out 2018, 4:09 pm

Bastião escreveu:Filtro do bem detected.

Do contrário: POPULISTA, VAI TIRAR DINHEIRO DAONDE??? TEM QUE ENSINAR A PESCAR!!! #@$#@$!#@

De fato, mais uma proposta em branco.

Acho engraçado (e essa não é uma crítica só ao Bolsonaro, mas aos políticos brasileiros em geral) que as propostas que geram aumento de gastos vêm super detalhadas, pintadas de ouro e o escambau. Já as propostas que podem gerar corte de gastos, geralmente impopulares, vêm super genéricas, do tipo:

- reduzir o número de ministérios (que, por si só, gera pouca ou nenhuma economia);
    - acabar com os subsídios/privilégios (essa é ótima, super genérica. Sempre que questionado sobre um subsídio ou privilégio específico, dá pra dizer "esse não, esse aí é importante/estratégico/merecido);
    - realizar privatizações (sem especificar quais, nem como);
    - redução do desperdício e aumento da eficiência (?);
    - combate à corrupção (como se alguém fosse defender o contrário);
    - qualquer outra proposta que se apresente como redutora de gastos e possa gerar controvérsia, é apresentada superficialmente pra depois dizer que "não é bem assim".
    PCS-TRE
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por PCS-TRE em Qui 11 Out 2018, 4:13 pm

Bastião escreveu:Filtro do bem detected.

Também faço esses questionamentos.
    Mas o post acima apenas constatou um dado da estratégia de campanha.
    O Bolsonaro querendo furar o bloqueio do nordeste e deixando o Haddad numa sinuca de bico. Se o Haddad não critica essa proposta, o povo do nordeste pode acreditar nela. Se o Haddad critica, o Bolsonaro diz que o Haddad é contra.
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Qui 11 Out 2018, 8:54 pm

É verdade que ninguém mais incorpora nada, só se for no terreiro de macumba! Então, pode ser que ele mova sua influência presidencial para que o STF retire as incorporações do pessoal que hoje recebe.

Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Qui 11 Out 2018, 8:57 pm

Solange4 escreveu:Claramente, o marketing dos dois lados mandou baixar o tom, desradicalizar, ir pro centro:

- O PT agora e verde amarelo, sem Lula, não quer mais mudar a constituição, prof. Haddad paz e amor...
    - O PSL fala em 13o. pra bolsa família, esvazia a reforma e a privatização, Bolsonaro Paz e Amor

Assisti o Bolsonaro dizer que "pretende" pagar o 13º salário para quem recebe o bolsa família, mas com recursos advindos do combate aos desvios desse benefício. Ele sabe que tem muita mutretagem no BF.

Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 390

Mensagem por josebarbos em Qui 11 Out 2018, 10:26 pm

Solange4 escreveu:Claramente, o marketing dos dois lados mandou baixar o tom, desradicalizar, ir pro centro:

O PT já está falando em flexibilizar o uso de armas, após pesquisa indicar que este foi um fator positivo para Bolsonaro no Nordeste.

Já nem é desradicalizar, é quase virar de lado mesmo.
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Qui 11 Out 2018, 10:34 pm

PT = Perda Total

Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por euvoltei em Sex 12 Out 2018, 10:00 am

Bolsa Família é certo, errado é : fraudes, uso político ("eu dei BF, o rico tem raiva de BF"), ser totalmente gratuito (poderia ter uma contra partida, uma varrição de rua, sei lá), regras de transição (obrigar a pessoa a se educar pra evoluir)..
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Sex 12 Out 2018, 11:53 am

euvoltei escreveu:Bolsa Família é certo, errado é : fraudes, uso político ("eu dei BF, o rico tem raiva de BF"), ser totalmente gratuito (poderia ter uma contra partida, uma varrição de rua, sei lá), regras de transição (obrigar a pessoa a se educar pra evoluir)..

Eu entendo que o BF deve ser destinado aos bolsões de pobreza, na maioria, para pessoas velhas, que não tem mais condições de enfrentar o mercado de trabalho, seja por questões físicas, seja pela dificuldade de recolocação. Pessoas com condições de trabalho deveriam ser catalogadas, para futura oferta de emprego, ou seja, convênio entre governo e empresários, buscando sanar as dificuldades de recolocação com a oferta de oportunidades, antecedidas por cursos/treinamentos.

Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por Bastião em Sex 12 Out 2018, 3:22 pm

HAHAHAHAHAHA MEU DEUS.

Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Sex 12 Out 2018, 9:37 pm

#Eletemrazão

Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Sab 13 Out 2018, 11:44 am

Na área energética, salvo a Eletrobrás, as demais deverão ser privatizadas:

Energia

Eletrobras
    AmE
    AmGT
    BVEnergia
    Brasil Ventos
    INB
    Ceron
    Eletronorte
    Eletroacre
    CGTEE
    CEAL
    Cepisa
    CHESF
    Eletropar
    Eletronuclear
    Eletrosul
    EDV IX
    EDV V
    EDV VI
    EDV VII
    EDV VIII
    Eólica Chuí IX
    Eólica Hermenegildo I
    Eólica Hermenegildo II
    Eólica Hermenegildo III
    Fote
    Furnas
    Arara Azul
    Bentevi
    Ouro Verde I
    Ouro Verde II
    Ouro Verde III
    Ventos de Angelim
    Ventos de Santa Rosa
    Ventos de Uirapuru
    TGO
    TSBE
    TSLE
    Uirapuru
    BSE
    Breitener
    Breitener Jaraqui
    Breitener Tambaqui
    Mangue Seco 2
    Termobahia
    Termomacaé Comercializadora
    Termomacaé

Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Sab 13 Out 2018, 11:50 am

Demais estatais federais:

Desenvolvimento Regional

Codevasf
    Saúde
    Ebserh
    HCPA
    GHC

Abastecimento

Conab
    Ceagesp
    Ceasaminas
    Casemg

Transportes

CBTU
    Trensurb
    Valec
    Infraero

Comércio e Serviços

ABGF
    Ativos Gestão
    Ativos S.A.
    BB Cartões
    BB Corretora
    BB Elo Cartões
    BB Seguridade
    BB Seguros
    BB Turismo
    Caixa Seguridade
    Caixa Par
    Dataprev
    Emgea
    Serpro
    BB Tecnologia e Serviços
    Petróleo e Derivados
    Petrobras
    BR
    5283 Participações
    Araucária
    Bear
    Brasoil
    Citepe
    Downstream
    E-Petro
    Gaspetro
    Gás Brasiliano GBD
    Liquigás
    Logigás
    NTN
    PAI
    PB-Log
    PCEL
    Pebis
    PEL
    Pemid
    Petroquímica Suape
    PFL
    PIB BV
    PIB Col
    PM
    PNBV
    PSPL
    PPSA
    PPSL
    Transpetro
    Stratura Asfaltos
    TI B.V.
    TAG
    TBG
    Pbio

Comunicações

ECT
    Correiospar
    EBC
    Telebras

Indústria de Transformação

Ceitec
    CMB
    Imbel
    Nuclep
    Hemobrás

Portuário

CDC
    Codesa
    Codesp
    Codomar
    CDP
    CDRJ
    Codern
    Codeba

Pesquisa e Desenvolvimento

Amazul
    Embrapa
    EPE
    Cepel
    EPL
    Finep
    Finame
    Emgepron
    CPRM

Financeiro

BB
    BASA
    BNB
    BNDES
    Caixa
    BB AG
    BB Consórcios
    BB Investimentos
    BB DTVM
    BB LAM
    BESCVAL
    BAMB
    BNDESPAR
    BNDES PLC

tec.tre
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Cargo : Peão
    Reputação : 2

Mensagem por tec.tre em Sab 13 Out 2018, 12:15 pm

Um dos países mais liberais do mundo - Suíça - possui estatais nas mais diversas áreas, dentre as quais: transporte ferroviário, bancos, comunicação, serviço postal e defesa aeroespacial.

Esse negócio de privatizar todos os serviços públicos é a maior balela. Não conheço nenhum país ocidental - que eventualmente possa nos servir de inspiração - que tenha suprimido, por completo, a participação estatal em empresas estratégicas.

Outro exemplo é um país que muito me admira, a Nova Zelândia, atualmente terceiro no posto de liberdade econômica. Basta olhar o número de estatal desse país:

Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Sab 13 Out 2018, 2:02 pm

Infelizmente o Brasil tem a peculiaridade do uso político das estatais, o que ocasiona rombos bilionários. Não tenho dúvida alguma que o atual preço dos combustíveis decorre da ladroagem encabeçada pelo PT.
    Mas eu concordo que, no geral, a pressão para venda está centrada nas estatais que são lucrativas, e o tal "mercado" - pra mim é especulativo - está de olho grande para adquiri-las.
    Penso que sem acabar com a corrupção não compensará vender estatais, pois as raposas irão mirar seus dentes afiados para o que restou do erário público. O Paulo Guedes disse que se tivéssemos privatizado tudo na época do Collor, hoje não teríamos dívida alguma. Agora, com a venda das atuais estatais, amortizaríamos apenas 20%. Dívida é bola de neve. Só quem deve sabe o quanto é difícil sair. O que o Brasil paga de juros ao ano daria para reconstruir uma europa (400 bilhões).

Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 41

Mensagem por Protocol em Sab 13 Out 2018, 2:14 pm

tec.tre escreveu:Um dos países mais liberais do mundo - Suíça - possui estatais nas mais diversas áreas, dentre as quais: transporte ferroviário, bancos, comunicação, serviço postal e defesa aeroespacial.

Esse negócio de privatizar todos os serviços públicos é a maior balela. Não conheço nenhum país ocidental - que eventualmente possa nos servir de inspiração - que tenha suprimido, por completo, a participação estatal em empresas estratégicas.

Outro exemplo é um país que muito me admira, a Nova Zelândia, atualmente terceiro no posto de liberdade econômica. Basta olhar o número de estatal desse país:

Não vejo sentido em se privatizar empresas que não geram prejuízo e são estratégicas.

Problema são as estatais que só geram passivo ou as que mesmo sendo lucrativas têm várias congêneres privadas no mercado e que prestam serviços de qualidade.

As maiores economias do mundo mantém algum controle sobre a geração de energia, o que o Bolsonaro já prometeu será o caso do Brasil se eleito.

Os EUA (a federação como um todo) possuem estatais no sistema bancário, de energia e transportes.

A discussão sobre a desestatização é válida e o processo pode trazer, se bem conduzido, inúmeros benefícios ao povo.

Quem viveu o tempo em que ter uma linha telefônica em casa era demorado em um luxo muito caso sabe o quando a desestatização do setor de telecomunicações foi benéfica. A privatização da Embraer salvou a companhia.

Agora vender tudo sem mensurar as consequências, só para fazer caixa, é no meu ver uma temeridade.
    euvoltei
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por euvoltei em Sab 13 Out 2018, 2:15 pm

tec.tre escreveu:Um dos países mais liberais do mundo - Suíça - possui estatais nas mais diversas áreas, dentre as quais: transporte ferroviário, bancos, comunicação, serviço postal e defesa aeroespacial.

Pra dar certo no Brasil, como dá certo na Suíça, só trazendo os suíços pra mandarem em tudo nas estatais daqui, como não vão fazer isso, melhor privatizar mesmo, do que continuar rasgando dinheiro como vem acontecendo ao longo de décadas..
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Sab 13 Out 2018, 2:49 pm

Quanto às linhas fixas de telefone, apesar da dificuldade em adquirir uma, pagávamos um valor irrisório, ou seja, equivalente aos custos do serviço. Hoje, as empresas privadas de telefonia se negam a nos fornecer extrato da conta mensal com as ligações pormenorizadas, apenas totalizam o tempo por número de chamada. É óbvio que fazem isso para nos roubar, e com o aval da agência reguladora, a dona anatel. Este país está longe, muito longe da seriedade. Quem sabe mude um pouco com o capitão.

Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por Bastião em Sab 13 Out 2018, 5:04 pm

Vamos ver se ele dá o exemplo doravante. Pq nos 28 anos anteriores ou foi ociosidade ou avacalhação.
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sab 13 Out 2018, 8:26 pm

Galizezin escreveu:Quanto às linhas fixas de telefone, apesar da dificuldade em adquirir uma, pagávamos um valor irrisório, ou seja, equivalente aos custos do serviço. Hoje, as empresas privadas de telefonia se negam a nos fornecer extrato da conta mensal com as ligações pormenorizadas, apenas totalizam o tempo por número de chamada. É óbvio que fazem isso para nos roubar, e com o aval da agência reguladora, a dona anatel. Este país está longe, muito longe da seriedade. Quem sabe mude um pouco com o capitão.

Desculpe-me, mas você está enganado.

Hoje, o que uma linha celular "controle" faz com 50 reais mensais (às vezes um pouco menos que isto), é MUITO mais do que o plano básico de telefonia cobrava.

A assinatura mensal, à época da privatização, saltou de 7 para 30 reais, aproximadamente.
    Mas mesmo se você pegar estes 7 reais lá de 1998 e trazer para a atualidade, verá que isto é muito abaixo da inflação e, especialmente, em relação ao poder de compra.

Vale lembrar que ter telefone era privilégio de uma elite. Pode parecer engraçado, mas ainda nos anos 2000, quando comecei faculdade (já bancário) lembro que por alguns meses tive que alugar a linha (pagava uns 50 mensais), algo que para mim, da capital, já era história.
    Se o nosso sistema hoje ainda é ruim, deus o livre do terror que era na época estatal. Aliás, de fato, a assinatura era muito barata. Mas utilizar o serviço era absurdamente caro. Coincidência ou não, satisfazia aos interesses de quem tinha um monte de linhas e, enquanto não as alugava, gastava muito pouco para mantê-las ociosas.
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sab 13 Out 2018, 8:29 pm

euvoltei escreveu:

Pra dar certo no Brasil, como dá certo na Suíça, só trazendo os suíços pra mandarem em tudo nas estatais daqui, como não vão fazer isso, melhor privatizar mesmo, do que continuar rasgando dinheiro como vem acontecendo ao longo de décadas..

Ótimo, isto mesmo.

Vamos copiar a Suíça. Mas antes de chegar às estatais, vamos à neutralidade absoluta, e ao direito de armas; à presidência por conselho; à plena democracia, em que tudo é discutido entre os cidadãos, que são conscientes para a decisão, a tal ponto que, por exemplo, rejeitam salário mínimo, exceto por uma das dezenas de cantões.
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Sab 13 Out 2018, 9:08 pm

josebarbos escreveu:
    Galizezin escreveu:Quanto às linhas fixas de telefone, apesar da dificuldade em adquirir uma, pagávamos um valor irrisório, ou seja, equivalente aos custos do serviço. Hoje, as empresas privadas de telefonia se negam a nos fornecer extrato da conta mensal com as ligações pormenorizadas, apenas totalizam o tempo por número de chamada. É óbvio que fazem isso para nos roubar, e com o aval da agência reguladora, a dona anatel. Este país está longe, muito longe da seriedade. Quem sabe mude um pouco com o capitão.

Desculpe-me, mas você está enganado.

Hoje, o que uma linha celular "controle" faz com 50 reais mensais (às vezes um pouco menos que isto), é MUITO mais do que o plano básico de telefonia cobrava.

A assinatura mensal, à época da privatização, saltou de 7 para 30 reais, aproximadamente.
    Mas mesmo se você pegar estes 7 reais lá de 1998 e trazer para a atualidade, verá que isto é muito abaixo da inflação e, especialmente, em relação ao poder de compra.

Vale lembrar que ter telefone era privilégio de uma elite. Pode parecer engraçado, mas ainda nos anos 2000, quando comecei faculdade (já bancário) lembro que por alguns meses tive que alugar a linha (pagava uns 50 mensais), algo que para mim, da capital, já era história.
    Se o nosso sistema hoje ainda é ruim, deus o livre do terror que era na época estatal. Aliás, de fato, a assinatura era muito barata. Mas utilizar o serviço era absurdamente caro. Coincidência ou não, satisfazia aos interesses de quem tinha um monte de linhas e, enquanto não as alugava, gastava muito pouco para mantê-las ociosas.

Não era privilégio de elite, mas questão de oportunidade, quando a estatal de telefonia abria plano de expansão. O que você está confundindo é o fato de que a elite tinha dinheiro para aquirir uma linha (direito de uso) de quem havia comprado no plano de expansão. O que eu reclamo é a não discriminação pormenorizada das ligações telefônicas, sorrateiramente defendida pela anatel.

Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 7

Mensagem por Marcos Moura de Souza em Sab 13 Out 2018, 9:09 pm

As estatais hoje, em sua grande maioria, são ineficientes e servem mais para a corrupção e cabides de empregos. Acabei de sair de uma é sei do que estou falando. Quer ver salários altos de verdade? Tinha colegas ganhando 40/50k de salário. Tudo isso lastreado em lucro artificial. Vcs não tem ideia de quanto um analista do BNDES tira por ano no final de carreira entre salários e PLR.
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Sab 13 Out 2018, 9:12 pm

Espero que não seja surto de campanha. Em princípio, vai bem o futuro chefe da casa civil, Onyx Lorenzoni. Todo mundo sabe das mentiradas sobre os números da previdência, contadas por Temer e corroboradas pela mídia. Parece que Bolsonaro pensa com a cabeça dele, e não com a dos outros.

Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Sab 13 Out 2018, 9:17 pm

Bastião escreveu:Vamos ver se ele dá o exemplo doravante. Pq nos 28 anos anteriores ou foi ociosidade ou avacalhação.

Bolsonaro foi um deputado tão ruim quanto Lula. Quem sabe na presidência não dá um lampejo?

Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin em Sab 13 Out 2018, 9:36 pm

Antes de criticar, fazendo juízo temerário, peço que os colegas assistam essa entrevista do PG.

Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sab 13 Out 2018, 10:54 pm

Galizezin escreveu:
    Não era privilégio de elite, mas questão de oportunidade, quando a estatal de telefonia abria plano de expansão. O que você está confundindo é o fato de que a elite tinha dinheiro para aquirir uma linha (direito de uso) de quem havia comprado no plano de expansão. O que eu reclamo é a não discriminação pormenorizada das ligações telefônicas, sorrateiramente defendida pela anatel.

Eu morava em bairro classe média baixa e se contavam nos dedos quem tinha linha no bairro. Aliás, meu pai tinha mania de mudança, morei em alguns, e em todos houve o mesmo problema.

Na cidade de minha avó, de 10.000 habitantes, haviam dois telefones públicos, mas apenas um efetivamente funcionava, que era do lado da sede da Telemig.

E nos planos de expansão, você era obrigado a adquirir ações que custavam caro mas não valiam nada. Basicamente, você custeava todo o cabeamento, para depois a companhia ainda lucrar em cima. Curiosamente, não me recordo de ninguém que tenha dito, desta época, que auferia dividendos das respectivas companhias, apesar das tarifas absurdas.

Quando se trata de tecnologia, a licitação em si já é um enorme entrave para o rápido desenvolvimento e expansão. Nem uma companhia estatal muito eficiente daria conta, que o diga uma na média brasileira.

Alguns serviços (telefonia, distribuição de energia, rodovias etc), a despeito de possuírem importância estratégica relativa, devem ser delegadas à iniciativa privada, dada a capacidade de investimento, e adequadamente fiscalizadas, posto que oligopólio ou monopólio natural.

Agora, uma curiosidade, especificamente para quem quiser ter a vivência de uma autêntica estatal telefônica, ainda existe ao menos uma: a SERCOMTEL, de Londrina. Coincidência ou não, era uma empresa tão ruim (falo da época que morei lá, embora notícias sobre problemas técnicos e financeiros persistam), que permitiu o rápido crescimento e sucesso da primeira "espelho" a dar certo no pais, a hoje (infelizmente) finada GVT.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 18 Nov 2018, 8:30 pm