PCS JÁ

FUNPRESP

androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 327

FUNPRESP - Página 6 Empty Re: FUNPRESP

Mensagem por androsvilazza em Seg 15 Abr 2019, 2:21 pm

ptralhasnopoder escreveu:a tabela só traz valores para um capital segurado de 100 mil.
    Vai poder contratar valores maiores ou menores?

Os valores são "para cada 100 mil". Ou seja, quem deseja contratar uma cobertura de 1 milhão, vai pagar 10x aqueles valores, mensalmente. Outro detalhe: será aceita a contratação de seguro apenas para morte, apenas para invalidez, e com coberturas diferentes para cada (p.ex., 200 mil para morte e 400 mil para invalidez), à escolha do participante.

Quanto à possibilidade de contratação de valores menores, há a previsão de contratação "com valores proporcionais" (creio que atenda a essa necessidade).

Última edição por androsvilazza em Seg 15 Abr 2019, 2:30 pm, editado 1 vez(es) (Razão : para acerto de informação.)
    Fireball
    Fireball
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 30

Mensagem por Fireball em Seg 15 Abr 2019, 2:39 pm

bom, e no caso do servidor que não migrou, mas aporta na funpresp visando apenas o montante, o seguro servirá para algo?
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Seg 15 Abr 2019, 2:45 pm

Informações adicionais sobre pontos ainda não questionados, mas que merecem destaque:

QUESTIONAMENTO 8: Como proceder na hipótese de solicitação de pagamento da indenização em caso de suicídio do segurado?

Posicionamento Funpresp-Jud: Na hipótese de ocorrência, será aplicado o disposto no Código Civil,
    conforme ratificado pela súmula 610 do STJ:
    “O suicídio não é coberto nos dois primeiros anos de vigência do contrato de seguro de vida, ressalvado o direito do beneficiário à devolução do montante da reserva técnica formada."

QUESTIONAMENTO 9: No edital é informado que o capital será aquele solicitado pelo segurado, não estabelecendo limite máximo ou critério. Há possibilidade de alteração dessa condição no Edital ou a Seguradora poderá propor parâmetros e limites de capital segurado? Como será realizado o processo
    e análise de aceitação do segurado?

Posicionamento Funpresp-Jud: O capital segurado será estipulado pelo participante no momento de sua adesão, não havendo limite pré-estabelecido. Nassituações em que o valor do Capital Segurado
    escolhido ultrapassar o limite técnico de retenção e a seguradora precisar acionar uma resseguradora, haverá a necessidade de serem explicitadas, de forma clara, no formulário de adesão. Ressaltamos que a seguradora pode, ainda, recusar o risco, valendo-se do disposto no subitem 5.2 do Anexo I do Edital.

QUESTIONAMENTO 12: As coberturas podem ser contratadas separadamente? O participante tem a opção de contratar a Parcela Adicional de Risco (PAR) somente para os eventos relacionados à invalidez ou morte?

Posicionamento Funpresp-Jud: Sim, as coberturas, para os eventos de invalidez e morte, poderão ser contratadas de forma concomitante ou separadamente, inclusive com capitais segurados distintos, desde que o participante não esteja em gozo de benefícios pela FunprespJud. Esta previsão constará do Edital 6/2019, conforme abaixo:

[...]
    11.2 É permitida ao segurado a contratação do seguro de invalidez e morte, derivados dos indicados como parâmetro na Tabela 2:
    a. isoladamente ou em conjunto;
    b. simultaneamente ou não;
    c. com valores diversos uma em relação à outra; e
    d. com valores proporcionais.

QUESTIONAMENTO 18:O objeto da licitação se restringe apenas à “externalização” dos riscos de morte e invalidez dos participantes do plano de benefícios da JusMP-Prev, ou está inclusa a orientação, apresentação de proposta de soluções e captação de novos participantes? Ao longo do Edital, não fica claro o percentual de externalização dos riscos de morte e invalidez, bem como se haverá diferença, nesse tocante, entre os participantes ativos “normal” e “alternativo”.

Posicionamento Funpresp-Jud: Na Funpresp-Jud não existe a figura de participantes “normal” e “alternativo”. O seguro será oferecido para todos os participantes, sendo eles patrocinados ou vinculados. O capital segurado será escolhido pelo participante no momento do preenchimento do formulário de adesão ao seguro para os eventos de morte e/ou invalidez. Todo o capital segurado será de responsabilidade da Seguradora contratada. Não está no escopo da contratação a captação de novos participantes pela seguradora. Em face dos patrocinadores da Funpresp-Jud estarem espalhados nas unidades da Federação, torna-se ponto relevante para a contratação que a Seguradora contratada possua capacidade de atendimento, quando necessário, pelos menos nas Capitais.

QUESTIONAMENTO 26: Qual será o limite de idade no contrato para inclusão do seguro?
    Posicionamento Funpresp-Jud: 70 (setenta) anos, conforme Anexo III do Edital.

QUESTIONAMENTO 29: Participantes assistidos poderão contratar o seguro de invalidez e/ou morte?
    Posicionamento Funpresp-Jud: Não.

(Fonte).

Os demais questionamentos do documento dizem respeito a aspectos técnicos ou obviedades, então preferi não juntá-los.
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Seg 15 Abr 2019, 2:57 pm

Fireball escreveu:bom, e  no caso do servidor que não migrou, mas aporta na funpresp visando apenas o montante, o seguro servirá para algo?

Sim, o seguro atende aos servidores patrocinados ou vinculados (esse último o caso de quem não migrou).

Acho interessante, porque as regras de aposentadoria por invalidez (não decorrente de acidente de trabalho) e pensão por morte também são ruins mesmo para quem não migrou. E os valores dos prêmios dos seguros são bons.

Já disse que as regras do seguro contratado pela Funpresp são diferentes das aplicáveis aos seguros tradicionais, mas vou reiterar, para que os colegas tomem suas decisões em premissas corretas:

- Não será possível escolher os beneficiários: valem os dependentes legais, que serão beneficiários de pensão (cônjuge, filhos) ou, na ausência destes, demais herdeiros.

- O valor da indenização não é pago diretamente ao beneficiário. A seguradora paga ao Funpresp, que deposita o saldo imediatamente em sua conta de Previdência Complementar. Isso significa que, caso a pessoa opte pelo resgate, será tributado pelo IR em uma alíquota alta (27,5% para quem manteve a opção pela tributação progressiva; 35% para quem optou pela tributação regressiva, uma vez que o dinheiro da indenização terá acabado de entrar na conta). Pra quem pensa (ou caso o dependente pense) em resgatar os valores (tanto dos aportes à Funpresp quanto da indenização do seguro), talvez não seja tão interessante assim a contratação. É recomendável analisar mais a fundo e ver se vale mais a pena resgatar e ser tributado pesadamente, ou contratar outro tipo de seguro tradicional (cuja indenização não seja tributada).
    eder.lima
    eder.lima
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 22

Mensagem por eder.lima em Seg 15 Abr 2019, 5:54 pm

Boa tarde colegas,

Sobre esse prêmio do seguro do FUNPRESP JUD, esses valores da tabela do site são pagos mensalmente, certo?
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Seg 15 Abr 2019, 6:11 pm

eder.lima escreveu:Boa tarde colegas,

Sobre esse prêmio do seguro do FUNPRESP JUD, esses valores da tabela do site são pagos mensalmente, certo?

Isso, descontados no contracheque como as contribuições ao plano.
    eder.lima
    eder.lima
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por eder.lima em Seg 15 Abr 2019, 6:29 pm

androsvilazza escreveu:
    eder.lima escreveu:Boa tarde colegas,

Isso, descontados no contracheque como as contribuições ao plano.

Obrigado, mais uma vez pela presteza na informação, Andros. Sendo assim está bem atraente mesmo essa proposta. Só a título de informação, contratei um seguro de vida e invalidez pela BB corretora pagando um prêmio de 125 mensais pra uma cobertura de 200 mil por morte ou invalidez. Na proposta do FUNPRESP se eu contratar uma cobertura equivalente ao dobro da que tenho atualmente, o prêmio ainda sairá por menos da metade do que pago!
    Analista Novo
    Analista Novo
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 32

Mensagem por Analista Novo em Ter 16 Abr 2019, 2:56 pm

Deixa ver se eu entendi:

Na minha faixa de idade, 39 anos, teria que pagar prêmio total de R$ 11,42 {R$ 4,93 (invalidez) + R$ 6,49 (morte)}

idade |   capital invalidez   |   capital morte   | prêmio invalidez | prêmio morte
       39         R$ 100.000,00      R$ 100.000,00         R$ 4,93             R$ 6,49

Sendo assim, poderei optar por ter R$ 1.000.000,00 (um milhão) de capital em caso de morte ou invalidez, desde que pague 114,20. Estou certo?
    Fireball
    Fireball
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 30

Mensagem por Fireball em Ter 16 Abr 2019, 3:04 pm

androsvilazza escreveu:
    Fireball escreveu:bom, e  no caso do servidor que não migrou, mas aporta na funpresp visando apenas o montante, o seguro servirá para algo?

Sim, o seguro atende aos servidores patrocinados ou vinculados (esse último o caso de quem não migrou).

Acho interessante, porque as regras de aposentadoria por invalidez (não decorrente de acidente de trabalho) e pensão por morte também são ruins mesmo para quem não migrou. E os valores dos prêmios dos seguros são bons.

Já disse que as regras do seguro contratado pela Funpresp são diferentes das aplicáveis aos seguros tradicionais, mas vou reiterar, para que os colegas tomem suas decisões em premissas corretas:

- Não será possível escolher os beneficiários: valem os dependentes legais, que serão beneficiários de pensão (cônjuge, filhos) ou, na ausência destes, demais herdeiros.

- O valor da indenização não é pago diretamente ao beneficiário. A seguradora paga ao Funpresp, que deposita o saldo imediatamente em sua conta de Previdência Complementar. Isso significa que, caso a pessoa opte pelo resgate, será tributado pelo IR em uma alíquota alta (27,5% para quem manteve a opção pela tributação progressiva; 35% para quem optou pela tributação regressiva, uma vez que o dinheiro da indenização terá acabado de entrar na conta). Pra quem pensa (ou caso o dependente pense) em resgatar os valores (tanto dos aportes à Funpresp quanto da indenização do seguro), talvez não seja tão interessante assim a contratação. É recomendável analisar mais a fundo e ver se vale mais a pena resgatar e ser tributado pesadamente, ou contratar outro tipo de seguro tradicional (cuja indenização não seja tributada).

Valeu!

O valor está abaixo do mercado, vale a pena sim, mesmo com a tributação mais severa. Ruim pra quem não tem dependentes legais.
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Ter 16 Abr 2019, 4:07 pm

Fireball escreveu:
    androsvilazza escreveu:

Valeu!

O valor está abaixo do mercado, vale a pena sim, mesmo com a tributação mais severa. Ruim pra quem não tem dependentes legais.

Pra quem não tem dependentes legais o saldo da Funpresp vai pros herdeiros (quaisquer que sejam). Isso significa que, mesmo nesses casos, será possível resgatar o valor também do seguro.
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Ter 16 Abr 2019, 4:09 pm

Analista Novo escreveu:Deixa ver se eu entendi:

Na minha faixa de idade, 39 anos, teria que pagar prêmio total de R$ 11,42 {R$ 4,93 (invalidez) + R$ 6,49 (morte)}

idade |   capital invalidez   |   capital morte   | prêmio invalidez | prêmio morte

Sendo assim, poderei optar por ter R$ 1.000.000,00 (um milhão) de capital em caso de morte ou invalidez, desde que pague 114,20. Estou certo?

Isso, R$114,20 mensais, descontados direto no contracheque. Se optar apenas pelo seguro contra morte, R$49,30. E R$64,90 caso opte apenas pela cobertura contra invalidez.
    eder.lima
    eder.lima
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por eder.lima em Ter 16 Abr 2019, 4:13 pm

androsvilazza escreveu:
    Analista Novo escreveu:Deixa ver se eu entendi:

Isso, R$114,20 mensais, descontados direto no contracheque. Se optar apenas pelo seguro contra morte, R$49,30. E R$64,90 caso opte apenas pela cobertura contra invalidez.

Sai por menos do que um seguro do BB no valor de "apenas" 200 mil...
    Analista Novo
    Analista Novo
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 32

Mensagem por Analista Novo em Ter 23 Abr 2019, 1:00 pm

Já é possível contratar o seguro?
    eder.lima
    eder.lima
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por eder.lima em Qui 25 Abr 2019, 9:14 am

Bom dia colegas,

Aderi ao FUNPRESP JUD em maio do ano passado na condição de patrocionado. Estou em vias de ingressar com um pedido de redistribuição para outro TRE. Assim, pergunto aos mais esclarecidos: a mudança de orgão altera em alguma coisa minha situação atual? há alguma providência específica que eu deva adotar nesse processo?

Obrigado.
    euvoltei
    euvoltei
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 137

Mensagem por euvoltei em Qui 25 Abr 2019, 11:04 am

eder.lima escreveu:Bom dia colegas,

Aderi ao FUNPRESP JUD em maio do ano passado na condição de patrocionado. Estou em vias de ingressar com um pedido de redistribuição para outro TRE. Assim, pergunto aos mais esclarecidos: a mudança de orgão altera em alguma coisa minha situação atual? há alguma providência específica que eu deva adotar nesse processo?

Obrigado.

Eu redistribui, só preenchi em protocolei no órgão de destino um formulário de "troca de patrocinador", tá no site do funpresp mesmo... acho que é pra "avisar" tanto pro órgão novo quando ao funpresp da sua nova situação/órgão....

eder.lima
    eder.lima
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por eder.lima em Qui 25 Abr 2019, 12:57 pm

euvoltei escreveu:
    eder.lima escreveu:Bom dia colegas,

Obrigado.

Eu redistribui, só preenchi em protocolei no órgão de destino um formulário de "troca de patrocinador", tá no site do funpresp mesmo... acho que é pra "avisar" tanto pro órgão novo quando ao funpresp da sua nova situação/órgão....

Valeu, colega. Obrigado! like
    RicardoMII
    RicardoMII
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 6

Mensagem por RicardoMII em Sex 17 Maio 2019, 8:50 am

Pessoal, o que é remuneração de participação?
    Seria o valor que passa o Teto do RGPS, ou seja, sobre o qual a contribuição do FUNPRESP é calculada?
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Sex 17 Maio 2019, 11:56 am

RicardoMII escreveu:Pessoal, o que é remuneração de participação?
    Seria o valor que passa o Teto do RGPS, ou seja, sobre o qual a contribuição do FUNPRESP é calculada?

Exatamente. Com ou sem as rubricas adicionais (como AQ, FC e CJ), a depender da opção do servidor.
    RicardoMII
    RicardoMII
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por RicardoMII em Sex 17 Maio 2019, 12:31 pm

androsvilazza escreveu:

Exatamente. Com ou sem as rubricas adicionais (como AQ, FC e CJ), a depender da opção do servidor.

Valeu Andros!
    Já existe alguma previsão de quando vai ser possível aderir ao seguro da ICATU?
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Sex 17 Maio 2019, 1:16 pm

RicardoMII escreveu:
    androsvilazza escreveu:

Valeu Andros!

Até agora, nada. Liguei pra Funpresp há alguns dias, só falam que "estão fechando os ajustes finais" e que "será oferecido em breve". Evitam dar declarações mais específicas quanto ao prazo, pra evitar criar expectativas que talvez sejam frustradas.

Apesar de também estar na espera pelo seguro, acho prudente e correta a orientação da Funpresp para que seus atendentes evitem dar previsões sobre o prazo para oferta do seguro. Espero e confio que estejam dando a máxima prioridade ao tema, e que consigam iniciar a oferta o mais breve possível.
    RicardoMII
    RicardoMII
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por RicardoMII em Sex 17 Maio 2019, 1:41 pm

androsvilazza escreveu:
    RicardoMII escreveu:
    androsvilazza escreveu:

Valeu Andros!

Até agora, nada. Liguei pra Funpresp há alguns dias, só falam que "estão fechando os ajustes finais" e que "será oferecido em breve". Evitam dar declarações mais específicas quanto ao prazo, pra evitar criar expectativas que talvez sejam frustradas.

Apesar de também estar na espera pelo seguro, acho prudente e correta a orientação da Funpresp para que seus atendentes evitem dar previsões sobre o prazo para oferta do seguro. Espero e confio que estejam dando a máxima prioridade ao tema, e que consigam iniciar a oferta o mais breve possível.

Valeu Andros, obrigado pelas informações.
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Qui 27 Jun 2019, 11:58 am

Já está disponível a contratação do seguro:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

RicardoMII
    RicardoMII
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por RicardoMII em Qui 27 Jun 2019, 12:48 pm

androsvilazza escreveu:Já está disponível a contratação do seguro:

Blz!
    ladraoalmas
    ladraoalmas
    Novo Usuário

Reputação : 2

Mensagem por ladraoalmas em Sex 28 Jun 2019, 2:32 pm

RicardoMII escreveu:

Blz!

Tiraram a página do ar?
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Sex 28 Jun 2019, 4:47 pm

ladraoalmas escreveu:
    RicardoMII escreveu:

Blz!

Tiraram a página do ar?

Aparentemente, sim Laughing

Acho que em algum lugar do site tinha escrito que a previsão de lançamento oficial era só para o dia 01/07. Devem ter colocado a página no ar apenas para testes até esta data, e o pessoal acabou encontrando rsrs... A partir de semana que vem eles devem liberar o acesso de novo, desta vez com maior divulgação.
    mrxis
    mrxis
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 8

FUNPRESP - Página 6 Empty LINK CORRETO

Mensagem por mrxis em Sex 28 Jun 2019, 9:20 pm

androsvilazza escreveu:
    ladraoalmas escreveu:
    RicardoMII escreveu:

Blz!

Tiraram a página do ar?

Aparentemente, sim Laughing

Acho que em algum lugar do site tinha escrito que a previsão de lançamento oficial era só para o dia 01/07. Devem ter colocado a página no ar apenas para testes até esta data, e o pessoal acabou encontrando rsrs... A partir de semana que vem eles devem liberar o acesso de novo, desta vez com maior divulgação.

O LINK CORRETO É ESTE:

ptralhasnopoder
    ptralhasnopoder
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 54

Mensagem por ptralhasnopoder em Seg 01 Jul 2019, 1:45 pm

Dúvida.
    Caso eu faça o seguro invalidez e morte.
    Quando me aposentar, posso continuar pagando os dois seguros ou os mesmos perdem o objeto, visto que é um seguro pra aumentar o capital investido??
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Seg 01 Jul 2019, 2:52 pm

ptralhasnopoder escreveu:Dúvida.
    Quando me aposentar,  posso continuar pagando os dois seguros ou os mesmos perdem o objeto, visto que é um seguro pra aumentar o capital investido??

O seguro para invalidez não pode ser contratado por beneficiário assistido (o que inclui os aposentados). Já o seguro para cobertura do evento morte poderá ser contratado também por aposentado, até a idade-limite (70 anos).

A propósito, tinham mesmo desativado o acesso à seção específica no site. Reabriram o acesso: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] . Segundo notícia no site ( [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] ), só serão aceitos os formulários assinados a partir do dia 01/07. Os apressadinhos (como eu  Laughing ), que preencheram no dia 26, vão precisar enviar novo formulário de adesão.
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Seg 01 Jul 2019, 3:51 pm

ladraoalmas escreveu:
    androsvilazza escreveu:
    ptralhasnopoder escreveu:Dúvida.
    Quando me aposentar,  posso continuar pagando os dois seguros ou os mesmos perdem o objeto, visto que é um seguro pra aumentar o capital investido??

O seguro para invalidez não pode ser contratado por beneficiário assistido (o que inclui os aposentados). Já o seguro para cobertura do evento morte poderá ser contratado também por aposentado, até a idade-limite (70 anos).

A propósito, tinham mesmo desativado o acesso à seção específica no site. Reabriram o acesso: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] . Segundo notícia no site ( [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] ), só serão aceitos os formulários assinados a partir do dia 01/07. Os apressadinhos (como eu  Laughing ), que preencheram no dia 26, vão precisar enviar novo formulário de adesão.

Revirei a cláusula toda e não achei nada referente à morte por doença. Então por doença é só no caso de invalidez?

As condições aplicáveis ao seguro estão no arquivo: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Observe que são vários arquivos dentro de um:
    - Condições gerais (aplicáveis a todos as modalidades de seguro): páginas 1 a 19;
    - condições especiais para garantia de morte: página 20;
    - condições especiais para garantia de invalidez total e permanente: páginas 21 e 22;
    - condições especiais para garantia de invalidez permanente total por acidente: 23 e 24;
    - condições especiais para garantia de invalidez funcional permanente total por doença: 25 a 31.

Quanto à sua pergunta, especificamente, o seguro para garantia de morte cobre tanto a morte por causas naturais, quanto acidentais.
    eder.lima
    eder.lima
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por eder.lima em Qua 03 Jul 2019, 8:19 am

Alguém já aderiu ao seguro do FUNPRESPJUD? Preenchi a proposta e vou enviar até amanhã.
    ptralhasnopoder
    ptralhasnopoder
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por ptralhasnopoder em Qua 03 Jul 2019, 3:39 pm

Quanto a invalidez.
    Caso o segurado.se aposente por invalidez, terá direito ao seguro?
    Li umas clausulas falando de perda dos dois olhos, duas pernas etc.
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Qui 04 Jul 2019, 12:03 pm

ptralhasnopoder escreveu:Quanto a invalidez.

A cobertura por invalidez, no seguro, não necessariamente segue a avaliação do órgão quando este concede a aposentadoria. O seguro tem critérios próprios, que estão descritos no contrato. Os critérios são bem objetivos, via de regra se a pessoa se aposenta por invalidez também vai ter direito à cobertura do seguro. Uma exceção é quando a análise pericial para a aposentadoria for mais "frouxa", por exemplo, concedendo a aposentadoria por invalidez quando o recomendável seria a readaptação do servidor a outras atividades.

Oziris
    Oziris
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 96

Mensagem por Oziris em Sex 05 Jul 2019, 2:23 pm

androsvilazza escreveu:

A cobertura por invalidez, no seguro, não necessariamente segue a avaliação do órgão quando este concede a aposentadoria. O seguro tem critérios próprios, que estão descritos no contrato. Os critérios são bem objetivos, via de regra se a pessoa se aposenta por invalidez também vai ter direito à cobertura do seguro. Uma exceção é quando a análise pericial para a aposentadoria for mais "frouxa", por exemplo, concedendo a aposentadoria por invalidez quando o recomendável seria a readaptação do servidor a outras atividades.

Andross, já que vc está mais por dentro do assunto, só pra confirmar o meu entendimento (já que o pessoal da Funpresp não conseguiu me responder): o seguro por invalidez é somente por invalidez TOTAL e PERMANENTE né? Invalidez parcial ele não cobre, correto?

Abs!
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Sab 06 Jul 2019, 7:35 pm

Oziris escreveu:
    androsvilazza escreveu:

Andross, já que vc está mais por dentro do assunto, só pra confirmar o meu entendimento (já que o pessoal da Funpresp não conseguiu me responder): o seguro por invalidez é somente por invalidez TOTAL e PERMANENTE né? Invalidez parcial ele não cobre, correto?

Abs!

Isso, sempre invalidez total, podendo ser por acidente ou doença.
    ptralhasnopoder
    ptralhasnopoder
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por ptralhasnopoder em Qui 11 Jul 2019, 1:20 pm

COLEGAS,

Quando do resgate do seguro invalidez ou morte, pode resgatar 100%?

Meu patrocinador não sabe da existencia do seguro.
    Como vcs fizeram, preencheram o formulado e enviaram via sistema eletronico para gestão de pessoas ou entregaram o formulário fisicamente?

obrigado
    eder.lima
    eder.lima
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por eder.lima em Qui 11 Jul 2019, 1:54 pm

ptralhasnopoder escreveu:COLEGAS,

Como vcs fizeram, preencheram o formulado e enviaram via sistema eletronico para gestão de pessoas ou entregaram o formulário fisicamente?

obrigado

Mandei meu formulário pro RH do meu orgão de origem (TRE) e até agora não encaminharam... Vou cobrar.
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Qui 11 Jul 2019, 2:06 pm

obrigado

1. O valor do seguro é depositado na conta RAS do Funpresp (a conta que recebe os aportes facultativos e de portabilidade). As regras para resgate, portanto, serão as aplicáveis à conta RAS do Fundo. Hoje, o servidor (ou dependente) pode:
    a) resgatar até 25% da conta RAS, e o restante do saldo - 75% passa a gerar o pagamento de benefício mensal), ou
    b) resgatar 100% de todo o saldo no Funpresp (incluindo a contra RAN - que contém os saldos do participante e patrocinador - e a conta RAS).

2. Ouvi dizer que alguns órgãos estão tendo (ou criando) problemas quanto à contratação do seguro. No caso específico do STF, pelo que ouvi, estão aguardando a publicação de portaria conjunta regulamentando essa questão. No meu caso (MPT), não tive qualquer problema. O procedimento correto é preencher o formulário e encaminhar para o setor de gestão de pessoas, que então encaminhará o pedido ao Funpresp (por meio do sistema de acesso específico para o patrocinador, o mesmo que utilizam para alterar alíquotas de contribuição, incluir e excluir participantes etc).

P.S.: O meio de envio (se eletrônico ou físico) vai depender de cada órgão, e da forma como tratam os processos administrativos. Não me solicitaram o envio do formulário físico, já que no MPT utilizamos um sistema para processos administrativos, o qual exige autenticação e assinatura eletrônica. Outros órgãos, no entanto, podem estar pedindo o envio do formulário físico. Para o Funpresp (e a seguradora), acredito ser desnecessário.

Última edição por androsvilazza em Qui 11 Jul 2019, 2:09 pm, editado 1 vez(es)
    ptralhasnopoder
    ptralhasnopoder
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por ptralhasnopoder em Qui 11 Jul 2019, 2:07 pm

eder.lima escreveu:

obrigado

Mandei meu formulário pro RH do meu orgão de origem (TRE) e até agora não encaminharam... Vou cobrar.

pois é, nas orientações do formulário diz que o patrocinador tem que mandar em até 1 dia após o recebimento.

Você mandou via sistema?
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza em Qui 11 Jul 2019, 2:14 pm

ptralhasnopoder escreveu:
    eder.lima escreveu:

obrigado

pois é, nas orientações do formulário diz que o patrocinador tem que mandar em até 1 dia após o recebimento.

Você mandou via sistema?

Ressalvei meu comentário acima. Esse envio do patrocinador se dá por meio do sistema próprio do Funpresp. Ou seja, o Funpresp - e a Icatu - não receberão o formulário em meio físico. Só o órgão - e aí varia de um para outro - é que talvez faça alguma exigência do formulário físico, para arquivar na ficha funcional, por exemplo. Aqui no MPT não foi necessário. Preenchi o formulário, assinei, digitalizei e encaminhei via sistema de gestão de processos administrativos. Esse formulário (em versão digitalizada) foi remetido à Funpresp por meio do Portal do Patrocinador, e de lá será remetido à seguradora para análise e aceitação. No momento, estou nesta etapa: aguardando o retorno da seguradora (que, salvo engano, tem 15 dias) com informações sobre o aceite ou não da contratação do seguro.
    ptralhasnopoder
    ptralhasnopoder
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por ptralhasnopoder em Qui 11 Jul 2019, 2:42 pm

androsvilazza escreveu:

obrigado

1. O valor do seguro é depositado na conta RAS do Funpresp (a conta que recebe os aportes facultativos e de portabilidade). As regras para resgate, portanto, serão as aplicáveis à conta RAS do Fundo. Hoje, o servidor (ou dependente) pode:
    a) resgatar até 25% da conta RAS, e o restante do saldo - 75% passa a gerar o pagamento de benefício mensal), ou
    b) resgatar 100% de todo o saldo no Funpresp (incluindo a contra RAN - que contém os saldos do participante e patrocinador - e a conta RAS).

2. Ouvi dizer que alguns órgãos estão tendo (ou criando) problemas quanto à contratação do seguro. No caso específico do STF, pelo que ouvi, estão aguardando a publicação de portaria conjunta regulamentando essa questão. No meu caso (MPT), não tive qualquer problema. O procedimento correto é preencher o formulário e encaminhar para o setor de gestão de pessoas, que então encaminhará o pedido ao Funpresp (por meio do sistema de acesso específico para o patrocinador, o mesmo que utilizam para alterar alíquotas de contribuição, incluir e excluir participantes etc).

P.S.: O meio de envio (se eletrônico ou físico) vai depender de cada órgão, e da forma como tratam os processos administrativos. Não me solicitaram o envio do formulário físico, já que no MPT utilizamos um sistema para processos administrativos, o qual exige autenticação e assinatura eletrônica. Outros órgãos, no entanto, podem estar pedindo o envio do formulário físico. Para o Funpresp (e a seguradora), acredito ser desnecessário.

Muito Obrigado androsvilazza.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex 23 Ago 2019, 8:52 pm