PCS JÁ

Empréstimo Consignado - formas de sustação

cangaceiro
    cangaceiro
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 17

Empréstimo Consignado - formas de sustação - Página 12 Empty Re: Empréstimo Consignado - formas de sustação

Mensagem por cangaceiro em Qui 27 Out 2016, 3:22 pm

DECISÃO
    27/10/2016 07:55
    Mantida decisão que limitou desconto de empréstimo a 30% da renda líquida

Em julgamento de recurso especial, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a possibilidade de se limitar em 30% da renda líquida do devedor o percentual de desconto de parcela de empréstimo em conta-corrente.

O caso envolveu um empréstimo de R$ 122 mil reais e um acordo de renegociação de dívida, na modalidade empréstimo consignado, a ser quitado mediante o desconto de 72 parcelas mensais de R$ 1.697,35 da conta corrente do devedor.

Ao verificar que o valor estabelecido como prestação superava a aposentadoria do devedor (R$ 1.673,91), a sentença, confirmada no acórdão de apelação, determinou a limitação dos descontos a 30% dos proventos líquidos do correntista.

No STJ, o banco alegou que a cláusula-mandato é irrevogável e considerou descabida a limitação com base em percentual dos rendimentos líquidos. Pediu o restabelecimento dos descontos na forma pactuada, ou, subsidiariamente, no limite de 50% da remuneração bruta.

Dignidade humana

O relator, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, negou o pedido. Segundo ele, acolher a pretensão do banco seria uma violação do princípio da dignidade da pessoa humana. Sanseverino relacionou a situação ao fenômeno do superendividamento, “uma preocupação atual do direito do consumidor em todo o mundo, decorrente da imensa facilidade de acesso ao crédito nos dias de hoje”.

Sanseverino destacou a ausência de legislação no Brasil que tutele o consumidor endividado. Ao citar o Projeto de Lei 3.515/2015, em tramitação na Câmara dos Deputados, que dispõe sobre o superendividamento do consumidor e prevê medidas judiciais para garantir o mínimo existencial, o relator disse que a via judicial tem sido hoje a única saída para muitos consumidores.

“Constitui dever do Poder Judiciário o controle desses contratos de empréstimo para evitar que abusos possam ser praticados pelas instituições financeiras interessadas, especialmente nos casos de crédito consignado”, disse o ministro.

Risco à subsistência

Sanseverino reconheceu que o contrato foi celebrado com a anuência do consumidor, mas ressaltou que o princípio da autonomia privada não é absoluto, “devendo respeito a outros princípios do nosso sistema jurídico (função social do contrato, boa-fé objetiva), inclusive a um dos mais importantes, que é o princípio da dignidade da pessoa humana”.

A turma, por unanimidade, considerou o desconto em conta excessivo, reconhecendo a existência de risco à subsistência do consumidor e de sua família, e determinou que ele fique limitado a 30% da remuneração líquida do correntista, excluídos os descontos obrigatórios, como Imposto de Renda e Previdência.
    MPU2008
    MPU2008
    Novo Usuário

Reputação : 0

Empréstimo Consignado - formas de sustação - Página 12 Empty Re: Empréstimo Consignado - formas de sustação

Mensagem por MPU2008 em Qua 02 Nov 2016, 6:26 pm

boa noite,

Se alguém tiver alguma informação que possa contribuir de alguma forma..Quando fazemos remoção entre os ramos do MPU, por exemplo PGR para MPDFT, alguém sabe se as consignações são averbadas normalmente no novo ramo?

Obrigado
    Cida Gamat
    Cida Gamat
    Novo Usuário

Mensagem por Cida Gamat em Qui 10 Nov 2016, 7:27 am

MPU2008 escreveu:boa noite,

Se alguém tiver alguma informação que possa contribuir de alguma forma..Quando fazemos remoção entre os ramos do MPU, por exemplo PGR para MPDFT, alguém sabe se as consignações são averbadas normalmente no novo ramo?

Obrigado

Colega, tempos atrás fiz essa mesma pergunta em privado para um colega aqui do forum. Ele me respondeu que não da para saber, disse que um colega conseguiu deixar a margem livre e pegar outro empréstimo após uma remoção mas ele não se lembra de qual ramo era o colega e nem para onde aconteceu a remoção. Eu, no ano de 2008, me removi da PGR para o MPDFT e os empréstimos do Santander foram normalmente. Estou indo agora para o MPT e resolvi perguntar para meu RH sobre as consignações, segue a resposta:

terça-feira, 23 de agosto de 2016 13:53
    Você respondeu em 23/08/2016 14:10.

"Prezada,

Quando ocorre a remoção, informamos os descontos em folha atuais do servidor na Guia de Transferência e, no sistema eConsig, motivamos a ausência do desconto quando o servidor deixa de receber o pagamento pelo MPDFT.

Entretanto, ainda assim, é necessário que o servidor entre em contato com a instituição bancária para solicitar a averbação (inclusão dos descontos na folha de pagamento do ramo).

Atenciosamente"

Então, eu entendi que não é automático, contudo, como citei antes, da PGR para o MPDFT não houve nenhum contato meu para o banco e mesmo assim continuou o desconto. Mas meu banco agora é outro e as coisas podem ter mudado. Quando estiver no MPT, falo o ocorreu.

hs007
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 30

Mensagem por hs007 em Ter 22 Nov 2016, 8:22 pm

Um colega que foi para outro regional, redistribuído, me fez as seguintes perguntas e não soube responder:
    "Recebo em conta-poupança e os meus consignados não estão sendo descontados e nem a caixa foi ainda na minha conta para descontar esses valores. A CEF pode, a qualquer momento, passar a descontar? E quanto ela descontaria? o valor do meu consignado? 30% do que está na poupança? Ela pode realmente tirar dinheiro da poupança para esse desconto?

Particularmente, acredito que ele deveria ir negociar com a CEF logo para evitar um susto nos próximos meses. Ou então abrir conta em outro banco e ver como pode se reorganizar para eventualmente quitar esse débito.
    Mas tenho dúvida quanto à questão da impenhorabilidade da poupança até o limite de 40 salários mínimos. Não sei se cabe aqui, já que em geral existe uma cláusula contratual nos empréstimos consignados que fala dessa possibilidade de desconto em qualquer conta no banco que emprestou.

O que vcs acham? É uma situação específica que não vi aqui ainda ser debatida.
    alface
    alface
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 12

Mensagem por alface em Ter 22 Nov 2016, 10:57 pm

Convidado escreveu:
    alface escreveu:Existe alguma hipótese de sustação de consignado, fora do limite dos 35% da margem? alguma exceção, ou lacuna sobre isso?

Tem uma decisão do TJ-MG, veja umas páginas atrás, neste tópico.
    Essa decisão considerou como "consignado indireto" eventual empréstimo bancário debitado diretamente na conta bancária do(a) autor(a) da ação, e desta forma a parcela debitada mensalmente soma-se aos descontos em folha (o verdadeiro consignado), fazendo com que a margem de 30% estoure. A decisão limitou o desconto em folha do consignado real a 30%.
    Ainda tem entendimentos que consideram 30% do líquido e não do bruto. Basta pesquisar que se acha.

like
    diegowfcp
    diegowfcp
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Cargo : AJAJ
    Reputação : 79

Empréstimo Consignado - formas de sustação - Página 12 Empty Peticao

Mensagem por diegowfcp em Qua 14 Dez 2016, 5:59 pm

Amigos, peco a gentileza q me encaminhem a inicial

Um juiz com raiva me árbitrou uma PA de 40%.O trf1 me informou que eles consigam ate 70% incluindo as consignações obrigatorias, resultado, estou com a corda. O pescoco

Alguém sabe se eh fato q se pode consignar ate 70? Preciso livrar minha margem para sobreviver
    diegowfcp
    diegowfcp
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por diegowfcp em Qua 14 Dez 2016, 7:03 pm

Meu email [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 404

Mensagem por josebarbos em Qua 14 Dez 2016, 10:03 pm

diegowfcp escreveu:Amigos, peco a gentileza q me encaminhem a inicial

Um juiz com raiva me árbitrou uma PA de 40%.O trf1 me informou que eles consigam ate 70% incluindo as consignações obrigatorias, resultado, estou com a corda. O pescoco

Alguém sabe se eh fato q se pode consignar ate 70? Preciso livrar minha margem para sobreviver

Sim, mas aí entram as obrigatórias, como PSS, PA e Imposto de Renda. O que ultrapassar os 70% das opcionais deixa de ser descontado.
    diegowfcp
    diegowfcp
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por diegowfcp em Qui 15 Dez 2016, 8:35 am

Então minha saída será a exclusão das consignações indirretas, que são aquelas que passaram para a minha conta.

Pior que são todas BB. Vou ter que lutar com a JE Sad

fairbanks
    fairbanks
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 7

Mensagem por fairbanks em Qui 15 Dez 2016, 8:57 am

Tire-me uma dúvida, é 40% do salário bruto? sempre ouvi dizer que o percentual girava entre 15 e 25% a depender da quantidade de filhos.
    klau
    klau
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 14

Mensagem por klau em Qui 15 Dez 2016, 9:08 am

fairbanks escreveu:

Tire-me uma dúvida, é 40% do salário bruto? sempre ouvi dizer que o percentual girava entre 15 e 25% a depender da quantidade de filhos.

pelo que sei é 30% sobre a remuneração descontado a previdência e auxílio alimentação, creche. Não tem relação nenhuma  como número de filhos
    diegowfcp
    diegowfcp
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por diegowfcp em Sex 16 Dez 2016, 12:32 pm

Saiu a diferwnca dos 70, mas vai pra minha conta nao eh isso?
    Jcavrecife
    Jcavrecife
    Novo Usuário

Empréstimo Consignado - formas de sustação - Página 12 Empty Redistribuição/Consignado

Mensagem por Jcavrecife em Sex 16 Dez 2016, 12:53 pm

Pessoal, alguém que redistribuiu recentemente pode relatar o que aconteceu com os consignados?
    FALCON.X
    FALCON.X
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 433

Mensagem por FALCON.X em Qui 12 Jan 2017, 3:29 pm

DEPOIS DA NOTÍCIA DE ONTEM, O BRADESCO BAIXOU AS TAXAS UM "pouquito". VIGORARA A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA.

ALGUM TEM NOTICIA DE OUTROS BANCOS?? TAXA E PRAZOS. POR REGIONAIS TRABALHISTAS.

O BRADESCO FAZ NO MÁXIMO EM 96 MESES
    SENATUS
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 33

Mensagem por SENATUS em Qui 12 Jan 2017, 7:09 pm

FALCON.X escreveu:
    DEPOIS DA NOTÍCIA DE ONTEM, O BRADESCO BAIXOU AS TAXAS UM "pouquito". VIGORARA A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA.

Eu gostaria muito que o TST passasse a fazer em 120 meses, mas tá difícil, alguém sabe de onde parte a iniciativa para ocorrer essa mudança?
    FALCON.X
    FALCON.X
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por FALCON.X em Sex 13 Jan 2017, 8:00 am

SENATUS escreveu:
    FALCON.X escreveu:

Eu gostaria muito que o TST passasse a fazer em 120 meses, mas tá difícil, alguém sabe de onde parte a iniciativa para ocorrer essa mudança?
    ´

Amigo, pesquisando encontrei esse DECRETO abaixo. Sinceramente, não sei se aplicável no âmbito dos servidores do PJU, mas foi o que encontrei e limita a 96 meses.

Já fiz um há muito tempo (05 anos atrás) em 120 meses pela CEF, porém, ano passado, fui tentar negociar este e disseram que, apesar de ser possível fazer em 120 meses pela CAIXA, não era mais possível pois o Regional Trabalhista só autorizava em até 96 meses no máximo.

NA ÚLTIMA VEZ, que falei com o DG ele disse que este tema de consignados é confuso no âmbito da JT não havendo uma norma uniforme quanto ao prazo. e que a maioria dos regionais limitam a 96 meses, mas TRT 16a TEM NORMA INTERNA PERMITINDO EM ATÉ 120 MESES.

ENTÃO, pesquisando, encontrei, também, essa notícia da ANAJUSTRA falando da regulamentação no TRT 16 e realmente permitindo em 120 meses.

"(...)O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) editou nova regulamentação para consignação compulsória e facultativa em folha de pagamento dos magistrados e servidores por intermédio do Ato Regulamentar GP nº 2/2016, bem como revogou os Atos Regulamentares GP nºs 8/2011 e 6/2009. A medida atualizou a matéria, haja vista a regulamentação feita no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho, por intermédio do ATO Nº 363/ASLP.SEGPES.GDGSET.GP, de 3 de junho de 2009, bem como embasou-se em alterações na legislação sobre o tema.

(...)
    Conforme o parágrafo 5º do artigo 9º, com exceção do financiamento de imóvel residencial, empréstimos ou financiamentos realizados por cooperativas de crédito, entidades bancárias ou entidade aberta ou fechada de previdência privada deverão ser amortizáveis até o limite de 120 meses.

(...) fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

SEGUE DECRETO:

"DECRETO Nº 8.321, DE 2 DE OUTUBRO DE 2014

Altera o Decreto no 6.386, de 29 de fevereiro de 2008, para alterar o prazo máximo para operações de crédito consignadas em folha de pagamento no âmbito do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos - SIAPE.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, caput, incisos IV e VI, alínea “a”, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 45 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990,

DECRETA:

Art. 1o O Decreto no 6.386, de 29 de fevereiro de 2008, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 9o  .................................................................................

......................................................................................................

§ 5º  Ressalvado o financiamento de imóvel residencial e aquele previsto no inciso XI do caput do art. 4o, os empréstimos ou financiamentos realizados pelas entidades a que se referem os incisos VIII, IX e X do caput do art. 4o deverão ser amortizáveis até o limite de noventa e seis meses.” (NR)

Art. 2o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. (...)
    fairbanks
    fairbanks
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 7

Mensagem por fairbanks em Sex 13 Jan 2017, 9:01 am

FALCON.X escreveu:
    SENATUS escreveu:
    FALCON.X escreveu:

´

Amigo, pesquisando encontrei esse DECRETO abaixo. Sinceramente, não sei se aplicável no âmbito dos servidores do PJU, mas foi o que encontrei e limita a 96 meses.

Já fiz um há muito tempo (05 anos atrás) em 120 meses pela CEF, porém, ano passado, fui tentar negociar este e disseram que, apesar de ser possível fazer em 120 meses pela CAIXA, não era mais possível pois o Regional Trabalhista só autorizava em até 96 meses no máximo.

NA ÚLTIMA VEZ, que falei com o DG ele disse que este tema de consignados é confuso no âmbito da JT não havendo uma norma uniforme quanto ao prazo. e que a maioria dos regionais limitam a 96 meses, mas TRT 16a TEM NORMA INTERNA PERMITINDO EM ATÉ 120 MESES.

ENTÃO, pesquisando, encontrei, também, essa  notícia da ANAJUSTRA falando da regulamentação no TRT 16 e realmente permitindo em 120 meses.

"(...)O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) editou nova regulamentação para consignação compulsória e facultativa em folha de pagamento dos magistrados e servidores por intermédio do Ato Regulamentar GP nº 2/2016, bem como revogou os Atos Regulamentares GP nºs 8/2011 e 6/2009. A medida atualizou a matéria, haja vista a regulamentação feita no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho, por intermédio do ATO Nº 363/ASLP.SEGPES.GDGSET.GP, de 3 de junho de 2009, bem como embasou-se em alterações na legislação sobre o tema.

(...)
    Conforme o parágrafo 5º do artigo 9º, com exceção do financiamento de imóvel residencial, empréstimos ou financiamentos realizados por cooperativas de crédito, entidades bancárias ou entidade aberta ou fechada de previdência privada deverão ser amortizáveis até o limite de 120 meses.

SEGUE DECRETO:

Altera o Decreto no 6.386, de 29 de fevereiro de 2008, para alterar o prazo máximo para operações de crédito consignadas em folha de pagamento no âmbito do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos - SIAPE.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, caput, incisos IV e VI, alínea “a”, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 45 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990,

DECRETA:

Art. 1o O Decreto no 6.386, de 29 de fevereiro de 2008, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 9o  .................................................................................

......................................................................................................

§ 5º  Ressalvado o financiamento de imóvel residencial e aquele previsto no inciso XI do caput do art. 4o, os empréstimos ou financiamentos realizados pelas entidades a que se referem os incisos VIII, IX e X do caput do art. 4o deverão ser amortizáveis até o limite de noventa e seis meses.” (NR)

Aqui no TRT5, também faz em 120 pela Caixa.
    FALCON.X
    FALCON.X
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por FALCON.X em Sex 13 Jan 2017, 9:18 am

fairbanks escreveu:
    FALCON.X escreveu:
    SENATUS escreveu:
    FALCON.X escreveu:

´

ENTÃO, pesquisando, encontrei, também, essa  notícia da ANAJUSTRA falando da regulamentação no TRT 16 e realmente permitindo em 120 meses.

(...)

SEGUE DECRETO:

DECRETA:

Aqui no TRT5, também faz em 120 pela Caixa.

like like like like
    cangaceiro
    cangaceiro
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por cangaceiro em Ter 31 Jan 2017, 10:32 am

Quem tem consignado com o credjustra: trt21, TST, trt10 e trt8 pode informar qual a taxa que estão praticando atualmente?
    ROMBO
    ROMBO
    Novo Usuário

Mensagem por ROMBO em Qua 01 Fev 2017, 4:22 pm

Jcavrecife escreveu:Pessoal, alguém que redistribuiu recentemente pode relatar o que aconteceu com os consignados?

Ficaram sendo descontados na minha conta corrente. A aproveitei que tinha a margem toda e fiz outro consignado. Algumas más decisões depois tive que trocar de banco porque estava ficando zerado quando o salário caia na conta. Estou devendo 90 mil para o BB e eles já me notificaram que vão ajuizar ação contra mim. Tenho um apartamento financiado pela Caixa, moro nele, um carro e uma moto financiados. O que os colegas acham que devo fazer para escapar?
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 327

Mensagem por androsvilazza em Qui 02 Fev 2017, 9:51 am

ROMBO escreveu:
    Jcavrecife escreveu:Pessoal, alguém que redistribuiu recentemente pode relatar o que aconteceu com os consignados?

Ficaram sendo descontados na minha conta corrente. A aproveitei que tinha a margem toda e fiz outro consignado. Algumas más decisões depois tive que trocar de banco porque estava ficando zerado quando o salário caia na conta. Estou devendo 90 mil para o BB e eles já me notificaram que vão ajuizar ação contra mim. Tenho um apartamento financiado pela Caixa, moro nele, um carro e uma moto financiados. O que os colegas acham que devo fazer para escapar?

Escapar da dívida, não tem como. Você deve ao BB e, enquanto não quitar a dívida, continuará devendo.
    Por outro lado, você está numa situação relativamente confortável. Explico:

Mesmo o banco ajuizando ação, e supondo que o juiz determine o desconto em folha, esses descontos têm limitação legal. Como você já tem outro consignado, o limite a ser descontado do seu contracheque será, somando a consignação atual e um eventual desconto autorizado por decisão judicial, de 30%. Qualquer "resto" terá de ser negociado. A jurisprudência é favorável nesse sentido.

Quanto aos bens, atualmente nenhum deles pode ser tomado pelo BB para quitação da dívida. O apartamento, sem dúvida alguma, não pode ser tomado para este fim. Primeiro, porque é vedado ter a própria casa executada para adimplemento de eventuais débitos. Algumas exceções existem, claro, mas nenhuma se aplica ao seu caso: quando o imóvel foi oferecido como garantia no momento do empréstimo, para adimplemento de pensão alimentícia, para pagamento de dívidas trabalhistas com empregados do próprio imóvel, para pagamento de dívidas tributárias do próprio imóvel, entre outros.

Em segundo lugar, e aí o exemplo se estende ao carro e moto, esses bens já estão dados como garantia em outro empréstimo (o próprio financiamento deles). Então, o "credor preferencial" seria o banco, ou financeira, que lhe concedeu este empréstimo específico. Enfim, um bem alienado fiduciariamente não pode ser penhorado para pagamento de outra dívida (à exceção, se não me engano, de dívidas trabalhistas, que não é o seu caso).

diegowfcp
    diegowfcp
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por diegowfcp em Qui 02 Fev 2017, 4:04 pm

Uma duvida..vi que o stj entende penhoravel o salário no limite de 30%. Mas caso a margem ja esteja estourada esse limite vale?

Outra duvida que tenho é se os bancos estão cancelando cartões por dividas em outtos bancos. Por exemplo, o cartao com banco A pago religiosamente, mas estou negativado com o banco B.

Sei que há previsão contratual, mas, na pratica o banco a costuma cancelar o meu cartao de crédito por conta da dívida com o banco b.
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Reputação : 294

Mensagem por Galizezin em Qui 02 Fev 2017, 7:51 pm

diegowfcp escreveu:Uma duvida..vi que o stj entende penhoravel o salário no limite de 30%. Mas caso a margem ja esteja estourada esse limite vale?

Outra duvida que tenho é se os bancos estão cancelando cartões por dividas em outtos bancos. Por exemplo,  o cartao com banco A pago religiosamente, mas estou negativado com o banco B.

Sei que há previsão contratual,  mas, na pratica o banco a costuma cancelar o meu cartao de crédito por conta da dívida com o banco b.

Ainda não entendi como pode alguém conseguir cartão de crédito com banco A possuindo negativação com banco B.

Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : -10

Mensagem por desta_para_melhor em Qui 02 Fev 2017, 9:56 pm

Galizezin escreveu:
    diegowfcp escreveu:Uma duvida..vi que o stj entende penhoravel o salário no limite de 30%. Mas caso a margem ja esteja estourada esse limite vale?

Outra duvida que tenho é se os bancos estão cancelando cartões por dividas em outtos bancos. Por exemplo,  o cartao com banco A pago religiosamente, mas estou negativado com o banco B.

Sei que há previsão contratual,  mas, na pratica o banco a costuma cancelar o meu cartao de crédito por conta da dívida com o banco b.

Ainda não entendi como pode alguém conseguir cartão de crédito com banco A possuindo negativação com banco B.

Ele poderia já ter os dois cartões antes de dar o calote em um deles.
    desta_para_melhor
    desta_para_melhor
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : -10

Mensagem por desta_para_melhor em Qui 02 Fev 2017, 9:57 pm

ROMBO escreveu:

Eles deixaram você mudar a conta na boa?
    A garantia era o salário e pra fugir basta mudar o salário de conta?
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sex 03 Fev 2017, 7:02 am

desta_para_melhor escreveu:
    ROMBO escreveu:

Eles deixaram você mudar a conta na boa?
    A garantia era o salário e pra fugir basta mudar o salário de conta?

Não tem esta de "deixar". O salário é seu e você coloca onde quiser. O banco tem meios mais do que suficientes para poder executar a cobrança, extrajudicialmente ou judicialmente, e o fará se e somente se entender que vale a pena. Senão, dilui a perda no spread absurdo que cobra dos demais clientes.

Quanto à melhor estratégia, os colegas já colocaram informações importantes aqui. Particularmente, acho uma estratégia ruim deixar os veículos em seu nome.

É preciso, também, adotar uma estratégia clara a respeito do que você quer fazer com esta dívida. Você quer pagar, renegociar, ou dar calote? E nestas horas, não é bom ter meio termo: tenha uma posição e assuma as vantagens e problemas que isto vai trazer.

Esta resposta é muito individual e ainda depende do momento.

Se você renegocia, mantém-se no sistema financeiro mas vai comprometer parte importante da sua renda até quitar esta dívida. Este sacrifício pode ser importante no momento de turbulências, ou após resolver sua vida, você ficará com o carimbo de bom pagador. Se daqui a alguns anos precisar financiar uma casa ou carro naquela instituição a uma boa taxa, não terá problemas.
    Se você dá calote, há um imediato aumento de renda, mas se não aprender a viver apenas com o que tem, haverá problemas na hora de pedir um socorro emergencial. Além disto, haverá o stress de cobranças e mais cobranças. Logo, talvez seja uma boa prática mudar o número do telefone de tempos em tempos, deixar seus bens mais líquidos em nome de outras pessoas, ou mesmo desfazer deles para ter uma reserva de emergências.

josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Sex 03 Fev 2017, 7:04 am

Galizezin escreveu:

Se a tua situação é esta, talvez uma das melhores coisas que você possa fazer para si mesmo é cancelar o cartão do banco B.
    Se está pendurado de tal forma, na verdade pode ser hora de parar com o cartão de crédito para por ordem nas contas.

O fator "não doer" e os parcelamentos muitas vezes iludem e fazem com que leve um padrão de vida muito maior do que é sustentável.
    E quando é para fazer cortes, é muito melhor fazê-los todos, de uma vez, a ficar "parcelando", e cada mês vendo um pouquinho a menos de benefícios.
    diegowfcp
    diegowfcp
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por diegowfcp em Sex 03 Fev 2017, 9:02 am

josebarbos escreveu:
    Galizezin escreveu:

Se a tua situação é esta, talvez uma das melhores coisas que você possa fazer para si mesmo é cancelar o cartão do banco B.
    Se está pendurado de tal forma, na verdade pode ser hora de parar com o cartão de crédito para por ordem nas contas.

O fator "não doer" e os parcelamentos muitas vezes iludem e fazem com que leve um padrão de vida muito maior do que é sustentável.
    E quando é para fazer cortes, é muito melhor fazê-los todos, de uma vez, a ficar "parcelando", e cada mês vendo um pouquinho a menos de benefícios.

Vou tentar explicar a situação.

Eu tinha dois cartões, um que eu utilizava, outro que não.

Apesar de alto o valor do que eu utilizava, eu vinha diminuindo os gastos para tentar quitá-lo e utilizá-lo só quando necessário.

Ocorre que fui pego de surpresa com uma decisão de um juiz de primeiro grau que arbitrou a pensão alimentícia das minha filhas em 40%, fora uma parcela de carrro que eu pagava e o plano de saúde que, como a decisão foi sem me ouvir, o juiz não tinha conhecimento.

Resultado, minhas finanças foram por água abaixo.

O que estou tentando fazer é juntar um dinheiro em outro banco para depois negociar todas as dívidas com o banco que tenho, mas com juros menores. Essa é minha ideia. Cartão de crédito já estou há meses sem utilizar. Tudo que faço é à vista.

O outro cartão de crédito que eu não queria ter cancelado porque urgências podem acontecer, e gostaria de tê-lo só para essa finalidade. Já não o utilizo há meses.

O que os colegas acham?

E quanto a questão da penhorabilidade dos 30%, alguém tem alguma ideia?Porque minha margem já está em 70%, contando o consignado. Meu salário pode ser penhorado mesmo assim pelas outras dívidas?

Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Reputação : 294

Mensagem por Galizezin em Sex 03 Fev 2017, 10:27 am

diegowfcp escreveu:
    josebarbos escreveu:
    Galizezin escreveu:

Vou tentar explicar a situação.

Eu tinha dois cartões, um que eu utilizava, outro que não.

Apesar de alto o valor do que eu utilizava, eu vinha diminuindo os gastos para tentar quitá-lo e utilizá-lo só quando necessário.

Ocorre que fui pego de surpresa com uma decisão de um juiz de primeiro grau que arbitrou a pensão alimentícia das minha filhas em 40%, fora uma parcela de carrro que eu pagava e o plano de saúde que, como a decisão foi sem me ouvir, o juiz não tinha conhecimento.

Resultado, minhas finanças foram por água abaixo.

O que estou tentando fazer é juntar um dinheiro em outro banco para depois negociar todas as dívidas com o banco que tenho, mas com juros menores. Essa é minha ideia. Cartão de crédito já estou há meses sem utilizar. Tudo que faço é à vista.

O outro cartão de crédito que eu não queria ter cancelado porque urgências podem acontecer, e gostaria de tê-lo só para essa finalidade. Já não o utilizo há meses.

O que os colegas acham?

E quanto a questão da penhorabilidade dos 30%, alguém tem alguma ideia?Porque minha margem já está em 70%, contando o consignado. Meu salário pode ser penhorado mesmo assim pelas outras dívidas?

Acredito que o cartão de crédito do banco A deve possuir uma data de vencimento. Geralmente ela é bastante alongada. Então, até o vencimento, creio, você poderá utilizá-lo sem problemas.

Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 103

Mensagem por Chuck Coleman em Seg 06 Fev 2017, 9:30 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

É tetra???
    SENATUS
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 33

Mensagem por SENATUS em Seg 06 Fev 2017, 10:20 am

Chuck Coleman escreveu:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

É tetra???

120?? lol!
    Chuck Coleman
    Chuck Coleman
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por Chuck Coleman em Seg 06 Fev 2017, 10:23 am

SENATUS escreveu:
    Chuck Coleman escreveu:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

É tetra???

120?? lol!

Se for pra 240 eu vou pra galeeeeera!!! lol2 lol2 lol2 :trollface:
    FALCON.X
    FALCON.X
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por FALCON.X em Seg 06 Fev 2017, 10:27 am

SENATUS escreveu:

É tetra???

120?? lol!

QUANDO POSSÍVEL, mantém a gente informado SENATUS, e, desde já, OBRIGADO like like like
    cangaceiro
    cangaceiro
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por cangaceiro em Seg 06 Fev 2017, 11:54 am

Renan sugere a Temer mudança em crédito

00:00 · 28.01.2017Brasília. O presidente do Senado, Renan Calheiros, defendeu nesta sexta-feira, 27, na presença do presidente Michel Temer, mudanças no crédito consignado, como desconto em folha de pagamento, como forma a estimular a economia do País. No encontro, Renan sugeriu, por exemplo, reduzir o IOF cobrado nas operações - hoje em cerca de 3% para 1%, e duplicar o prazo máximo para o pagamento do crédito contraído, cujo limite atual é de 96 meses.
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 69

Mensagem por Xiola em Seg 06 Fev 2017, 2:21 pm

Entrei nessa onda de 120 meses e já me fu... Faltam 6 anos pra eu poder quitar a p. do empréstimo e poder me divorciar.

Imaginem se for aprovado esse de 240 meses = 20 anos !!!!

Quem entra nessa m. de consignado não sai mais nunca; e deixa 30% da sua vida de labor pros banqueiros !!!
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Seg 06 Fev 2017, 5:59 pm

cangaceiro escreveu:Renan sugere a Temer mudança em crédito

00:00 · 28.01.2017Brasília. O presidente do Senado, Renan Calheiros, defendeu nesta sexta-feira, 27, na presença do presidente Michel Temer, mudanças no crédito consignado, como desconto em folha de pagamento, como forma a estimular a economia do País. No encontro, Renan sugeriu, por exemplo, reduzir o IOF cobrado nas operações - hoje em cerca de 3% para 1%, e duplicar o prazo máximo para o pagamento do crédito contraído, cujo limite atual é de 96 meses.

IOF, neste caso, é um dos impostos mais imorais que existem.
    O governo já tributa absurdamente o consumo, e quando alguém requer um empréstimo, no melhor caso, está antecipando consumo (e haverá aumento de arrecadação ao governo), ou, mais comum, está tentando por em ordem o déficit nas contas, logo, não atende ao requisito da capacidade contributiva. Pelo contrário, está recorrendo a terceiros, em seu prejuízo (mediante juros), para honrar o consumo que já teve. Neste sentido, a cobrança faz com que o governo seja sócio na perda do poder aquisitivo.

Sobre o prazo, só consideraria razoável se fosse dedicado especificamente a financiamentos, e condicionado a outra garantia para que se pratique uma taxa ridiculamente baixa. Desta forma, você poderia, por exemplo, financiar uma chácara, casa de campo ou pequena indústria a taxas competitivas, colocando seu salário em garantia. Dinheiro por dinheiro, a grande verdade é que acima de 60 meses já é um prejuízo enorme para o tomador. É apenas mais corda para se enforcar.
    Chuck Coleman
    Chuck Coleman
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por Chuck Coleman em Seg 06 Fev 2017, 9:35 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Olha só, deve haver diminuição na taxa de juros do consignado, além do alongamento do prazo!

Temer, eu te amo! #temer2018 #temer2022 #temerforever
    Xiola
    Xiola
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 69

Mensagem por Xiola em Seg 06 Fev 2017, 9:55 pm

240 meses ?  Diminuição de juros ?    Se o SICOOB - que alega "que não tem fins lucrativos" - empresta pra mim, em 90 meses, com mais de 2% a.m. de juros, imaginem se os senhores pegarem consignado em 240 meses = 20 anos !!!!!

Façam as contas: se os juros forem de "apenas" 3% a.m. - servidor conseguiria pegar reles 33 k líquidos em 240 meses de  1k....esse valor (33k) dá pra comprar casa ou apt ???  Nem numa favela !!!

Se resolver comprar um carro, terá 33k no bolso pra adquirir veículo popular zero ou um "melhorzinho" ,de segunda mão... depois pagará aos banqueiros a módica quantia de um quarto de milhão de reais pela loucura (ou seja,  1000 pilas x 240 meses).

Em 2037 - se ainda estiver vivo, quitará a dívida com o banco - idoso, liso e com uma lata velha, com + de 20 anos de uso !!!

Só mesmo um bandido capitalista e ladrão como Renan Calheiros, para propor uma sandice dessas !
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Ter 07 Fev 2017, 7:35 am

Olha só, deve haver diminuição na taxa de juros do consignado, além do alongamento do prazo!

As medidas do minha casa minha vida foram anunciadas. Considerei modestas, ao aumentar apenas em R$ 2.000,00 a renda e em menos de 10% os tetos do programa. Na prática, vai injetar muito pouca gente no programa, para quem prometeu algo para a classe média. Já do consignado não se falou nada. Isto aí está parecendo apenas hype. O próprio FGTS já foi anunciado há tanto tempo e a Caixa sequer soltou um cronograma de como serão os saques.
    Fireball
    Fireball
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 30

Mensagem por Fireball em Ter 07 Fev 2017, 11:14 am

josebarbos escreveu:

As medidas do minha casa minha vida foram anunciadas. Considerei modestas, ao aumentar apenas em R$ 2.000,00 a renda e em menos de 10% os tetos do programa. Na prática, vai injetar muito pouca gente no programa, para quem prometeu algo para a classe média. Já do consignado não se falou nada. Isto aí está parecendo apenas hype. O próprio FGTS já foi anunciado há tanto tempo e a Caixa sequer soltou um cronograma de como serão os saques.

Pela MP a construtora poderá ficar com até 80% do valor pago, bem maior que os 10-15%.

Prevejo laranjas do MST e CIA.
    Construtora financia
    CEF financia
    Usam o seguro + o 80%
    Laranja some

Hora de investir nas ações das construtoras Very Happy

Embora isso seja muita desonestidade pra um grupo só, contra o resto dos cidadãos que pagarão a conta, de um jeito ou de outro.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex 23 Ago 2019, 9:27 pm