PCS JÁ

Empréstimo Consignado - formas de sustação

Compartilhe
    fairbanks
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 7

Re: Empréstimo Consignado - formas de sustação

Mensagem por fairbanks em Qui 16 Jul 2015 - 12:51

Alguém aqui já fez portabilidade de algum consignado?
    PedroHeenk
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Cargo : Técnico do MPU
    Reputação : 1

Mensagem por PedroHeenk em Qui 16 Jul 2015 - 13:01

Alguém sabe quando sai a portaria do PGR sobre a consignação de 35% do salário?
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 395

Mensagem por josebarbos em Qui 16 Jul 2015 - 14:46

fairbanks escreveu:Alguém aqui já fez portabilidade de algum consignado?

Não porque a taxa não está interessante. Mas lembra, em muito, portabilidade numérica de celular.

Basicamente é o seguinte: você pede o saldo devedor para quitação no seu banco. *
    De posse do saldo devedor, você procura outras instituições para negociar o crédito. Escolhida aquela que interessa, ela manda o pedido para o banco, que tem 5 dias úteis para dizer se cobre ou não a oferta. Se não cobrir, a instituição financeira que está te contratando faz a liquidação, mediante transferência.

Observação importante: por ser isenta de IOF, a portabilidade não é um novo contrato, é só uma recompra de dívida. São requisitos que prazo e/ou prestações sejam menores que as do contrato original.
    Na prática, muitos bancos embutem além da portabilidade um novo crédito, de forma que você "saia com dinheiro". Fique atento, especialmente porque o segundo contrato pode ter taxas menos vantajosas que o da portabilidade, para compensar o desconto que lhe é oferecido.

* Alguns bancos são MUITO chatos para fornecer isto, e adotaram a desculpa de ser uma proteção do sigilo bancário
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qui 16 Jul 2015 - 14:49

PedroHeenk escreveu:Alguém sabe quando sai a portaria do PGR sobre a consignação de 35% do salário?

Estes 5% a mais referem-se a compras com cartão de crédito, não haverá aumento efetivo de margem, nem sei ao certo como funcionaria isto, exceto se for uma possibilidade de caução com redução de juros cobrados pelo cartão de crédito.
    AnalistaTrabalhista
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Cargo : Analista Judiciário
    Reputação : 81

Mensagem por AnalistaTrabalhista em Qui 16 Jul 2015 - 15:27

josebarbos escreveu:

Não porque a taxa não está interessante. Mas lembra, em muito, portabilidade numérica de celular.

Basicamente é o seguinte: você pede o saldo devedor para quitação no seu banco. *
    De posse do saldo devedor, você procura outras instituições para negociar o crédito. Escolhida aquela que interessa, ela manda o pedido para o banco, que tem 5 dias úteis para dizer se cobre ou não a oferta. Se não cobrir, a instituição financeira que está te contratando faz a liquidação, mediante transferência.

Observação importante: por ser isenta de IOF, a portabilidade não é um novo contrato, é só uma recompra de dívida. São requisitos que prazo e/ou prestações sejam menores que as do contrato original.
    Na prática, muitos bancos embutem além da portabilidade um novo crédito, de forma que você "saia com dinheiro". Fique atento, especialmente porque o segundo contrato pode ter taxas menos vantajosas que o da portabilidade, para compensar o desconto que lhe é oferecido.

* Alguns bancos são MUITO chatos para fornecer isto, e adotaram a desculpa de ser uma proteção do sigilo bancário

Quando fui ver isso na Caixa, o meu gerente disse que não é possível pegar "troco", e a quantidade de parcelas tem que ser exatamente a mesma quantidade de parcelas que faltam no empréstimo original.
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qui 16 Jul 2015 - 15:55

AnalistaTrabalhista escreveu:
    josebarbos escreveu:

Quando fui ver isso na Caixa, o meu gerente disse que não é possível pegar "troco", e a quantidade de parcelas tem que ser exatamente a mesma quantidade de parcelas que faltam no empréstimo original.

Informação 1: correta. Entretanto, o que os bancos fazem é aproveitar a redução da prestação, que gera margem, e oferecer um novo empréstimo;

Informação 2: completamente equivocada. Mas tenho certeza que seu gerente não leu a resolução do bacen. O prazo não pode aumentar, o que não quer dizer que não pode ser reduzido. Inclusive, excepcionalmente, a prestação pode subir, desde que haja concordância do cliente. E para isto acontecer, só imagino duas hipóteses: uma que é o prazo menor, e portanto, maiores prestações; duas, o cara estar tão p... com uma determinada instituição que prefira pagar um pouco a mais em outra. A primeira é mais lógica.

josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qui 16 Jul 2015 - 15:57

PS: uma das regras mais importantes de educação financeira é lembrar de que o gerente NÃO É SEU AMIGO.

Em geral, sua maior felicidade estará atrelada a quanto mais amarelo for o sorriso do gerente.
    Já viu algum gerente oferecendo um bom CDB, tesouro direito ou um fundo interessante, com baixa taxa de administração, após você acumular determinado patamar de investimentos?
    Lula Molusco
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 2292

Mensagem por Lula Molusco em Qua 22 Jul 2015 - 11:57

josebarbos escreveu:PS: uma das regras mais importantes de educação financeira é lembrar de que o gerente NÃO É SEU AMIGO.

Em geral, sua maior felicidade estará atrelada a quanto mais amarelo for o sorriso do gerente.
    Já viu algum gerente oferecendo um bom CDB, tesouro direito ou um fundo interessante, com baixa taxa de administração, após você acumular determinado patamar de investimentos?
    Especulador financeiro amigo? Nem em teatro.
    alface
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 12

Mensagem por alface em Qua 22 Jul 2015 - 21:09

Django, manda a inicial para mim tb. por favor. e-mail: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
    Desde já agradeço.

Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qui 23 Jul 2015 - 1:07

alface escreveu:Django, manda a inicial para mim tb. por favor. e-mail: tinalins10@hotmail.com
    Desde já agradeço.

Encaminhada via e-mail, colega.
    alface
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 12

Mensagem por alface em Qui 23 Jul 2015 - 5:06

muito obrigada!!!!!!!

Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qui 23 Jul 2015 - 10:06

alface escreveu:muito obrigada!!!!!!!

Não há de quê!! Smile
    Amoviajar
    Novo Usuário

Reputação : 0

Mensagem por Amoviajar em Ter 28 Jul 2015 - 22:01

Django, boa noite, gostaria de te pedir uma cópia da petição. Você pode me enviar?
    Amoviajar
    Novo Usuário

Mensagem por Amoviajar em Ter 28 Jul 2015 - 22:03

Django, meu email é [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] para você enviar a petição.

Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qua 29 Jul 2015 - 5:03

Amoviajar escreveu:Django, meu email é fortunatogina@gmail.com para você enviar a petição.

Encaminhei, colega!
    Boa sorte!
    seosdeusesquiseremvai
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 5

Mensagem por seosdeusesquiseremvai em Qua 29 Jul 2015 - 7:42

Django, manda a inicial para mim tb. por favor. e-mail: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Valeu...

Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qua 29 Jul 2015 - 8:55

seosdeusesquiseremvai escreveu:Django, manda a inicial para mim tb. por favor. e-mail: renato_gi@yahoo.com.

Valeu...
    like
    EL98
    Novo Usuário

Mensagem por EL98 em Qui 30 Jul 2015 - 12:18

DJANGO, POR FAVOR MANDA A INICIAL PARA MIM. e-mail: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qui 30 Jul 2015 - 13:30

EL98 escreveu:DJANGO, POR FAVOR MANDA A INICIAL PARA MIM.  e-mail: eloircopetti@yahoo.com

Wink
    Seguiu e-mail!
    EL98
    Novo Usuário

Mensagem por EL98 em Qui 30 Jul 2015 - 13:38

obrigado.

Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qui 30 Jul 2015 - 13:44

like
    jambock
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 9

Mensagem por jambock em Dom 2 Ago 2015 - 20:13

DJANGO

Se possível. Eu gostaria que vc me enviasse a peticão também.

Desde já agradeço a atenção.

Meu email é 
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Sex 7 Ago 2015 - 23:54

jambock escreveu:DJANGO

Se possível. Eu gostaria que vc me enviasse a peticão também.

Desde já agradeço a atenção.

Meu email é 
    wpeajr@gmail.com

Seguiu por email (só acessei agora este tópico...)
    joswes
    Novo Usuário

Cargo : Técnico

Mensagem por joswes em Sab 8 Ago 2015 - 17:27

Django, por favor envie para mim também: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Sab 8 Ago 2015 - 20:03

joswes escreveu:Django, por favor envie para mim também: joswes@hotmail.com

Enviado.
    Wink
    klau
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 11

Olá Django, qual é a solução que vc tem para os consignados. Por favor, me informe. Estou enrascada.

Mensagem por klau em Qua 19 Ago 2015 - 16:29

DJANGO escreveu:Não é uma mágica, colegas.
    A dívida precisa ser paga.
    Mas pode ser paga de forma mais digna para o devedor.
    Respondi inúmeras MPs, e alguns me confirmaram que querem adotar a solução que expus, que na verdade é judicial, e funciona na ampla maioria dos casos.
    Aos que confirmaram que querem receber a cópia da inicial, encaminharei no final de semana.
    Não é propaganda, é uma solução que pode servir para muitos, outros já disseram que não resolve.
    Muitos de nós temos vergonha ou orgulho para admitir ter de adotar a solução judicial.
    Em alguns casos, porém, não há outra saída.
    Foi o meu caso, e estou satisfeito com a solução obtida.
    Wink

Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qua 19 Ago 2015 - 17:38

klau escreveu:
    DJANGO escreveu:Não é uma mágica, colegas.
    A dívida precisa ser paga.
    Mas pode ser paga de forma mais digna para o devedor.
    Respondi inúmeras MPs, e alguns me confirmaram que querem adotar a solução que expus, que na verdade é judicial, e funciona na ampla maioria dos casos.
    Aos que confirmaram que querem receber a cópia da inicial, encaminharei no final de semana.
    Não é propaganda, é uma solução que pode servir para muitos, outros já disseram que não resolve.
    Muitos de nós temos vergonha ou orgulho para admitir ter de adotar a solução judicial.
    Em alguns casos, porém, não há outra saída.
    Foi o meu caso, e estou satisfeito com a solução obtida.
    Wink

Encaminhada. Smile
    AZAX
    Novo Usuário

Mensagem por AZAX em Qua 19 Ago 2015 - 19:03

django manda para mim a inicial
    valeu
    seu Mamute de Estimação
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 15

Mensagem por seu Mamute de Estimação em Qua 19 Ago 2015 - 19:40

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Bancos suspendem novos empréstimos consignados a servidores públicos federais

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Os bancos que fazem operação de crédito consignado para servidores públicos federais, ativos ou inativos, suspenderam a concessão de novos empréstimos. A decisão ocorre após a Associação Brasileira dos Bancos (ABBC) comunicar a rescisão de contrato com a Consist Software, que faz o gerenciamento do sistema desses empréstimos e que foi citada nas investigações da Operação Lava Jato. Estão suspensas as novas operações, refinanciamentos e portabilidade (transferência do crédito de um banco para outro). Não há alteração para quem está com um contrato vigente em andamento. Nesse tipo de operação, a parcela do empréstimo é descontada diretamente da folha de pagamento do tomador do crédito. Em nota, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) afirmou que as instituições financeiras estão dando suporte técnico para que possa ocorrer a migração dos dados para uma nova plataforma de gerenciamento dessas operações. No entanto, não foi informada quando a situação voltará ao normal. “Os novos empréstimos estão suspensos para o funcionalismo público federal, pois os bancos estão revendo sua participação no convênio firmado entre a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e as autoridades públicas. (...) O objetivo é desenvolver um processo de migração de plataforma totalmente transparente para o servidor usuário do serviço”, comunicou a Febraban. O Bradesco e o Banco Bonsucesso estão entre as instituições que confirmaram a suspensão das novas operações dessa modalidade de crédito. A assessoria de imprensa do Banco Bonsucesso afirmou que a decisão só ocorreu porque, com o fim do acordo com a Consist, os bancos ficaram sem sistema para operar esse tipo de empréstimo, que é vinculado à folha de pagamento dos servidores. O imbróglio em relação ao consignado com os servidores públicos federais teve início após a Consist ser citada na 18ª fase Lava Jato. Segundo investigação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, houve desvio nos contratos firmados entre o Ministério do Planejamento e a Consist. O ministério nega que tenha firmado qualquer acordo com a empresa de tecnologia, justificando que o acordo de cooperação técnico para facilitar a concessão desses empréstimos foi firmado, em 2009, com a ABBC e o Sindicato Nacional das Entidades Abertas de Previdência Complementar (Sinapp). Ainda segundo o Ministério do Planejamento, no último dia 13 de agosto foi feito o comunicado formal da rescisão do acordo de cooperação técnica com a ABBC e a Sinapp — a rescisão de fato ocorre 30 dias após a formalização. A partir dessa data, os correspondentes bancários que lidam com esses empréstimos passaram a receber comunicados de que os bancos estavam suspendendo temporariamente as novas concessões. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) irá assumir essa gestão. Em nota, a ABBC afirmou que não houve remuneração no acordo de cooperação técnica firmado com o Ministério do Planejamento. Ainda segundo a associação, a ABBC e o Sinapp contrataram a Consist Softwae para fazer o gerenciamento do sistema de empréstimos. “À época (da contratação da Consist), os bancos participantes do mercado de crédito consignado avaliaram opções disponíveis e identificaram que esta empresa apresentava melhores condições de atender os requisitos técnicos e operacionais. Até então, não havia conhecimento de qualquer informação pública que desabonasse seu trabalho ou conduta”, explicou a associação. Após a rescisão do acordo de cooperação técnica por parte do Ministério do Planejamento, a ABBC enviou à Consist, nesta terça-feira, a formalização do pedido de rescisão contratual.
    Postado por Vitor Vieira às 8/19/2015 01:04:00 AM
    joswes
    Novo Usuário

Cargo : Técnico

Obrigado!

Mensagem por joswes em Qua 19 Ago 2015 - 19:42

Valeu! Obrigado

DJANGO escreveu:
    joswes escreveu:Django, por favor envie para mim também: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Enviado.
    Wink

Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qua 19 Ago 2015 - 19:44

AZAX escreveu:django manda para mim a inicial
    cunha.ww@gmail.com
    valeu

Seguiu, colega!
    Very Happy
    AZAX
    Novo Usuário

Mensagem por AZAX em Qua 19 Ago 2015 - 22:29

VALEU
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qua 19 Ago 2015 - 23:28

Não sei no caso do Judiciário, mas o MPU com certeza não é afetado pela medida de suspensão destes consignados que envolvem a consist.
    Decano
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 97

Mensagem por Decano em Qui 20 Ago 2015 - 8:10

Eu resolvi o meu problema com consignados por meio de uma saída drástica, mas não foi nada ilegal. Foi erro da própria financeira e (felizmente) eu não "pude" fazer nada para resolver o problema dela.
    Infelizmente pra dar certo tem que ser uma coincidência grande, como foi no meu caso.
    Funcionou, e eu já planejo pagar tudo de uma forma justa brevemente, mas por enquanto, meu salário tá com margem livre.
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qui 20 Ago 2015 - 8:39

Decano escreveu:Eu resolvi o meu problema com consignados por meio de uma saída drástica, mas não foi nada ilegal. Foi erro da própria financeira e (felizmente) eu não "pude" fazer nada para resolver o problema dela.
    Infelizmente pra dar certo tem que ser uma coincidência grande, como foi no meu caso.
    Funcionou, e eu já planejo pagar tudo de uma forma justa brevemente, mas por enquanto, meu salário tá com margem livre.

pode contar qual é a coincidência, nem que seja por MP?
    cicero_pb
    Moderador
    Moderador

Reputação : 163

Mensagem por cicero_pb em Qui 20 Ago 2015 - 8:56

Há uma nova lei sobre consignação (30 + 5).

Alguns regionais adotam margem de 40%. A lei não obrigava a ser 30%.

Agora todos temos que nos adaptar.

Falo isso para os colegas que se utilizam desse expediente como salário (não recomendo. Aliás, recomendo fortemente que faça exatamente o oposto).

Possivelmente, após a aplicação da lei na folha de pagamento, as "renegociações" terão que se ater a nova margem (30%).

Para os capitalistas de estado:

Só existe financiamento porque ALGUÉM financia.

Quem financia abre mão de muita coisa. Para isso recebem juros. É normal.

Antes de criticar quem financia, verifique se quem é financiado não gosta!

Particularmente, com boas aplicações financeiras, quero tirar, pelo menos, todo o meu aluguel dos juros recebidos.

Tem quem pague!

ps: alguns regionais trabalham com cooperativas. Para quem tem pouca grana, aplicar lá pode ser uma opção. Essa dica é especialmente válida para quem é preguiçoso e não quer melhor se informar.

Última edição por cicero_pb em Qui 20 Ago 2015 - 8:57, editado 1 vez(es)
    Decano
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 97

Mensagem por Decano em Qui 20 Ago 2015 - 8:57

josebarbos escreveu:
    Decano escreveu:Eu resolvi o meu problema com consignados por meio de uma saída drástica, mas não foi nada ilegal. Foi erro da própria financeira e (felizmente) eu não "pude" fazer nada para resolver o problema dela.

pode contar qual é a coincidência, nem que seja por MP?

Mandei.
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos em Qui 20 Ago 2015 - 10:06

cicero_pb escreveu:Há uma nova lei sobre consignação (30 + 5).

Alguns regionais adotam margem de 40%. A lei não obrigava a ser 30%.

Agora todos temos que nos adaptar.

Falo isso para os colegas que se utilizam desse expediente como salário (não recomendo. Aliás, recomendo fortemente que faça exatamente o oposto).

Possivelmente, após a aplicação da lei na folha de pagamento, as "renegociações" terão que se ater a nova margem (30%).

Para os capitalistas de estado:

Só existe financiamento porque ALGUÉM financia.

Quem financia abre mão de muita coisa. Para isso recebem juros. É normal.

Antes de criticar quem financia, verifique se quem é financiado não gosta!

Particularmente, com boas aplicações financeiras, quero tirar, pelo menos, todo o meu aluguel dos juros recebidos.

Tem quem pague!

ps: alguns regionais trabalham com cooperativas. Para quem tem pouca grana, aplicar lá pode ser uma opção. Essa dica é especialmente válida para quem é preguiçoso e não quer melhor se informar.

No caso do MPU, tal mudança ocorreu no meio do ano passado. Os servidores que tinham salários líquidos superiores a R$ 5.000,00 poderiam averbar até 50% da margem, e agora todos, sem exceção, podem averbar apenas 30%.

Rolar dívidas é em geral o caminho inicialmente mais fácil para não se prender a um problema básico de matemática: os gastos estão maiores que os ganhos. Até do ponto de vista social, ninguém gosta do "pão-duro", do comedido. Adequar a vida financeira pode ser uma experiência traumática.

Por isto, recomendo que faça cursos de educação financeira. Não sei se o do MPU, que teremos e inclusive sou multiplicador. Depois da traição do reajuste, não sei se tenho paciência de ouvir o povo reclamando que só estaria dando o curso porque o MPU não nos deu aumento, até porque, de certa forma, agora dou muita razão a este tipo de argumento, por mais que saiba que esteja errado. Faça isto pela sua vida. Nunca aprendi tanto sobre investimentos como naquela semana, trazendo benefícios para toda a vida.

Aqui na cidade onde moro conheço um moço, que já é quase amigo, que não ganha 1/3 do que ganho, tem casa, um ótimo carro (para o salário) e passa férias apenas nas melhores praias do nordeste, tudo porque sabe se organizar muito bem. E quem sabe reagir tão bem às adversidades acaba se dando muito melhor.
    gonca
    Novo Usuário

Mensagem por gonca em Qui 20 Ago 2015 - 10:25

Django, favor mandar a incial para mim também, [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]. Desde já, agradeço.
    cicero_pb
    Moderador
    Moderador

Reputação : 163

Mensagem por cicero_pb em Qui 20 Ago 2015 - 10:34

Josebarbos,

Não quero colocar o terror, mas agrupe os seguintes pontos:

- Inflação alta;

- Tirada dos 13 (quase provavel)

- Tirada dos quintos (a AGU já tá mudando diversos processos na JF com base na decisao do SubTF).

- Readequacao da margem (para 30%)

- Juros aumentando.

Vai ser um choro só.

Só posso sorrir e acenar. E para aqueles que apertaram o 13....

RECEBAM!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 17 Dez 2018 - 10:55