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    Mensagem por ale1969 Qua 27 Jan 2021, 9:08 am

    euvoltei escreveu:Não é visão contábil obtusa... é fluxo de caixa...  Números não tem visão política...

    [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

    O Fluxo de Caixa é uma das ferramentas mais utilizadas pelas ciências contábeis, sendo um instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.



    --------------------

    Governo precisa cumprir o teto de gastos e todas outras regras, senão é impeachement;

    Dilma/PT decidiram das pedadalas no fluxo de caixa da união, (usando o dinheiro dos bancos públicos como uma espécie de cheque especial);assim, fazendo operações de crédito de forma COMPLETAMENTE ILEGAL INCONSTITUCIONAL; deu impeachement de forma inconstestável.

    -----

    Parabenize o governo por seguir as regras....



    Não houve crime de responsabilidade, isto é um fato jurídico indiscutível.

    Do ponto de vista contábil é fato que há uma perda momentânea, como disse não se cogita conceder integralidade aos novatos, logo há vantagens fiscais claras na mudança de regime no longo prazo. É sim obtusa e sem pensamento estratégico, mas é apenas minha opinião e respeito a sua, mesmo discordando da adesão automática aos atos desse governo.
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    Mensagem por ale1969 Qua 27 Jan 2021, 9:22 am

    euvoltei escreveu:
    ale1969 escreveu:
    Entendo seu posicionamento, entretanto discordo do volume grande de servidores que migrariam.  

    Tudo mudou da época passada até agora...

    Na época passada achavam que tinha previdência sobre o BE;
    Na época passada não tinha aliquota progressiva de previdencia;
    Na época passada muitos tinha medo de serem pioneiros (hj já há muitos aposentando recebendo seu BE normalmente);
    Na época passada as informações sobre funpresp eram poucas, duvidava-se até da viabilidade econômica;


    Muita coisa mudou...e até vejo aqui no forúm e pessoalmente muitos interessados em migrar caso seja reaberto...


    Sempre defendi a migração naquela época aos mais jovens(20 a 45 anos) abrindo mão da integralidade. Concordo plenamente que houve mudanças nas regras e é exatamente por isso que se deve reabrir o prazo, pois é injusto obrigar o servidor a mudar de regime sem as definições legais.

    No meu caso há o impasse do tempo de serviço militar estadual, mesmo contribuindo normalmente como servidores civis não pode ser computado no BE. Outro fato relevante era a não fixação de idade limite e apenas tempo de contribuição e pedágio, antes da reforma de 2019.

    Migrar ou não é um ato irreversível e personalíssimo, ou seja cada servidor tem uma realidade própria e deve tomar a decisão sabendo dos possíveis benefícios e prejuízos da opção. Não há como retroagir no tempo e a força de trabalho despendida não pode ser reposta, sempre foi essa minha contestação e argumentação sobre a reforma da previdência. Mantenho minha coerência, sempre pronto para revê-la quando estiver errado, não me parece ser o caso.
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    Mensagem por Galizezin Qua 27 Jan 2021, 9:58 am

    cada cabeça uma sentença, mas com o cenário atual eu não migraria para a funpresp de forma alguma.

    se a reforma administrativa for levada adiante, com a perda da estabilidade, adeus salarião e concurso público. obviamente que os salários nivelados por baixo não permitirão rebarba extra teto da previdência para sequer ingressar na funpresp.

    também não vejo perspectiva alguma de se ampliar a massa de servidores públicos, muito pelo contrário, a TI está reduzindo cada vez mais a necessidade de pessoal. logo, funpresp pode estagnar.


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    Mensagem por androsvilazza Qua 27 Jan 2021, 10:25 am

    Galizezin escreveu:cada cabeça uma sentença, mas com o cenário atual eu não migraria para a funpresp de forma alguma.

    se a reforma administrativa for levada adiante, com a perda da estabilidade, adeus salarião e concurso público. obviamente que os salários nivelados por baixo não permitirão rebarba extra teto da previdência para sequer ingressar na funpresp.

    também não vejo perspectiva alguma de se ampliar a massa de servidores públicos, muito pelo contrário, a TI está reduzindo cada vez mais a necessidade de pessoal. logo, funpresp pode estagnar.

    Na verdade, em cenários extremos assim, está todo mundo ferrado "por igual" (uns mais que os outros, obviamente).

    Supondo que os salários não excedam o teto (o que de fato impediria aportes ao Funpresp), quem tem integralidade, ao se aposentar, também vai receber no máximo o teto (já que a aposentadoria corresponde à média dos salários limitado ao vencimento da ativa). O mesmo vale pra quem tem direito à paridade (talvez à época já não exista ninguém, mas também é limitado ao vencimento da ativa. Nesse cenário, quem aderiu ao Funpresp estaria em uma posição ligeiramente melhor: no passado, deixou de contribuir acima do teto e, ao se aposentar, tem direito a uma mixaria qualquer de previdência complementar, coisa que os demais não teriam.

    Sempre disse que cada caso é diferente, e as individualidades impedem uma generalização mais precisa. Correndo o risco de errar na generalização, creio que o melhor cenário para quem tem direito à integralidade e paridade (um cenário em que superaria a vantagem da adesão ao Funpresp), seria aquele em que a média salarial cresça a uma taxa superior ao retorno dos investimentos do Funpresp*. Esse crescimento pode se dar devido a reajustes gerais, ou ganhos individuais, como a aprovação em um concurso público melhor.

    *P.S.: o cálculo desse cenário é um pouco complicado, por isso não dá pra detalhar a matemática por trás dele. Por um lado, considera-se o retorno dos investimentos em si, mas também há que se considerar outros fatores (tempo de constituição de saldo x tempo de trabalho até a aposentadoria; benefícios fiscais durante a contribuição e após a aposentadoria; fórmula de cálculo do benefício do Funpresp; consideração de que, por escolha do servidor, o benefício pode ser projetado inicialmente maior para um cenário de "x" anos, após os quais há uma redução em seu valor - cenário inexistente na aposentadoria tradicional, etc.). Ou seja, não quer dizer que, tendo o Funpresp um retorno real médio de 4% a.a., essa deva ser, necessariamente, a taxa de crescimento dos salários na ativa para que a integralidade/paridade se equiparem à adesão ao Funpresp. O "reajuste de equilíbrio" tende a ser menor que isso.
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    Mensagem por euvoltei Qua 27 Jan 2021, 10:41 am

    O conceito por trás da reclamação tem nome: insegurança jurídica.
    Bem vindo ao Brasil, o que acontece na sociedade cedo ou tarde também nos atinge.
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    Mensagem por Galizezin Qua 27 Jan 2021, 7:32 pm

    androsvilazza escreveu:
    Galizezin escreveu:cada cabeça uma sentença, mas com o cenário atual eu não migraria para a funpresp de forma alguma.

    se a reforma administrativa for levada adiante, com a perda da estabilidade, adeus salarião e concurso público. obviamente que os salários nivelados por baixo não permitirão rebarba extra teto da previdência para sequer ingressar na funpresp.

    também não vejo perspectiva alguma de se ampliar a massa de servidores públicos, muito pelo contrário, a TI está reduzindo cada vez mais a necessidade de pessoal. logo, funpresp pode estagnar.

    Na verdade, em cenários extremos assim, está todo mundo ferrado "por igual" (uns mais que os outros, obviamente).

    Supondo que os salários não excedam o teto (o que de fato impediria aportes ao Funpresp), quem tem integralidade, ao se aposentar, também vai receber no máximo o teto (já que a aposentadoria corresponde à média dos salários limitado ao vencimento da ativa). O mesmo vale pra quem tem direito à paridade (talvez à época já não exista ninguém, mas também é limitado ao vencimento da ativa. Nesse cenário, quem aderiu ao Funpresp estaria em uma posição ligeiramente melhor: no passado, deixou de contribuir acima do teto e, ao se aposentar, tem direito a uma mixaria qualquer de previdência complementar, coisa que os demais não teriam.

    Sempre disse que cada caso é diferente, e as individualidades impedem uma generalização mais precisa. Correndo o risco de errar na generalização, creio que o melhor cenário para quem tem direito à integralidade e paridade (um cenário em que superaria a vantagem da adesão ao Funpresp), seria aquele em que a média salarial cresça a uma taxa superior ao retorno dos investimentos do Funpresp*. Esse crescimento pode se dar devido a reajustes gerais, ou ganhos individuais, como a aprovação em um concurso público melhor.

    *P.S.: o cálculo desse cenário é um pouco complicado, por isso não dá pra detalhar a matemática por trás dele. Por um lado, considera-se o retorno dos investimentos em si, mas também há que se considerar outros fatores (tempo de constituição de saldo x tempo de trabalho até a aposentadoria; benefícios fiscais durante a contribuição e após a aposentadoria; fórmula de cálculo do benefício do Funpresp; consideração de que, por escolha do servidor, o benefício pode ser projetado inicialmente maior para um cenário de "x" anos, após os quais há uma redução em seu valor - cenário inexistente na aposentadoria tradicional, etc.). Ou seja, não quer dizer que, tendo o Funpresp um retorno real médio de 4% a.a., essa deva ser, necessariamente, a taxa de crescimento dos salários na ativa para que a integralidade/paridade se equiparem à adesão ao Funpresp. O "reajuste de equilíbrio" tende a ser menor que isso.

    concordo. apenas um detalhe: pagar pelo teto da previdência não significa dizer que o camarada aposentado irá perceber exatamente o valor do teto. a gente sabe que o teto só serve para base de contribuição. já cansei de ver pessoas reclamando que pagavam pelo teto e hoje ganham dois mínimos.


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    Mensagem por androsvilazza Qua 27 Jan 2021, 9:53 pm

    Galizezin escreveu:
    androsvilazza escreveu:
    Galizezin escreveu:cada cabeça uma sentença, mas com o cenário atual eu não migraria para a funpresp de forma alguma.

    se a reforma administrativa for levada adiante, com a perda da estabilidade, adeus salarião e concurso público. obviamente que os salários nivelados por baixo não permitirão rebarba extra teto da previdência para sequer ingressar na funpresp.

    também não vejo perspectiva alguma de se ampliar a massa de servidores públicos, muito pelo contrário, a TI está reduzindo cada vez mais a necessidade de pessoal. logo, funpresp pode estagnar.

    Na verdade, em cenários extremos assim, está todo mundo ferrado "por igual" (uns mais que os outros, obviamente).

    Supondo que os salários não excedam o teto (o que de fato impediria aportes ao Funpresp), quem tem integralidade, ao se aposentar, também vai receber no máximo o teto (já que a aposentadoria corresponde à média dos salários limitado ao vencimento da ativa). O mesmo vale pra quem tem direito à paridade (talvez à época já não exista ninguém, mas também é limitado ao vencimento da ativa. Nesse cenário, quem aderiu ao Funpresp estaria em uma posição ligeiramente melhor: no passado, deixou de contribuir acima do teto e, ao se aposentar, tem direito a uma mixaria qualquer de previdência complementar, coisa que os demais não teriam.

    Sempre disse que cada caso é diferente, e as individualidades impedem uma generalização mais precisa. Correndo o risco de errar na generalização, creio que o melhor cenário para quem tem direito à integralidade e paridade (um cenário em que superaria a vantagem da adesão ao Funpresp), seria aquele em que a média salarial cresça a uma taxa superior ao retorno dos investimentos do Funpresp*. Esse crescimento pode se dar devido a reajustes gerais, ou ganhos individuais, como a aprovação em um concurso público melhor.

    *P.S.: o cálculo desse cenário é um pouco complicado, por isso não dá pra detalhar a matemática por trás dele. Por um lado, considera-se o retorno dos investimentos em si, mas também há que se considerar outros fatores (tempo de constituição de saldo x tempo de trabalho até a aposentadoria; benefícios fiscais durante a contribuição e após a aposentadoria; fórmula de cálculo do benefício do Funpresp; consideração de que, por escolha do servidor, o benefício pode ser projetado inicialmente maior para um cenário de "x" anos, após os quais há uma redução em seu valor - cenário inexistente na aposentadoria tradicional, etc.). Ou seja, não quer dizer que, tendo o Funpresp um retorno real médio de 4% a.a., essa deva ser, necessariamente, a taxa de crescimento dos salários na ativa para que a integralidade/paridade se equiparem à adesão ao Funpresp. O "reajuste de equilíbrio" tende a ser menor que isso.

    concordo. apenas um detalhe: pagar pelo teto da previdência não significa dizer que o camarada aposentado irá perceber exatamente o valor do teto. a gente sabe que o teto só serve para base de contribuição. já cansei de ver pessoas reclamando que pagavam pelo teto e hoje ganham dois mínimos.

    Sim, é sempre bom lembrar: o teto é o limite; normalmente quem se aposenta recebendo pela média, se tiver contribuído alguns períodos abaixo do teto, tende a receber uma média ligeiramente inferior ao teto.

    Além disso, a política de reajuste do salário mínimo tende a "achatar" as aposentadorias em termos relativos (comparados ao salário mínimo). Em muitos anos, o salário mínimo é reajustado acima da inflação, enquanto as aposentadorias maiores que 1 SM são reajustadas "apenas" pela inflação (que nem sempre reflete o aumento de gastos sentido pelos aposentados). No longo prazo, o salário mínimo vai "alcançando" os salários superiores. Oficialmente, as aposentadorias mantêm seu poder de compra, pois são reajustadas pelo índice oficial de inflação. Na prática, é difícil afirmar isso, considerando que as aposentadorias superiores tendem a se desvalorizar em comparação com o salário mínimo, e boa parte dos preços na economia tem algum tipo de indexação, acompanhando as variações do salário mínimo.
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    Mensagem por ale1969 Qui 28 Jan 2021, 9:36 am

    Galizezin escreveu:cada cabeça uma sentença, mas com o cenário atual eu não migraria para a funpresp de forma alguma.

    se a reforma administrativa for levada adiante, com a perda da estabilidade, adeus salarião e concurso público. obviamente que os salários nivelados por baixo não permitirão rebarba extra teto da previdência para sequer ingressar na funpresp.

    também não vejo perspectiva alguma de se ampliar a massa de servidores públicos, muito pelo contrário, a TI está reduzindo cada vez mais a necessidade de pessoal. logo, funpresp pode estagnar.


    O cenário é exatamente esse. Por isso pretendo migrar, mesmo perdendo 6 anos de contribuição estadual, até porque há uma tendência de congelamento pelo próximos 10 anos, no mínimo. A paridade é uma falsa ilusão de reajuste salarial, melhor o INPC do INSS que também ajusta o BE. O FUNPRESP é apenas uma das formas de investimentos, com vantagens econômicas e tributárias relevantes.

    É apenas a minha visão, com base na realidade individual. Cada servidor deve analisar sua situação atual, pois migrar é sim um ato incerto, não migrar também.

    Volto a repetir. Não reabrir o prazo de troca de regime é mais uma das atitudes canalhas desse governo.

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    Mensagem por euvoltei Qui 28 Jan 2021, 2:29 pm

    ale1969 escreveu:
    Galizezin escreveu:cada cabeça uma sentença, mas com o cenário atual eu não migraria para a funpresp de forma alguma.

    se a reforma administrativa for levada adiante, com a perda da estabilidade, adeus salarião e concurso público. obviamente que os salários nivelados por baixo não permitirão rebarba extra teto da previdência para sequer ingressar na funpresp.

    também não vejo perspectiva alguma de se ampliar a massa de servidores públicos, muito pelo contrário, a TI está reduzindo cada vez mais a necessidade de pessoal. logo, funpresp pode estagnar.


    O cenário é exatamente esse. Por isso pretendo migrar, mesmo perdendo 6 anos de contribuição estadual, até porque há uma tendência de congelamento pelo próximos 10 anos, no mínimo. A paridade é uma falsa ilusão de reajuste salarial, melhor o INPC do INSS que também ajusta o BE. O FUNPRESP é apenas uma das formas de investimentos, com vantagens econômicas e tributárias relevantes.

    É apenas a minha visão, com base na realidade individual. Cada servidor deve analisar sua situação atual, pois migrar é sim um ato incerto, não migrar também.

    Volto a repetir. Não reabrir o prazo de troca de regime é mais uma das atitudes canalhas desse governo.



    Quem pariu o funpresp foi o PT... foi ele quem disse que ia ter prazo limite...

    No governo temer foi a última reabertura de prazo ( [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] ,fofocas dizem que muitos capas perceberam o erro que era continuar no antigo regime e pressionaram para reabrir, (não sei se é verdade);mas, assim foi feito, e foi nesse último prazo aí que migração ocorreu em massa... (há tribuinais que proporcionalmente muito mais togados migraram em relação a servidores) pessoalmente eu vi os magistrados mais interessados em geral do que os servidores...

    O governo atual não fez nada.... recebeu o país com as regras vigentes e está cumprindo elas; não alterou prazo de migração, nem abriu, nem fechou...




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    Mensagem por euvoltei Sex 29 Jan 2021, 9:21 am

    Salvo engano(não sou especialista) , esse reforma que limitou o servidor ao teto + funpresp foi a primeira que abriu possibilidade para os servidores aderirem às novas regras...

    Acho que no final do paridade, integralidade, não foi aberto prazo algum pros antigos mudarem para as regras novas....
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    Mensagem por euvoltei Sex 29 Jan 2021, 6:01 pm

    ale1969 escreveu:


    Não houve crime de responsabilidade, isto é um fato jurídico indiscutível.


    [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

    TCU rejeita por unanimidade as contas de Dilma Rousseff de 2014

    É a primeira vez na era moderna que acontece uma rejeição como essa.
    Tribunal acredita que governo tentou ocultar um rombo de R$ 106 bilhões.

    -----

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    Mensagem por Galizezin Sab 30 Jan 2021, 1:28 pm

    ale1969 escreveu:
    Galizezin escreveu:cada cabeça uma sentença, mas com o cenário atual eu não migraria para a funpresp de forma alguma.

    se a reforma administrativa for levada adiante, com a perda da estabilidade, adeus salarião e concurso público. obviamente que os salários nivelados por baixo não permitirão rebarba extra teto da previdência para sequer ingressar na funpresp.

    também não vejo perspectiva alguma de se ampliar a massa de servidores públicos, muito pelo contrário, a TI está reduzindo cada vez mais a necessidade de pessoal. logo, funpresp pode estagnar.


    O cenário é exatamente esse. Por isso pretendo migrar, mesmo perdendo 6 anos de contribuição estadual, até porque há uma tendência de congelamento pelo próximos 10 anos, no mínimo. A paridade é uma falsa ilusão de reajuste salarial, melhor o INPC do INSS que também ajusta o BE. O FUNPRESP é apenas uma das formas de investimentos, com vantagens econômicas e tributárias relevantes.

    É apenas a minha visão, com base na realidade individual. Cada servidor deve analisar sua situação atual, pois migrar é sim um ato incerto, não migrar também.

    Volto a repetir. Não reabrir o prazo de troca de regime é mais uma das atitudes canalhas desse governo.


    migrar, tendo a paridade, para mim é loucura loucura, como diz o huck


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    Mensagem por androsvilazza Seg 01 Fev 2021, 8:57 am

    Galizezin escreveu:
    ale1969 escreveu:
    Galizezin escreveu:cada cabeça uma sentença, mas com o cenário atual eu não migraria para a funpresp de forma alguma.

    se a reforma administrativa for levada adiante, com a perda da estabilidade, adeus salarião e concurso público. obviamente que os salários nivelados por baixo não permitirão rebarba extra teto da previdência para sequer ingressar na funpresp.

    também não vejo perspectiva alguma de se ampliar a massa de servidores públicos, muito pelo contrário, a TI está reduzindo cada vez mais a necessidade de pessoal. logo, funpresp pode estagnar.


    O cenário é exatamente esse. Por isso pretendo migrar, mesmo perdendo 6 anos de contribuição estadual, até porque há uma tendência de congelamento pelo próximos 10 anos, no mínimo. A paridade é uma falsa ilusão de reajuste salarial, melhor o INPC do INSS que também ajusta o BE. O FUNPRESP é apenas uma das formas de investimentos, com vantagens econômicas e tributárias relevantes.

    É apenas a minha visão, com base na realidade individual. Cada servidor deve analisar sua situação atual, pois migrar é sim um ato incerto, não migrar também.

    Volto a repetir. Não reabrir o prazo de troca de regime é mais uma das atitudes canalhas desse governo.


    migrar, tendo a paridade, para mim é loucura loucura, como diz o huck

    Pra muitas pessoas é, mesmo. Pra outros pode ser vantajoso, conheço um Procurador do Trabalho prestes a se aposentar, com direito à paridade, que optou pela migração. No caso dele era muito vantajoso, por causa do valor do Benefício Especial. Considerando os anos de congelamento, e considerando que os salários são reajustados pela inflação para cálculo da média, logo após a aposentadoria ele já vai estar recebendo mais do que na ativa. Pesou, também, o fato de que o teto do RGPS e o benefício especial serão atualizados anualmente, enquanto os salários da ativa (e, por conseguinte, os vencimentos de quem tem paridade) tendem a passar por longos períodos de congelamento seguidos de reajustes incertos.

    Lógico que essa é a condição individual dele, e a decisão foi tomada só após ponderar os diversos fatores que se aplicavam à sua situação específica. Mas como regra geral - se é que dá pra definir uma -, a migração não é recomendável a quem tem direito à paridade, especialmente àqueles que mudaram de cargo recentemente, caso em que os antigos salários mais baixos podem influir negativamente no cálculo da média.
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    Mensagem por euvoltei Seg 01 Fev 2021, 11:19 am

    Mensagens de 2016 desse mesmo tópico(página 3 ou 4)....

    Só pra relembrar que essa discussão sempre existiu; e, que não decidir nada já é uma decisão de grande relevância..



    androsvilazza escreveu:
    euvoltei escreveu:

    Não me acho tão preparado quanto o Jose Barbosa, mas vamos lá:
    Cenário hipotético:
    Vencimentos congelados
    Inflação
    Tempo suficiente para os dois fatores acima colocar o teto acima dos vencimentos do servidor:

    Situação do servidor:
    1) Que não migrou,
    e tem paridade, continua com seu direito
    e tá na média dos 80%, continua com seu direito

    2) Que migrou
    Continua com sua aposentadoria, calculada pela média (ainda que alguns meses ou anos não seja o teto) até o teto; Terá o seu BE, O saldo do Funpresp estará lá, mas sem novos aportes com patrocínio 1 para 1 governo, pois sequer o servidor chegou no teto, e esse saldo estará esperando a aposentadoria e rendendo,


    Acho que é isso..

    Essa é uma hipótese terrorista (congelamento de salários até que o teto do RGPS os alcance ou supere), e tem pouca chance de ocorrer (obviamente, não está 100% descartada). Acredito que seja praticamente impossível em relação aos analistas, e muito difícil mesmo em relação aos técnicos. Para isto, um técnico teria de perder para o reajuste do teto à média de 2% a.a., durante 35 anos.

    Mas é interessante refletir sobre situações extremas, pois ajudam a formar o entendimento sobre as situações mais prováveis.

    O seu raciocínio está correto, mas se me permite vou complementá-lo:

    1) Quem não migrou e tem direito à paridade/integralidade ou está na regra dos 80%, terá seu direito mantido, mas se aposentará recebendo, no máximo, o teto do RGPS. Isso porque nessa situação (extrema e improvável, repito) o seu salário seria igual ou inferior ao teto, e os proventos são limitados ao último salário, ainda que a média histórica seja superior.

    Quem migrar estará na mesma situação (recebendo no máximo o teto do RGPS), mas ainda terá direito ao Benefício Especial, e ao Benefício do Funpresp, caso tenha aderido. Obviamente, o saldo será menor que o esperado pois, como o colega cangaceiro apontou, os aportes da União vão se reduzindo à medida que o teto do RGPS se aproxima do total do salário.

    Um raciocínio possível é: reajustes acima da inflação: benéficos para todo mundo, especialmente para quem tem direito à paridade. Quem estána regra da média, tendo migrado ou não (com Funpresp ou não), seria obviamente beneficiado, mas nem tanto quanto os que têm direito à paridade, pois sua média seria inferior ao último salário.

    Congelamento salarial: prejudicial para todo mundo, mas mais prejudicial para quem tem direito à paridade ou está na regra da média mas não migrou. Quem tiver migrado será obviamente prejudicado, porém em menor grau.

    Concluindo, quem não migrar está mais atrelado à ocorrência de reajustes acima da inflação, tanto para o bem quanto para o mal. Para quem migrar, o impacto (favorável ou negativo) de reajustes ou congelamento será reduzido.

    P.S.: antes que eu seja acusado de "funprespiano torcendo pelo congelamento dos salários": é óbvio que (mesmo sabendo que nesse cenário eu seria menos prejudicado que quem não migrou) ninguém torce pelo congelamento dos salários. Eu também seria prejudicado, claro , como todo mundo, tanto quem migrou quanto quem não migrou.



    Galizezin escreveu:
    euvoltei escreveu:
    Fireball escreveu:Amarildo e Policarpo migraram.

    Por que vcs ficarão sós?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Quem são esses? What a Face

    quantos ministros do STF migraram?

    Ah, só o kojak!
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    Mensagem por ale1969 Seg 01 Fev 2021, 11:24 am

    euvoltei escreveu:
    ale1969 escreveu:


    Não houve crime de responsabilidade, isto é um fato jurídico indiscutível.


    [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

    TCU rejeita por unanimidade as contas de Dilma Rousseff de 2014

    É a primeira vez na era moderna que acontece uma rejeição como essa.
    Tribunal acredita que governo tentou ocultar um rombo de R$ 106 bilhões.

    -----

    Sabe De Nada, Inocente  (Cumpadi Washington)


    "Não há CRIME sem Lei ANTERIOR que o defina..." 1º ano curso de Direito em qualquer faculdade mais ou menos por aí. Para mudar isso há que alterar o princípio basilar do Direito Penal. Não tente distorcer a realidade para justificar seus argumentos.
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    Mensagem por ale1969 Seg 01 Fev 2021, 11:29 am

    Galizezin escreveu:
    ale1969 escreveu:
    Galizezin escreveu:cada cabeça uma sentença, mas com o cenário atual eu não migraria para a funpresp de forma alguma.

    se a reforma administrativa for levada adiante, com a perda da estabilidade, adeus salarião e concurso público. obviamente que os salários nivelados por baixo não permitirão rebarba extra teto da previdência para sequer ingressar na funpresp.

    também não vejo perspectiva alguma de se ampliar a massa de servidores públicos, muito pelo contrário, a TI está reduzindo cada vez mais a necessidade de pessoal. logo, funpresp pode estagnar.


    O cenário é exatamente esse. Por isso pretendo migrar, mesmo perdendo 6 anos de contribuição estadual, até porque há uma tendência de congelamento pelo próximos 10 anos, no mínimo. A paridade é uma falsa ilusão de reajuste salarial, melhor o INPC do INSS que também ajusta o BE. O FUNPRESP é apenas uma das formas de investimentos, com vantagens econômicas e tributárias relevantes.

    É apenas a minha visão, com base na realidade individual. Cada servidor deve analisar sua situação atual, pois migrar é sim um ato incerto, não migrar também.

    Volto a repetir. Não reabrir o prazo de troca de regime é mais uma das atitudes canalhas desse governo.


    migrar, tendo a paridade, para mim é loucura loucura, como diz o huck



    Discordo respeitosamente, nos últimos 11 anos houve perda para os que foram aposentados com paridade, em relação aos do INPC. É valor exato, não há controvérsia. Agora, quanto ao futuro, nos próximos 10 anos, não vislumbro a possibilidade de reajustes aos servidores acima da inflação, essa é minha opinião.
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    Mensagem por Caçador_de_Troll Dom 14 Mar 2021, 11:07 am

    .


    Última edição por Caçador_de_Troll em Seg 22 Mar 2021, 2:47 pm, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por euvoltei Dom 14 Mar 2021, 7:43 pm

    Caçador_de_Troll escreveu:Para quem ainda não conhece, segue o telegram para discussões acerca do Funpresp-Jud

    [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

    Lá tem um chato de galocha,..... comenta quase tudo que acontece, ostentando um domínio intelctual que não tem....., ao paticipar do grupo é fácil identificar.....

    E se vc emite uma opinão que ele discorda, é certo que ele vai debochar e tripudiar da sua cara....
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    Mensagem por josebarbos Dom 14 Mar 2021, 9:15 pm

    A única certeza é que não existe decisão fácil.
    Tanto migrar ou "ficar" envolvem significativos riscos de longo prazo e com inúmeras variáveis.
    Existem casos em que mesmo a paridade não é o melhor dos cenários, depende muito da situação peculiar. Muitos podem estar com uma oportunidade de ouro nas mãos sem identificar.
    Na maioria dos casos, quem não formar algum tipo de poupança na vida ativa tende a ter uma velhice muito difícil.
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    Mensagem por fairbanks Dom 14 Mar 2021, 9:26 pm

    josebarbos escreveu:A única certeza é que não existe decisão fácil.
    Tanto migrar ou "ficar" envolvem significativos riscos de longo prazo e com inúmeras variáveis.
    Existem casos em que mesmo a paridade não é o melhor dos cenários, depende muito da situação peculiar. Muitos podem estar com uma oportunidade de ouro nas mãos sem identificar.
    Na maioria dos casos, quem não formar algum tipo de poupança na vida ativa tende a ter uma velhice muito difícil.

    Olá. O prazo foi, pra migração foi reaberto?
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    Mensagem por Galizezin Seg 15 Mar 2021, 8:15 am

    josebarbos escreveu:A única certeza é que não existe decisão fácil.
    Tanto migrar ou "ficar" envolvem significativos riscos de longo prazo e com inúmeras variáveis.
    Existem casos em que mesmo a paridade não é o melhor dos cenários, depende muito da situação peculiar. Muitos podem estar com uma oportunidade de ouro nas mãos sem identificar.
    Na maioria dos casos, quem não formar algum tipo de poupança na vida ativa tende a ter uma velhice muito difícil.

    se o plano do "marvado" for aprovado, a longo prazo é adeus para todos. o plano, digo sobre a proposta de acabar com a estabilidade dos servidores. imaginem uma tropa de servidores não estáveis ganhando entre 4k a 5k e fazendo de tudo para não perderem seus empregos, até mesmo lustrando as botas dos chefes? alguém acha que teremos castas de servidores igual na índia? o servidor estável ganhando mais e trabalhando menos, e o não estável ganhando menos e trabalhando mais? pode-se dizer que a grande massa perceberia até o teto e a funpresp recepcionaria uns míseros inscritos.


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    Mensagem por R77 Seg 15 Mar 2021, 7:15 pm

    fairbanks escreveu:
    josebarbos escreveu:A única certeza é que não existe decisão fácil.
    Tanto migrar ou "ficar" envolvem significativos riscos de longo prazo e com inúmeras variáveis.
    Existem casos em que mesmo a paridade não é o melhor dos cenários, depende muito da situação peculiar. Muitos podem estar com uma oportunidade de ouro nas mãos sem identificar.
    Na maioria dos casos, quem não formar algum tipo de poupança na vida ativa tende a ter uma velhice muito difícil.

    Olá. O prazo foi, pra migração foi reaberto?

    Infelizmente ainda não, colega. E a perspectiva de reabertura também não é das melhores, visto que o governo tem prejuízo financeiro no curto prazo com a migração. Com as contas públicas arrombadas pela pandemia, a possibilidade diminuiu ainda mais.
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    Mensagem por subsidiando Seg 07 Jun 2021, 10:27 pm

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    Mensagem por ptralhasnopoder Seg 07 Jun 2021, 10:52 pm

    subsidiando escreveu:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

    Péssima notícia
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    Mensagem por ptralhasnopoder Seg 07 Jun 2021, 10:55 pm

    Turma, uma dúvida. O benefício especial é vitalício para pensão?
    A atualização do benefício especial é feita pegando o valor constante na declaração emitida pelo órgão do servidor? Quem faz a atualização é o próprio órgão ou o INSS?
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    Mensagem por josebarbos Seg 07 Jun 2021, 10:58 pm

    subsidiando escreveu:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

    A taxa de 1,25% é pra lá de exagerada. Para o montante que se fala, algo em torno de 0,4% já seria um assalto, imaginando um cenário de concorrência, e um perfil conservador.
    A questão é que muito mais importante que apenas gerir seria injetar isto no sistema. Aí é interesse deles, mas seria difícil o governo concordar, pois trocaria título SELIC baixo por um mais caro.

    De toda a forma, sempre é importante ficar de olho, de maneira crítica. Há um nicho de fundos de pequenas estatais e municípios de menor porte que esta gestão pode ser interessante, na medida em que criar a própria entidade seria demasiado oneroso.
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    Mensagem por jotajota Ter 08 Jun 2021, 6:24 am

    O curioso desta matéria é um trecho que diz "Dentre as maldades em ebulição, está a possibilidade de os participantes optarem pelos fundos de pensão existentes ou por outros que sejam oferecidos por bancos aos quais as empresas patrocinadoras tenham aderido"... Ora, uma das coisas que me incomoda no funprespjud é que sou obrigado a optar por ele. Se fosse possível receber a contrapartida do governo e ter meu dinheiro em outro tipo de fundo, talvez eu o fizesse... No momento o funpresp é bom, e tem feito um bom trabalho, mas sei lá como será daqui a 20 anos? Não gosto de saber que um político qualquer pode no futuro tentar meter a mão no meu dinheiro... Queria pelo menos ter a OPÇÃO de portabilidade.
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    Mensagem por androsvilazza Ter 08 Jun 2021, 1:27 pm

    ptralhasnopoder escreveu:Turma, uma dúvida.  O benefício especial é vitalício para pensão?
    A atualização do benefício especial é feita pegando o valor constante na declaração emitida pelo órgão do servidor? Quem faz a atualização é o próprio órgão ou o INSS?

    O benefício especial é devido enquanto perdurar o benefício do RPPS, seja aposentadoria ou pensão. Ou seja, se a pensão for vitalícia, o BE será vitalício. Se a pensão for limitada no tempo, o BE também o será.

    Quanto à segunda pergunta, o BE será calculado por ocasião da aposentadoria. Então dá pra concluir que quem vai fazer a atualização será o órgão que lhe concederá a aposentadoria, ou seja, o órgão no qual você estiver trabalhando quando decidir se aposentar. Aí já dá pra excluir o INSS, porque só se aposenta pelo INSS quem não é servidor público (então não tem direito ao benefício especial).

    A rotina para o cálculo é a seguinte:
    1 - Eles vão pegar seu histórico de remunerações até a data da migração de regime, e atualizar pelo índice de inflação até a data da aposentadoria. Hoje o índice utilizado seria o IPCA, mas pode ser que até você se aposentar esse índice tenha sido descontinuado, e substituído por outro, o qual será então utilizado. Já o histórico de remunerações é aquele constante dos registros do órgão em que você trabalha (incluindo as remunerações anteriores à sua entrada no órgão, caso você tenha solicitado a averbação do tempo de serviço pretérito);
    2 - De posse das remunerações atualizadas, calcula-se a média aritmética delas, e subtrai-se o valor do teto do RGPS, vigente à época da aposentadoria. Esse será o valor do benefício especial a que você terá direito.

    Obs.: Como o cálculo é feito no momento da aposentadoria, utilizando-se do índice de inflação e do valor de teto do RGPS vigentes à época da aposentadoria, qualquer planilha que você tenha em posse HOJE não tem qualquer utilidade, além de mera "estimativa" do valor do benefício especial. Serve pra se ter uma noção, mas é só isso, porque não sabemos os índices de inflação futuros, nem os futuros reajustes no valor do teto do RGPS. Os próprios índices de inflação utilizados são diferentes, o que impossibilita saber com precisão se essa estimativa vai se concretizar ou não: IPCA para atualização das remunerações (segundo a lei que institui o benefício especial), INPC para atualização do teto do RGPS (segundo a política adotada para reajuste do RGPS desde 2003).

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    Mensagem por ptralhasnopoder Ter 08 Jun 2021, 4:03 pm

    androsvilazza escreveu:
    ptralhasnopoder escreveu:Turma, uma dúvida.  O benefício especial é vitalício para pensão?
    A atualização do benefício especial é feita pegando o valor constante na declaração emitida pelo órgão do servidor? Quem faz a atualização é o próprio órgão ou o INSS?

    O benefício especial é devido enquanto perdurar o benefício do RPPS, seja aposentadoria ou pensão. Ou seja, se a pensão for vitalícia, o BE será vitalício. Se a pensão for limitada no tempo, o BE também o será.

    Quanto à segunda pergunta, o BE será calculado por ocasião da aposentadoria. Então dá pra concluir que quem vai fazer a atualização será o órgão que lhe concederá a aposentadoria, ou seja, o órgão no qual você estiver trabalhando quando decidir se aposentar. Aí já dá pra excluir o INSS, porque só se aposenta pelo INSS quem não é servidor público (então não tem direito ao benefício especial).

    A rotina para o cálculo é a seguinte:
    1 - Eles vão pegar seu histórico de remunerações até a data da migração de regime, e atualizar pelo índice de inflação até a data da aposentadoria. Hoje o índice utilizado seria o IPCA, mas pode ser que até você se aposentar esse índice tenha sido descontinuado, e substituído por outro, o qual será então utilizado. Já o histórico de remunerações é aquele constante dos registros do órgão em que você trabalha (incluindo as remunerações anteriores à sua entrada no órgão, caso você tenha solicitado a averbação do tempo de serviço pretérito);
    2 - De posse das remunerações atualizadas, calcula-se a média aritmética delas, e subtrai-se o valor do teto do RGPS, vigente à época da aposentadoria. Esse será o valor do benefício especial a que você terá direito.

    Obs.: Como o cálculo é feito no momento da aposentadoria, utilizando-se do índice de inflação e do valor de teto do RGPS vigentes à época da aposentadoria, qualquer planilha que você tenha em posse HOJE não tem qualquer utilidade, além de mera "estimativa" do valor do benefício especial. Serve pra se ter uma noção, mas é só isso, porque não sabemos os índices de inflação futuros, nem os futuros reajustes no valor do teto do RGPS. Os próprios índices de inflação utilizados são diferentes, o que impossibilita saber com precisão se essa estimativa vai se concretizar ou não: IPCA para atualização das remunerações (segundo a lei que institui o benefício especial), INPC para atualização do teto do RGPS (segundo a política adotada para reajuste do RGPS desde 2003).

    Obrigado colega.

    Só quanto ao valor do benefício. O meu órgão fez uma declaração do valor do benefício é arquivou nos meus assentamentos. Acredito que quando da aposentadoria tenha que apenas pegar esse valor é atualizar.
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    Mensagem por androsvilazza Ter 08 Jun 2021, 4:23 pm

    ptralhasnopoder escreveu:
    androsvilazza escreveu:
    ptralhasnopoder escreveu:Turma, uma dúvida.  O benefício especial é vitalício para pensão?
    A atualização do benefício especial é feita pegando o valor constante na declaração emitida pelo órgão do servidor? Quem faz a atualização é o próprio órgão ou o INSS?

    O benefício especial é devido enquanto perdurar o benefício do RPPS, seja aposentadoria ou pensão. Ou seja, se a pensão for vitalícia, o BE será vitalício. Se a pensão for limitada no tempo, o BE também o será.

    Quanto à segunda pergunta, o BE será calculado por ocasião da aposentadoria. Então dá pra concluir que quem vai fazer a atualização será o órgão que lhe concederá a aposentadoria, ou seja, o órgão no qual você estiver trabalhando quando decidir se aposentar. Aí já dá pra excluir o INSS, porque só se aposenta pelo INSS quem não é servidor público (então não tem direito ao benefício especial).

    A rotina para o cálculo é a seguinte:
    1 - Eles vão pegar seu histórico de remunerações até a data da migração de regime, e atualizar pelo índice de inflação até a data da aposentadoria. Hoje o índice utilizado seria o IPCA, mas pode ser que até você se aposentar esse índice tenha sido descontinuado, e substituído por outro, o qual será então utilizado. Já o histórico de remunerações é aquele constante dos registros do órgão em que você trabalha (incluindo as remunerações anteriores à sua entrada no órgão, caso você tenha solicitado a averbação do tempo de serviço pretérito);
    2 - De posse das remunerações atualizadas, calcula-se a média aritmética delas, e subtrai-se o valor do teto do RGPS, vigente à época da aposentadoria. Esse será o valor do benefício especial a que você terá direito.

    Obs.: Como o cálculo é feito no momento da aposentadoria, utilizando-se do índice de inflação e do valor de teto do RGPS vigentes à época da aposentadoria, qualquer planilha que você tenha em posse HOJE não tem qualquer utilidade, além de mera "estimativa" do valor do benefício especial. Serve pra se ter uma noção, mas é só isso, porque não sabemos os índices de inflação futuros, nem os futuros reajustes no valor do teto do RGPS. Os próprios índices de inflação utilizados são diferentes, o que impossibilita saber com precisão se essa estimativa vai se concretizar ou não: IPCA para atualização das remunerações (segundo a lei que institui o benefício especial), INPC para atualização do teto do RGPS (segundo a política adotada para reajuste do RGPS desde 2003).

    Obrigado colega.

    Só quanto ao valor do benefício.  O meu órgão fez uma declaração do valor do benefício é arquivou nos meus assentamentos.  Acredito que quando da aposentadoria tenha que apenas pegar esse valor é atualizar.

    Pode ser. Não é a interpretação "correta" (de acordo com o que está na lei e na interpretação atual, segundo os pareceres da AGU e outros órgãos), mas se se mantiverem essa interpretação no seu órgão, pode ser que não lhe traga prejuízo. É bom você comparar as duas formas de cálculo à época da aposentadoria, pra ver se a forma padrão lhe será mais vantajosa.

    Como eu disse, os índices de atualização pela inflação são diferentes, então pode ser que isso tenha algum impacto no valor do benefício, no longo prazo. Por exemplo, considerando o período de 05/2001 a 04/2021, o INPC acumulado é de 242,79%, enquanto o IPCA no mesmo período é de 231,48%. Mais de 10% de diferença. Não é muita coisa, principalmente se considerarmos o prazo (que foi de 20 anos, incluindo períodos de inflação alta), mas não sabemos como estes índices vão se comportar daqui por diante.
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    Mensagem por euvoltei Ter 08 Jun 2021, 5:14 pm

    ptralhasnopoder escreveu:
    subsidiando escreveu:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

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    Se o Funpresp for bom mesmo, ninguém vai querer sair de lá pra aplicar em fundos 100% privados no mercado....


    Mas se seguir o rumo do Postalis, é certeza que o pessoal vai saltar fora....

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    Mensagem por Galizezin Ter 08 Jun 2021, 10:17 pm

    isso já foi exaustivamente discutido lá atrás. e essa armadilha parece estar sendo armada bem mais cedo que pensávamos. sinto por quem acreditou e continua acreditando na lábia do governo. ainda temos a tentativa de reduzir o salário dos servidores, o que em tese vai significar, num futuro não tão distante, a grande massa ganhando o teto da previdência, e pagando 0 de funpresp.


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    Mensagem por josebarbos Ter 08 Jun 2021, 10:59 pm

    Galizezin escreveu:isso já foi exaustivamente discutido lá atrás. e essa armadilha parece estar sendo armada bem mais cedo que pensávamos. sinto por quem acreditou e continua acreditando na lábia do governo. ainda temos a tentativa de reduzir o salário dos servidores, o que em tese vai significar, num futuro não tão distante, a grande massa ganhando o teto da previdência, e pagando 0 de funpresp.

    Olha, para chegar a 0 vai muita inflação.
    Eu sou um salário médio e precisaria mais que dobrar o teto para eu não participar.

    Quanto ao modelo, os dados foram lançados, o prazo aberto e reaberto em duas oportunidades.
    Ninguém tem máquina do tempo para dizer o que era o melhor.

    Engraçado que por um método puramente anedótico, já vi vários perguntando sobre a reabertura (ainda que seja para refletir), mas ninguém questionando a possibilidade de voltar atrás. E pelo que consta, o mesmo comportamento se repete em termos de questionamentos judiciais.
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    Mensagem por Galizezin Qua 09 Jun 2021, 9:00 am

    eu não acho engraçado, apenas vejo a lógica da maioria, que é focada no valor presente, ou seja, melhorar o salário líquido atual. o modelo de previdência que guedes quer implantar demonstra bem isso. basta olhar o que aconteceu no chile, hj com aposentados passando necessidades básicas. ademais, pra chegar a 0 não vai muito não. basta prosperar a probosta do posto ipiranga, de acabar com a estabilidade e com isso promover a redução salarial dos servidores, com modificações nas carreiras, super alongadas e sem promoção automática, com existência de vagas específicas. governo é bão, gosta de nóise.


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    Mensagem por Galizezin Qua 09 Jun 2021, 11:06 am

    exemplo do que pode virar um fundo sem fundo

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    Mensagem por ale1969 Qua 09 Jun 2021, 11:30 am

    euvoltei escreveu:
    ptralhasnopoder escreveu:
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    Péssima notícia



    Se o Funpresp for bom mesmo, ninguém vai querer sair de lá pra aplicar em fundos 100% privados no mercado....


    Mas se seguir o rumo do Postalis, é certeza que o pessoal vai saltar fora....

    Eu prefiro a liberdade..... melhor ter o funpresp e outras opções do que ter só  funpresp como opção....


    Não se pode comparar Postalis, Petros, Aeros etc com o FUNPRESP. Aqueles são vinculados por remuneração futura garantida, este por contribuição individual sem garantia de futuros recebimentos.
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    Mensagem por ale1969 Qua 09 Jun 2021, 11:38 am

    josebarbos escreveu:
    Galizezin escreveu:isso já foi exaustivamente discutido lá atrás. e essa armadilha parece estar sendo armada bem mais cedo que pensávamos. sinto por quem acreditou e continua acreditando na lábia do governo. ainda temos a tentativa de reduzir o salário dos servidores, o que em tese vai significar, num futuro não tão distante, a grande massa ganhando o teto da previdência, e pagando 0 de funpresp.

    Olha, para chegar a 0 vai muita inflação.
    Eu sou um salário médio e precisaria mais que dobrar o teto para eu não participar.

    Quanto ao modelo, os dados foram lançados, o prazo aberto e reaberto em duas oportunidades.
    Ninguém tem máquina do tempo para dizer o que era o melhor.

    Engraçado que por um método puramente anedótico, já vi vários perguntando sobre a reabertura (ainda que seja para refletir), mas ninguém questionando a possibilidade de voltar atrás. E pelo que consta, o mesmo comportamento se repete em termos de questionamentos judiciais.


    Estou aguardando a PEC paralela para aderir. Deixei de fazê-lo(antes da PEC 103) por fator de idade anterior de aposentadoria(54 anos integral), agora, com idade mínima fixada, vou migrar imediatamente, mesmo com o problema do não reconhecimento do tempo de serviço militar para o BE. As vantagens fiscais futuras são imbatíveis, mesmo que o valor bruto inicial seja menor.
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    Mensagem por josebarbos Qua 09 Jun 2021, 11:48 am

    Galizezin escreveu:exemplo do que pode virar um fundo sem fundo

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    Engraçado querer nivelar por baixo, por meia dúzia de casos num universo de algumas centenas de fundos.

    Se é para exemplo, devemos nos inspirar no Previ:
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    O erro da previdência chilena foi exigir um aporte muito pequeno (10%), sem contrapartida do empregador, e com um tempo relativamente curto para capitalização.
    Aí realmente não tem mágica.

    Gostaria de que as reportagens enviesadas buscassem ouvir pessoas que estão satisfeitas com o sistema Chileno. Aposto que observaram que a conta não fechava e complementaram a renda com outros tipos de investimento. Inclusive, acho muito proveitoso que alguém que tenha ido mais a fundo publicasse artigos, legislação e nos desse maiores informações que o raso da imprensa, cuja média, deveríamos lembrar, é tratar qualquer reajuste de servidor como absurdo.
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    Mensagem por Chuck Coleman Qua 09 Jun 2021, 12:15 pm

    PREVIDÊNCIA PRIVADA, CADA QUAL QUE SE VIRE!!!!!!!
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    Mensagem por ale1969 Qua 09 Jun 2021, 1:01 pm

    josebarbos escreveu:
    Galizezin escreveu:exemplo do que pode virar um fundo sem fundo

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    Engraçado querer nivelar por baixo, por meia dúzia de casos num universo de algumas centenas de fundos.

    Se é para exemplo, devemos nos inspirar no Previ:
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    O erro da previdência chilena foi exigir um aporte muito pequeno (10%), sem contrapartida do empregador, e com um tempo relativamente curto para capitalização.
    Aí realmente não tem mágica.

    Gostaria de que as reportagens enviesadas buscassem ouvir pessoas que estão satisfeitas com o sistema Chileno. Aposto que observaram que a conta não fechava e complementaram a renda com outros tipos de investimento. Inclusive, acho muito proveitoso que alguém que tenha ido mais a fundo publicasse artigos, legislação e nos desse maiores informações que o raso da imprensa, cuja média, deveríamos lembrar, é tratar qualquer reajuste de servidor como absurdo.


    O maior problema no Chile foi não ter piso social mínimo com garantia pública, pois havia um alinhamento neoliberal da ditadura com interesses internacionais.
    Fui ao Chile algumas vezes de carro com a família e pude notar que houve investimentos na infraestrutura de transportes. Ocorre que o custo de vida é muito alto para o aposentado que, via de regra, deve ter outra fonte de renda(trabalho, aluguel etc.).

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