PCS JÁ

PCS JÁ

FUNPRESP

josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 432

FUNPRESP - Página 12 Empty Re: FUNPRESP

Mensagem por josebarbos Qua 09 Jun 2021, 1:58 pm

ale1969 escreveu:
    O maior problema no Chile foi não ter piso social mínimo com garantia pública, pois havia um alinhamento neoliberal da ditadura com interesses internacionais.
    Fui ao Chile algumas vezes de carro com a família e pude notar que houve investimentos na infraestrutura de transportes. Ocorre que o custo de vida é muito alto para o aposentado que, via de regra, deve ter outra fonte de renda(trabalho, aluguel etc.).

Aí estamos falando de assistência social, não previdência.
    E aí é uma responsabilidade do indivíduo. Numa conta de pão, qualquer um sabe que 10% da remuneração em pouco tempo vai manter o mesmo padrão de vida. Teria que ser apenas uma das cestas.

Eu gostaria de ver como isto foi vendido aos chilenos num contexto histórico, é uma outra cultura, foi um outro momento.

Mesmo com FCBE e sobre "17%", em juros e tributos brasileiros, não vejo a menor perspectiva de apenas a funpresp garantir algo próximo do que seria a minha média salarial.
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Reputação : 572

Mensagem por Galizezin Qua 09 Jun 2021, 7:06 pm

cada um fala o que quer. a resposta está mais adiante, no futuro.

Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 156

Mensagem por ale1969 Sex 11 Jun 2021, 12:04 pm

josebarbos escreveu:
    ale1969 escreveu:
    O maior problema no Chile foi não ter piso social mínimo com garantia pública, pois havia um alinhamento neoliberal da ditadura com interesses internacionais.
    Fui ao Chile algumas vezes de carro com a família e pude notar que houve investimentos na infraestrutura de transportes. Ocorre que o custo de vida é muito alto para o aposentado que, via de regra, deve ter outra fonte de renda(trabalho, aluguel etc.).

E aí é uma responsabilidade do indivíduo. Numa conta de pão, qualquer um sabe que 10% da remuneração em pouco tempo vai manter o mesmo padrão de vida. Teria que ser apenas uma das cestas.

Eu gostaria de ver como isto foi vendido aos chilenos num contexto histórico, é uma outra cultura, foi um outro momento.

Mesmo com FCBE e sobre "17%", em juros e tributos brasileiros, não vejo a menor perspectiva de apenas a funpresp garantir algo próximo do que seria a minha média salarial.

Exato, por isso o sistema público de previdência é função típica do Estado.
    ale1969
    ale1969
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por ale1969 Sex 11 Jun 2021, 12:06 pm

josebarbos escreveu:
    ale1969 escreveu:

Não foi vendido, foi imposto! Ditadura militar, lembra?
    Chuck Coleman
    Chuck Coleman
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 110

Mensagem por Chuck Coleman Sex 11 Jun 2021, 10:30 pm

ale1969 escreveu:
    josebarbos escreveu:
    ale1969 escreveu:

O que tem de democrata que adora um imposto... :trollface:
    ale1969
    ale1969
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por ale1969 Ter 15 Jun 2021, 12:24 pm

Chuck Coleman escreveu:
    ale1969 escreveu:
    josebarbos escreveu:
    ale1969 escreveu:

O que tem de democrata que adora um imposto... :trollface:

like like like
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Qua 16 Jun 2021, 4:36 pm

Chuck Coleman escreveu:

O que tem de democrata que adora um imposto...  

Engraçado, outro dia tava vendo um vídeo do Rafinha Bastos entregando o doce, contando vantagem. Não sei exatamente qual o posicionamento político dele, mas como "abomina" o do Danilo Gentili, certamente está perto do "centro oeste".
    E aí comentando que na casa dele mantinha dinheiro em espécie. Supostamente hoje não mais, mas que era uma forma de não ter que recolher o imposto de renda em apresentações.

Detalhe, nesta mesma conversa, ele confessa que é um cliente "private" do Itaú. Em bom português, significa que tem mais de R$ 5.000.000,00 em investimentos.

Sim, e estamos falando do Rafinha Bastos, que fora do nicho, provavelmente nem é conhecido. Imagina estes televisivos de maior impacto e que sequer ficam perdendo dinheiro em processos.
    wilhelm
    wilhelm
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Cargo : AJAJ C13 Querendo dar Área desta Josta de País
    Reputação : 12

Mensagem por wilhelm Qua 16 Jun 2021, 6:01 pm

josebarbos escreveu:
    Chuck Coleman escreveu:

O que tem de democrata que adora um imposto...  

Engraçado, outro dia tava vendo um vídeo do Rafinha Bastos entregando o doce, contando vantagem. Não sei exatamente qual o posicionamento político dele, mas como "abomina" o do Danilo Gentili, certamente está perto do "centro oeste".
    E aí comentando que na casa dele mantinha dinheiro em espécie. Supostamente hoje não mais, mas que era uma forma de não ter que recolher o imposto de renda em apresentações.

Detalhe, nesta mesma conversa, ele confessa que é um cliente "private" do Itaú. Em bom português, significa que tem mais de R$ 5.000.000,00 em investimentos.

Sim, e estamos falando do Rafinha Bastos, que fora do nicho, provavelmente nem é conhecido. Imagina estes televisivos de maior impacto e que sequer ficam perdendo dinheiro em processos.

Diminuiu? A última vez que vi essa informação, e faz muitos anos, para ser private no Itaú tinha que ter mais de R$ 7 milhões em ativos livres com eles...
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Qua 16 Jun 2021, 11:41 pm

wilhelm escreveu:

Diminuiu? A última vez que vi essa informação, e faz muitos anos, para ser private no Itaú tinha que ter mais de R$ 7 milhões em ativos livres com eles...

Muito blog fala que desde 2018 foi reposicionado para 5 milhões. Como para mim isto e caviar são a mesma coisa, vou pelo que ouço falar... Very Happy
    wilhelm
    wilhelm
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Cargo : AJAJ C13 Querendo dar Área desta Josta de País

Mensagem por wilhelm Qui 17 Jun 2021, 2:43 pm

josebarbos escreveu:
    wilhelm escreveu:

Muito blog fala que desde 2018 foi reposicionado para 5 milhões. Como para mim isto e caviar são a mesma coisa, vou pelo que ouço falar... Very Happy

hahahaha... idem aqui
    ptralhasnopoder
    ptralhasnopoder
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 55

Mensagem por ptralhasnopoder Qui 17 Jun 2021, 6:52 pm

caramba - agora ´r ficar de olho na FENAJUFE - os pelegos podem boicotar pra evitar a reeleição do COISO RUIM - KKKKKKKKKKKKKKK
    ale1969
    ale1969
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por ale1969 Ter 22 Jun 2021, 11:14 am

wilhelm escreveu:
    josebarbos escreveu:
    wilhelm escreveu:

hahahaha... idem aqui

Que isso companheiro? Estão escondendo o jogo? Brincadeiras a parte, todos os novos servidores que aderirem ao FUNPRESP, com contrapartida de 8,5%, terão, aos 62/65 anos, muito mais que isso.
    ale1969
    ale1969
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por ale1969 Qui 05 Ago 2021, 10:42 am

Ótima live do Edmilson Chagas da FUNPRESP-JUD ontem sobre os optantes patrocinados. Hoje tem outra para os participantes vinculados(voluntários).

15horas no youtube da FUNPRESP-JUD.

Vale muito a pena!
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Qua 18 Ago 2021, 11:28 pm

A partir do ano que vem, a Funpresp adotará perfis de investimento, conforme regulamento disponível em:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

A princípio, os perfis estão mais relacionados à data prevista de aposentadoria do que composição das cotas em si. Há divulgação sobre dois perfis previamente criados, mas ainda sem detalhes da composição e alocação.
    subsidiando
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 13

Mensagem por subsidiando Qui 26 Ago 2021, 5:12 pm

Pessoal, onde posso consultar o valor do benefício especial?
    Lembro que dava para fazer isso no Horus, não?
    Mas não achei mais lá
    Agente_Crazy_System
    Agente_Crazy_System
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por Agente_Crazy_System Qui 26 Ago 2021, 11:50 pm

ptralhasnopoder escreveu:caramba - agora ´r ficar de olho na FENAJUFE - os pelegos podem boicotar pra evitar a reeleição do COISO RUIM - KKKKKKKKKKKKKKK

krespin fuckyeah yunoguy
    ale1969
    ale1969
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por ale1969 Seg 30 Ago 2021, 1:40 pm

subsidiando escreveu:Pessoal, onde posso consultar o valor do benefício especial?
    Lembro que dava para fazer isso no Horus, não?
    Mas não achei mais lá

O meu foi o DP do Tribunal que enviou por e-mail. Não sei se há nova divulgação com a impossibilidade de migração.
    A1
    A1
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Cargo : Oficial de Justiça - TRT
    Reputação : 15

Mensagem por A1 Seg 04 Out 2021, 2:51 pm

Boa tarde. Estou com uma dúvida. Quero sair do funpresp. E quando ligo pra lá pra tirar dúvidas eles ficam só tentando me convencer a não sair. Estou desde 2019.
    Tenho 30mil de ran e 30 mil de ran do patrocinador. Além de uns 5 mil de rentabilidade.
    Se eu resolver chutar o balde e sair, alguém sabe quanto de dinheiro posso resgatar?
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 508

Mensagem por androsvilazza Seg 04 Out 2021, 4:03 pm

A1 escreveu:Boa tarde.  Estou com uma dúvida.  Quero sair do funpresp. E quando ligo pra lá pra tirar dúvidas eles ficam só tentando me convencer a não sair. Estou desde 2019.
    Tenho 30mil de ran e 30 mil de ran do patrocinador. Além de uns 5 mil de rentabilidade.
    Se eu resolver chutar o balde e sair, alguém sabe quanto de dinheiro posso resgatar?

Antes de responder, uma dica "genérica": pense bem antes de tomar a decisão (evite sacrificar o futuro em benefício do presente, blá blá blá). Supondo que você já tenha pensado bastante e sua decisão esteja tomada, passo à resposta:

1. Você pode, a qualquer momento, solicitar o cancelamento da sua inscrição no plano. Há, inclusive, um formulário específico para isso no site (esse é o link hoje. Se o link tiver mudado, não é difícil achar no site). Provavelmente você terá de preencher o formulário e apresentar à seção de pessoal do órgão onde você trabalha. Futuramente, é possível solicitar a reativação da inscrição, voltando a contribuir para o plano (e continuando a contagem de tempo, que influencia no saque - explico mais abaixo);

2. O Funpresp é uma entidade de previdência fechada, o que significa que cancelar a inscrição não quer dizer que você vá resgatar os valores de imediato. O resgate só é permitido quando cessar o vínculo com o órgão (se você pedir pra sair ou na ocasião da aposentadoria). Não quer dizer, também, que você perca os recursos. Você só para de contribuir, e o que você contribuiu continua "em seu nome", rendendo juros até o momento do resgate.

3. Na hipótese de resgate (repito, quando você sair do órgão em que trabalha):
    a) você poderá resgatar 100% do seu saldo RAN Participante (suas contribuições + os rendimentos delas decorrentes);
    b) do saldo RAN Patrocinador (contribuições do órgão + rendimentos delas decorrentes), um mínimo de 10% + 10% a cada 3 anos de permanência no Plano (10% para menos de 3 anos de permanência, 20% para 3 a menos de 6 anos etc). com um máximo de 90% para 24 anos de permanência.

No seu caso, tendo aderido em 2019, você resgatará todo o seu saldo "pessoal" + 10% do saldo do patrocinador (porque não chegou a completar 3 anos). Lembro, mais uma vez, que o resgate só será imediato se você estiver saindo do órgão em que trabalha. Se for continuar trabalhando, seu saldo ficará retido, rendendo juros, até você sair do órgão e poder resgatar.

P.S.: Uma observação: O "Patrocinador", no caso, não é considerado o órgão (Tribunal), mas a União. Então, se você sair de um tribunal para outro (por remoção, redistribuição, permuta ou mesmo novo concurso), essa saída não é considerada válida para fins de resgate, caso haja a continuidade do vínculo com a União. No entanto, é óbvio que você carrega o saldo (e a contagem de tempo de permanência no Plano, etc.).
    A1
    A1
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Cargo : Oficial de Justiça - TRT
    Reputação : 15

Mensagem por A1 Seg 04 Out 2021, 4:58 pm

androsvilazza escreveu:
    A1 escreveu:Boa tarde.  Estou com uma dúvida.  Quero sair do funpresp. E quando ligo pra lá pra tirar dúvidas eles ficam só tentando me convencer a não sair. Estou desde 2019.

Antes de responder, uma dica "genérica": pense bem antes de tomar a decisão (evite sacrificar o futuro em benefício do presente, blá blá blá). Supondo que você já tenha pensado bastante e sua decisão esteja tomada, passo à resposta:

1. Você pode, a qualquer momento, solicitar o cancelamento da sua inscrição no plano. Há, inclusive, um formulário específico para isso no site (esse é o link hoje. Se o link tiver mudado, não é difícil achar no site). Provavelmente você terá de preencher o formulário e apresentar à seção de pessoal do órgão onde você trabalha. Futuramente, é possível solicitar a reativação da inscrição, voltando a contribuir para o plano (e continuando a contagem de tempo, que influencia no saque - explico mais abaixo);

2. O Funpresp é uma entidade de previdência fechada, o que significa que cancelar a inscrição não quer dizer que você vá resgatar os valores de imediato. O resgate só é permitido quando cessar o vínculo com o órgão (se você pedir pra sair ou na ocasião da aposentadoria). Não quer dizer, também, que você perca os recursos. Você só para de contribuir, e o que você contribuiu continua "em seu nome", rendendo juros até o momento do resgate.

a) você poderá resgatar 100% do seu saldo RAN Participante (suas contribuições + os rendimentos delas decorrentes);
    b) do saldo RAN Patrocinador (contribuições do órgão + rendimentos delas decorrentes), um mínimo de 10% + 10% a cada 3 anos de permanência no Plano (10% para menos de 3 anos de permanência, 20% para 3 a menos de 6 anos etc). com um máximo de 90% para 24 anos de permanência.

No seu caso, tendo aderido em 2019, você resgatará todo o seu saldo "pessoal" + 10% do saldo do patrocinador (porque não chegou a completar 3 anos). Lembro, mais uma vez, que o resgate só será imediato se você estiver saindo do órgão em que trabalha. Se for continuar trabalhando, seu saldo ficará retido, rendendo juros, até você sair do órgão e poder resgatar.

P.S.: Uma observação: O "Patrocinador", no caso, não é considerado o órgão (Tribunal), mas a União. Então, se você sair de um tribunal para outro (por remoção, redistribuição, permuta ou mesmo novo concurso), essa saída não é considerada válida para fins de resgate, caso haja a continuidade do vínculo com a União. No entanto, é óbvio que você carrega o saldo (e a contagem de tempo de permanência no Plano, etc.).

Muito obrigado pela resposta. Na verdade tô mais interessado em parar de pagar 1200 por mês.
    Deixa esses 30 lá parado.
    subsidioja_
    subsidioja_
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 336

Mensagem por subsidioja_ Dom 10 Out 2021, 7:10 pm

Vai deixar de pagar 1200, aumentando a RAN Partic em ~950/mes - ~12350/ano
    Vai deixar de "receber" 1200, aumentando a conta RAN Patroc em ~950/mes - ~12350/ano

(Ou seja, vai deixar de acumular ~24700/ano de saldo no plano, fora rendimentos)

Vai pagar mais ~250/mês de IR. - ~3250/ano
    Vai ter ~950/mês a mais no contracheque - ~12350/ano

Contas por alto.

A depender do q vá fazer com essa grana a mais por mês pode valer ou não valer a pena.

euvoltei
    euvoltei
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 190

Mensagem por euvoltei Dom 10 Out 2021, 8:33 pm

subsidioja_ escreveu:
    Vai deixar de pagar 1200, aumentando a RAN Partic em ~950/mes - ~12350/ano
    Vai deixar de "receber" 1200, aumentando a conta RAN Patroc em ~950/mes - ~12350/ano

(Ou seja, vai deixar de acumular  ~24700/ano de saldo no plano, fora rendimentos)

Vai pagar mais ~250/mês de IR. - ~3250/ano
    Vai ter ~950/mês a mais no contracheque - ~12350/ano

Contas por alto.

A depender do q vá fazer com essa grana a mais por mês pode valer ou não valer a pena.

Parabéns pelas contas.....Financeiramente aplicar o Funpresp vale a pena....

Pra simplificar mais ainda:

- Use sempre o percentual máximo que tenha co-participação: Hj é 8,5%
    - Use todas as verbas: AQ, FC/CJ,
    - Faça o seguro de um valor razoável (500 mil pra cima):, é barato sua família (em caso de morte) ou vc (em caso de incapacidade) podem precisar muito dessa grana que irá virá renda mensal...
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Ter 12 Out 2021, 4:56 pm

Para os servidores que estão no regime de previdência complementar, seja por data de entrada ou opção, a ideia de simplesmente largar o Funpresp é temerária. 
    Porque de um lado não haverá contrapartida previdenciária suficiente para manter o patamar de renda e, por outro, não há investimento conservador que dê rentabilidade próxima, considerando todos os custos e benefícios e as opções que se tem, notadamente pela contrapartida do patrocinador. Mas, definitivamente, é mais do que isto.

Por óbvio, cada caso é um caso e uma vontade, mas "deixar de pagar" o Funpresp deveria ser uma das últimas opções, daquela lista em que se discute se é isto ou a escola dos filhos, ou num cenário realmente difícil ou de uma oportunidade de negócio incrível.

Minha criatividade é incapaz de conceber um cenário em que parar de pagar o Funpresp pode ter alguma alternativa que tenha melhor custo x benefício x risco.
    ale1969
    ale1969
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por ale1969 Qua 13 Out 2021, 10:30 am

A1 escreveu:
    androsvilazza escreveu:

Muito obrigado pela resposta. Na verdade tô mais interessado em parar de pagar 1200 por mês.
    Deixa esses 30 lá parado.

Cada qual sabe de si, entretanto aviso que a idade vai chegar e o tempo é cruel com quem não é previdente.

Trabalho desde os 15 anos e fiquei pendurado no regime estatal, será aproximadamente 80% dos meus rendimentos aos 60 anos de idade(aposentadoria). Naquela época, de hiperinflação(300% a.a.), era pensar no overnight, ouro e Dollar. Quem "trocava figurinha" era feliz e olhe lá.

Servidores jovens, na casa dos 30/40 anos de idade, podem optar por várias formas de previdência e devem pensar nisso agora. Estou no FUNPRESP como vinculado para compensar parcialmente as perdas da gratificação, férias e auxílios que são excluídos na aposentadoria. Boa sorte!
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Reputação : 572

Mensagem por Galizezin Qui 14 Out 2021, 12:03 pm

prazo reaberto para o mpu

Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por ale1969 Qui 14 Out 2021, 1:22 pm

Galizezin escreveu:prazo reaberto para o mpu

Ótima notícia para os colegas do MPU. Bora revitalizar este tópico!

Só falta o PJU retomar. Cadê a ANAJUSTRA?
    OJ_Leoqr
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 10

Mensagem por OJ_Leoqr Qui 14 Out 2021, 7:01 pm

ale1969 escreveu:

É para geral do MPU, ou só os substituídos na Ação Coletiva?
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza Qui 14 Out 2021, 8:01 pm

OJ_Leoqr escreveu:
    ale1969 escreveu:

É para geral do MPU, ou só os substituídos na Ação Coletiva?

Em ação coletiva proposta por sindicato, os substituídos são todos os servidores da categoria, mesmo os não-filiados.
    No caso, quem quiser optar pela migração, vai precisar solicitar a migração no RH do MPU (informação anterior corrigida, a decisão já é executável).

O SINDMPU está tendo uma live no seu canal do YouTube pra tratar desse assunto (iniciada às 19h da quarta, 14/10). Não sei se vai continuar disponível pra assistir depois (provavelmente sim). O link da live é [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Última edição por androsvilazza em Qui 14 Out 2021, 9:04 pm, editado 1 vez(es)
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza Qui 14 Out 2021, 8:42 pm

ale1969 escreveu:

Quem for do MPU e tiver dúvidas sobre a migração, pode deixar as perguntas aqui, que vou tentar manter uma atenção mais frequente ao fórum durante esse período (sei que são muitas questões envolvidas, e a reforma da previdência mudou muita coisa...)
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza Qui 14 Out 2021, 9:31 pm

Vou antecipando algumas questões, conforme forem me passando pela cabeça. Hoje vou falar do processo; amanhã, conseguindo tempo, posto mais alguma coisa.

O processo teve origem na dúvida que se tinha sobre a natureza do Benefício Especial (se de natureza previdenciária ou compensatória). Basicamente, a diferença é que, sendo previdenciária, haveria o desconto de PSSS sobre ele; sendo compensatório, não há PSSS (incide IRPF em ambos os casos). Hoje já há a definição, pela própria AGU (publicada no DOU) de que o Benefício Especial é compensatório (não incidindo PSSS).

O sindicato alegava que, diante da dúvida, o servidor não tinha como tomar uma decisão esclarecida, e solicitava a definição da natureza do BE, com suspensão do prazo para migração. Houve uma decisão favorável, inicialmente, e muitos tiveram a oportunidade de migrar. Essa decisão foi depois revogada por um juiz substituto, e aí todo mundo que havia migrado retornou ao status anterior.

Com a definição da natureza do Benefício Especial no DOU, o processo perde o objeto, e provavelmente sairá sentença extinguindo o processo sem resolução do mérito. Entretanto, o juiz concedeu liminar reabrindo o prazo (de 60 dias a partir da sentença, em 27/09), para que os substituídos, havendo interesse, optem pela migração.

Questões relativas ao processo:
    1 - Qualquer servidor pode migrar para o RPC, com base nessa decisão?
    R.: Qualquer servidor do MPU pode migrar. A decisão não abrange servidores do Judiciário, ou de qualquer outra categoria. Há, no entanto, um empecilho: há uma circular no MPU determinando o cumprimento da decisão apenas para os servidores filiados ao SINDMPU. A circular é equivocada, a representatividade do sindicato está definida na CF, há farta jurisprudência sobre o assunto, mas enfim, há o risco de que o servidor tenha seu pedido negado. Nesse caso, há 2 alternativas possíveis:
    a) o servidor se filia ao SINDMPU e solicita a migração (nesse caso, se necessário, teria o apoio do próprio sindicato no pleito);
    b) o servidor contrata um advogado particular para que ele denuncie, no processo, o descumprimento da decisão, requerendo uma decisão específica do juiz para o caso. Nesse caso, é recomendável contratar o mesmo escritório que o SINDMPU contratou, pela expertise no processo. Dá pra contratar outro advogado, óbvio, mas o risco é maior. Falando em risco, a opção com menor risco é a filiação ao sindicato (e desfiliação mais tarde, se preferir).

(Atualização: assisti à live, o advogado disse que não estão aceitando contratação particular (sem vinculação ao sindicato). Então, no caso de recusa pelo MPU, restam as opções de filiar-se ao sindicato ou contratar outro advogado particular.

2 - Qual o nível de segurança jurídica dessa decisão (há risco de nova reversão)?
    Falar em segurança jurídica, no Brasil, é complicado, mas há alguns fatores a se considerar:
    a) a AGU não fez menção de recorrer da decisão, inclusive já oficiou o MPU para cumprimento;
    b) como eu mencionei antes, deve ser declarada a perda do objeto no processo, com sua extinção sem resolução do mérito. Nesse caso, qualquer recurso em face da liminar deverá ser interposto durante o prazo de validade (até 26/11) - o processo não vai para "instâncias superiores";
    c) mais importante: mesmo que a liminar seja cassada, o "pior" que pode acontecer é voltar ao status anterior (ou seja, cancelar a migração e voltar ao RPPS). Por isso, quem tomar a decisão de migrar não precisa, a meu ver, se preocupar com essa questão da segurança jurídica.
    ale1969
    ale1969
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por ale1969 Sex 15 Out 2021, 12:32 pm

androsvilazza escreveu:Vou antecipando algumas questões, conforme forem me passando pela cabeça. Hoje vou falar do processo; amanhã, conseguindo tempo, posto mais alguma coisa.

O processo teve origem na dúvida que se tinha sobre a natureza do Benefício Especial (se de natureza previdenciária ou compensatória). Basicamente, a diferença é que, sendo previdenciária, haveria o desconto de PSSS sobre ele; sendo compensatório, não há PSSS (incide IRPF em ambos os casos). Hoje já há a definição, pela própria AGU (publicada no DOU) de que o Benefício Especial é compensatório (não incidindo PSSS).

O sindicato alegava que, diante da dúvida, o servidor não tinha como tomar uma decisão esclarecida, e solicitava a definição da natureza do BE, com suspensão do prazo para migração. Houve uma decisão favorável, inicialmente, e muitos tiveram a oportunidade de migrar. Essa decisão foi depois revogada por um juiz substituto, e aí todo mundo que havia migrado retornou ao status anterior.

Com a definição da natureza do Benefício Especial no DOU, o processo perde o objeto, e provavelmente sairá sentença extinguindo o processo sem resolução do mérito. Entretanto, o juiz concedeu liminar reabrindo o prazo (de 60 dias a partir da sentença, em 27/09), para que os substituídos, havendo interesse, optem pela migração.

Questões relativas ao processo:
    1 - Qualquer servidor pode migrar para o RPC, com base nessa decisão?
    R.: Qualquer servidor do MPU pode migrar. A decisão não abrange servidores do Judiciário, ou de qualquer outra categoria. Há, no entanto, um empecilho: há uma circular no MPU determinando o cumprimento da decisão apenas para os servidores filiados ao SINDMPU. A circular é equivocada, a representatividade do sindicato está definida na CF, há farta jurisprudência sobre o assunto, mas enfim, há o risco de que o servidor tenha seu pedido negado. Nesse caso, há 2 alternativas possíveis:
    a) o servidor se filia ao SINDMPU e solicita a migração (nesse caso, se necessário, teria o apoio do próprio sindicato no pleito);
    b) o servidor contrata um advogado particular para que ele denuncie, no processo, o descumprimento da decisão, requerendo uma decisão específica do juiz para o caso. Nesse caso, é recomendável contratar o mesmo escritório que o SINDMPU contratou, pela expertise no processo. Dá pra contratar outro advogado, óbvio, mas o risco é maior. Falando em risco, a opção com menor risco é a filiação ao sindicato (e desfiliação mais tarde, se preferir).

(Atualização: assisti à live, o advogado disse que não estão aceitando contratação particular (sem vinculação ao sindicato). Então, no caso de recusa pelo MPU, restam as opções de filiar-se ao sindicato ou contratar outro advogado particular.

2 - Qual o nível de segurança jurídica dessa decisão (há risco de nova reversão)?
    Falar em segurança jurídica, no Brasil, é complicado, mas há alguns fatores a se considerar:
    a) a AGU não fez menção de recorrer da decisão, inclusive já oficiou o MPU para cumprimento;
    b) como eu mencionei antes, deve ser declarada a perda do objeto no processo, com sua extinção sem resolução do mérito. Nesse caso, qualquer recurso em face da liminar deverá ser interposto durante o prazo de validade (até 26/11) - o processo não vai para "instâncias superiores";
    c) mais importante: mesmo que a liminar seja cassada, o "pior" que pode acontecer é voltar ao status anterior (ou seja, cancelar a migração e voltar ao RPPS). Por isso, quem tomar a decisão de migrar não precisa, a meu ver, se preocupar com essa questão da segurança jurídica.

Boa Andros, sabes como "anda" a tramitação da "PEC paralela" da previdência no Senado? Pergunto pois a Sen. Simone Tebet, quando presidia a CCJ, fez manifestação favorável à reabertura do prazo de mudança de regime, inclusive que poderia ser por Lei ou mesmo MP.

Saudações Trabalhistas.
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por androsvilazza Sex 15 Out 2021, 2:03 pm

ale1969 escreveu:

Boa Andros, sabes como "anda" a tramitação da "PEC paralela" da previdência no Senado? Pergunto pois a Sen. Simone Tebet, quando presidia a CCJ, fez manifestação favorável à reabertura do prazo de mudança de regime, inclusive que poderia ser por Lei ou mesmo MP.

Saudações Trabalhistas.

(Contextualização (caso alguém não saiba do que se trata): É a PEC 133/2019, proposta na época da discussão da reforma da previdência, que previa a "correção" de alguns pontos da reforma (para que o Senado aprovasse o texto da reforma como estava, sem alteração significativa, evitando que a PEC retornasse à Câmara). Dentre os pontos da PEC 133, está a reabertura do prazo para migração ao Regime de Previdência Complementar.)

Já foi aprovada no Senado (ainda em 2019) e encaminhada à Câmara. Me parece que foi engavetada: a última "novidade" de que eu me lembrava era a designação do relator na CCJ da Câmara, Dep. Felipe Francischini, no final de 2019. Agora que você levantou o tópico, fui conferir o andamento, e não aconteceu mais nada. Pior: a PEC, hoje, sequer tem relator, já que o Dep. Felipe Francischini deixou de fazer parte da CCJ.

A propósito, meu palpite sobre a possibilidade de reabertura:

O Regime de Previdência Complementar (RPC) é vantajoso para a União no longo prazo (porque limita o valor dos benefícios previdenciários a serem pagos), e isso justifica a sua implementação. Entretanto, no curto prazo o impacto é negativo, porque há redução nas contribuições ao RPPS, o que aumenta o déficit do regime (e, ironicamente, ajudou a "vender" o peixe da nova reforma a partir de 2017 - mas essa já é outra história).

Então, qual a justificativa para a União possibilitar as migrações? Os fundos de previdência complementar (Funpresp) têm um volume de gastos para sua manutenção e, no início, com poucos integrantes, seria difícil para o Funpresp se manter autossustentável. Então, a possibilidade de migração foi para ajudar a compor essa "massa" inicial de filiados que, com suas contribuições (especificamente, com a taxa de carregamento), ajudariam na sustentabilidade do fundo. Só o fluxo de nomeações, com novos servidores ingressando no plano, não seria suficiente - iria demorar muito a alcançar a quantidade mínima necessária para a manutenção do plano. Tanto o Funpresp-Exe quanto o Funpresp-Jud já alcançaram essa quantidade mínima há algum tempo, motivo pelo qual foi possível ao Funpresp-Jud reduzir a taxa de carregamento algumas vezes (começou em 7%; hoje, salvo engano, já está em 4,5%).

Toda essa historinha é para explicar que, hoje, não há qualquer "vantagem" para a União em reabrir o prazo para migração; pelo contrário, essa reabertura aumentaria o déficit no curto prazo (que, normalmente, é a preocupação da maioria dos políticos).

Os únicos interessados na reabertura, hoje, seriam os servidores - e, ainda assim, nem todos, só os que desejassem migrar. Essa seria uma pauta interessante para ser abraçada pelos sindicatos em futuras negociações, mas também acho pouco provável que o façam, porque muitas pessoas no meio sindical consideram esta uma pauta "divisionista", ou seja, acreditam (corretamente) que, à medida que mais gente migrar para o RPC, menos servidores estarão dispostos a "lutar" pra defender as regras antigas de aposentadoria.

Ainda há duas hipóteses em que, na minha opinião, o prazo para migração poderia ser reaberto:

1) a pauta ser efetivamente abraçada pela Frentas e/ou outras entidades representativas de juízes e Procuradores (que levaram uma "facada" com o aumento de alíquota na reforma da previdência, tornando a migração muito mais atraente);

2) essa pauta ser levada à mesa de discussão pelas entidades sindicais de servidores como item acessório. Normalmente os sindicatos entram na negociação com dezenas de pautas que, aos poucos, vão sendo descartadas, até que restem apenas as reivindicações que serão, de fato, atendidas. Como exemplo, há muito tempo que, ao se reunirem com a administração para discutir um novo PCS, levam a pauta "NS para técnicos", junto com várias outras pautas, e ela acaba servindo de "boi de piranha" pra outras pautas serem aprovadas. Há uma chance de que incluam essa pauta na negociação, e ela acabe passando, pro governo ter uma desculpa de que "pelo menos atendemos alguma coisa" (especialmente com a atual dificuldade em conceder reajustes). Mas essa possibilidade só iria adiante, de fato, se os sindicatos do Executivo abraçarem essa ideia, já que só o Executivo pode propor essa medida. Não adianta a Fenajufe (ou o SINDMPU) levar a reivindicação ao STF/PGR e obter um "compromisso de que vão discutir essa pauta com o Executivo".

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 18 Out 2021, 1:02 am