PCS JÁ

PCS JÁ

Empréstimo consignado - Portabilidade, redução de juros e/ou prazos

Hewlett
    Hewlett
    Novo Usuário

Reputação : 4

Empréstimo consignado - Portabilidade, redução de juros e/ou prazos Empty Empréstimo consignado - Portabilidade, redução de juros e/ou prazos

Mensagem por Hewlett Qui Set 19, 2019 3:07 pm

Pessoal,

Abri o tópico para chamar a atenção do pessoal que possui empréstimo consignado, bem como daqueles que possuem dívidas de longo prazo ou com juros altos.

1) Aos que possuem empréstimo consignado:

É hora de tentar derrubar as taxas de juros do seu consignado. As instituições financeiras estão reduzindo as taxas de empréstimos consignados, sensivelmente. Informação que não chega rapidamente aos consumidores. Como não sabemos como estará o cenário da nossa economia ano que vem, ou até o final do ano, o momento é de buscar as melhores ofertas para o nosso perfil.

Detalhe importante é que você pode manter sua conta salário em uma instituição financeira, e contratar um empréstimo consignado em outra, desde que esta última possua convênio com sua instituição empregadora (instituição pública).

Acabei de reduzir as taxas do meu consignado por meio de uma PORTABILIDADE, resultando num desconto de 7,5% da parcela. Economia mensal equivalente ao valor do plano de saúde de 1 pessoa da minha família. No longo prazo, significa uma economia de mais de R$ 8.000,00 com o NÃO pagamento de juros. Saí de uma taxa de juros de 1,47% para 1,08%, com pouquíssimo esforço.

2) Aos que possuem dívidas de longo prazo ou com juros altos:

Com a redução das taxas de consignados, é hora de calcular se não seria o caso de matar essas dívidas com um consignado, buscando uma economia no pagamento de possíveis juros. Como ressaltado no tópico acima, não sabemos como esse mercado de empréstimo se comportará ano que vem, nem mesmo até o final do ano.

Pois bem. Precisamos nos ajudar. As informações não estão na internet.

Sugiro tentar negociar com a instituição na qual você já possui empréstimo. Caso não consiga uma redução, é partir para buscar uma outra instituição financeira que aceite sua portabilidade de crédito.

Para fazer portabilidade você precisa:

1) descobrir quais instituições financeiras são conveniadas com seu empregador (instituição pública).

Como fazer isso? a) ligando na seção do seu RH que processa pagamentos e b) networking (pergunta para os colegas ao lado se alguém tá trabalhando com alguma taxa mais vantajosa do que a sua - liguei para o meu RH e saí ligando para colegas lotados em outros estados );

2) negociar com as instituições financeiras conveniadas (você deve ter uma lista após passar pelo item 1). São muitas instituições interessadas em levar um consignado para o seu balcão. Fiz contato com 3, até me acertar com a Sicredi (cooperativa de crédito), era a quarta instituição.

Acredito que com persistência você conseguirá reduzir suas taxas de juros com a portabilidade.

O gerente do banco, no qual tenho conta há 15 anos, me ligou ofertando as mesmas condições que a Sicredi (para não perder o cliente, obviamente). Optei pela cooperativa pela vantagens operacionais que ela oferece.

Se você conseguir algo melhor, escreve aqui para despertar a atenção de outros colegas.

Se você fizer o processo e não conseguir, escreve aqui e vamos nos ajudar.
    ptralhasnopoder
    ptralhasnopoder
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 55

Empréstimo consignado - Portabilidade, redução de juros e/ou prazos Empty Re: Empréstimo consignado - Portabilidade, redução de juros e/ou prazos

Mensagem por ptralhasnopoder Qui Set 19, 2019 4:26 pm

Hewlett.
    A Sicredi aqui em Fortaleza tá fazendo a 1.29
    Hewlett
    Hewlett
    Novo Usuário

Empréstimo consignado - Portabilidade, redução de juros e/ou prazos Empty Re: Empréstimo consignado - Portabilidade, redução de juros e/ou prazos

Mensagem por Hewlett Qui Set 19, 2019 5:34 pm

ptralhasnopoder escreveu:Hewlett.

Ptralhasnopoder,

Tem que pesquisar em outras instituições e negociar naquela que você achou mais interessante.

Qual é a sua instituição empregadora? (Não precisa especificar o local de trabalho. Tou com uma lista de bancos conveniadas à minha instituição empregadora)

Pode ser que levando a conta salário para lá você consiga baixar essa taxa.

Detalhe: essa taxa da Sicredi já tá incluso o seguro? Os bancões geralmente vão tentar fazer que você contrate um seguro que assegure o valor do empréstimo contratado.

Não desista.
    Hewlett
    Hewlett
    Novo Usuário

Empréstimo consignado - Portabilidade, redução de juros e/ou prazos Empty Redução das taxas

Mensagem por Hewlett Sex Set 20, 2019 2:41 pm

A Sicoob - Credijustra tem taxas a partir de 0,89%, para servidor público federal, que possuiu conta salário lá.

Valeu.
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 508

Mensagem por androsvilazza Sex Set 20, 2019 4:23 pm

Hewlett escreveu:

A Sicoob - Credijustra tem taxas a partir de 0,89%, para servidor público federal, que possuiu conta salário lá.

Valeu.

Segundo me informaram, a taxa para quem recebe o salário na Credijustra é de 0,89 a 1,40% a.m. Pra quem não recebe, de 1,34 a 1,49%. Quem tiver interesse consegue abrir uma conta pelo aplicativo e solicitar a portabilidade do salário. Dá pra usar a rede Sicoob e bancos 24h.

Só um adendo: a taxa de 0,89 só vale para contratos até 12 meses. Pra quem quiser fazer contato e solicitar uma simulação, o whatsapp comercial da Credijustra é (61) 9837-1005.

Pra quem é do MPT, há convênios (até onde fui informado) com as seguintes instituições (procurem os canais de atendimento - a maior parte tem atendentes online ou via whatsapp - para solicitar uma simulação sem compromisso Laughing ):

- Banco do Brasil
    - Bradesco
    - Daycoval
    - Financeira Alfa
    - BRB
    - Credijustra
    - Itaú
    - Caixa Econômica Federal

Tentei confirmar com meu gerente (da Caixa) qual a taxa vigente pro convênio do MPT, ainda não obtive resposta, mas ao que me parece as taxas deles estão atualmente entre 1,10 e 1,20%.

Normalmente as melhores taxas estão nos bancos públicos ou nas cooperativas de crédito. Quem estiver pensando em refinanciar seus empréstimos, buscando taxas melhores, é uma boa começar por eles.

Outro caminho bom é (como o colega Hewlett orientou) perguntar ao seu setor de pagamento quais instituições são conveniadas. A partir daí, consultar o Relatório de taxas de juros do Banco Central, na opção Pessoa Física - Crédito pessoal consignado público, para ter uma noção de quais são as instituições com as melhores taxas, e aí você inicia sua simulação por elas. Esse relatório do Banco Central é feito em cima das taxas médias (incluindo, por exemplo, as taxas praticadas para prefeituras e comissionados, que costumam ser mais altas), então as taxas para servidores do Judiciário e MP deverão estar abaixo das constantes do relatório, pelo perfil. Para referência, a taxa média do Banco do Nordeste é de 1,18% "hoje" (atualizado até 06/09/2019), enquanto da Caixa Econômica Federal está em 1,43.
    eder.lima
    eder.lima
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 29

Mensagem por eder.lima Sex Set 20, 2019 4:43 pm

Colegas, perdoem-me a ignorância, mas quem mora em cidades do interior do nordeste, vale a pena migrar salario para cooperativa de crédito? Pergunto porque tenho dúvidas em relação aos saques e pagamentos de boletos...
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 508

Mensagem por androsvilazza Sex Set 20, 2019 5:30 pm

eder.lima escreveu:Colegas, perdoem-me a ignorância, mas quem mora em cidades do interior do nordeste, vale a pena migrar salario para cooperativa de crédito? Pergunto porque tenho dúvidas em relação aos saques e pagamentos de boletos...

Saques - Cooperativas de crédito compartilham a rede de caixas, então você normalmente pode sacar em qualquer agência da rede Sicoob, além dos tradicionais caixas 24h.
    Boletos - o ideal é que se pague os boletos via aplicativo/internet banking.

De todo modo, há várias instituições, hoje, que permitem TEDs ilimitadas (Nubank, Banco Inter, PicPay etc), então dá pra você transitar o dinheiro por estas contas e transferir para outra que permita o saque.

Para exemplo: recebo meu salário no Nubank, que sequer tem agência física. Pago meus boletos no próprio aplicativo. Se precisar de dinheiro em espécie, transfiro para qualquer conta sem tarifa: para saques, por exemplo, uso a do Banco Inter, de onde saco dinheiro no banco 24h sem tarifa; ou da Caixa Econômica, que daí posso sacar no caixa eletrônico ou lotérica (sem tarifa se estiver dentro do limite mensal).

Um lembrete importante pra quem deseja se livrar dos bancos tradicionais: TEDs só são processadas em horário comercial, então a melhor dica é planejar com antecedência suas transferências, saques e pagamento de boletos.
    eder.lima
    eder.lima
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por eder.lima Sex Set 20, 2019 6:03 pm

androsvilazza escreveu:
    eder.lima escreveu:Colegas, perdoem-me a ignorância, mas quem mora em cidades do interior do nordeste, vale a pena migrar salario para cooperativa de crédito? Pergunto porque tenho dúvidas em relação aos saques e pagamentos de boletos...

Saques - Cooperativas de crédito compartilham a rede de caixas, então você normalmente pode sacar em qualquer agência da rede Sicoob, além dos tradicionais caixas 24h.
    Boletos - o ideal é que se pague os boletos via aplicativo/internet banking.

De todo modo, há várias instituições, hoje, que permitem TEDs ilimitadas (Nubank, Banco Inter, PicPay etc), então dá pra você transitar o dinheiro por estas contas e transferir para outra que permita o saque.

Para exemplo: recebo meu salário no Nubank, que sequer tem agência física. Pago meus boletos no próprio aplicativo. Se precisar de dinheiro em espécie, transfiro para qualquer conta sem tarifa: para saques, por exemplo, uso a do Banco Inter, de onde saco dinheiro no banco 24h sem tarifa; ou da Caixa Econômica, que daí posso sacar no caixa eletrônico ou lotérica (sem tarifa se estiver dentro do limite mensal).

Um lembrete importante pra quem deseja se livrar dos bancos tradicionais: TEDs só são processadas em horário comercial, então a melhor dica é planejar com antecedência suas transferências, saques e pagamento de boletos.

Valeu, colega. Como sempre, muito prestativo. like
    Hewlett
    Hewlett
    Novo Usuário

Empréstimo consignado - Portabilidade, redução de juros e/ou prazos Empty É hora

Mensagem por Hewlett Seg Set 23, 2019 1:12 pm

A grande maioria das contas e boletos você pode pagar em qualquer banco, até o vencimento.

Se você está numa cidade do interior do Nordeste, reconheço suas dificuldades, tanto para saque, quanto para pagamentos.

Há dias em que falta dinheiro nos caixas, especialmente na rede 24h.

Mas veja, o tópico trata de um interesse maior que é a organização das nossas finanças.

Planeje. Dá certo!

Eu sou/moro numa cidade do interior do Nordeste e me associei a uma cooperativa de crédito. Até agora só tive ganhos/vantagens.

Se alguém tiver notícia de queda nos juros dos consignados, avise-nos por aqui, fazendo um favor!!
    eder.lima
    eder.lima
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por eder.lima Seg Set 23, 2019 1:53 pm

Hewlett escreveu:

A grande maioria das contas e boletos você pode pagar em qualquer banco, até o vencimento.

Se você está numa cidade do interior do Nordeste, reconheço suas dificuldades, tanto para saque, quanto para pagamentos.

Há dias em que falta dinheiro nos caixas, especialmente na rede 24h.

Mas veja, o tópico trata de um interesse maior que é a organização das nossas finanças.

Planeje. Dá certo!

Eu sou/moro numa cidade do interior do Nordeste e me associei a uma cooperativa de crédito. Até agora só tive ganhos/vantagens.

Se alguém tiver notícia de queda nos juros dos consignados, avise-nos por aqui, fazendo um favor!!

Obrigado, colega. Vou pesquisar as opções e posto aqui eventuais novidades.
    Hewlett
    Hewlett
    Novo Usuário

Empréstimo consignado - Portabilidade, redução de juros e/ou prazos Empty Juros para compra de carro novo

Mensagem por Hewlett Qua Set 25, 2019 11:52 am

Fico intrigado com a sensação de que a taxa de juros de empréstimos consignados é a última a cair.

No banco que tenho conta, as taxas para carro novo já baixaram: tenho taxa de 0,84%, 1,09 até 1,21%.

Já a do consignado, nem se mexeu. Que coisa!!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui Out 21, 2021 8:56 pm