PCS JÁ

PCS JÁ

Novo PCS

ptralhasnopoder
    ptralhasnopoder
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 55

Novo PCS - Página 8 Empty Re: Novo PCS

Mensagem por ptralhasnopoder Qua 09 Jun 2021, 5:16 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 432

Mensagem por josebarbos Qua 09 Jun 2021, 5:56 pm

OJ_Leoqr escreveu:

Não pode confundir policiamento ostensivo¹ com polícia judiciária²:

1) PM e PRF botam a cara, mas tem suas exceções e o grau de risco depende muito da lotação.
    2) Polícia Civil tem lugar pra quem gosta de chutar porta e para quem curte mais burocracia. Eventualmente, quando ocorre operação para cumprimento de trocentos mandados de prisão, é que saem de trás da mesa. Polícia Federal kkkkkk só tem risco na fronteira e cidades comandadas por coronés. Policial de DelePrev e DeleFaz ter aposentadoria especial é uma piada de mal gosto.

Aposentadoria especial deveria ser concedida de acordo com o caso concreto. Deveria haver apenas uma contagem de tempo especial, tipo aquela do fator 1,4. A PMERJ é punk, mas  conheço gente que pouco foi pra rua e logo foi puxado para serviço interno, mediante currículo. Sem esquecer dos policiais ocupantes de cargo comissionado (às vezes nem isso), que são regularmente promovidos e serão aposentados de acordo com a lei de suas carreiras, mesmo sem ter exercido sua atividade fim. E o que dizer dos policiais legislativos?!?! Kkk

Enfim, basta ter a palavra  "polícia" no cargo. Bom para os colegas ex-agentes de segurança.

Apenas no campo das ideias, posto que a questão já foi debatida, creio que o caso concreto tem uma solução simples, que é a financeira.
    A aposentadoria especial deveria ser regida por um instrumento em separado, a servidores elegíveis, cabendo a cada um a opção do modelo.

Posto que há peculiaridades, o benefício de se aposentar mais cedo, decorrente do risco, também deveria ter um ônus, que poderia ser, até cumulativamente: uma alíquota mais alta, a contribuição integral mesmo quando inativo etc. Seria uma espécie de seguro, tipo plano de saúde ou seguro de vida, que ninguém quer pagar, mas estará amparado no caso da invalidez, morte ou sustento dos dependentes.

Quem faz serviço administrativo provavelmente consideraria o "seguro" como caro, não optaria. Já quem vai para as ruas e enfrenta de fato o risco...
    euvoltei
    euvoltei
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 189

Mensagem por euvoltei Qua 09 Jun 2021, 6:01 pm

josebarbos escreveu:
    ale1969 escreveu:
    euvoltei escreveu:Incorporadão já não é mais um "problema" para os reajustes.... ACORDEM

Boa parte das incorporações são Nutellas, (serão absorvidas)....

Outro contigente grande de incorporadão já aposentou......

Além dos muitos incorporadões que migraram pro TETO+BE com funpresp; que na prática mantém os reajustes das VPNIs na aposentadorias... portanto eles tem interesse em qualquer coisa que aumente o salário, pois isso aumentará a contribuição na ativa e para o Funpresp...

As VPNI só terão reajuste de fato se vier a revisão geral do serviço público inteiro por índice.... fato muito improvável.....

Perfeito!

Mesmo em se falando de VPNI decorrente de quintos, não é bem assim, e mesmo congelado ainda é um valor significativo, mas em se falando em incorporar, politicamente seria bom, porque o impacto seria baixo e todos se moveriam para pressionar por um reajuste maior para todos.
    Mas os inativos, principalmente, e parcela dos ativos ainda conta com anuênios e quinquênios, que causam uma grande discrepância, e foram beneficiados em PCS anteriores na medida em que o VB, que tradicionalmente era uma parcela menor, chegou a representar 2/3 da remuneração básica. Os últimos dois planos diminuíram isto, mas ainda longe do fator original de 2,85 implantado em 2000, no qual o VB representaria aproximadamente 1/4 da remuneração básica.

Não dizendo que um ou outro modelo estão certos ou errados, são critérios e precisam ser devidamente analisados e compreendidos, visando enriquecer a discussão. Um argumento favorável no sentido contrário a uma maior parcela de VB, sem excluir outras possibilidades, seria o possível receio de sua extinção, num determinado cenário fiscal desfavorável (se achamos que hoje é ruim, não digo que o final do governo FHC pode ser considerado melhor).

Em tese, vc tem razão.... Mas o percentual da GAJ explodiu... era de 50% a uns 10 anos atrás agora está 140%.......

Na prática qualquer trocado no VB já joga o percentual de reposição aumento lá pra cima por conta desses 140%.....

Além de confuso pra calcular o impacto, o aumento no VB mesmo pequeno já terá um impacto significativo no percentual final...

Proposital ou não, foi dado um nó cego, quase impossível de desatar nessa questão de VB....
    OJ_Leoqr
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 10

Mensagem por OJ_Leoqr Qua 09 Jun 2021, 6:19 pm

ptralhasnopoder escreveu:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

☝Fenajufe propondo recomposição mínima de 14,74%, com alteração da tabela de vencimentos ou da GAJ.

Prazo: 13/08/2021 = envio da proposta orçamentária
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Reputação : 564

Mensagem por Galizezin Qua 09 Jun 2021, 7:13 pm

opa, tabelasssss
    zé barbosa, por favor...

Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Qua 09 Jun 2021, 7:20 pm

tre-rj escreveu:Não estou desrespeitando ninguém que se aposentou, não estou querendo ganhar mais do que o aposentado, só igual, continuo com o desafio: me diga aqui qual o motivo de um aposentado ganhar mais?

Outra: ele deu o sangue por quantos anos? 30/35 , eu já tenho encomendado pelo menos 42 anos de doação de sangue ao serviço público, se houver nova reforma, 47 anos.

Galizezin escreveu:
    tre-rj escreveu:É justo um técnico C13 ganhar R$20.000 e outro R$12.000? Se vc achar justo me explique aqui e não acharei falso o argumento de farinha pouca meu pirão primeiro.
    E antes que esqueça, isto não é hipótese, conheço caso real. Gente que entrou pela janela e não tem nem primeiro grau, no tempo em que se amarrava cachorro com linguiça. Gente que quando se aposentou queria receber o FGTS, pra ver o  nível...

Galizezin escreveu:farinha pouca meu pirão primeiro vale até mesmo entre servidores, quem diria...

essa é a tua ótica, de olhar sempre para frente, desrespeitando o passado, como se quem se aposentou não tivesse dado o sangue pelas instituições. eu não possuo nenhuma incorporação, mas sou do tempo que concurso convocava a conta gotas, e o trabalho era dobrado, pouco informatizado, além do salário, de coitado. sim, farinha pouca meu pirão primeiro continua ressoando.

e se passar a pec da reforma do borso e do tio guedes - fim da estabilidade - poderá ser até demitido por ser velho demais, tal qual faz a iniciativa privada com o pessoal de meia idade.

Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Qua 09 Jun 2021, 7:21 pm

josebarbos escreveu:
    OJ_Leoqr escreveu:

Não pode confundir policiamento ostensivo¹ com polícia judiciária²:

1) PM e PRF botam a cara, mas tem suas exceções e o grau de risco depende muito da lotação.
    2) Polícia Civil tem lugar pra quem gosta de chutar porta e para quem curte mais burocracia. Eventualmente, quando ocorre operação para cumprimento de trocentos mandados de prisão, é que saem de trás da mesa. Polícia Federal kkkkkk só tem risco na fronteira e cidades comandadas por coronés. Policial de DelePrev e DeleFaz ter aposentadoria especial é uma piada de mal gosto.

Aposentadoria especial deveria ser concedida de acordo com o caso concreto. Deveria haver apenas uma contagem de tempo especial, tipo aquela do fator 1,4. A PMERJ é punk, mas  conheço gente que pouco foi pra rua e logo foi puxado para serviço interno, mediante currículo. Sem esquecer dos policiais ocupantes de cargo comissionado (às vezes nem isso), que são regularmente promovidos e serão aposentados de acordo com a lei de suas carreiras, mesmo sem ter exercido sua atividade fim. E o que dizer dos policiais legislativos?!?! Kkk

Enfim, basta ter a palavra  "polícia" no cargo. Bom para os colegas ex-agentes de segurança.

Apenas no campo das ideias, posto que a questão já foi debatida, creio que o caso concreto tem uma solução simples, que é a financeira.
    A aposentadoria especial deveria ser regida por um instrumento em separado, a servidores elegíveis, cabendo a cada um a opção do modelo.

Posto que há peculiaridades, o benefício de se aposentar mais cedo, decorrente do risco, também deveria ter um ônus, que poderia ser, até cumulativamente: uma alíquota mais alta, a contribuição integral mesmo quando inativo etc. Seria uma espécie de seguro, tipo plano de saúde ou seguro de vida, que ninguém quer pagar, mas estará amparado no caso da invalidez, morte ou sustento dos dependentes.

Quem faz serviço administrativo provavelmente consideraria o "seguro" como caro, não optaria. Já quem vai para as ruas e enfrenta de fato o risco...

se tiver que falar em justiça, é bem por aí.

Novo Usuário

Reputação : 0

Mensagem por williamhassler Qua 09 Jun 2021, 7:49 pm

Proposta FENAJUFE
    14,74% reposição da inflação entre janeiro de 2019/2021.
    Rengaw
    Rengaw
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 43

Mensagem por Rengaw Qua 09 Jun 2021, 8:11 pm

Galizezin escreveu:opa, tabelasssss
    zé barbosa, por favor...

Ué.....você não estava cético com relação a aumento para categoria?? Mudou de ideia muito rápido kkkkkkkkkkkkkkk :trollface: :trollface:
    Judiciário
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 24

Mensagem por Judiciário Qua 09 Jun 2021, 8:24 pm

Rengaw escreveu:
    zé barbosa, por favor...

Ué.....você não estava cético com relação a aumento para categoria?? Mudou de ideia muito rápido kkkkkkkkkkkkkkk :trollface: :trollface:

Esse índice proposto, pois ainda não foi acertado com o dono do cofre, incide na rubrica de pessoal do PJU. Caso seja atribuído totalmente na GAJ, o percentual praticamente dobra.
    Rengaw
    Rengaw
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Rengaw Qua 09 Jun 2021, 8:27 pm

Judiciário escreveu:
    Rengaw escreveu:
    zé barbosa, por favor...

Esse índice proposto, pois ainda não foi acertado com o dono do cofre, incide na rubrica de pessoal do PJU. Caso seja atribuído totalmente na GAJ, o percentual praticamente dobra.

A esperança é o que nos resta meus amigos....

lol2 lol2 lol2 lol2 lol2
    tre-rj
    tre-rj
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 108

Mensagem por tre-rj Qua 09 Jun 2021, 8:42 pm

E o que tem a ver com nosso assunto da justeza ou não de aposentado ganhar mais que os demais.

Galizezin escreveu:
    tre-rj escreveu:Não estou desrespeitando ninguém que se aposentou, não estou querendo ganhar mais do que o aposentado, só igual, continuo com o desafio: me diga aqui qual o motivo de um aposentado ganhar mais?

Outra: ele deu o sangue por quantos anos? 30/35 , eu já tenho encomendado pelo menos 42 anos de doação de sangue ao serviço público, se houver nova reforma, 47 anos.

Galizezin escreveu:
    tre-rj escreveu:É justo um técnico C13 ganhar R$20.000 e outro R$12.000? Se vc achar justo me explique aqui e não acharei falso o argumento de farinha pouca meu pirão primeiro.
    E antes que esqueça, isto não é hipótese, conheço caso real. Gente que entrou pela janela e não tem nem primeiro grau, no tempo em que se amarrava cachorro com linguiça. Gente que quando se aposentou queria receber o FGTS, pra ver o  nível...

essa é a tua ótica, de olhar sempre para frente, desrespeitando o passado, como se quem se aposentou não tivesse dado o sangue pelas instituições. eu não possuo nenhuma incorporação, mas sou do tempo que concurso convocava a conta gotas, e o trabalho era dobrado, pouco informatizado, além do salário, de coitado. sim, farinha pouca meu pirão primeiro continua ressoando.

e se passar a pec da reforma do borso e do tio guedes - fim da estabilidade - poderá ser até demitido por ser velho demais, tal qual faz a iniciativa privada com o pessoal de meia idade.
    OJ_Leoqr
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 10

Mensagem por OJ_Leoqr Qua 09 Jun 2021, 9:32 pm

Judiciário escreveu:
    Rengaw escreveu:
    zé barbosa, por favor...

Queeee?!?!? 🤯

Achei que fosse 14,74% sobre a soma Vencimento+GAJ 🤔
    joaobeluci
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 8

Mensagem por joaobeluci Qua 09 Jun 2021, 9:40 pm

Toda negociação com o executivo é sobre o aumento do percentual / fatia do orçamento destinado ao custo de pessoal, agora como esta grana será usada quem decide é a cupula do PJU com palpites do sindicato. Estou certo??

Tomara que vingue algo, amargar mais 2 anos sem recomposicao seria triste!
    servidor.tre
    servidor.tre
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 36

Mensagem por servidor.tre Qua 09 Jun 2021, 9:59 pm

joaobeluci escreveu:Toda negociação com o executivo é sobre o aumento do percentual / fatia do orçamento destinado ao custo de pessoal, agora como esta grana será usada quem decide é a cupula do PJU com palpites do sindicato. Estou certo??

Tomara que vingue algo, amargar mais 2 anos sem recomposicao seria triste!

Tomara que saia alguma coisa mesmo ... Está tudo aumentando, menos o salário...
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Qua 09 Jun 2021, 10:20 pm

euvoltei escreveu:

Em tese, vc tem razão.... Mas o percentual da GAJ explodiu... era de 50% a uns 10 anos atrás agora está 140%.......

Na prática qualquer trocado no VB já joga o percentual de reposição aumento lá pra cima por conta desses 140%.....

Além de confuso pra calcular o impacto, o aumento no VB mesmo pequeno já terá um impacto significativo no percentual final...

Proposital ou não, foi dado um nó cego, quase impossível de desatar nessa questão de VB....

GAMPU de 140% é menos da metade do que já foi um dia. Sobre a GAJ, com precisão, não saberia informar, foi-se o tempo que sabia estas leis de cor e salteado.
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Qua 09 Jun 2021, 10:23 pm

Judiciário escreveu:
    Rengaw escreveu:
    zé barbosa, por favor...

Pessoal que é do judiciário, posto que o MPU está, momentaneamente, impedido até de dar progressão a servidores: foi feito algum estudo sobre a possibilidade disto e da adequação ao teto de gastos? É um percentual possível, mesmo considerando que não haja nada para a magistratura?
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Qua 09 Jun 2021, 10:27 pm

Rengaw escreveu:
    zé barbosa, por favor...

sim, wagner, estou de joelho no milho te pedindo perdão memelol memelol

Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Qua 09 Jun 2021, 10:35 pm

não sei como alguém consegue enxergar bondade em posto ipiranga e acreditar que ele pretende deixar passar aumento para servidor público.

Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por ptralhasnopoder Qua 09 Jun 2021, 10:50 pm

Tabelas Baralhooooo
    tre-rj
    tre-rj
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por tre-rj Qui 10 Jun 2021, 7:11 am

Ninguém está enxergando bondade. Apenas interesse eleiroreiro.
    Passada a eleição serão mais 3 anos de congelamento

Galizezin escreveu:não sei como alguém consegue enxergar bondade em posto ipiranga e acreditar que ele pretende deixar passar aumento para servidor público.

tre-rj
    tre-rj
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por tre-rj Qui 10 Jun 2021, 10:34 am

Isso teria que caber no mandato do Fux pois há vedação a aumento que extrapole o mandato do chefe do poder.
    Mais fácil ser 7% no bolo orçamentário ampliado na Gaj
    Judiciário escreveu:
    Rengaw escreveu:
    zé barbosa, por favor...

Chuck Coleman
    Chuck Coleman
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 110

Mensagem por Chuck Coleman Qui 10 Jun 2021, 12:36 pm

Sou a favor de uma vaquinha pra pagar as tabelas do José Barbosa!!!
    Ele merece!!!

TABELAS???

lol2 lol2 lol2 lol2 lol2
    Rengaw
    Rengaw
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Rengaw Qui 10 Jun 2021, 1:02 pm

Chuck Coleman escreveu:Sou a favor de uma vaquinha pra pagar as tabelas do José Barbosa!!!
    Ele merece!!!

TABELAS???

lol2 lol2 lol2 lol2 lol2
    like like
    ptralhasnopoder
    ptralhasnopoder
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por ptralhasnopoder Qui 10 Jun 2021, 2:03 pm

Só não entendi pq a FENAJUFE disse que era 2019, 2020 e 2021 sem reposição. A verdade é que o reajuste do VAMPIRÃO MICHEL TEMER foi parcelado, até 2019. Portanto, deveria ter entrado nessa conta os anos de 2p17 e 2018. Além de que teria que pedir também além da reposição um aumento real. O que acham??
    Rengaw
    Rengaw
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem por Rengaw Qui 10 Jun 2021, 3:25 pm

ptralhasnopoder escreveu:Só não entendi pq a FENAJUFE disse que era 2019, 2020 e 2021 sem reposição.  A verdade é que o reajuste do VAMPIRÃO MICHEL TEMER foi parcelado, até 2019. Portanto, deveria ter entrado nessa conta os anos de 2p17 e 2018. Além de que teria que pedir também além da reposição um aumento real. O que acham??

Meu amigo, concordo com vc, mas do jeito que a categoria está chamando urubu de meu louro.....acho pouco provável que irão comprar essa briga. Se conseguir esses 14% já será um SR  MILAGRE!!! like
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Qui 10 Jun 2021, 5:05 pm

tre-rj escreveu:Ninguém está enxergando bondade.  Apenas  interesse eleiroreiro.

Galizezin escreveu:não sei como alguém consegue enxergar bondade em posto ipiranga e acreditar que ele pretende deixar passar aumento para servidor público.

não é fácil lidar com a ingenuidade das pessoas.
    acaso recebemos aumento de outra forma? o que estou tentando esclarecer aqui é que ESTE GOVERNO, especificamente, deseja DESTRUIR O SERVIÇO PÚBLICO. continuem dormindo...

Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por tre-rj Qui 10 Jun 2021, 6:19 pm

E o que fazer? Recusar o possível aumento. Lembre-se: estamos discutindo um possível aumento para o ano que vem - o que fazemos neste fórum há 11 anos.

Ninguém (ou quase ninguém) está discutindo apoio ou pedindo voto aqui pro Bolsonaro

Galizezin escreveu:
    tre-rj escreveu:Ninguém está enxergando bondade.  Apenas  interesse eleiroreiro.

não é fácil lidar com a ingenuidade das pessoas.
    acaso recebemos aumento de outra forma? o que estou tentando esclarecer aqui é que ESTE GOVERNO, especificamente, deseja DESTRUIR O SERVIÇO PÚBLICO. continuem dormindo...
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Qui 10 Jun 2021, 7:02 pm

sim, sim, sim, não tiro a tua razão. exatamente, o fórum sempre discutiu aumento, mas creio que uma pauta que está ACIMA de qualquer aumento é a pec do fim da estabilidade. a respeito disso, sindicatos e associações deveriam estar trabalhando exaustivamente, inclusive com campanhas pagas (propaganda) nos veículos de comunicação, a fim de esclarecer a população que a medida visa destruir o pouco do serviço público que ainda presta. fim da estabilidade não, que se aprove/regulamente a demissão por insuficiência de desempenho.

Usuário Especial
    Usuário Especial

Cargo : ANALISTA
    Reputação : 210

Mensagem por anuvenzinha Qui 10 Jun 2021, 10:47 pm

Ah...mas há bondade no embusteiro pros milicos,  poliça e miliciano q inclusive a família visita na cadeia.... e não falta farinha pro cartão dele e pros praças....  À propósito me lembrei do comentário da colega qdo eu vi a matéria da grávida baleada aqui no RJ e a quantidade de carros parados na porta da delegacia pra lá de 30: não é só no DF q não se vê policiamento ostensivo, inclusive qto a pouco trabalho sabemos mto bem que há Tribunal, inclusive coladinho ao meu Centro/RJ, q quase sempre tá vazio e na época  q há movimento, raridade, botam o povo todo na rua do lado de fora e não falta converser lá dentro ou na padaria ao lado...!
    "Só não entendi pq a FENAJUFE disse que era 2019, 2020 e 2021 sem reposição. A verdade é que o reajuste do VAMPIRÃO MICHEL TEMER foi parcelado, até 2019. Portanto, deveria ter entrado nessa conta os anos de 2p17 e 2018. Além de que teria que pedir também além da reposição um aumento real. O que acham??"
    R: Já estaria satisfeita se eles pedissem somente a reposição pelo IGP-M dos 12 meses: acumulado é de 14,39% no ano e de 37,04% nos últimos 12 meses.

Em um novo aceno para sua base eleitoral entre os policiais, Jair Bolsonaro planeja lançar um programa de financiamento imobiliário subsidiado voltado para agentes de segurança, informa a Folha.

Segundo fontes ouvidas pelo jornal paulistano, a ideia é que a Caixa Econômica Federal ofereça uma linha de crédito para que PMs e bombeiros possam comprar casa própria —o principal alvo são os agentes de segurança de baixa patente.

Estuda-se ainda, diz a Folha, a ampliação para outras categorias da área de segurança e a participação de mais instituições financeiras. Não foi definido o valor para o programa, que deve oferecer taxas de juros subsidiadas.

O próprio Bolsonaro, em conversa com apoiadores nesta quinta (10), anunciou que lançaria uma ação voltada para policiais. “O Pedro Guimarães realmente é uma administração fantástica na Caixa. [Ele] tá para lançar —vou falar só um pouquinho aqui—​ para o pessoal da segurança pública.”

Nova ação da Anajustra pra entrar até final do mês!

Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Sex 11 Jun 2021, 8:45 am

não podemos esquecer que o momento é de incertezas. estamos dentro de uma pandemia que não tem data para acabar. o alcance é mundial, não é local. melhor seria focar na manutenção de direitos a queimar o filme com a sociedade pedindo aumento ou reposição. na iniciativa privada muita gente teve o salário reduzido, uma parte bancada pelo governo, e sei de muitos que tiveram o salário reduzido e ainda não retornaram sequer ao valor anterior, quanto mais pedir aumento ao patrão.

Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 495

Mensagem por androsvilazza Sex 11 Jun 2021, 10:46 am

Galizezin escreveu:não podemos esquecer que o momento é de incertezas. estamos dentro de uma pandemia que não tem data para acabar. o alcance é mundial, não é local. melhor seria focar na manutenção de direitos a queimar o filme com a sociedade pedindo aumento ou reposição. na iniciativa privada muita gente teve o salário reduzido, uma parte bancada pelo governo, e sei de muitos que tiveram o salário reduzido e ainda não retornaram sequer ao valor anterior, quanto mais pedir aumento ao patrão.

Acho que vale a pena investir nas duas frentes "de batalha", até porque uma envolve a cúpula do Poder Judiciário (convencer a enviar um PL prevendo reajuste), e outra envolve o Legislativo (tentar barrar a reforma administrativa), ou seja, são batalhas independentes entre si. Se não ganhar uma, pelo menos há a chance de levar a outra. Por outro lado, se abandonarmos o pleito do reajuste concentrando esforços na reforma administrativa, e a reforma passar (ou for rejeitada/engavetada) independentemente dos esforços para contê-la, há o risco de, no próximo ano (ano eleitoral, frise-se), o Executivo enviar PLs prevendo reajustes apenas para suas carreiras, o Legislativo também aprovar algo em ritmo acelerado (para eles é "fácil", quando o Executivo também concede reajuste), e nós ficarmos - novamente - a ver navios.

Em outra hipótese, uma das propostas (combate à reforma administrativa ou concessão de reajuste) fica servindo de "boi de piranha" na negociação, permitindo sucesso em pelo menos uma das frentes. É o velho ditado: "ceder os aneis pra manter os dedos", atualizado com uma adição: "ou perder os dedos mas manter os aneis". Sei que os dedos (para alguns, a estabilidade; para outros, o reajuste) são mais importantes que os aneis, mas se vamos perdê-los, é melhor garantir alguma coisa.
    androsvilazza
    androsvilazza
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 495

Mensagem por androsvilazza Sex 11 Jun 2021, 11:09 am

Quanto a estarmos queimados com a população, isso não vai mudar no curto prazo, e talvez nunca mude. O povo já internalizou o imaginário de "servidor público marajá", as generalizações são muito comuns, e qualquer notícia de privilégio (férias de 60 dias para procuradores e magistrados, reajuste para militares durante a reforma da previdência/pandemia, salários acima do teto constitucional, lagosta no STF ou picanha e cerveja nos quarteis etc.) sempre respinga nos barnabés como nós.

Aposto que, se todos os milhares de servidores do PJU/MPU assinassem um documento abrindo mão de 25% dos seus salários enquanto durasse a pandemia, o presidente ia aproveitar essa folga orçamentária pra conceder algum privilégio novo pras carreiras militares e de segurança, e o noticiário ia exibir apenas "servidores públicos (assim mesmo, no geral) obtêm novo privilégio a despeito da pandemia", convenientemente "esquecendo" de citar nosso gesto benevolente (ou citando, mas em uma nota de rodapé devidamente ignorada pelos leitores).

Com relação ao reajuste, especificamente, o fato de 2022 ser um ano eleitoral é crucial. Se não houver clima para reajuste, o Judiciário provavelmente nem enviará um PL, e se o fizer ele será engavetado (com relação à "opinião pública", é só mais um flato para quem já está borrado). Por outro lado, se houver clima para reajuste, estando em fim de mandato os parlamentares certamente aprovarão um reajuste nos subsídios dos Ministros do STF, o que impactará os vencimentos dos próprios parlamentares a partir de 2023. Se perdermos essa leva de reajustes, a opinião pública já terá recebido (indignada ou não) a notícia de que "o Judiciário recebeu um aumento de x%", e aí é que não teremos chance de receber novo reajuste tão cedo. E sempre é bom lembrar que, para aumentar o teto do STF, o PL tem duas páginas e tramitação relâmpago, enquanto um PL para os servidores leva meses construindo, tabelas e mais tabelas de "impacto orçamentário", dezenas de sessões nas comissões do Congresso etc.

Então pelo menos o primeiro passo, que envolve discussão interna (convencer a cúpula do Judiciário e iniciar a construção do projeto de reajuste e/ou alterações na carreira), já deveria começar a ser tomado.
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Sex 11 Jun 2021, 11:25 am

como frisou o zé barbosa, mpu sequer está pagando progressão funcional. acho que o pessoal esqueceu que estamos sob a pec do temer, de congelamento de gastos. somado a isso temos a economia, em situação duvidosa em função da pandemia. ano passado foram mais de 700 bi de déficit. lembro ainda que os últimos governos encaminharam proposta de recomposição salarial no contrapé do ano eleitoral. portanto, o sangue precisa ser bombeado para a pec que visa retirar a estabilidade.

Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 151

Mensagem por ale1969 Sex 11 Jun 2021, 11:59 am

tre-rj escreveu:E o que tem a ver com nosso assunto  da justeza ou não de aposentado ganhar mais que os demais.

Galizezin escreveu:

Galizezin escreveu:

A questão dos aposentados retoma o debate da Reforma da Previdência(PEC 103). Ora, quando o trabalhador exerceu seu ofício a regra era uma(paridade e integralidade, por exemplo) e sua força laborativa não pode ser reposta. Mudanças de regras, sem respeitar o passado é injusto, haja vista que não há como retroceder no tempo, ainda. Hoje há uma gama de opções(regras de aposentadoria) concorrentes, eu tenho três vigentes.

A situação dos que ingressaram na década passada é muito favorável, diria até melhor que os da integralidade/paridade. Pagam menos, podem reservar por 30 anos um valor absurdamente maior que os da década de 1990, por exemplo. Pensem nisso!
    tre-rj
    tre-rj
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Novo PCS - Página 8 Empty refo

Mensagem por tre-rj Sex 11 Jun 2021, 1:04 pm

Vc falou em paridade mas me diga uma coisa: um servidor aposentado/incorporado ganha, no geral,  mais do que um ativo/liso, aonde está a paridade aí?

Ninguém aqui está querendo desrespeitar o passado? eles têm direito adquirido as vpnis? fiquem com elas. Mas os aposentados/incorporados também devem deixar que os novatos ou lisos ganhem alguma coisa-para se aproximarem da PARIDADE de fato e não de discurso, porém  basta ver que eles não querem isso quando se fala em GD ou aumento dos níveis para os atuais servidores da ativa (lembrando que , sobre este aspecto, conforme o AndrosVillaza já falou, não há ilegalidade alguma nem  direito adquirido algum a receberem progressões estando aposentados.). Digo isto não pq quero simplesmente ganhar a mais que os colegas aposentados/incorporados, quero apenas ganhar o mesmo e, em um bolo orçamentário pequeno, ou se faz isso ou o percentual vai ser aproximar muito do zero, morrendo nós e eles abraçados nesta tábua de salvação chamada "paridade"

Sobre outro aspecto da tua fala, discordo respeitosamente mais uma vez de vc: a situação da maioria dos aposentados de hoje é melhor que a nossa em vários aspectos: Trabalharam menos, contribuíram menos (até 1994 a alíquota de previdência era de 6%) e pelas reformas atuais e vindouras, vão usufruir muito mais tempo da aposentadoria do que nós que ainda laboramos.
    ale1969 escreveu:
    tre-rj escreveu:E o que tem a ver com nosso assunto  da justeza ou não de aposentado ganhar mais que os demais.

Galizezin escreveu:

A questão dos aposentados retoma o debate da Reforma da Previdência(PEC 103). Ora, quando o trabalhador exerceu seu ofício a regra era uma(paridade e integralidade, por exemplo) e sua força laborativa não pode ser reposta. Mudanças de regras, sem respeitar o passado é injusto, haja vista que não há como retroceder no tempo, ainda. Hoje há uma gama de opções(regras de aposentadoria) concorrentes, eu tenho três vigentes.

A situação dos que ingressaram na década passada é muito favorável, diria até melhor que os da integralidade/paridade. Pagam menos, podem reservar por 30 anos um valor absurdamente maior que os da década de 1990, por exemplo. Pensem nisso!
    lobodosmares
    lobodosmares
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 32

Mensagem por lobodosmares Sex 11 Jun 2021, 4:28 pm

DUVIDO E O DÓ que o governo aceitaria algo disso. Imagino que será NO MAXIMO DO MÁXIMO 5%.
    Nelleus-DF
    Nelleus-DF
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 15

Mensagem por Nelleus-DF Sex 11 Jun 2021, 4:43 pm

Galizezin escreveu:como frisou o zé barbosa, mpu sequer está pagando progressão funcional. acho que o pessoal esqueceu que estamos sob a pec do temer, de congelamento de gastos. somado a isso temos a economia, em situação duvidosa em função da pandemia. ano passado foram mais de 700 bi de déficit. lembro ainda que os últimos governos encaminharam proposta de recomposição salarial no contrapé do ano eleitoral. portanto, o sangue precisa ser bombeado para a pec que visa retirar a estabilidade.

Olhei no Hórus e atualizaram minha progressão de C9 para C10. Espero que não tenha sido erro do estagiário! What a Face
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Sex 11 Jun 2021, 5:08 pm

Nelleus-DF escreveu:
    Galizezin escreveu:como frisou o zé barbosa, mpu sequer está pagando progressão funcional. acho que o pessoal esqueceu que estamos sob a pec do temer, de congelamento de gastos. somado a isso temos a economia, em situação duvidosa em função da pandemia. ano passado foram mais de 700 bi de déficit. lembro ainda que os últimos governos encaminharam proposta de recomposição salarial no contrapé do ano eleitoral. portanto, o sangue precisa ser bombeado para a pec que visa retirar a estabilidade.

Olhei no Hórus e atualizaram minha progressão de C9 para C10. Espero que não tenha sido erro do estagiário! What a Face

Para fins da LRF, a Receita Corrente Líquida (RCL) é atualizada quadrimestralmente. Então, alguma mudança neste sentido somente poderia ocorrer em agosto.

Nesta discussão, lembro de algum comentário sobre a PGR ter encaminhado um questionamento formal, dado o cenário excepcional. Ou veio algum tipo de autorização, ou pode se tratar de uma atualização da situação, sem ainda produzir efeitos financeiros.
    O que achei a este respeito, de março (então já passado), é o Acórdão 434/2021 - Plenário, no qual em consulta, o TCU recomenda que o MPU se abstenha de realizar progressões funcionais até julgamento definitivo.

Sobre o cenário atual, o indicador prevê que a RCL encerre o ano entre 810 a 820 bilhões. Seria o suficiente para o MPU se enquadrar no limite prudencial, mas batendo na trave (estamos falando de menos de 1% de crescimento vegetativo da folha). E se for assim mesmo, ainda assim, a concessão somente poderia ser feita em 2022. E aí vira restos a pagar, que é um problema sério.

Entretanto, após alcançar o fundo do poço em dezembro/2020, houve rápida recuperação da RCL (também pela inflação como alguma retomada da economia). O último dado disponível é exatamente o do fechamento do quadrimestre (abril/2021), de forma que não dá para traçar qualquer outro cenário. Mas a forma possível de se conceder as progressões seria mediante rápida evolução da RCL até agosto.

Na falta de novos dados, não dá nem para contar com a progressão neste ano (quem ainda as tem).
    Falar em reajuste, então... Ainda que mínimo, só se fosse mediante revisão geral do funcionalismo. Algo que não ocorreu nem na era do PT (salvo 2003, e que foi de 1%), que o diga com um desvinculador.
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Sex 11 Jun 2021, 7:05 pm

perfeito, josebarbosa.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 28 Set 2021, 2:03 am