PCS JÁ

PCS JÁ

Abertura do Fórum

Admin
    Admin
    Super Administrador
    Super Administrador

Cargo : Analista Judiciário
    Reputação : 147

Abertura do Fórum Empty Abertura do Fórum

Mensagem por Admin Seg 14 Jan 2013, 10:11 am

Prezados Colegas,

Estamos abrindo o Fórum para este ano de 2013.

Durante o mês vocês perceberão alterações em seu leiaute, de acordo com a visitação e as postagens, além da parte estética.

Isso porque estaremos nos adequando aos novos assuntos que virão.

Abraço.
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Reputação : 565

Abertura do Fórum Empty Re: Abertura do Fórum

Mensagem por Galizezin Seg 14 Jan 2013, 3:57 pm

Parabéns, Mauricio!

O fórum não poderia fechar, de jeito algum, já que a merreca concedida foi, na verdade, o primeiro tiro para matar o judiciário e o mpu.

Estamos amarrados até 2016, no mínimo.

Só uma postura radical de nossas lideranças para reverter essa situação.

Usuário Especial
    Usuário Especial

Cargo : analista judiciário
    Reputação : 30

Mensagem por sergio caldas Seg 14 Jan 2013, 5:52 pm

Antes de mais nada, quero desejar um feliz ano novo a todos os colegas. Agradeço ao Maurício por continuar, heroicamente, à frente do fórum. Os proplemas na carreira, amigos, são inúmeros, lutamos contra um gigante, eu diria um monstro, que não tem qualquer sensibilidade com os pequenos. Depois de anos sem qualquer reajuste salarial, nos defrontamos com a possibilidade de nada receber em janeiro, sob o argumento de que o Congresso ainda não votou o orçamento. Digo, não é possibilidade, é certeza. Muitos tribunais já estavam rodando a folha de pagamento, quando veio a contra-ordem,fria,implacável, como a mão de de um oficial nazista que aponta para a cabeça de uma criança com uma pistola. Desejo coragem e saúde a todos, vamos precisar.
    corleone
    corleone
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 84

Mensagem por corleone Seg 14 Jan 2013, 8:28 pm

O fórum é eterno. Assunto sobre a carreira é que não falta. 2015 está aí. Esta ferramenta é fundamental.
    me respeite
    me respeite
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 0

Mensagem por me respeite Seg 14 Jan 2013, 8:55 pm

dois pleitos da categoria para este ano, afora o tão sonhado subsídio:

-redução de carga horária
    - permissão pra advogar

Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado Seg 14 Jan 2013, 9:04 pm

Galizezin escreveu:Parabéns, Mauricio!

O fórum não poderia fechar, de jeito algum, já que a merreca concedida foi, na verdade, o primeiro tiro para matar o judiciário e o mpu.

Primeiramente há de se perguntar quem são as "nossas lideranças". Se forem aqueles incorporados do sindicatos que estavam sindo no site depois de concedida a GAJ-esmola podemos perder as esperanças.
    A maioria ali não sabe a diferença entre uma oxítona e uma paroxítona, o que dirá lutar pela categoria.

Com todo respeito ao colega, chegamos num ponto onde só uma alternativa, como a permissão de advogar, já ventilada por um colega, poderia amenizar a revolta da maioria.

Mas aí, entra também na briga a OAB, pois os "adêvogados" vão perder clientes à rodo.

Se fosse uma partida de xadrez, nossa situação poderia ser chamada de xeque-duplo. Ou seja, sindicato e governo ferrando a categoria.

Sei que não é desejável começar o ano com esse tipo de postagem, dando uma impressão negativa. Mas diante de tudo o que passamos e a contar pela má índole desses nosso "representantes", tenho certeza que não podemos esperar grande coisa mesmo após 2016. Vão querer aumentar a gaj de 90% para 150%, pra manter as incorporações e assim a cada três ou quatro anos, até um dia que a GAJ vai chegar a 2000%.

Vergonha.
    sergio caldas
    sergio caldas
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por sergio caldas Ter 15 Jan 2013, 6:31 am

Ontem fui dormir triste, deprimido, cheguei a arrumar minhas malas e ameacei ir embora de casa. Hoje, resolvi abraçar minha mulher, pedi perdão a ela, a beijei e ajoelhei nos seus pés. Sou funcionário do judiciário, ontem, amaldiçoei o dia em que prestei concurso, hoje, resolvi seguir em frente, amar minha profissão e ter orgulho da carreira.
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Ter 15 Jan 2013, 6:33 am

PaladinoRS escreveu:
    Galizezin escreveu:Parabéns, Mauricio!

Primeiramente há de se perguntar quem são as "nossas lideranças". Se forem aqueles incorporados do sindicatos que estavam sindo no site depois de concedida a GAJ-esmola podemos perder as esperanças.
    A maioria ali não sabe a diferença entre uma oxítona e uma paroxítona, o que dirá lutar pela categoria.

Com todo respeito ao colega, chegamos num ponto onde só uma alternativa, como a permissão de advogar, já ventilada por um colega, poderia amenizar a revolta da maioria.

Mas aí, entra também na briga a OAB, pois os "adêvogados" vão perder clientes à rodo.

Se fosse uma partida de xadrez, nossa situação poderia ser chamada de xeque-duplo. Ou seja, sindicato e governo ferrando a categoria.

Sei que não é desejável começar o ano com esse tipo de postagem, dando uma impressão negativa. Mas diante de tudo o que passamos e a contar pela má índole desses nosso "representantes", tenho certeza que não podemos esperar grande coisa mesmo após 2016. Vão querer aumentar a gaj de 90% para 150%, pra manter as incorporações e assim a cada três ou quatro anos, até um dia que a GAJ vai chegar a 2000%.

Vergonha.

Somente um salário justo poderia coibir o exercício da advocacia pelos servidores. Mas, vejam os senhores que até mesmo a OAB é contrária ao exercício desse direito. E, já que a PGR mencionou que a aprovação do PL da esmola não afetaria a tramitação do 2199, então vamos cobrar ações nesse sentido: andamento urgente à implantação do subsídio.
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Ter 15 Jan 2013, 6:36 am

sergio caldas escreveu:Ontem fui dormir triste, deprimido, cheguei a arrumar minhas malas e ameacei ir embora de casa. Hoje, resolvi abraçar minha mulher, pedi perdão a ela, a beijei e ajoelhei nos seus pés. Sou funcionário do judiciário, ontem, amaldiçoei o dia em que prestei concurso, hoje, resolvi seguir em frente, amar minha profissão e ter orgulho da carreira.

Indignado sim, amargurado não! Nós somos privilegiados: trabalhamos pela justiça, para o povo brasileiro. Continue de cabeça erguida. Disse Jesus: Nem só de pão viverá o homem!
    Najla
    Najla
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 50

Mensagem por Najla Ter 15 Jan 2013, 10:31 am

sergio caldas escreveu:Antes de mais nada, quero desejar um feliz ano novo a todos os colegas. Agradeço ao Maurício por continuar, heroicamente, à frente do fórum. Os proplemas na carreira, amigos, são inúmeros, lutamos contra um gigante, eu diria um monstro, que não tem qualquer sensibilidade com os pequenos. Depois de anos sem qualquer reajuste salarial, nos defrontamos com a possibilidade de nada receber em janeiro, sob o argumento de que o Congresso ainda não votou o orçamento. Digo, não é possibilidade, é certeza. Muitos tribunais já estavam rodando a folha de pagamento, quando veio a contra-ordem,fria,implacável, como a mão de de um oficial nazista que aponta para a cabeça de uma criança com uma pistola. Desejo coragem e saúde a todos, vamos precisar.

Sérgio e demais colegas,

Um ótimo ano para todos nós.
    Sem amarguras e com alegria, dinheiro não é tudo na vida, não é nem o mais importante. Em tempos de crise, o desafio é sermos equilibrados e continuarmos buscando caminhos melhores, olhando sempre em frente, não é?

Usuário VIP
    Usuário VIP

Cargo : AJAAECJE
    Reputação : 76

Mensagem por camirecas Ter 15 Jan 2013, 12:25 pm

Olá companheiros,

Passei um período de férias. Estou retornando e desejo a todos um feliz ano novo e uma ano de muitas lutas. Digo, pela nossa carreira. Independentemente de sair ou não, se for fazer algo, faça sempre o seu melhor!!
    A luta continua!!!
    camirecas
    camirecas
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por camirecas Ter 15 Jan 2013, 1:24 pm

2013: coragem para se renovar

Leonardo Boff

Há mais de quinze anos publiquei no Jornal do Brasil, hoje existindo apenas pela internet online, um artigo com o título “Rejuvenescer como águias”. Relendo aquelas reflexões me dei conta de como elas são ainda atuais e adequadas aos tempos maus sob os quais vivemos e sofremos. Retomo-as para alimentar nossa esperança enfraquecida pelas ameaças que pesam sobre a Terra e a Humanidade. Se não nos agarrarmos a alguma esperança, perdemos o horizonte de futuro e corremos o risco de nos entregarmos ao desamparo imobilizador ou à resignação estéril.

Neste contexto lembrei-me de um mito da antiga cultura mediterrânea sobre o rejuvenescimento das águias.

De tempos em tempos, reza o mito, a águia, como a fênix egípcia, se renova totalmente. Ela voa cada vez mais alto até chegar perto do sol. Então as penas se incendeiam e ela toda começa a arder. Quando chega a este ponto, ela se precipita do céu e se lança qual flecha nas águas frias do lago. E o fogo se apaga. Mas através desta experiência de fogo e de água, a velha águia rejuvenesce totalmente: volta a ter penas novas, garras afiadas, olhos penetrantes e o vigor da juventude. Seguramente este mito constitui o substrato cultural do salmo 103 quando diz:”O Senhor faz com que minha juventude se renove como uma águia”.

E aqui precisamos revisitar C.G. Jung que entendia muito de mitos e de seu sentido existencial. Segunda esta interpretação, fogo e água são opostos. Mas quando unidos, se fazem poderosos símbolos de transformação.

O fogo simboliza o céu, a consciência e as dimensões masculinas no homem e na mulher. A água, ao contrário, a terra, o inconsciente e as dimensões femininas no homem e na mulher.

Passar pelo fogo e pela água significa, portanto, integrar em si os opostos e crescer na identidade pessoal. Ninguém ao passar pelo fogo ou pela água permanece intocado. Ou sucumbe ou se transfigura, porque a água lava e o fogo purifica.

A água nos faz pensar também nas grandes enchentes como conhecemos em 2010 nas cidades serranas do Estado do Rio. Com sua força tudo carregaram, especialmente o que não tinha consistência e solidez. São os infortúnios da vida.

E o fogo nos faz imaginar o cadinho ou as fornalhas que queimam e acrisolam tudo o que é ganga e não é essencial. São as notórias crises existenciais. Ao fazermos esta travessia pela “noite escura e medonha”, como dizem os mestres espirituais, deixamos aflorar nosso eu profundo sem as ilusões do ego. Então amadurecemos para aquilo que é em nós autenticamente humano e verdadeiro. Quem recebe o batismo de fogo e de água rejuvenesce como a águia do mito antigo.

Mas abstraindo das metáforas, que significa concretamente rejuvenescer como a águia? Significa entregar à morte todo o velho que existe em nós para que o novo possa irromper e fazer o seu curso. O velho em nós são os hábitos e as atitudes que não nos engrandecem: a vontade de ter razão e vantagem em tudo, o descuido consigo mesmo, com a casa, com nossa linguagem e com o desrespeito para com a natureza, bem como a falta de solidariedade para com os necessitados, próximos e distantes.

Tudo isso deve ser entregue à morte para podermos inaugurar uma forma de convivência com os outros que se mostre generosa e cuidadosa com a nossa Casa Comum e com o destino das pessoas. Numa palavra, significa morrer e ressuscitar.

Rejuvenescer como águia significa também desprender-se de coisas que um dia foram boas e de ideias que foram luminosas mas que lentamente, com o passar dos anos, se tornaram ultrapassadas e incapazes de inspirar um caminho para o futuro. A crise atual perdura e se aprofunda porque os que controlam o poder tem conceitos velhos, incapazes de oferecer respostas.

Rejuvenescer como águia significa ter coragem para recomeçar e estar sempre aberto a escutar, a aprender e a revisar. Não é isso que nos propomos a cada novo ano?

Que o ano de 2013 que se inaugura, seja oportunidade de perguntar o quanto de galinha existe em nós que não quer outra coisa senão ciscar o chão e o quanto de águia há ainda em nós, disposta a rejuvenescer ao confrontar-se valentemente com os tropeços e as crises da vida e buscar um novo paradigma de convivência.

E não podemos esquecer aquela Energia poderosa e amorosa que sempre nos acompanha e que move o inteiro universo. Ela nos habita, nos anima e confere permanente sentido de lutar e de viver.

Que o Spiritus Creator nunca nos falte!

Leonardo Boff é teólogo e escritor.[i][u]
    Brother
    Brother
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 0

Mensagem por Brother Ter 15 Jan 2013, 7:55 pm

sergio caldas escreveu:Ontem fui dormir triste, deprimido, cheguei a arrumar minhas malas e ameacei ir embora de casa. Hoje, resolvi abraçar minha mulher, pedi perdão a ela, a beijei e ajoelhei nos seus pés. Sou funcionário do judiciário, ontem, amaldiçoei o dia em que prestei concurso, hoje, resolvi seguir em frente, amar minha profissão e ter orgulho da carreira.
    Parabéns pela sua atitude, Sérgio. A nossa família é tudo de mais valioso que temos, é o maior projeto de Deus para nossas vidas. Um ajudando o outro nos momentos difíceis. É isso, tem dias que estamos frágeis, muitas batalhas, mas é nessa hora que precisamos pedir forças a Deus, para renovar nossas energias e nos dar sabedoria para que possamos dar conta da caminhada. Deus te abençoe.
    magmontal
    magmontal
    Usuário Master
    Usuário Master

Reputação : 10

Mensagem por magmontal Ter 15 Jan 2013, 8:11 pm

O nome do Fórum continua correto : PCS Já !!

Porque o que veio foi esmola, agora queremos o PCS de verdade !!! fuckyeah
    crisruiva
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 2

Mensagem por crisruiva Qua 16 Jan 2013, 8:26 pm

Boa noite, amigos.

Apesar de todos que estão contra os servidores (STF, sindicatos e cia), ainda sonho com uma carreira valorizada.

Najla e pessoal da ANATA,

Com a correria das festas de fim de ano, acabei me esquecendo de pagar o boleto com vencimento para 26/12. Se possível, gostaria de efetuar esse pagamento no próximo boleto.

A luta continua!
    Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado Qui 17 Jan 2013, 10:59 am

sergio caldas escreveu:Antes de mais nada, quero desejar um feliz ano novo a todos os colegas. Agradeço ao Maurício por continuar, heroicamente, à frente do fórum. Os proplemas na carreira, amigos, são inúmeros, lutamos contra um gigante, eu diria um monstro, que não tem qualquer sensibilidade com os pequenos. Depois de anos sem qualquer reajuste salarial, nos defrontamos com a possibilidade de nada receber em janeiro, sob o argumento de que o Congresso ainda não votou o orçamento. Digo, não é possibilidade, é certeza. Muitos tribunais já estavam rodando a folha de pagamento, quando veio a contra-ordem,fria,implacável, como a mão de de um oficial nazista que aponta para a cabeça de uma criança com uma pistola. Desejo coragem e saúde a todos, vamos precisar.

Prezado Sérgio,

Creio que a luta pelo "reajuste" deixou pelo menos uma grande lição a aqueles que realmente se inteiraram bem do assunto, dos trâmites, e do resultado final. Ficou bastante claro, a bom entendedor, o quanto os servidores não são valorizados dentro da estrutura. Mesmo na pouca discricionariedade existente, quando é possível decidir entre uma coisa ou outra, tende a ser a pior para o servidor.

Não, não é o pior emprego do mundo, mas está muito longe de ser aquilo que os servidores mais esforçados e capacitados mereçam. A questão é transformar estes limões em limonadas. O salário continuará ruim, tende a piorar. O governo já fala em altas de 7% na gasolina, que sabemos que chegam a 15% na bomba, quando vem. Esta mesma gasolina, que segundo o governo, não sofre reajustes há sei lá quanto tempo, mas que a realidade das bombas é completamente diferente. Em MG, por exemplo, há dois anos álcool custava na faixa de R$ 1,69 e a gasolina R$ 2,39 o litro. Enfim, se o salário for o mesmo do ano passado, em termos de poder de compra, já é para se comemorar.

Aos que podem sair ou melhorar dentro do judiciário e MPU, que tentem. Eu e minha esposa estamos fazendo toda uma engenharia para férias, viagens e passagens em concursos que farei este ano. Eu mesmo vou fazer para o CNJ, porque só de sair de técnico para analista, mesmo tendo que ir morar em Brasília, seria um avanço, pois ai pelo menos aumentam, e muito, as possibilidades de outros concursos que paguem melhor. Cada um tem que analisar a situação, ver quais são as possibilidades concretas, e aí adaptar-se a isto. Muita gente, muita gente mesmo, não quer nem vai mudar de cargo/cidade, já está estabelecido. Se pela idade, pelo cônjuge, pelo custo de vida de outros locais, por não ter saco de perder tempo, o que for, então paciência, é conformar-se que o Judiciário e o MPU já tiveram bons tempos, que não serão mais tão bons assim. Quem sabe, daqui a dez anos, a coisa muda novamente de figura, embora eu já tenho a tese de que a estabilidade, de fato, está em um certo número de carreiras de natureza estratégica e/ou política do governo, e qualquer uma fora destas, se numa boa situação, infelizmente tende a ser momentânea.
    sergio caldas
    sergio caldas
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Mensagem por sergio caldas Qui 17 Jan 2013, 3:56 pm

josebarbos escreveu:

Prezado Sérgio,

Creio que a luta pelo "reajuste" deixou pelo menos uma grande lição a aqueles que realmente se inteiraram bem do assunto, dos trâmites, e do resultado final. Ficou bastante claro, a bom entendedor, o quanto os servidores não são valorizados dentro da estrutura. Mesmo na pouca discricionariedade existente, quando é possível decidir entre uma coisa ou outra, tende a ser a pior para o servidor.

Não, não é o pior emprego do mundo, mas está muito longe de ser aquilo que os servidores mais esforçados e capacitados mereçam. A questão é transformar estes limões em limonadas. O salário continuará ruim, tende a piorar. O governo já fala em altas de 7% na gasolina, que sabemos que chegam a 15% na bomba, quando vem. Esta mesma gasolina, que segundo o governo, não sofre reajustes há sei lá quanto tempo, mas que a realidade das bombas é completamente diferente. Em MG, por exemplo, há dois anos álcool custava na faixa de R$ 1,69 e a gasolina R$ 2,39 o litro. Enfim, se o salário for o mesmo do ano passado, em termos de poder de compra, já é para se comemorar.

Aos que podem sair ou melhorar dentro do judiciário e MPU, que tentem. Eu e minha esposa estamos fazendo toda uma engenharia para férias, viagens e passagens em concursos que farei este ano. Eu mesmo vou fazer para o CNJ, porque só de sair de técnico para analista, mesmo tendo que ir morar em Brasília, seria um avanço, pois ai pelo menos aumentam, e muito, as possibilidades de outros concursos que paguem melhor. Cada um tem que analisar a situação, ver quais são as possibilidades concretas, e aí adaptar-se a isto. Muita gente, muita gente mesmo, não quer nem vai mudar de cargo/cidade, já está estabelecido. Se pela idade, pelo cônjuge, pelo custo de vida de outros locais, por não ter saco de perder tempo, o que for, então paciência, é conformar-se que o Judiciário e o MPU já tiveram bons tempos, que não serão mais tão bons assim. Quem sabe, daqui a dez anos, a coisa muda novamente de figura, embora eu já tenho a tese de que a estabilidade, de fato, está em um certo número de carreiras de natureza estratégica e/ou política do governo, e qualquer uma fora destas, se numa boa situação, infelizmente tende a ser momentânea.

Colega José Barbos,

Com certeza esse reajuste de 5% para os próximos três anos ficou muito aquém das piores projeções para a carreira. Desgraçadamente, a alternativa era o zero eterno. Como diria Lênin, o que fazer? Muitos colegas ainda acreditam que a manutenção do poder de compra dos nossos salários cairá do céu como uma benesse do executivo. Não se apercebem que existe um jogo de poder, no qual o judiciário, como um todo, é a parte mais fraca. Não se apercebem que Dilma não estava preparada para a Presidência da República, que resolveu afrontar o funcionalismo público como válvula de escape de sua péssima capacidade gerencial. No entanto, acredito que algumas réstias de luz se avizinham no horizonte. Começa a se esboçar no PT um movimento que colocará a ditadora na berlinda, pois o próprio Lula está percebendo que do jeito que está, seu partido vai acabar perdendo as eleições. O movimento "volta Lula" ganha corpo nas entranhas do poder. Colega, tenho certeza que você, se algum dia votou no PT, nunca mais voltará a fazê-lo. Mas uma coisa eu afirmo: com Lula, nunca chegaríamos na situação em que nos encontramos. Não porque ele seja bonzinho, muito pelo contrário. Mas ele é um animal político, como gosta de se rotular. Jamais deixaria a máquina pública desandar para satisfazer um capricho pessoal, essa atitude da ditadora é coisa de gente mesquinha, que não tem qualquer controle emocional para governar um país complexo como o Brasil.
    camirecas
    camirecas
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por camirecas Qui 17 Jan 2013, 9:50 pm

sergio caldas escreveu:
    josebarbos escreveu:

Prezado Sérgio,

Colega José Barbos,

Com certeza esse reajuste de 5% para os próximos três anos ficou muito aquém das piores projeções para a carreira. Desgraçadamente, a alternativa era o zero eterno. Como diria Lênin, o que fazer? Muitos colegas ainda acreditam que a manutenção do poder de compra dos nossos salários cairá do céu como uma benesse do executivo. Não se apercebem que existe um jogo de poder, no qual o judiciário, como um todo, é a parte mais fraca. Não se apercebem que Dilma não estava preparada para a Presidência da República, que resolveu afrontar o funcionalismo público como válvula de escape de sua péssima capacidade gerencial. No entanto, acredito que algumas réstias de luz se avizinham no horizonte. Começa a se esboçar no PT um movimento que colocará a ditadora na berlinda, pois o próprio Lula está percebendo que do jeito que está, seu partido vai acabar perdendo as eleições. O movimento "volta Lula" ganha corpo nas entranhas do poder. Colega, tenho certeza que você, se algum dia votou no PT, nunca mais voltará a fazê-lo. Mas uma coisa eu afirmo: com Lula, nunca chegaríamos na situação em que nos encontramos. Não porque ele seja bonzinho, muito pelo contrário. Mas ele é um animal político, como gosta de se rotular. Jamais deixaria a máquina pública desandar para satisfazer um capricho pessoal, essa atitude da ditadora é coisa de gente mesquinha, que não tem qualquer controle emocional para governar um país complexo como o Brasil.

Sergio,

permita-me discordar um pouco quanto ao lula. Ele sabia da situação. Ele abriu a torneira e tinha conhecimento da situação toda, da conjuntura internacional e também dos investimentos que se avizinhavam com as copas, olimpíadas etc. Era preciso recrudescer e tinha que colocar alguém com mão de ferro. Alguém que não tivesse um trâmite fácil com os sindicatos. Ninguém é menino! Ele migrou uma cacetada de dirigentes para o governo, cala-boca! Vacila quem o subestima. Passou a vida toda fazendo acordos, conchavos. É o que sabe fazer. Ela faz o planejado. Duvido que ela aga arbitrariamente, sem o conhecimento do lula. Em 2009 ele começou o debate, por que não acertou com a categoria?
    Concordo que ele é mais político do que ela. Agora, entre dispender dinheiro para o empresariado ou para o serviço público, o lula do pt não pensa duas vezes. O mercado é o cara!
    Discordo quando fala em capricho de dilma. Ela é técnica, cumpre planos, atinge metas. Foi designada para isso.
    Votei mas....
    Tá difícil!!!
    O modelo está esquizofrênico, do jeito que os pelegos gostam.
    Ou muda ou...

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 28 Set 2021, 1:48 pm