PCS JÁ

PCS JÁ

Empréstimo Consignado - formas de sustação

josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 432

Empréstimo Consignado - formas de sustação - Página 24 Empty Re: Empréstimo Consignado - formas de sustação

Mensagem por josebarbos Seg 15 Mar 2021, 12:29 pm

araponga escreveu:
    Galizezin escreveu:parece que a margem consignável foi aumentada para 40%

Mais corda para nos enforcarmos...

Algum colega consultou recentemente os juros praticados no consignado?

Última informação que tive ficava em torno de CET: 0.97 CET ANUAL: 12.28 (fim de novembro/2020).

Em dezembro eu consegui a 0,94% a.m., 12,02%a.a, pelo Banco Alfa.
    BB, na época, tinha uma condição um pouco melhor para portabilidade, que me resultaria em uma prestação 0,1% menor ao mês, mas não cheguei a formalizar a proposta.

O cenário para o próximo COPOM é de certeza de aumento de juros, o que se discute é quanto, e se ainda tiver alguma coisa neste preço, e com isenção de IOF e estiver precisando, CORRA, ASSINE PARA ONTEM!

Na prática, pode ser difícil achar. Imagino que as condições de dezembro podem ter sido melhores a fim de dar uma melhorada nos balanços e cumprir meta.
    araponga
    araponga
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Reputação : 21

Empréstimo Consignado - formas de sustação - Página 24 Empty Re: Empréstimo Consignado - formas de sustação

Mensagem por araponga Seg 15 Mar 2021, 12:49 pm

Galizezin escreveu:araponga, 0,97% em qual banco?

Cooperativa do TRT 13, colega (CREDJUST)
    marco trt8
    marco trt8
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 0

Mensagem por marco trt8 Seg 15 Mar 2021, 8:35 pm

amigos, eu tenho um empréstimo imobiliário. a medida que eu amortizo o meu saldo devedor, as próximas amortizações que eu fizer, o valor delas (amortizações) serão aumentadas? é verdade isso?
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Seg 15 Mar 2021, 10:21 pm

marco trt8 escreveu:amigos, eu tenho um empréstimo imobiliário. a medida que eu amortizo o meu saldo devedor, as próximas amortizações que eu fizer, o valor delas (amortizações) serão aumentadas? é verdade isso?

Sim, exatamente isto.

À medida que você vai amortizando seu saldo devedor reduz, e com isto os juros, que são sobre o saldo devedor, decrescem.
    Em geral, os métodos de amortização tendem a ter parcelas relativa ou "totalmente" fixas. Se tem menos juros, tem mais amortização, e cada vez que amortiza, vem menos juros.

As principais tabelas de amortização usadas por bancos são Price (prestação fixa), SAC (amortização constante) e SACRE (uma mistura dos dois, que se recalcula a cada determinado período de tempo).
    Nilsengard
    Nilsengard
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 1

Mensagem por Nilsengard Ter 16 Mar 2021, 1:39 am

Qual a fonte dessa informação?
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Reputação : 572

Mensagem por Galizezin Ter 16 Mar 2021, 11:47 am

Nilsengard escreveu:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Ter 16 Mar 2021, 12:16 pm

Galizezin escreveu:
    Nilsengard escreveu:

É bom citar a fonte original, que é o autógrafo:
    Vale lembrar que é a conversão da MP 1006/2020, que permitiu entre outubro e dezembro/2020 que a margem já fosse excepcionalmente aumentada, mas dependeria, em princípio, de regulamentação, no âmbito do MPU e Tribunais.

Muito provavelmente, entre a sanção e normativos necessários, a nossa taxa de juros já terá subido. Mas... se alguém está numa situação que é a solução possível, daria um jeito de requerer excepcionalmente, em sede administrativa, assim que sancionado.
    marco trt8
    marco trt8
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por marco trt8 Ter 16 Mar 2021, 5:24 pm

obrigado José,

no seguinte exemplo: na coluna capital, o valor de R$ 612,81, seria o valor efetivamente amortizado do financiamento imobiliário?

Data J 25.04.2020 Saldo devedor 173.524,12 Correção monetária saldo devedor 0,00 Saldo devedor atualizado 174.874,54 Valor da prestação 1.997,60 Componentes da prestação Encargos de inadimplência 0,00 Valor pago 1.997,60
    Capital 612,81 Juros 1.189,52 Acessórios 160,90 Correção monetária 34,37
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Ter 16 Mar 2021, 7:45 pm

marco trt8 escreveu:obrigado José,

no seguinte exemplo: na coluna capital, o valor de R$ 612,81, seria o valor efetivamente amortizado do financiamento imobiliário?

Data J 25.04.2020 Saldo devedor 173.524,12 Correção monetária saldo devedor 0,00 Saldo devedor atualizado 174.874,54 Valor da prestação 1.997,60 Componentes da prestação Encargos de inadimplência 0,00 Valor pago 1.997,60
    Capital 612,81 Juros 1.189,52 Acessórios 160,90 Correção monetária 34,37

Exato. E por aí já se deduz juros de aproximadamente 8,55% a.a.
    À medida que for pagando, quando o saldo devedor estiver em torno de R$ 100.000,00; se a amortização for price, por exemplo, seriam ~ 685,00 de juros e ~ 1.110,00 de amortização.
    marco trt8
    marco trt8
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Mensagem por marco trt8 Ter 16 Mar 2021, 9:51 pm

ok, José Barbosa, muito obrigado pelas dicas e orientações.

abraços:
    araponga
    araponga
    Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por araponga Qui 18 Mar 2021, 9:00 am

A notícia fala na perspectiva de subir ainda mais.

Vamos ver se isso vai impactar a suspensão dos pagamentos dos consignados.
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Qui 18 Mar 2021, 10:03 am

araponga escreveu:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Não que seja profissional, mas no pouco que acompanho, o cenário é o seguinte.
    O mercado dava como favas contadas de que haveria aumento na SELIC. Mas isto muito rapidamente se deteriorou de um cenário de discutir entre 0,25 e 0,5% para algo até 1%, num contexto em que 0,5% era visto como um possível risco de dar um recado "muito duro" e travar a economia em plena pandemia, que por si só já faz estrago.
    A solução foi 0,75% agora e já prometendo mais 0,75% em 45 dias.
    Este é o cenário econômico atual:
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
    Observe como houve uma piora absurda de indicadores, especialmente inflacionário. Em um mês, o mercado está apostando numa inflação anualizada para este exercício em mais de 1% (IPCA), e chegando a mais de 4% no IGP-M.

Muito provavelmente caminhamos para intervenções mais duras. O mercado está muito alinhado com 4,5% ao final do ano, mas acho isto possível apenas se a tendência inflacionária se reverter.
    Juros futuros batendo na casa
    grazi
    grazi
    Usuário Master
    Usuário Master

Cargo : Analista Processual
    Reputação : 128

Mensagem por grazi Qui 18 Mar 2021, 11:02 am

O cenário para os próximos meses é de SELIC na casa de 4,5% para cima, a inflação está encaminhando para estourar a meta e a tendência é que o dólar fique num patamar de 5,30 para cima durante anos. A política econômica está sendo mal gerida, Guedes não deu e não dará conta do mercado. O momento é de muita atenção com dívidas. Eu tenho um consignado que depois de fazer portabilidade a Caixa me ofereceu 0,89 por cento e permaneci lá, o melhor hoje é tentar renegociar.

araponga escreveu:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Sex 19 Mar 2021, 12:04 pm

grazi escreveu:O cenário para os próximos meses é de SELIC na casa de 4,5% para cima, a inflação está encaminhando para estourar a meta e a tendência é que o dólar fique num patamar de 5,30 para cima durante anos. A política econômica está sendo mal gerida, Guedes não deu e não dará conta do mercado. O momento é de muita atenção com dívidas. Eu tenho um consignado que depois de fazer portabilidade a Caixa me ofereceu 0,89 por cento e permaneci lá, o melhor hoje é tentar renegociar.

Grazi, 0,89% de CET?
    alguém sabe dizer quanto a CAIXA tá cobrando hj, para novo consignado?
    pelo que andei pesquisando, estão variando muito, não sei se isso é legal, cobrar taxa de acordo com o score, já que consignado tem liquidez.

Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Sex 19 Mar 2021, 4:53 pm

Galizezin escreveu:
    Grazi, 0,89% de CET?
    pelo que andei pesquisando, estão variando muito, não sei se isso é legal, cobrar taxa de acordo com o score, já que consignado tem liquidez.

Cobrar por score a meu ver não só é devido como deveria valer para qualquer contratação, como é no mercado norte americano.
    Consignado tem menos risco, mas não quer dizer que não tem. Existem inúmeras situações em que o crédito pode não ser honrado, como, por exemplo: falecimento, perda de cargo (com redução da margem e não repasse pela convenente), demissão, outro fator de maior prioridade (como pensão alimentícia) etc.

Acredito que certos ativos poderiam, como alternativa, ser colocados em caução, mas nosso mercado ainda não evoluiu a este ponto.
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Sab 20 Mar 2021, 6:42 pm

josebarbos escreveu:
    Galizezin escreveu:
    Grazi, 0,89% de CET?

Cobrar por score a meu ver não só é devido como deveria valer para qualquer contratação, como é no mercado norte americano.
    Consignado tem menos risco, mas não quer dizer que não tem. Existem inúmeras situações em que o crédito pode não ser honrado, como, por exemplo: falecimento, perda de cargo (com redução da margem e não repasse pela convenente), demissão, outro fator de maior prioridade (como pensão alimentícia) etc.

Acredito que certos ativos poderiam, como alternativa, ser colocados em caução, mas nosso mercado ainda não evoluiu a este ponto.

jb, da onde que score é estipulado por regras como falecimento, perda de cargo, demissão (muito difícil de ocorrer para estáveis) ou pensão alimentícia? Shocked

Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Dom 21 Mar 2021, 7:43 pm

Galizezin escreveu:

jb, da onde que score é estipulado por regras como falecimento, perda de cargo, demissão (muito difícil de ocorrer para estáveis) ou pensão alimentícia? Shocked

Livros sobre "Big Data" da década apontam que uma administradora de cartão de crédito consegue prever com alta taxa de acerto um divórcio com dois anos de antecedência, apenas baseados no histórico de compras.
    Hoje, com tanta rede social e dado sendo fornecido de graça, acredito que o acerto seja maior e com mais tempo.

Score é um parâmetro matemático calculado a partir de um conhecimento de cada empresa responsável pela avaliação. Como exatamente é feito o procedimento, pouca gente sabe, até porque é o segredo do negócio. Apenas são informadas algumas características que aumentam ou reduzem o score.

E aí, a título de exemplo, como um empréstimo consignado poderia não ser honrado, alguém com dificuldades financeiras, tomando vários empréstimos, e com score ruim se divorcia da esposa. Esta entra com ação para receber pensão alimentícia que toma boa parte do saldo de margem.

Existem inúmeras outras situações. No caso do MPU, a portaria regulamenta a seguinte ordem de prioridade:
    I –contribuição para o Programa de Saúde e Assistência Social –Plan-Assiste;
    II –amortização de financiamento de imóveis residenciais;
    III –mensalidade relativa a seguro de vida originária de empresa de seguro;
    IV –amortização de empréstimo ou financiamento pessoal concedido por instituição financeira;
    V –mensalidade para custeio e outros descontos provenientes de entidades de classe e sindicais, associações e cooperativas;
    VI –contribuição ou mensalidade para plano de previdência complementar ou renda mensal, ressalvada a hipótese prevista no inciso VII do art.3º desta Portaria;
    VII –contribuição para plano de pecúlio; e
    VIII –pensão alimentícia voluntária, em favor de dependente que conste dos assentamentos funcionais do consignado.
    IX –prestação de aluguel de imóvel residencial.
    Obs.: §2º Entre consignações facultativas de mesma natureza, prevalece a mais antiga.

Observe que os créditos consignados tem menor ordem de prioridade que algumas situações excepcionais.

Existem inúmeras situações fáticas que permitem a exclusão. Por óbvio, é muito mais seguro que um crédito pessoal convencional, sendo que o salário é uma garantia razoável. Talvez melhor que um carro, mas não em relação a um imóvel, porque são várias as situações que podem levar um endividado a estourar o limite de 70%.
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Seg 22 Mar 2021, 10:32 am

o que sei é que, no br, banco nunca perde. e se esse score estivesse mesmo em prática, muita gente poderia estar pagando 0,5% e não esse absurdo.

Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Seg 22 Mar 2021, 10:38 am

uma saída, para quem está bastante apertado, seria brigar com sindicatos para pedir ao governo a extensão da antecipação do 13º salário. o governo vai antecipar para aposentados e pensionistas.

Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Seg 22 Mar 2021, 11:09 am

Galizezin escreveu:o que sei é que, no br, banco nunca perde. e se esse score estivesse mesmo em prática, muita gente poderia estar pagando 0,5% e não esse absurdo.

Isto é uma discussão muito longa. O brasileiro médio "aceita" pagar altas despesas bancárias. Boa parte não faz uma pesquisa básica em dois bancos (não falo nem três) para ver o que tem melhor condição, e nem negocia.
    Não é só culpa dele, nosso mercado tem peculiaridades relevantes. Eu sequer recomendo, por eqnuanto, adesão ao cadastro positivo, salvo em caso que realmente vá dar algum benefício econômico direto.
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Seg 22 Mar 2021, 11:12 am

Galizezin escreveu:uma saída, para quem está bastante apertado, seria brigar com sindicatos para pedir ao governo a extensão da antecipação do 13º salário. o governo vai antecipar para aposentados e pensionistas.

Para quem tem um mínimo de controle financeiro, isto é o tipo de medida de efeito nulo, ou próximo a zero, e que gasta "uma carta de negociação".
    Num orçamento anual, estamos falando de exatamente o mesmo volume de recursos, apenas a data que entra.
    A única eventual vantagem é para alguém muito endividado pagar um pouco menos de juros ou alguém que está muito controlado ganhar um pouquinho de juros, mas ambos os valores são irrelevantes perto de outras medidas que poderiam ser pleiteadas em momento oportuno.

E ainda corre o risco de não dar certo e criar mais uma frustração.
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Seg 22 Mar 2021, 8:21 pm

josebarbos escreveu:
    Galizezin escreveu:uma saída, para quem está bastante apertado, seria brigar com sindicatos para pedir ao governo a extensão da antecipação do 13º salário. o governo vai antecipar para aposentados e pensionistas.

Para quem tem um mínimo de controle financeiro, isto é o tipo de medida de efeito nulo, ou próximo a zero, e que gasta "uma carta de negociação".
    Num orçamento anual, estamos falando de exatamente o mesmo volume de recursos, apenas a data que entra.
    A única eventual vantagem é para alguém muito endividado pagar um pouco menos de juros ou alguém que está muito controlado ganhar um pouquinho de juros, mas ambos os valores são irrelevantes perto de outras medidas que poderiam ser pleiteadas em momento oportuno.

E ainda corre o risco de não dar certo e criar mais uma frustração.

efeito nulo? pergunta pra todos que investem o que eles acham de receber um determinado valor adiantado?
    esperava outra resposta sua, mais condizente, pois no atual momento, sem perspectiva alguma de aumento salarial e com a inflação indicando perda de controle, é uma boa sim antecipar tudo o que for possível.

Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Seg 22 Mar 2021, 9:44 pm

Galizezin escreveu:

efeito nulo? pergunta pra todos que investem o que eles acham de receber um determinado valor adiantado?
    esperava outra resposta sua, mais condizente, pois no atual momento, sem perspectiva alguma de aumento salarial e com a inflação indicando perda de controle, é uma boa sim antecipar tudo o que for possível.

Adiantar o salário ou 5% de reajuste?

Tem que tomar muito cuidado justamente em não "gastar bala" com coisas que na prática não produzem efeito útil.
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Seg 22 Mar 2021, 9:55 pm

josebarbos escreveu:
    Galizezin escreveu:

Adiantar o salário ou 5% de reajuste?

Tem que tomar muito cuidado justamente em não "gastar bala" com coisas que na prática não produzem efeito útil.

q?

Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Ter 23 Mar 2021, 10:03 am

Princípio simples de negociação.
    Deveríamos nos preocupar em resolver as situações mais graves e que geram benefícios futuros continuados.
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Ter 23 Mar 2021, 11:20 am

josebarbos escreveu:Princípio simples de negociação.
    Deveríamos nos preocupar em resolver as situações mais graves e que geram benefícios futuros continuados.

vc falou em reajuste? aponte os caminhos, como driblar a lei.

Usuário Júnior
    Usuário Júnior

Mensagem por araponga Ter 23 Mar 2021, 11:34 am

Jose Barbosa, seu site está fora do ar?
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Ter 23 Mar 2021, 11:13 pm

araponga escreveu:Jose Barbosa, seu site está fora do ar?
    Tá não, só abandonado...
    Mas se entrar sem ser https ele dá pau.
    grazi
    grazi
    Usuário Master
    Usuário Master

Cargo : Analista Processual
    Reputação : 128

Mensagem por grazi Qua 24 Mar 2021, 11:23 am

Me mandaram um dia destes um email e está na faixa de 0,95, mas não se é conversa e depois chega lá são outros quinhentos

Galizezin escreveu:
    grazi escreveu:O cenário para os próximos meses é de SELIC na casa de 4,5% para cima, a inflação está encaminhando para estourar a meta e a tendência é que o dólar fique num patamar de 5,30 para cima durante anos. A política econômica está sendo mal gerida, Guedes não deu e não dará conta do mercado. O momento é de muita atenção com dívidas. Eu tenho um consignado que depois de fazer portabilidade a Caixa me ofereceu 0,89 por cento e permaneci lá, o melhor hoje é tentar renegociar.

Grazi, 0,89% de CET?
    SENATUS
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Reputação : 34

Mensagem por SENATUS Qua 31 Mar 2021, 10:53 am

Brasão das Armas Nacionais da República Federativa do Brasil

Presidência da República
    Secretaria-Geral
    Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 14.131, DE 30 DE MARÇO DE 2021

Conversão da Medida Provisória nº 1.006, de 2020

Dispõe sobre o acréscimo de 5% (cinco por cento) ao percentual máximo para a contratação de operações de crédito com desconto automático em folha de pagamento até 31 de dezembro de 2021; e altera a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Até 31 de dezembro de 2021, o percentual máximo de consignação nas hipóteses previstas no inciso VI do caput do art. 115 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, no § 1º do art. 1º e no § 5º do art. 6º da Lei nº 10.820, de 17 de dezembro de 2003, e no § 2º do art. 45 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, bem como em outras leis que vierem a sucedê-las no tratamento da matéria, será de 40% (quarenta por cento), dos quais 5% (cinco por cento) serão destinados exclusivamente para:

I - amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito; ou

II - utilização com finalidade de saque por meio do cartão de crédito.

Parágrafo único. Quando leis ou regulamentos locais não definirem percentuais maiores do que os previstos no caput deste artigo, o aumento, na forma prevista nesta Lei, do percentual máximo de remuneração, de soldo ou de benefício previdenciário que pode ser descontado automaticamente para fins de pagamento de operações de crédito aplica-se também a:

I - militares das Forças Armadas;

II - militares dos Estados e do Distrito Federal;

III - militares da inatividade remunerada;

IV - servidores públicos de qualquer ente da Federação;

V - servidores públicos inativos;

VI - empregados públicos da administração direta, autárquica e fundacional de qualquer ente da Federação; e

VII - pensionistas de servidores e de militares.

Art. 2º Após 31 de dezembro de 2021, na hipótese de as consignações contratadas nos termos e no prazo previstos no art. 1º desta Lei ultrapassarem, isoladamente ou combinadas com outras consignações anteriores, o limite de 35% (trinta e cinco por cento) previsto no inciso VI do caput do art. 115 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, no § 1º do art. 1º e no § 5º do art. 6º da Lei nº 10.820, de 17 de dezembro de 2003, e no § 2º do art. 45 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, será observado o seguinte:

I - ficarão mantidos os percentuais de desconto previstos no art. 1º desta Lei para as operações já contratadas;

II - ficará vedada a contratação de novas obrigações.

Art. 3º A contratação de nova operação de crédito com desconto automático em folha de pagamento deve ser precedida do esclarecimento ao tomador de crédito:

I - do custo efetivo total e do prazo para quitação integral das obrigações assumidas;

II - de outras informações exigidas em lei e em regulamentos.

Art. 4º Fica facultada a concessão de carência, por até 120 (cento e vinte) dias, para novas operações de crédito consignado, bem como para as que tenham sido firmadas antes da entrada em vigor desta Lei, mantida, em qualquer dos casos, a incidência, durante o período de carência, de juros e demais encargos contratados.

Art. 5º A Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 115. ...........................................................................................................

..........................................................................................................................

§ 6º Na hipótese prevista no inciso V do caput deste artigo, a autorização do desconto deverá ser revalidada a cada 3 (três) anos, a partir de 31 de dezembro de 2022, podendo esse prazo ser prorrogado por mais 1 (um) ano, por meio de ato do Presidente do INSS.” (NR)

“Art. 124-B. .......................................................................................................

..........................................................................................................................

§ 6º Excetua-se da vedação de que trata o § 5º deste artigo a autorização para compartilhamento com as entidades de previdência complementar das informações sobre o óbito de beneficiários dos planos de previdência por elas administrados.” (NR)

Art. 6º Fica o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) autorizado, até 31 de dezembro de 2021, a conceder o benefício de auxílio por incapacidade temporária de que trata o art. 59 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, mediante apresentação pelo requerente de atestado médico e de documentos complementares que comprovem a doença informada no atestado como causa da incapacidade.

§ 1º Os requisitos para a apresentação e a forma de análise do atestado médico e dos documentos complementares referidos no caput deste artigo serão estabelecidos em ato conjunto da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS.

§ 2º O procedimento estabelecido no caput deste artigo será adotado em caráter excepcional e a duração do benefício por incapacidade temporária dele resultante não terá duração superior a 90 (noventa) dias.

§ 3º O INSS cientificará o requerente, no momento do requerimento, de que o benefício concedido com base neste artigo não está sujeito a pedido de prorrogação e de que eventual necessidade de acréscimo ao período inicialmente concedido, ainda que inferior a 90 (noventa) dias, estará sujeita a novo requerimento.

Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 30 de março de 2021; 200o da Independência e 133o da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO

Paulo Guedes

Este texto não substitui o publicado no DOU de 31.3.2021
    servidor.tre
    servidor.tre
    Usuário Especial
    Usuário Especial

Reputação : 36

Mensagem por servidor.tre Qua 31 Mar 2021, 3:35 pm

E agora?

Temos que conversar com o banco?
    Ou o Tribunal? Por ser consignado.
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Qua 31 Mar 2021, 6:07 pm

mas que coisa mais esdrúxula. aumento de margem até o final do ano. em janeiro de 2022 volta ao normal e o servidor que utilizou toda a margem ficará com margem negativa? poderá pedir renegociação ao banco ou pela via judicial, já que seus proventos estão sendo devorados acima do limite permitido????

Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Qua 31 Mar 2021, 11:47 pm

servidor.tre escreveu:E agora?

Temos que conversar com o banco?
    Ou o Tribunal? Por ser consignado.

Tribunal. Sem alteração do normativo/convênio não dá para homologar a nova margem.
    josebarbos
    josebarbos
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Mensagem por josebarbos Qua 31 Mar 2021, 11:51 pm

Galizezin escreveu:mas que coisa mais esdrúxula. aumento de margem até o final do ano. em janeiro de 2022 volta ao normal e o servidor que utilizou toda a margem ficará com margem negativa? poderá pedir renegociação ao banco ou pela via judicial, já que seus proventos estão sendo devorados acima do limite permitido????

Trata-se de situação semelhante ao que aconteceu há um tempo atrás com servidores do MPF, cujas margens eram variáveis de acordo com o salário líquido (em faixas de 30, 40 e 50%), e foram unificadas para 30%.
    Na celebração do contrato, como ato jurídico perfeito, havia autorização para debitar aquela margem.
    Se o órgão autorizar 35% durante este ano, quando voltar para 30%, o servidor que utilizou tudo ficará com margem negativa.

Usar ou não os 35% agora é uma questão de cada um. Lá na frente os juros provavelmente serão mais altos.
    klau
    klau
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 15

Mensagem por klau Qui 01 Abr 2021, 3:15 pm

Alguém sabe se a Caixa Economica Federal vai conceder a suspensão dos consignados?
    SENATUS
    Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por SENATUS Seg 05 Abr 2021, 11:07 am

SENATUS escreveu:
    Brasão das Armas Nacionais da República Federativa do Brasil

Presidência da República
    Secretaria-Geral
    Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 14.131, DE 30 DE MARÇO DE 2021

Conversão da Medida Provisória nº 1.006, de 2020

Dispõe sobre o acréscimo de 5% (cinco por cento) ao percentual máximo para a contratação de operações de crédito com desconto automático em folha de pagamento até 31 de dezembro de 2021; e altera a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º  Até 31 de dezembro de 2021, o percentual máximo de consignação nas hipóteses previstas no inciso VI do caput do art. 115 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, no § 1º do art. 1º e no § 5º do art. 6º da Lei nº 10.820, de 17 de dezembro de 2003, e no § 2º do art. 45 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, bem como em outras leis que vierem a sucedê-las no tratamento da matéria, será de 40% (quarenta por cento), dos quais 5% (cinco por cento) serão destinados exclusivamente para:

I - amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito; ou

II - utilização com finalidade de saque por meio do cartão de crédito.

Parágrafo único. Quando leis ou regulamentos locais não definirem percentuais maiores do que os previstos no caput deste artigo, o aumento, na forma prevista nesta Lei, do percentual máximo de remuneração, de soldo ou de benefício previdenciário que pode ser descontado automaticamente para fins de pagamento de operações de crédito aplica-se também a:

I - militares das Forças Armadas;

II - militares dos Estados e do Distrito Federal;

III - militares da inatividade remunerada;

IV - servidores públicos de qualquer ente da Federação;

V - servidores públicos inativos;

VI - empregados públicos da administração direta, autárquica e fundacional de qualquer ente da Federação; e

VII - pensionistas de servidores e de militares.

Art. 2º  Após 31 de dezembro de 2021, na hipótese de as consignações contratadas nos termos e no prazo previstos no art. 1º desta Lei ultrapassarem, isoladamente ou combinadas com outras consignações anteriores, o limite de 35% (trinta e cinco por cento) previsto no inciso VI do caput do art. 115 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, no § 1º do art. 1º e no § 5º do art. 6º da Lei nº 10.820, de 17 de dezembro de 2003, e no § 2º do art. 45 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, será observado o seguinte:

I - ficarão mantidos os percentuais de desconto previstos no art. 1º desta Lei para as operações já contratadas;

II - ficará vedada a contratação de novas obrigações.

Art. 3º  A contratação de nova operação de crédito com desconto automático em folha de pagamento deve ser precedida do esclarecimento ao tomador de crédito:

I - do custo efetivo total e do prazo para quitação integral das obrigações assumidas;

II - de outras informações exigidas em lei e em regulamentos.

Art. 4º  Fica facultada a concessão de carência, por até 120 (cento e vinte) dias, para novas operações de crédito consignado, bem como para as que tenham sido firmadas antes da entrada em vigor desta Lei, mantida, em qualquer dos casos, a incidência, durante o período de carência, de juros e demais encargos contratados.

Art. 5º  A Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 115. ...........................................................................................................

§ 6º  Na hipótese prevista no inciso V do caput deste artigo, a autorização do desconto deverá ser revalidada a cada 3 (três) anos, a partir de 31 de dezembro de 2022, podendo esse prazo ser prorrogado por mais 1 (um) ano, por meio de ato do Presidente do INSS.” (NR)

“Art. 124-B. .......................................................................................................

§ 6º  Excetua-se da vedação de que trata o § 5º deste artigo a autorização para compartilhamento com as entidades de previdência complementar das informações sobre o óbito de beneficiários dos planos de previdência por elas administrados.” (NR)

Art. 6º  Fica o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) autorizado, até 31 de dezembro de 2021, a conceder o benefício de auxílio por incapacidade temporária de que trata o art. 59 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, mediante apresentação pelo requerente de atestado médico e de documentos complementares que comprovem a doença informada no atestado como causa da incapacidade.

§ 1º  Os requisitos para a apresentação e a forma de análise do atestado médico e dos documentos complementares referidos no caput deste artigo serão estabelecidos em ato conjunto da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS.

§ 2º  O procedimento estabelecido no caput deste artigo será adotado em caráter excepcional e a duração do benefício por incapacidade temporária dele resultante não terá duração superior a 90 (noventa) dias.

§ 3º  O INSS cientificará o requerente, no momento do requerimento, de que o benefício concedido com base neste artigo não está sujeito a pedido de prorrogação e de que eventual necessidade de acréscimo ao período inicialmente concedido, ainda que inferior a 90 (noventa) dias, estará sujeita a novo requerimento.

Art. 7º  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 30 de março de 2021; 200o da Independência e 133o da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO

Paulo Guedes

Este texto não substitui o publicado no DOU de 31.3.2021

Art. 4º Fica facultada a concessão de carência, por até 120 (cento e vinte) dias, para novas operações de crédito consignado, bem como para as que tenham sido firmadas antes da entrada em vigor desta Lei, mantida, em qualquer dos casos, a incidência, durante o período de carência, de juros e demais encargos contratados.

Alguém sabe dizer se essa faculdade é da pessoa, do banco ou de ambos?
    Nilsengard
    Nilsengard
    Usuário Recente
    Usuário Recente

Reputação : 1

Mensagem por Nilsengard Seg 05 Abr 2021, 2:10 pm

Vou fazer um pedido pela via administrativa porque acho que é do tribunal essa faculdade. Qualquer resultado, posto aqui pra vocês.
    Alvinegro de Coração
    Alvinegro de Coração
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Reputação : 395

Mensagem por Alvinegro de Coração Ter 06 Abr 2021, 3:27 pm

Do e-mail institucional, aos interessados.
    _________________________________________________________________________________________

1) Para conhecimento, segue resposta do Dr. Marcelo Ramos Correia, advogado da Asempt do Nilton Correia Advogados Associados S/S

Não existe obrigatoriedade do Banco em suspender os descontos dos empréstimos.

É apenas uma faculdade.

Assim, os servidores devem buscar as instituições financeiras que emprestaram os valores e devem negociar essa suspensão caso a caso. Nos casos que houver consenso, será feito um ajuste no contrato de empréstimo.

Nos demais casos, os descontos continuarão a ocorrer naturalmente.
    _________________________________________________________________________________________

Abraços a todos.
    Galizezin
    Galizezin
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Galizezin Ter 06 Abr 2021, 9:54 pm

ou seja, uma lei escrota, criada por gente escrota, para enterrar ainda mais o servidor em dívidas por uma mínima suspensão no pagamento.

Usuário Sênior
    Usuário Sênior

Mensagem por SENATUS Qua 07 Abr 2021, 11:28 am

Alvinegro de Coração escreveu:Do e-mail institucional, aos interessados.

1) Para conhecimento, segue resposta do Dr. Marcelo Ramos Correia, advogado da Asempt do Nilton Correia Advogados Associados S/S

Não existe obrigatoriedade do Banco em suspender os descontos dos empréstimos.

É apenas uma faculdade.

Assim, os servidores devem buscar as instituições financeiras que emprestaram os valores e devem negociar essa suspensão caso a caso. Nos casos que houver consenso, será feito um ajuste no contrato de empréstimo.

Nos demais casos, os descontos continuarão a ocorrer naturalmente.

Abraços a todos.

Então na prática não muda nada, e o sindjus cantando vitória, cabe ao banco agora analisar se é mais vantajoso ficar 4 meses sem receber ou cobrar o juros

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 18 Out 2021, 1:42 am